Abhner, eu já fotografei algumas coleções de sapatos, não sei o tamanho do seu trabalho, mas normalmente é um trabalho tranquilo, principalmente se forem sapatos masculinos. Se tiver sandália feminina (e bolsas) fica mais complicado porque tem que deixar alças e tiras no formato e posição correta pra foto ficar bonita.
Bom pega um fundo infinito branco fosco, sobre uma mesa, eu usaria flash pela qualidade da luz, mas pode ser lua continua tbm, se for led tem que ser de boa qualidade, porque o problemas dos leds comuns baratinhos que se tem por ai é o IRC (índice de reprodução de cores), é facinho vc alterar a cor de um sapato usando um led vagabundo, depois da uma trabalheira pra acertar.
Se o sapato tem brilho, precisa cuidar tbm dos reflexos, se vc não tem uma cabana é fácil fazer usando um tecido usado em forro de roupas chamado ripstop branco, que vc acha em casa de tecidos, ou outro parecido, que seja branco e meio transparente para passar a luz. O flash fica do lado de fora.
Defina as posições que vai trabalhar os sapatos e arrume suportes que possam ficar escondidos atrás do calçado, porque os sapatos vão ficar meio que "voando" em posições que é difícil dele parar em pé sozinho, vc pode fazer suportes de arame que é um material fino e resistente, de acrílico branco ou translucido, ou qq outro material que for mais fácil pra vc. Pode até mesmo usar fio de nylon e pendurar o calçado suportes, pessoalmente não gosto muito do fio de nylon porque é difícil parar o calçado que fica balançando.
Fita crepe ajuda a prender o sapato no suporte, e sai fácil. Se vc colar durex na lateral do sapato seu cliente vai ficar puto porque corre risco de estragar o couro.
Marca com um lápis no próprio fundo a posição que vai ficar o sapato, risca mesmo o fundo, tipo com uma lapiseira 0,5mm depois é fácil retirar essa marcação no tratamento. Da mesma forma prende o suporte no fundo pra não sair de posição. Observe que será vários suportes e marcações para varias posições.
Faça uma planilha associando do código de produto do sapato com a numeração das fotos, se deixar isso pra depois pode ser que fique enrolado, e obviamente que o cliente vai querer que vc entregue as fotos como nome e modelo, para coisa ficar meio mastigada pois ele precisa se encontrar.
A câmera tbm em um tripé fixo, com lente fixa, foco ajustado desliga o IS, disparador remoto, se possível tethering, profundidade de campo maior porque vc quer nitidez em todo o calçado, e pronto, produção em série, tira um e coloca outro.
Não sei o prazo que vc tem, mas já vou lembrando que esse serviço pode ser cansativo, se vc vai fotografar na empresa do cliente, é bom porque evita o transporte, nota fiscal etc... então quanto mais preciso os suportes que vc fizer, mais fácil será depois, pensa bem no suporte antes de iniciar, veja os modelos de sapatos, faça alguns testes, estuda direitinho tudo pra não sofrer depois.
Abs