Autor Tópico: Longa exposição para eliminar carros e pedestres da foto  (Lida 8548 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:28:00
Galera o tópico é para discutir a técnica, não filosofar sobre ela :ok:

Boa, bola pra frente, por mim está encerrado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 15 de Outubro de 2018, 11:35:17
Galera o tópico é para discutir a técnica, não filosofar sobre ela :ok:

Thales uso bastante longa exposição com filtro ND ou sem, seja fotos de dia, tarde ou noite. Para eliminar pessoas ou carros fazer stacking é muito mais efetivo para obter esse resultado que você mostrou.

Pessoalmente eu não costumo fazer stacking já que dificilmente eu busco esse resultado, mas as vezes é útil, principalmente quando vc está fotografando aquela paisagem magnifica e tem algumas pessoas zanzando por ali.

Essa de reduzir ruído com várias fotos em ISO alto já conhecia, mas nunca tinha visto alguém fazer isso com fotos noturnas dessa maneira citada, sem tripé, achei interessante!
Quem sabe tento isso qualquer dia.


Lucas,

Essas técnicas, obviamente tem seus usos e obviamente dão um certo trabalho depois na pós.
Só usei a remoção de pessoas umas poucas vezes, porque queria uma imagem de um monumento natural e tinha um bando de turistas imensos lá, e eu não tinha muito tempo para esperar que saissem, aí foi o jeito.

Já a para diminuir o ruido e aumentar a sensibilidade uso frequentemente, principalmente quando estou com câmeras compactas com pior performance em baixa luminosidade. É incrível em que meia duzia de quadros rápidos pode resultar.  O segredo da técnica é usar exposições curtas para diminuir erros causados por blur.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 15 de Outubro de 2018, 15:53:21

Desculpe mas continua não fazendo o menor sentido no caso do stack para redução de ruido. Parece que você não entendeu que o ruido não faz parte da cena real e que é característica do equipamento e é exatamente igual a ter mais ou menor ruido com um filme com mais ou menos grão. Não há alteração nem manipulação da realidade.

Aliás, recomendo que leia novamente esse documento, eu já conhecia. Em nenhum momento falam que a redução de ruido torna uma imagem inválida no sentido de realidade. Uma coisa é uma imagem fraudulenta, por remoção ou inclusão de elementos, por troca de cores, etc., mas o problema aqui citado é de natureza e contexto completamente diferentes.

O problema nao eh a reducao de ruido. O problema eh o metodo.
Usar duas imagens para criar uma, nao eh aceitavel no Jornalismo.
Usar ferramenta de clonagem na imagem nao eh aceitavel no jornalismo.

Mesmo que seja para reduzir ruido ou mesmo que seja para tirar um cocozinho de cachorro que apareceu no segundo plano e que nao faz parte da noticia e narrativa.

Pode discordar. Pode achar sem sentido. Eh apenas o que eu estudeie por isso o que eu estou transmitindo.




Quanto ao topico, o nome do fotografo que eu havia mencionado eh Frank Hurley.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 15 de Outubro de 2018, 16:16:07
O problema nao eh a reducao de ruido. O problema eh o metodo.
Usar duas imagens para criar uma, nao eh aceitavel no Jornalismo.
Usar ferramenta de clonagem na imagem nao eh aceitavel no jornalismo.

Mesmo que seja para reduzir ruido ou mesmo que seja para tirar um cocozinho de cachorro que apareceu no segundo plano e que nao faz parte da noticia e narrativa.

Pode discordar. Pode achar sem sentido. Eh apenas o que eu estudeie por isso o que eu estou transmitindo.




Quanto ao topico, o nome do fotografo que eu havia mencionado eh Frank Hurley.


Não vamos ficar perdendo tempo com isso. Uma hora dessas te dou um montão de exemplos que derrubam essa teoria bizarra que alguem escreveu e que outros leram e repassam sem pensar, mas agora sinceramente estou sem saco nem tempo de prosseguir com isso.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 15 de Outubro de 2018, 17:41:03

Não vamos ficar perdendo tempo com isso. Uma hora dessas te dou um montão de exemplos que derrubam essa teoria bizarra que alguem escreveu e que outros leram e repassam sem pensar, mas agora sinceramente estou sem saco nem tempo de prosseguir com isso.  :ok:

Nao eh teoria. Eh principio que parte de de historia da midia fotografica e tradicao etica jornalistica.

Vc pode alegar que tal principio esta defasado atualmente com as midias digitais e posso ate concordar. Mas nao deixa de ser principio etico existente.

Muitos foto-jornalistas nao tem ciencia, ignoram tal etica, ou como vc acham que nao ha nada d+, tal como eh mostrado na materia no link que mandei. O que nao quer dizer que tal etica nao exista.

https://factoagencia.wordpress.com/2013/03/21/fotojornalismo-etica-e-manipulacao/

"[...]Há inúmeros exemplos em que a URSS apagou imagens de desafetos políticos das fotografias, além de retirar objetos que desviavam a atenção do foco principal."


Haaa, mas era so um post, nao faz diferenca nenhuma...

Maio 1970, fotografia vencedora prémios Pulitzer

"Elementos podem ser acrescentados ou excluídos, dependendo da intenção de quem altera. Esse tipo de prática é eticamente condenada no fotojornalismo e traz conseqüências: o veículo de comunicação perde a credibilidade e o profissional assume a responsabilidade pela adulteração, como determina o Código de Ética dos Jornalistas."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 15 de Outubro de 2018, 18:58:27
Continua não entendendo o que eu escrevi, mas paciência..  :shock:

Aliás eu já havia falado de adulterações:

... Uma coisa é uma imagem fraudulenta, por remoção ou inclusão de elementos, por troca de cores, etc., mas o problema aqui citado é de natureza e contexto completamente diferentes ...

Como disse antes, bola pra frente, não volto a discutir isso nesse tópico, é absolutamente sem sentido e não tem relação alguma com o tópico.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2018, 19:02:53 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 16 de Outubro de 2018, 03:08:41
Usar dialetica eristica e depois falar bola para frente eh desonestidade. Se quiser que a bola va para frente pare com isso.

Continua não entendendo o que eu escrevi, mas paciência..  :shock:

Aliás eu já havia falado de adulterações:

Como disse antes, bola pra frente, não volto a discutir isso nesse tópico, é absolutamente sem sentido e não tem relação alguma com o tópico.

Eu entendo perfeitamente o que vc disse.
Eu ja haviado falado que o problema nai eh reducao de ruido mas a tecnica.

Resumo, eticamente nao eh aceitavel usar duas imagens para criar uma no foto jornalismo ou ferramenta clone. Nao importa para qual finalidade. Seja para remover ruido, deixar um predio no segundo plano mais bonitoou remover qualquer outro elemento da imagem.

Ninguem eh obrigado a concordar com a etica. So nao venha querer reduzir quem fale dela.




Aliás eu já havia falado de adulterações:
Reduzir ruido eh adulteracao.
Era apenas um posto no segundo plano. Nao faz a menor diferenca. Frescura... Essa regra ai nao existe.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 16 de Outubro de 2018, 08:39:00
Cara você voltou a ter depressão, tá tomando remédio controlado ? Procure ajuda por favor.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 16 de Outubro de 2018, 08:43:06
Para você ver como tem muita coisa para aprender..... A gente fica só no LR e no PS (na verdade meu conhecimento em PS é zero) e deixa outras coisas de lado. E esse Affinity não é tão caro: 49,99 dólares e não é essa frescura de pagar mensalidade. Vou pensar sobre.

Estou interessado em começar fotografar paisagens pois aonde moro tem lugares bem legais para tirar foto e você tem a segurança de andar com a câmera em qualquer lugar. O meu projeto de postar todo dia uma foto no Instagram está me instigando a fotografar coisas diferentes e paisagem sempre foi algo que eu gostei.

PS.: vou abrir um tópico específico para falar do Affinity para não ter muito off-topic por aqui.
Já deve ter.

A gente usa affintiy faz tempo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 16 de Outubro de 2018, 08:44:39
Croix, me admira vc que fotografa com Pinhole falar de adulterar a cena, já que precisa fazer longas exposições pra ter seu registro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 16 de Outubro de 2018, 13:17:41
Croix, me admira vc que fotografa com Pinhole falar de adulterar a cena, já que precisa fazer longas exposições pra ter seu registro.

O que que o cu tem a ver com as calcas? Quer dizer que eu estou restrito em falar sobre o assunto que eu pratico?

Esquecem o que eu falei galera. Nao existe etica jornalistica e edicao de imagem nunca foi assunto ou problema para ninguem. Eu invemtei tudo para causar polemica.

Agora eu vou me retirar, pq o dialogo aqui esta drasticamente reduzido ao nivel de racionalizacao das pessoas discutindo Bolsonaro VS PT no facebook. Esses eleicoes esta acabando com a capacidade cognitiva da galera.

Abracos.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Outubro de 2018, 13:19:38
O que que o cu tem a ver com as calcas? Quer dizer que eu estou restrito em falar sobre o assunto que eu pratico?

Esquecem o que eu falei galera. Nao existe etica jornalistica e edicao de imagem nunca foi assunto ou problema para ninguem. Eu invemtei tudo para causar polemica.

Agora eu vou me retirar, pq o dialogo aqui esta drasticamente reduzido ao nivel de racionalizacao das pessoas discutindo Bolsonaro VS PT no facebook. Esses eleicoes esta acabando com a capacidade cognitiva da galera.

Abracos.
Acho que vc está confundindo as coisas, ninguém aqui falou em fotojornalismo, mas sim em longa exposição e em remover pessoas da cena usando várias imagens, assim como se aumenta alcance dinâmico, assim como se usa pra parar a água, são técnicas para fotografia de paisagens, arquitetura.

Não pra fotojornalismo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 16 de Outubro de 2018, 16:22:55
O problema nao eh a reducao de ruido. O problema eh o metodo.
Usar duas imagens para criar uma, nao eh aceitavel no Jornalismo.
Usar ferramenta de clonagem na imagem nao eh aceitavel no jornalismo.

Mesmo que seja para reduzir ruido ou mesmo que seja para tirar um cocozinho de cachorro que apareceu no segundo plano e que nao faz parte da noticia e narrativa.

Pode discordar. Pode achar sem sentido. Eh apenas o que eu estudeie por isso o que eu estou transmitindo.
Pra mim faz sentido. Concordo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #43 Online: 17 de Outubro de 2018, 11:24:43
Mesclando os dois assuntos debatidos neste tópico, fiquei com uma dúvida: se pegar uma longuíssima exposição para eliminar pessoas de uma foto em público, mas utilizar apenas uma exposição, vai valer pela ética do fotojornalismo pura e simplesmente por ter sido um disparo único? Aí eu disparo o flash umas 4 vezes concentrado em uma pessoa, coloco ela em 4 lugares do quadro retratado e a foto vai ser "verdadeira" porque o método utilizou apenas um disparo?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 17 de Outubro de 2018, 12:08:07
O que que o cu tem a ver com as calcas? Quer dizer que eu estou restrito em falar sobre o assunto que eu pratico?

Esquecem o que eu falei galera. Nao existe etica jornalistica e edicao de imagem nunca foi assunto ou problema para ninguem. Eu invemtei tudo para causar polemica.

Agora eu vou me retirar, pq o dialogo aqui esta drasticamente reduzido ao nivel de racionalizacao das pessoas discutindo Bolsonaro VS PT no facebook. Esses eleicoes esta acabando com a capacidade cognitiva da galera.

Abracos.

Acho que vc está confundindo as coisas, ninguém aqui falou em fotojornalismo, mas sim em longa exposição e em remover pessoas da cena usando várias imagens, assim como se aumenta alcance dinâmico, assim como se usa pra parar a água, são técnicas para fotografia de paisagens, arquitetura.

Não pra fotojornalismo.


Mesclando os dois assuntos debatidos neste tópico, fiquei com uma dúvida: se pegar uma longuíssima exposição para eliminar pessoas de uma foto em público, mas utilizar apenas uma exposição, vai valer pela ética do fotojornalismo pura e simplesmente por ter sido um disparo único? Aí eu disparo o flash umas 4 vezes concentrado em uma pessoa, coloco ela em 4 lugares do quadro retratado e a foto vai ser "verdadeira" porque o método utilizou apenas um disparo?

Esse assunto é bom, seria bom construir aqui no fórum esses conceitos, por isso penso que alguém poderia criar um novo tópico para essa discussão, um tópico especifico para isso.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2018, 12:09:15 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.