Autor Tópico: Imagem "tremendo" olhando pelo viewfinder...  (Lida 2306 vezes)

Alexandro Sales

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Outubro de 2018, 21:38:56
Fala galera!
Seguinte, tenho uma D7100 + 18-105mm e uma 50mm 1.8d...
Quando estou com a 18-105, percebi que de vez em quando, no momento que estou olhando pelo viewfinder para fazer o click, a imagem dá algumas tremidas e inclusive até sinto a tremida na mão.

Alguém sabe o que poderia ser??
Não sei se consegui explicar direito...

No começo fiquei cismado e com medo de ser a câmera, problema no obturador, sei lá...RS
Mas ao testar com a 50mm, isso não acontece. Então creio que o problema seja a 18-105 mesmo.

Se alguém tiver ideia do que seja e puder ajudar, eu agradeço!
Alexandro Sales
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm 3.5-5.6 ED | Nikkor 50mm 1.8 D | Godox V860IIN | YN 568 EX
Futuro: Tamron 17-50 2.8 non VC |


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2018, 21:46:26
Pode ser o estabilizador da lente


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2018, 22:14:13
É o estabilizador. Ele consegue estabilizar a imagem só até um certo ponto, aí ele tem que retornar ao ponto inicial e começar de novo. A imagem dá um "pulo" nesse momento. Isso vai ser mais perceptível nos maiores comprimentos da sua lente. Se quiser experimentar, desligue o estabilizador. Vc vai ver que fica mais difícil manter a câmera sempre no mesmo ponto, mas os saltos da imagem acabam.

Eu prefiro o estabilizador ligado, combinado com uma boa pegada na câmera.
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2018, 22:14:16
Fala galera!
Seguinte, tenho uma D7100 + 18-105mm e uma 50mm 1.8d...
Quando estou com a 18-105, percebi que de vez em quando, no momento que estou olhando pelo viewfinder para fazer o click, a imagem dá algumas tremidas e inclusive até sinto a tremida na mão.

Alguém sabe o que poderia ser??
Não sei se consegui explicar direito...

No começo fiquei cismado e com medo de ser a câmera, problema no obturador, sei lá...RS
Mas ao testar com a 50mm, isso não acontece. Então creio que o problema seja a 18-105 mesmo.

Se alguém tiver ideia do que seja e puder ajudar, eu agradeço!
Desligue o VR e teste novamente poder ser ele, também pode ser lente mal encaixada na câmera já aconteceu comigo com uma 300mm f4 canon.


Alexandro Sales

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2018, 09:17:45
Gabriel, Antônio Miguel e cfcsosa,
Obrigado pelo retorno!
Será que compensa mandar arrumar? Essa lente é tão escura, sofro pra fazer eventos com ela e minha D7100...
Tô querendo pegar uma Tamron 17-50 2.8 sem VC, mas a grana tá curta. Ainda mais que acabei de comprar um Godox V860IIN, pois meu YN568 foi pro saco...difícil gostar de fotografia nas terras tupunikins.
Se eu pegasse essa Tamron, venderia minha 50mm 1.8D e pegaria uma 85mm1.8 pra ensaios...
Alexandro Sales
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm 3.5-5.6 ED | Nikkor 50mm 1.8 D | Godox V860IIN | YN 568 EX
Futuro: Tamron 17-50 2.8 non VC |


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2018, 09:44:42
Gabriel, Antônio Miguel e cfcsosa,
Obrigado pelo retorno!
Será que compensa mandar arrumar? Essa lente é tão escura, sofro pra fazer eventos com ela e minha D7100...
Tô querendo pegar uma Tamron 17-50 2.8 sem VC, mas a grana tá curta. Ainda mais que acabei de comprar um Godox V860IIN, pois meu YN568 foi pro saco...difícil gostar de fotografia nas terras tupunikins.
Se eu pegasse essa Tamron, venderia minha 50mm 1.8D e pegaria uma 85mm1.8 pra ensaios...

Já usei essa 17-50mm em uma D7100 e D700 o foco era muito inconsistente, e a nitidez não era muito boa em 50mm precisa fechar para F4 para ficar boa. Mas pode
Ser que eu usei uma copia ruim por azar.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2018, 11:22:50
Você já tentou usar ela com o VR desligado? Pode ser que resolva seu problema.

Eu tenho uma Sigma 17-50 f2.8 com VR (na sigma tem outro nome, acho que é VC, mas é a mesma coisa) que uso na D500 e acho muito top pra uso geral, incluindo eventos. Comprei com nota fiscal numa dessas lojas que vendem pelo site da Americanas, paguei menos de 2 mil reais, em dez ou doze vezes sem juros no cartão. Sugiro pesquisar.

A 18-105 da Nikon é uma tecnologia mais antiga, foi uma das primeiras lentes de kit DX que saíram. Eu tinha uma na D90, e gostava bastante, apesar das limitações. Realmente, a falta de luminosidade é uma limitação muito chata. Essa lente só é boa durante o dia, com muita luz. Em lugares mais escuros, deixa a desejar.

Boa sorte aí!

Gabriel, Antônio Miguel e cfcsosa,
Obrigado pelo retorno!
Será que compensa mandar arrumar? Essa lente é tão escura, sofro pra fazer eventos com ela e minha D7100...
Tô querendo pegar uma Tamron 17-50 2.8 sem VC, mas a grana tá curta. Ainda mais que acabei de comprar um Godox V860IIN, pois meu YN568 foi pro saco...difícil gostar de fotografia nas terras tupunikins.
Se eu pegasse essa Tamron, venderia minha 50mm 1.8D e pegaria uma 85mm1.8 pra ensaios...
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Alexandro Sales

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2018, 12:41:20
Você já tentou usar ela com o VR desligado? Pode ser que resolva seu problema.

Eu tenho uma Sigma 17-50 f2.8 com VR (na sigma tem outro nome, acho que é VC, mas é a mesma coisa) que uso na D500 e acho muito top pra uso geral, incluindo eventos. Comprei com nota fiscal numa dessas lojas que vendem pelo site da Americanas, paguei menos de 2 mil reais, em dez ou doze vezes sem juros no cartão. Sugiro pesquisar.

A 18-105 da Nikon é uma tecnologia mais antiga, foi uma das primeiras lentes de kit DX que saíram. Eu tinha uma na D90, e gostava bastante, apesar das limitações. Realmente, a falta de luminosidade é uma limitação muito chata. Essa lente só é boa durante o dia, com muita luz. Em lugares mais escuros, deixa a desejar.

Boa sorte aí!

Antonio Miguel,
Boa tarde!

Eu testei com o VR desligado e continuou a tremer de vez em quando. Acho que um pouco menos, mas ainda tremia. E estranho que ontem estava fazendo umas fotos do meu filho pra fazer teste do meu novo Godox V860II e a 18-105 estava com o VR ligado e não tremeu nenhuma vez... :ponder:
Fiquei confuso e com medo...não estou nem um pouco seguro em fazer eventos com esta lente!!!
Preciso de uma substituta urgentemente...ainda tendo a pegar a Tamron 17-50 2.8 NON VC...
Nosso amigo Gabriel Büll disse que usou uma com foco inconsistente...sempre ouvi ótimos relatos dessa lente, será que compensa pegar ela?
Alexandro Sales
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm 3.5-5.6 ED | Nikkor 50mm 1.8 D | Godox V860IIN | YN 568 EX
Futuro: Tamron 17-50 2.8 non VC |


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2018, 13:46:09
Antonio Miguel,
Boa tarde!

Eu testei com o VR desligado e continuou a tremer de vez em quando. Acho que um pouco menos, mas ainda tremia. E estranho que ontem estava fazendo umas fotos do meu filho pra fazer teste do meu novo Godox V860II e a 18-105 estava com o VR ligado e não tremeu nenhuma vez... :ponder:
Fiquei confuso e com medo...não estou nem um pouco seguro em fazer eventos com esta lente!!!
Preciso de uma substituta urgentemente...ainda tendo a pegar a Tamron 17-50 2.8 NON VC...
Nosso amigo Gabriel Büll disse que usou uma com foco inconsistente...sempre ouvi ótimos relatos dessa lente, será que compensa pegar ela?

Tive a Tamron 17-50 sem VC pra Canon e era uma ótima lente.
Claro, não vamos comparar ela a nenhuma Canon L , mas em relação a lentes de Kit é um ótimo "upgrade".

De pontos positivos:
-> Boa em 2.8 no centro;
-> Fechando em F4 já é totalmente nítida;
-> Abertura 2.8 em toda faixa de 17 a 50;
-> Qualidade de cores e contraste muito boa, chegando perto das fixas;

O que não gostei:
-> Distorção: como toda lente zoom, se usar até 30MM pode dar distorção nos cantos da foto - totalmente ajustável no Lightroom ou Photoshop com o perfil de correção da lente;

-> Autofoco: foco preciso (sem problemas de front ou backfocus que costumam ocorrer em lentes da Sigma). Porém o foco é lento; não é uma imensa lentidão, de dia vai bem. Se você já usou a 50 MM 1.8 II (a anterior da STM) da Canon , vai perceber que a velocidade de foco é semelhante. Em baixa luz, o autofoco não é inconstante mas se perde. O ideal é ter um flash com luz auxiliar de foco, ajuda bastante.

Acho que vale a compra, é uma lente coringa para todos os tipos de evento e ensaios.