Autor Tópico: Iniciante em Retratos  (Lida 2339 vezes)

biancalves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 16 de Outubro de 2018, 22:40:39
Olá! Comecei a fotografar há poucos meses e gostaria muito de dicas e avaliações de quem já entende mais do assunto! Todas as opiniões são bem vindas. Posto todas as fotos no Instagram @biancalvesfotos :)
(Não consegui anexa-las aqui. Iniciante em fóruns hehehe)


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2018, 21:55:25

Alo Bianca

Fotografia tipo retrato requer antes de tudo uma certa empatia entre o fotografo e o cliente . Quando eu trabalhava , estou aposentado , e saia com essa finalidade , procurava saber o que interessava ao cliente , musica , filmes , moda , carros , lugares e procurava conversar sobre esses assuntos . Servia como distração e colocava o cliente bem a vontade , enquanto eu fazia o meu serviço.

De equipamento , uma camera e uma lente 85mm se possivel completam os quesitos .
A melhor das iluminações continua sendo a natural . Com um pouco de estudo , com um pouco de tecnica , os resultados aparecerão em pouco tempo .

Espero ter ajudado
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2018, 22:04:17

Agora , se o retrato vem a ser em studio ( ambiente fechado ) a coisa fica ligeiramente mais complexa , e o uso de 2 ou 3 flashes e rebatedores serão necessários , alem de um estudo mais aprofundado sobre o assunto .

A camera e a lente deverão ser ( é a minha preferência ) uma 85mm . Se a camera for uma APS C , uma lente 50mm servirá bem , pois aliada ao fator de corte , servirá aos propositos .
Um fundo infinito branco completará suas necessidades .

Boas fotos
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2018, 15:23:23
Boa tarde, Bianca!

Bem vinda ao fórum, em primeiro lugar!

Recomendo o texto (link abaixo) para que possa ter uma ideia de que é possível fazer retratos com lentes de diversos comprimentos focais, desde grande-angulares até teleobjetivas, tanto fixas (primes) quanto zooms.

https://fotodicasbrasil.com.br/como-escolher-a-lente-de-retrato-perfeita/

Vendo suas fotos no Instagram, percebo que você já deve ter uma ideia dos resultados proporcionados por diversos comprimentos focais pois assumo que foi usada uma lente zoom 18-55mm (APS-C), correto?

Sendo assim, poderia usar, por exemplo, uma lente de 85mm, 105mm ou 135mm, por exemplo, para fazer fotos do rosto ou até mesmo da metade superior do corpo.  Lentes com os comprimentos focais acima e com aberturas de diafragma f/2.0; f/1.8 e f/1.4, por exemplo, poderão ser usadas para desfocar o fundo, atrás do/da modelo (o tão falado bokeh).

Para fotos de corpo inteiro (e também aquelas com dois/duas ou mais modelos na mesma imagem), eu experimentaria uma grande angular ou uma zoom média (24-70mm para o formato 35mm ou 16-55mm para o APS-C, por exemplo).

Pelo que pude ver das suas imagens (não sei se vi todas pois não tenho conta no Instagram :no:), entendo que está no caminho certo!  Gostei do fato que praticamente todas as modelos estão bastante descontraídas (e isto é ótimo👍), mostrando espontaneidade!

Em relação à escolha das lentes, recomendo que não se prenda a apenas um determinado comprimento focal; experimente vários deles até encontrar aqueles que combinarão com o seu estilo de fotografar :ok:

Gosto muito de fotos / retratos feitas em campo aberto!  É no norte do Paraná, correto?

E, de resto, é "praticar"; "praticar" e "praticar"!  Sua conta no Instagram mostra que você vem praticando :ok:

Espero ter podido ajudar!  Vá em frente e Boas Fotos :ok:
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 15:33:57 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:17:07
Estude composição, você pode encontrar muitos bons livros e material pela internet e aqui no fórum mesmo. Uma bela composição importa mais que lentes "para retratos".

Depois que aprender sobre o assunto saberá que lentes comprar de acordo com seu estilo preferido :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:17:51
Olá! Comecei a fotografar há poucos meses e gostaria muito de dicas e avaliações de quem já entende mais do assunto! Todas as opiniões são bem vindas. Posto todas as fotos no Instagram @biancalvesfotos :)
(Não consegui anexa-las aqui. Iniciante em fóruns hehehe)

Bianca eu faço retratos porque meus principais trabalhos pagos ou de portifólio são de ensaios externos. Eu realmente adoro e posso te dar algumas dicas.

1) Treine; treine bastante. Estude (a Teoria é muito importante). Leia livros de fotografia, sobre iluminação (luz direta e luz suave), usa o flash externo no seu ensaio como luz de preenchimento. Estude composição.

2) Estudada a teoria é importante praticar ; colocar a teoria em prática. Pratique muito. Faça um bom portifólio.

3) Lentes para retratos: é importante ter ciência de qual a linguagem vocÊ quer transmitir ao seu cliente e pra si mesma. Esse vídeo vai te ajudar muito:


https://www.youtube.com/watch?v=AL3OeerZaMM
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 23:18:40 por cheferson »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2018, 15:49:54
1. Sweet Spot:
Explore diferentes angulos do rosto e corpo da pessoa que vc vai retratar, seja apenas visualmente ou fotografando e vendo o resultado, ate encontrar o melhor angulo da pessoa.

2. Posar VS Natural:
Quando a pessoa posa para a foto ela esta atuando e atuar faz parecer tudo artificial. Entao nao pede ou faca a pessoa posar, mas sim para ela ficar avontade de posicao/angulo "X". A principal diferenca entre posar e ficar natural eh que a primeira a pessoa esta altamente coinciente dela mesma sendo observada e observando a si mesma, enquanto o segundo a pessoa esta sendo ela mesma, sem teatro. E para isso vc consegue fazendo a pessoa se distrair de si mesma conversando com ela sobre qualquer assunto.

3. Flerte.
Quanto mais confortavel a pessoa estiver melhor. E quanto mais disposta ela tiver em fletar com a camera melhor ainda. Eh no flerte que conseguimos aquele sorriso, olhar e jeitinho que torna o retrato mais atraente. Para isso, vc consegue mandando feedbacks para a pessoa com elogios, "Ta otima", "Maravilha", "Belissimo", "Olha para mim. Isso!"

4. Estudo e Pratica.
Eu considero a experiencia da pratica mais importante do que estudo. Pegue 1 ou 2 livros com informacoes de composicao e iliminacao, para saber as opcoes de ferramentas e composicao. Apos ler tais livros e ter tais informacoes, esquece os livros e foque na pratica, brinque bastante, e volte para os livros quando tiver alguma duvida.

5. Equipamento e resultado pessoal.
Quanto menos equipamento melhor, pq quanto mais opcoes de resultado vc tiver, menos experiencia vc ganha em um especifico resultado e menos concistencia vc tem. Tendo o basico dos equipamentos te forca a ser mais criativo, focar mais na imagem como composicao, narrativa, etc, e menos em achar que tem que comprar um equipamento novo para fazer algo diferente. E quando achar um resultado que goste, explora bastante tal resultado, brinque muito, ate se tornal algo que venha naturalmente de vc. E vc vai perceber que vc pode criar muita coisa.

6. Use o trabalho dos outros como inspiracao, mas nao como copia. Quando vc ve um trabalho que goste de outro fotografo e deseja poder fazer o mesmo, pegue tal inspiracao para obter o seu resultado e nao o resultado do outro fotografo.

7. Seja seletivo em suas influencias visuais. Ecesso de informacao nao eh bom. Uma foto com uma luz do Sol atraente nao significa uma boa foto. Um rostinho bonito nao significa uma boa foto. Uma lente super nitida nao significa uma boa foto. Tais caracteristicas podem ajudar (ou atrapalhar dependendo do objetivo), mas uma boa foto vai alem de 1 belo elemento na foto ou caracteristica na imagem.

8. Nao esqueca de usar os classicos como referencia. E nao se limite a fotografia. Esculturas, pinturas, desenhos, etc dao otimas referencias e estudos visuais.

Boa sorte.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2018, 13:54:18

Retrato de ensaio infantil que fiz para uma cliente no último domingo ;)

« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, 13:54:44 por cheferson »