Autor Tópico: Longa exposição para eliminar carros e pedestres da foto  (Lida 8540 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 11 de Outubro de 2018, 22:32:41
Eu sou bem noob em longa exposição mas achei esse vídeo com essa tecnica de usar filtros ND de 15 stops com exposição de 16 min show de bola para ter o resultado que teve.
Alguém aqui do fórum já usou? Tem fotos para mostrar?

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2018, 22:46:53
Fiz isso muito em fotos noturnas, funciona. A técnica por filtro ND é boa para fotografia em filme, mas horrivel para digital.

É bem mais pratico fazer um monte de fotos normalmente e depois fazer um stack por media.


Bem mais eficiente.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2018, 23:50:01 por Thales Souto »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2018, 23:01:04
Eu já fiz Thales, é bacana, por exemplo para mostrar o centro da cidade movimentada vazio de pessoas durante o dia. O problema é achar minhas fotos pra te mostrar.

Esse efeito se vc pesquisar é algo parecido como o que acontecia no inicio da fotografia, em 1826, quando Niépce tentava fazia os primeiros registros em chapa de estanho, mas a sensibilidade da emulsão era tão pequena que precisava de longa duração, e a pessoas não apareciam. Ai ele pediu para umas pessoas ficarem paradas, essa foto é conhecida como a primeira onde um ser humano foi fotografado.



Tem uns caras que fazem um trabalho autoral muito bacana envolvendo cidades/pessoas, explorando as possibilidades dos filtros em longas exposições.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2018, 23:51:02
Fiz isso muito em fotos noturnas, funciona. A técnica por filtro ND é boa para fotografia em filme, mas horrivel para digital.

É bem mais pratico fazer um monte de fotos normalmente e depois fazer um stack por media.


Bem mais eficiente.
Muito legal e prático mas no PS também tem esse recurso?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2018, 01:26:17
Muito legal e prático mas no PS também tem esse recurso?

Tem.
Inclusive essa técnica pode ser utilizada para eliminar o ruído de uma imagem. Como ruído é aleatório, pegando uma amostra de umas 5 fotos diferentes você elimina por completo o ruído de uma foto quando mescla elas com essa técnica de stacking.

Aprendi isso com um fotógrafo que faz muita foto noturna e não anda com tripé.
Ele faz bursts na mão, aumentando a velocidade e ISO conforme a cena, e tira o ruído das fotos na pós com essa técnica.
Ele tem uma fotos de rios de noite com a àgua congelada que são bem interessantes e bem diferentes do que se vê aos montes por ai.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, 01:28:44 por Di Torres »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2018, 01:26:46
Não sei se o PS tem. Mas o Affinity é baratissimo e incrivelmente bom.
Descole um pouco da Adobe e veja o que o mundo tem a oferecer de bom  :D

Não é só questão de ter stacking, e sim de fazer operações matemáticas com o stack. No caso , é necessário uma MEDIANA.
Stack normal é para soma ou diferença. O metodo de soma é na verdade uma integração matemática e é usada para aumentar a exposição equivalente, mas como o ruido é aleatorio, o efeito final é de redução de ruido. Usei muito isso em aplicações científicas.

Os outros programas que conheço para esse tipo de coisa são de uso cientifico e não fotográfico, ai complica um pouco.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2018, 01:33:51 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2018, 03:20:11
Como assim se alguem ja fez??? Quem nunca fez???

So acho que os filtros quadrados de encaixe melhores do que esses de rosca. Essa primeira foto por exemplo tem 3 filtros: Um ND, um vermelho que reduz 2 stops e um ND degrade.



Essafoi feita com camera pinhole mas levou um filtro laranja que que prolonga a exposicao.


Eu gosto muito de filtro laranja pqajuda a redizir contrasteem highlights em certas condicoes de luz e evitar obre exposicao, principalmente em fotos de arquitetura e pele branca em retratos. E deixa o ceu bonito contrastando com as nuvens, tambem eh otimo para evitar sobre exposicao de highlights em fotos com neve ou areia na praia. E eh otimo para longa exposicao tambem.

Olha essa belezura aqui por exemplo:



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2018, 09:03:34
Bom então já que estão falando de staking, pra quem não conhece:

Stephen Wilkes "Extreme Stacking"

http://time.com/79043/stephen-wilkes-incredible-cityscapes-span-day-to-night/





Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2018, 09:56:25
Não sei se o PS tem. Mas o Affinity é baratissimo e incrivelmente bom.
Descole um pouco da Adobe e veja o que o mundo tem a oferecer de bom  :D

Não é só questão de ter stacking, e sim de fazer operações matemáticas com o stack. No caso , é necessário uma MEDIANA.
Stack normal é para soma ou diferença. O metodo de soma é na verdade uma integração matemática e é usada para aumentar a exposição equivalente, mas como o ruido é aleatorio, o efeito final é de redução de ruido. Usei muito isso em aplicações científicas.

Os outros programas que conheço para esse tipo de coisa são de uso cientifico e não fotográfico, ai complica um pouco.
Para você ver como tem muita coisa para aprender..... A gente fica só no LR e no PS (na verdade meu conhecimento em PS é zero) e deixa outras coisas de lado. E esse Affinity não é tão caro: 49,99 dólares e não é essa frescura de pagar mensalidade. Vou pensar sobre.

Estou interessado em começar fotografar paisagens pois aonde moro tem lugares bem legais para tirar foto e você tem a segurança de andar com a câmera em qualquer lugar. O meu projeto de postar todo dia uma foto no Instagram está me instigando a fotografar coisas diferentes e paisagem sempre foi algo que eu gostei.

PS.: vou abrir um tópico específico para falar do Affinity para não ter muito off-topic por aqui.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2018, 10:35:40
Tem no PS sim.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2018, 12:22:12
PS.: vou abrir um tópico específico para falar do Affinity para não ter muito off-topic por aqui.

Excelente.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2018, 08:26:57

<...>
Não é só questão de ter stacking, e sim de fazer operações matemáticas com o stack
... que podem ter 7 diferentes operadores/fórmulas.

https://affinityspotlight.com/article/what-is-stacking/



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2018, 13:23:53
Empilhamento eh uma das coisas que todo mundo aprende por intuicao e faz uma vez ou outra antes de saber que isso tem nome.

Quem nunca criou duas images apartir de um RAW, para fazer mesclagem/empilhamento de exposicao?

Quem nunca ao editar uma imagem apos uma viagem, ve que fez 3 ou 5 fotos de um mesmo local e enquadramento, e apos escolher a que prefere faz um empilhamento de algum detalhe que preferia de outra foto, pq achou mais conveniente/comodo do que usar a ferramenta clone do photoshop?

Eu nao sabia que dava para fazer empilhamento para simular longa exposicao por exemplo. Mas eu prefico o momento que uso para apreciar a paisagem durante a longa exposicao do que ficar no computador fazendo empilhamento.

Tinha um fotografo Australiano que era mestre nisso, e usou bastante essa tecnica nas fotos das primeiras expedicoes na Antartica. Mas na epoca isso era considerado muito errado pq tal tecnica cria uma cena falsa, e o cara ficou sujo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2018, 13:38:56
Tinha um fotografo Australiano que era mestre nisso, e usou bastante essa tecnica nas fotos das primeiras expedicoes na Antartica. Mas na epoca isso era considerado muito errado pq tal tecnica cria uma cena falsa, e o cara ficou sujo.

Não cria uma cena falsa se for bem feita. Depende muito do que se quer fazer.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2018, 16:26:40
Não cria uma cena falsa se for bem feita. Depende muito do que se quer fazer.

A cena eh falsa no sentido de juntar duas cenas/momentos ou mais para montar uma. Ta certo que pode ser alegado que a cena montada poderia tambem ter sido feita em um disparo. Mas isso nao muda o fato do resultado nao ser uma cena mas a mescla de mais de uma cena/momento.

Tudo isso eh permitido no sentido criativo em que o objetivo nao eh reportar ou representar um momento/realidade.

Mas no sentido de registro expedicionario, reportagem, jornalismo e documentario, isso nao eh permitido. Pq eh como inventar ou alterar uma narrativa, historia ou momento.