Autor Tópico: Dúvida Tamron 2.8  (Lida 3721 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 18 de Outubro de 2018, 17:45:51
Boa noite.

Uso duas lentes fixas. 24mm 2.8 STM e 50mm 1.8 STM. As duas me entregam arquivos lindos já em 2.8. muita nitidez.

Gosta de saber se o desempenho da Tamron deixa a desejar em 2.8 e é necessário fechar para ter um bom arquivo ou se já dá pra usar em 2.8.

Penso em substituir as duas fixas por ela, mas apenas se o desempenho por bom em 2.8


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2018, 18:11:21
Tive com T5 uma usada comprada aqui no fórum que acho que estava estragada pq sempre registrava a mesma distância focal nos exif.
Depois vendi e comprei uma nova que uso com a 80D...

Não sou satisfeito com a minha tanto em nitidez quanto em qualidade. Em abertura menores, por volta de 7.1/8 já é bem melhor.
Eventos procuro sempre trabalhar em 3.5/4 pra diminuir as perdas por foco.
Ahh.. a velocidade de fogo deixa a desejar. Às vezes perde-se fotos importantes por causa disso!

A maioria pensa o contrário e paga maior pau pra lente, mas a minha experiência é essa!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 18 de Outubro de 2018, 18:12:13 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2018, 19:55:32
Boa noite.

Uso duas lentes fixas. 24mm 2.8 STM e 50mm 1.8 STM. As duas me entregam arquivos lindos já em 2.8. muita nitidez.

Gosta de saber se o desempenho da Tamron deixa a desejar em 2.8 e é necessário fechar para ter um bom arquivo ou se já dá pra usar em 2.8.

Penso em substituir as duas fixas por ela, mas apenas se o desempenho por bom em 2.8

Depende de qual 2.8 você está falando. Se você está falando da Tamron SP 24-70 2.8 é uma lente incrível em quase todos os aspectos. Certamente nenhuma lente é perfeita rs.

Agora se está falando da 17-50 a versão sem VC é melhor do que com a VC. Eu tive essa lente. Em 2.8 ela é boa, não excelente, como as fixas citadas. Mas basta fechar um Stop, pra F4, que a 17-50 já fica excelente.

Como digo é questão de gosto. O que não gostei na 17-50 da Tamron foi a qualidade de construção. Ela é bem construída, mas é uma lente 18-55 bem turbinada digamos assim. Não espere encontrar a performance da série SP, numa lente mais básica deles. Mas é uma lente que recomendo; já usei e achava bem interessante como uma lente de uso geral para ensaios e eventos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2018, 20:02:27
Tenho as 03 lentes.

Em 17mm a tamron é tão nítida quanto as canons, em 50mm é menos.
Precisa colocar em f/4 para igualar a 50mm em f/2.5.
Nada demais mas é bom saber.

As cores também são diferentes, ela tem um color cast amarelo que destoa das lentes canon.
Notei isso apos colocar minha esposa de segunda fotografa com ela.
Consegui dar uma igualada boa nas cores, usando a aba de calibração do LR.
Vou até criar um tópico sobre isso quando tiver tempo.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2018, 23:43:30
Só complementando algo que esqueci de comentar na primeira resposta e não posso mais editar, é que apesar dos "problemas" nessa categoria o CxB é imbatível!
Para quem trabalha com eventos em ambientes apertados e precisa de uma lente zoom mais clara, é essencial!
Mesmo com minhas reclamações é a lente que mais fica na minha câmera.
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2018, 23:43:38
Tenho a 17-50 sem VC.
Para conseguir o máximo dessa lente, assim como qualquer outra, o ideal é sempre que possível usar o sweet spot. Para todas as distâncias focais, f/5.6 é um valor muito bom. Mas você pode abrir mais e continuar tendo uma boa nitidez, principalmente para distâncias focais menores. Veja o seguinte gráfico:



Áreas mais esverdeadas são as mais nítidas. Perceba que abertura f/5.6 é sempre nítida. Para 50mm você consegue aí usar com nitidez próxima da máxima entre f/4 e f/8. Já para 17mm entre f/3.2 e f/8 é um ótimo valor. O topo de nitidez dela é 35mm f/5.6. Note que diferente de várias lentes, não se precisa fechar em 8 para alcançar o máximo de nitidez que ela oferece. Em contrapartida, outras lentes podem ter um máximo de nitidez maior que o máximo da Tamron. Aí eu preciso pesquisar um quantificador e te passar por aqui mais tarde.
Mas pode ter certeza porque já pesquisei, a nitidez máxima dessa lente Tamron que tenho é muito grande, comparado a lentes série L da canon, comparado a lentes de nitidez perfeita. O grande problema é que isso se limita muito a abertura entre 4 e 8. A lente 135mm f/2 série L da canon, por exemplo, tem uma constância de altíssima nitidez em praticamente todas as aberturas. É muito bom ter uma lente obtendo nitidez máxima sempre. Porém, uma lente muito mais cara.

Minha dica é a seguinte (e acho muito válido, pois pesquisei absurdamente demais antes de comprar e eu estava com a mesma dúvida que você, entre a 24mm e a 50 stm, e a tamrom 17-50). Optei pela tamron, mas foi uma escolha difícil. O que me fez querer ela? Justamente porque o sweet spot era tão boa quanto as canon, mas eu teria uma distância focal menor, indo até 17 (fora as intermediarias em apenas uma lente).

Mas depende da foto que você fará. Se for mais retratos, sem dúvida escolha a 50mm stm. Se for fotos mistas, vá de tamron. Se for eventos, caso tenha backup vá de 24 e 50. Se não tem camera backup, vá de tamron.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2018, 23:46:00 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2018, 00:10:13
Achei mais dados. Só para fins de comparação:




Vou explicar os gráficos. Quanto maiores os valores, mais nítida a configuração. Considerarei somente o centro, que é ponto de base. Perceba que a lente 24mm stm 2.8 é extremamente nítida até f/8, bem mais que a 50mm stm 1.8 II (não é a STM, que não encontrei dados nesta análise). Veja como para 17mm, 24mm, 35mm e 50mm a lente Tamron se assemelha à lente 50mm da canon, com nitidez próxima de 1850. Sempre tem uma configuração passando de 2000 para cada uma dessas distancias focais, se igualando praticamente a canon 50mm.

Mas a lente 24mm stm 2.8 é sempre muito boa. Nitidez extrema em f/4.

Então cara, com esses dados, se você não tem problema em trocar lente, se não se preocupa com versatilidade, e se preocupa apenas com nitidez, então as lentes da canon são melhores opções (e a 50mm stm da canon é ainda melhor que esta). Porém, há outras coisas em jogo, como aberração cromática e distorção. Mas ainda assim as lentes da canon não ganham somente em nitidez. A abertura maior da 50mm é uma ajuda imensa. Mas os 17mm da tamron também é uma boa. Vai ser difícil a escolha.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2018, 00:16:08
Só pra complementar agora:

quando quando quero retrato com fundo desfocado, tiro em abertura máxima na tamron, f/2.8. Se eu focar corretamente, e usar velocidade suficientemente alta, terei uma nitidez muito boa. Só precisa mais nitidez se for ampliar muito, que seria um trabalho profissional e provavelmente seria com uma lente bem melhor. Então creio que posso afirmar que a nitidez 2.8 da tamron é suficiente.

Se for fazer foto que voce pode usar tripé, e não é de pessoas, e não se preocupa com desfoque, aí eu uso sempre o sweet spot para ter qualidade maxima. Só se percebe na hora de ampliar para ver os detalhes.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2018, 09:21:02
Só pra complementar agora:

quando quando quero retrato com fundo desfocado, tiro em abertura máxima na tamron, f/2.8. Se eu focar corretamente, e usar velocidade suficientemente alta, terei uma nitidez muito boa. Só precisa mais nitidez se for ampliar muito, que seria um trabalho profissional e provavelmente seria com uma lente bem melhor. Então creio que posso afirmar que a nitidez 2.8 da tamron é suficiente.

Se for fazer foto que voce pode usar tripé, e não é de pessoas, e não se preocupa com desfoque, aí eu uso sempre o sweet spot para ter qualidade maxima. Só se percebe na hora de ampliar para ver os detalhes.

Exatamente, inclusive pude comparar por 2 dias seguidos uma comparação direta entre a Sigma 17-50 e a Tamron 17-50, ambas com aberturas 2.8 constantes .

Do que pude perceber basicamente, porque a Tamron 17-50 tem versões com o VC e sem VC.

VC pra quem não sabe é o nome do estabilizador de imagem que cada fabricante tem um nome diferente (Na Nikon é VR, Na Sigma OS, Na Canon IS, etc).

O que pude notar a princípio foi o seguinte:
1. Tamron 17-50 sem VC: lente muito boa em F4; já pra usar 2.8 sim, desde que não se faça grandes ampliações; usava ela geralmente em F4 ou F5.6. Nessas aberturas posso dizer facilmente que a lente tem uma qualidade de lente fixa, o que não deixa de ser um fato surpreendente, considerando que é uma lente zoom de baixo custo;

2. Sigma 17-50 : achei as cores dela excelentes - até melhores um pouco que a Tamron. Mas mesmo fechando em F5.6 ou F8, não há um ganho de nitidez nas bordas, como foi a Tamron 17-50 2.8 sem VC; outro ponto fraco é o autofoco que erra muito; e alguns modelos dessa Sigma 17-50 podem apresentar defeitos de front e back focus; e essa lente não tem o Sigma Doc para melhorar o desempenho da lente. Portanto, é uma boa lente sim, mas precisa ser testada com a sua câmera para ver se haverá inconsistências. O autofoco da Tamron é lento; parecido com a 50MM 1.8 II , mas crava bonito e eficiente. Já o da Sigma é mais lento e algumas cópias podem dar problemas de não cravar o foco;

3. Tamron 17-50 VC 2.8: fiz poucos testes com essa lente. O que achei bizarro foi quando você vai fazer o foco com o VC ligado - a lente dá um "soquinho" e você ouve engrenagens se mexendo dentro da objetiva. Achei muito estranho, e esse "soquinho" as vezes atrapalha. Tenho a 18-55 STM e o foco dela com o estabilizador ligado é muito bom. Não tive esse problema, veja estou comparando com uma lente muito mais barata (lente do kit).

Nessa faixa de preço, descarto a 17-50 com VC da Tamron; e optaria facilmente (como o fiz, mas vendi a lente) 17-50 2.8 sem VC; cuja qualidade é melhor do que a Sigma 17-50. Se você pegar uma Sigma 17-50 sem problemas em cravar o foco, terá uma ótima opção em mãos, mas a Tamron 17-50 ainda ganha em nitidez, bokeh, resolução, cores um pouco mais saturadas, enfim é uma lente boa para eventos e ensaios, compre uma e não se arrependerá.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 09:22:49 por cheferson »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2018, 12:31:55
Já tive duas Tamron 17-50mm.

A primeiro era com VC e gostei dela no ga, mas os 35mm e 50mm só ficavam bom em f5.6 e só usava ela em f4. Peguei uma segunda sem VC porque diziam ser melhor e acho que estava com defeito, pois veio péssima. Muito, muito ruim.

Troquei pelas duas fixas que eu tenho hoje, da vontade de usar zoom, mas sem perder a qualidade que tenho hoje.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2018, 13:01:10
Já tive duas Tamron 17-50mm.

A primeiro era com VC e gostei dela no ga, mas os 35mm e 50mm só ficavam bom em f5.6 e só usava ela em f4. Peguei uma segunda sem VC porque diziam ser melhor e acho que estava com defeito, pois veio péssima. Muito, muito ruim.

Troquei pelas duas fixas que eu tenho hoje, da vontade de usar zoom, mas sem perder a qualidade que tenho hoje.
Cara eu já tive duas Tamron ambas sem VC e a qualidade é aceitável. Na segunda não gostei muito pq já havia experimentado lentes melhores. 8-) ai os parâmetros mudam, principalmente foco.

Eu no seu lugar ficaria com o kit que vc tem. Não sinto falta de zoom no meu trabalho, basta vc se adaptar a um estilo de fotografia que vc possa se posicionar antes e não perder alguns momentos chave. Enfim.

Se eu voltasse pro APS-C (e olha que já tive vontade) só acrescentaria uma 24mm 2.8 STM ao meu kit e teria 24 2.8 /30 1.4/ 50 STM e claro manteria por perto uma 18-55 pra quando precisasse de 18mm. Hoje em eventos eu faço quase tudo com a 30mm no FF e sobra então uma 35mm (+/-24mm no apsc) serviria.

Mas voltando a Tamron.
Suas fixas embora de baixíssimo custo te trazem resultados bem melhores inclusive foco, nitidez não é tudo numa lente. Se quer uma zoom decente pega uma Sigma 17-70, mas não é abertura constante, ou então racha uma grana na 18-35 1.8. Só prepare o pulso pq a bixa é pesada. Ou até mesmo a EF-S 17-55 2.8 IS USM que só não é L pq é pra APS-C, pq a qualidade é fenomenal.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 13:03:44 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2018, 14:27:37
Cara eu já tive duas Tamron ambas sem VC e a qualidade é aceitável. Na segunda não gostei muito pq já havia experimentado lentes melhores. 8-) ai os parâmetros mudam, principalmente foco.

Eu no seu lugar ficaria com o kit que vc tem. Não sinto falta de zoom no meu trabalho, basta vc se adaptar a um estilo de fotografia que vc possa se posicionar antes e não perder alguns momentos chave. Enfim.

Se eu voltasse pro APS-C (e olha que já tive vontade) só acrescentaria uma 24mm 2.8 STM ao meu kit e teria 24 2.8 /30 1.4/ 50 STM e claro manteria por perto uma 18-55 pra quando precisasse de 18mm. Hoje em eventos eu faço quase tudo com a 30mm no FF e sobra então uma 35mm (+/-24mm no apsc) serviria.

Mas voltando a Tamron.
Suas fixas embora de baixíssimo custo te trazem resultados bem melhores inclusive foco, nitidez não é tudo numa lente. Se quer uma zoom decente pega uma Sigma 17-70, mas não é abertura constante, ou então racha uma grana na 18-35 1.8. Só prepare o pulso pq a bixa é pesada. Ou até mesmo a EF-S 17-55 2.8 IS USM que só não é L pq é pra APS-C, pq a qualidade é fenomenal.

24mm é pouco para se garantir em eventos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2020, 10:58:05
24mm é pouco para se garantir em eventos.

Tem a 10-18mm stm pra completar o kit..

Seria 10-18mm 24m 40mm e 85mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2020, 13:18:31
Tem a 10-18mm stm pra completar o kit..

Seria 10-18mm 24m 40mm e 85mm

Bom kit.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2020, 14:27:51
Já tive duas Tamron 17-50mm.

A primeiro era com VC e gostei dela no ga, mas os 35mm e 50mm só ficavam bom em f5.6 e só usava ela em f4. Peguei uma segunda sem VC porque diziam ser melhor e acho que estava com defeito, pois veio péssima. Muito, muito ruim.

Troquei pelas duas fixas que eu tenho hoje, da vontade de usar zoom, mas sem perder a qualidade que tenho hoje.

Será que nesse comentário, você mesmo já não respondeu? :assobi: :D

Se a vontade persistir, tente comprar uma sem vender as fixas e, aí sim, poderá decidir o melhor para você.