Autor Tópico: Presets profissionais - Lightroom - Quem usa e quem é a favor ou contra?  (Lida 3088 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Eu sempre gostei de editar no LR mas esses dias, por acaso, comecei a receber promoções e vídeos de Preset. Em um primeiro momento achei besteira mas estou até pensando em adquirir algo desse tipo. Achei a forma como eles foram construídos e montados bem interessantes.

Eu criei algo muito mais simples no meu fluxo do LR mas pode ser que interesse a mais alguém.

https://www.behindtheshutter.com/product/lightroom-2016-presets/

Particularmente gostei mais desse:
https://www.lightroompresets.com/collections/lightroom-presets/products/clean-edit-portrait-lightroom-presets
« Última modificação: 18 de Outubro de 2018, 23:13:06 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2018, 23:39:45
Quando comecei usava quase sempre em tudo que editar. Resultado de inexperiência de iniciante!
Hoje, o que faço é sempre escolher uma foto do trabalho, trato ao gosto e crio um preset daquele trabalho (WB, exposição, curva de tons, claridade, vibração, etc) com o intuito de manter um padrão no tratamento, principalmente na temperatura e cor. Quando é evento que tem fotos de decoração (casamento e aniversário) costumo ainda criar um outro mais puxado na edição apenas para essas imagens.
Particularmente, não ponho muita fé nesses presets "milagrosos" e nem me empolgo como no início, pq para funcionar exatamente como anunciado, a foto precisa ser tirada nas mesmas condições produzindo o mesmo resultado bruto clicado pelo criador/vendedor!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2018, 08:35:02
O grande problema desses packs de presets é que cada um funciona pra uma ocasião muito diferente da outra. Não que seja realmente um problema, pq faz todo o sentido, mas pra mim que penso em manter a consistência do meu estilo fotográfico de ponta a ponta (desde fotos particulares até profissionais) eu sempre busquei um preset MESTRE, que fosse aplicável a qualquer situação com o mínimo possível de ajustes.

Levei um tempo e achei um que usei bastante, mas comecei a sentir uma vontade de mudar um pouco os ares. Comprei junto com um colega um pack de presets (que não lembro o nome, mas logo que achar eu ponho aqui). Num deles, que mais me agradou, fui fazendo ajustes até confiar nele o suficiente pra assumir o lugar do meu antigo  :D
« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 08:35:46 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2018, 10:21:57
O Preset que funciona para uma luz não funciona para outra.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2018, 11:05:27
O Preset que funciona para uma luz não funciona para outra.
Eu concordo 100%.
Eventualmente uso presets - tenho vários que baixei gratuitamente.. Acabo usando somente uns 3 ou 4.
No meu trabalho usual não uso... Mas quando faço ensaio ou fotografia de evento social uso sim... Pra definir uma identidade visual daquele trabalho.
Tem só um preset que eu uso sempre que é o de importação, que agora, hoje mesmo, aprendi que não preciso dele mais. Posso mandar o LR interpretar as infos de câmera e ISO automaticamente.  :doh:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2018, 11:57:55
Presets são legais, agilizm bem o trabalho, mas eu crio os meus. Como o vangelis disse, cada preset funciona pra uma luz diferente, pra um tipo de foto diferente. Muda até pro tipo de captura que você faz (se expõe pra direita, se subexpõe). Eu criei uma meia dúzia de presets que uso em todas as minhas fotos, pra dar a minha "identidade" aos tratamentos. Mas é apenas um ponto de partida. A partir daí, vou foto a foto, em algumas não mudo nada, outras mudo tudo.

Eu só usaria presets de terceiros se fosse de graça.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2018, 11:33:05
Na real a única coisa que se aproveita 100% de um preset é a calibração de cores e câmera, o resto varia de acordo com a ocasião. A curva de tons acaba sendo aproveitada um pouco também, mas geralmente é modificada de acordo com a iluminação de cada foto. É só um inicio para o tratamento.

Presets que só modificam ajustes de sombra, pretos, realces, vibração (ajustes básicos em geral), eu nunca passei nem perto, pq não presta pra nada...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2018, 12:34:36
Na real a única coisa que se aproveita 100% de um preset é a calibração de cores e câmera, o resto varia de acordo com a ocasião. A curva de tons acaba sendo aproveitada um pouco também, mas geralmente é modificada de acordo com a iluminação de cada foto. É só um inicio para o tratamento.

Presets que só modificam ajustes de sombra, pretos, realces, vibração (ajustes básicos em geral), eu nunca passei nem perto, pq não presta pra nada...

Pior que os mais vendidos são esses.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2018, 06:39:19
80 % das minhas Imagens são feitas em presets, mas cada IMAGEM dentro do seu conceito de LUZ
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2018, 13:39:01
Eu faço alguns dos meus presets, e ainda assim trato imagens separadas, com um tratamento individual.
Até pq se eu usar o mesmo preset que fiz numa foto com a 5DII na foto do mesmo ambiente com a 6DII não funciona. Os perfis de cores das câmeras são muito diferentes.
A 6DII puxa pro verde se comparado a 5DII.

Tenho alguns presets pra algumas tarefas, mas o ajuste fino é sempre de acordo com cada trabalho e no feeling.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2018, 23:54:37
Eu faço alguns dos meus presets, e ainda assim trato imagens separadas, com um tratamento individual.
Até pq se eu usar o mesmo preset que fiz numa foto com a 5DII na foto do mesmo ambiente com a 6DII não funciona. Os perfis de cores das câmeras são muito diferentes.
A 6DII puxa pro verde se comparado a 5DII.

Tenho alguns presets pra algumas tarefas, mas o ajuste fino é sempre de acordo com cada trabalho e no feeling.
Sempre achei a série 5D superior à 6D nesse quesito de AWB e cores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2018, 14:44:37
Sempre achei a série 5D superior à 6D nesse quesito de AWB e cores.
É eu prefiro as cores da 5DII, assim como gostava da minha Coroa...mas tudo se resolve na pós, só é complicado de usar juntas.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia