Autor Tópico: Mosca  (Lida 1950 vezes)

Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Outubro de 2018, 13:41:07
Empilhamento de foco manual realizado através do anel de foco, não uso trilho para macro.
Não foi utilizado flash, foi utilizado 2 pontos de luz continua.
Difusor caseiro feito com pote de creme para hidratação de cabelo.


Canon 80D
EF 100mm F/2.8 USM Macro
Raynox MSN-202
115 frames combinados com o Combine ZP
F/11 - 1,6s - ISO 200



Fly
by Rui Oliveira Santos, no Flickr
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2018, 14:37:06
Excelente trabalho, Rui!

Mera curiosidade: a luminosidade branca em torno do inseto (que nao atrapalha em nada a foto) o que seria? Efeito de acumulo de luz no empilhamento?

Ah, seria bem didático se vc pudesse postar em outra oportunidade, além da imagem final empilhada, uma com um unico click em abertura tipo f/16 para se poder visualizar a limitaçao da profundidade de campo e as vantagens evidentes do empilhamento..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2018, 15:13:27
Excelente!!!


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2018, 17:50:09
Muito boa, Rui!

Desculpe a minha ignorância, mas em 1,6s como não treme?


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2018, 08:21:20
Excelente trabalho, Rui!

Mera curiosidade: a luminosidade branca em torno do inseto (que nao atrapalha em nada a foto) o que seria? Efeito de acumulo de luz no empilhamento?

Ah, seria bem didático se vc pudesse postar em outra oportunidade, além da imagem final empilhada, uma com um unico click em abertura tipo f/16 para se poder visualizar a limitaçao da profundidade de campo e as vantagens evidentes do empilhamento..

Muito obrigado,

Esse processo de empilhamento de foco é feito por ampliação (eu pensava que não), quando eu fazia com uma superzoom não tinha esse problema visto que o sistema de foco é diferente, com a Canon 80D dá uma diferença grande entre o ponto inicial e o ponto final.

Você fazer o empilhamento do início para o fim (isso te dá uma ampliação maior), ou do fim para o início (com isso o objeto ficará com uma área maior de abrangência), no primeiro gera essa ocorrência que a meu ver é por conta da ampliação, por vezes eu tiro o máximo que posso no Photoshop.

Vou colocar um frame e o resultado final, a diferença é enorme.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2018, 08:22:51
Muito boa, Rui!

Desculpe a minha ignorância, mas em 1,6s como não treme?

Desenvolvi uma técnica diferente das comuns para fazer o empilhamento de foco, uso o anel de foco da câmera, com isso mantenho tanto a máquina como o objeto a ser fotografado fixos, o que me possibilita usar um tempo de exposição bem longo sem que haja tremor.

Muito obrigado.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2018, 12:02:13
Sensacional o resultado. Imagino que o foco deve ser um dos maiores desafios. Uma vez fui utilizar com uma 35mm fechado em f/11 para fotografar uma caixa de 5cm de lados, cerca de 50cm da câmera. Utilizando o foco manual + live view percebi que ha diferença de foco é ainda grande entre pontos diferentes da caixa. Além disso, lentes de foco automático possuem anel que gira pouco, e limita bastante no número de clicks para fazer empilhamento. O ideal seria acoplar um super anel no próprio anel de foco para fazer uma espécie de ajuste fino. Você acha que isso ajuda muito?

Creio que em f/16, neste nível de macro não tem como obter a mosca em foco bacana. O resultado bom só é alcançado com empilhamento mesmo
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2018, 12:34:51
Muito top. Parece ser complicado a técnica mas o resultado coroa todo o trabalho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2018, 13:20:00
Sensacional o resultado. Imagino que o foco deve ser um dos maiores desafios. Uma vez fui utilizar com uma 35mm fechado em f/11 para fotografar uma caixa de 5cm de lados, cerca de 50cm da câmera. Utilizando o foco manual + live view percebi que ha diferença de foco é ainda grande entre pontos diferentes da caixa. Além disso, lentes de foco automático possuem anel que gira pouco, e limita bastante no número de clicks para fazer empilhamento. O ideal seria acoplar um super anel no próprio anel de foco para fazer uma espécie de ajuste fino. Você acha que isso ajuda muito?

Creio que em f/16, neste nível de macro não tem como obter a mosca em foco bacana. O resultado bom só é alcançado com empilhamento mesmo

Égua! É nisso que estou pensando, esse ajuste fino, queria poder fazer esse anel maior, com certeza iria aumentar e muito os detalhes.

Muito obrigado.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2018, 14:20:32
Égua! É nisso que estou pensando, esse ajuste fino, queria poder fazer esse anel maior, com certeza iria aumentar e muito os detalhes.

Muito obrigado.


É disso que você precisa!
https://www.kickstarter.com/projects/microfacturing/lensshifter-balanced-zoom-and-focus-grip-for-camer
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2018, 15:31:09
115 frames ??  :o :o :o :o :o

Quando terminou a mosca já estava em estado de decomposição, né ? :-)

Muito bom o resultado !

Parabéns !
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2018, 09:23:11
115 frames ??  :o :o :o :o :o

Quando terminou a mosca já estava em estado de decomposição, né ? :-)

Muito bom o resultado !

Parabéns !

Bom dia, muito obrigado.

Nesse processo por incrível que pareça o problema não está na condição de vida do inseto, mas nesse caso, ele já começou morto.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards