Autor Tópico: Cuidados Mirrorless  (Lida 5740 vezes)

roberts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 22 de Outubro de 2018, 13:38:26
Pessoal,

Migrei de DSLR para mirrorless Fuji e gostaria de saber se os cuidados com o corpo da mirrorless são os mesmos da DSLR ou seja, manter em local com pouca umidade, um pouco de sol, etc..

Obrigado !


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2018, 14:57:45
A principio sim, mas deve ter cuidado redobrado quando for manusear ela sem lente. A maioria (senão todas, exceto a EOS R) deixam o sensor exposto e pra vc meter o dedo ali ou deixar qualquer coisa encostar é 2 palito  :(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2018, 02:49:07
A principio sim, mas deve ter cuidado redobrado quando for manusear ela sem lente. A maioria (senão todas, exceto a EOS R) deixam o sensor exposto e pra vc meter o dedo ali ou deixar qualquer coisa encostar é 2 palito  :(

Em primeiro lugar, seja bem vindo ao mundo mirrorless (e a Fuji) :ok:

Reforçando o que os colegas acima disseram, deve-se evitar deixar o sensor exposto por muito tempo, especialmente em lugares com alto nível de umidade e/ou poeira! 

Infelizmente, as mirrorless deixam o sensor exposto. A única exceção, atualmente, é a Canon EOS R. Quando a câmera é desligada, o obturador fecha, cobrindo o sensor (conforme mostrado na foto abaixo):



Por esta razão, a Canon recomenda sempre desligar a câmera antes de remover a lente (Canon EOS R Advanced User Guide, Page 51):

"...When attaching or detaching a lens, set the camera's power switch to <OFF>..."

Mesmo assim, a Canon também recomenda (na mesma página do manual) evitar deixar a câmera aberta (sem lente ou tampa) por muito tempo. O obturador também pode ser danificado por poeira e/ou umidade!


Dito isto e - voltando ao assunto original - uso Fuji desde 2014 e nunca tive problemas com os sensores das minhas câmeras :ok:  Aplico os cuidados recomendados pelos colegas acima (exatamente como fazia quando usava DSLR) e, dependendo do local que eu vá, carrego duas câmeras comigo, cada uma equipada com uma lente diferente.  Dessa forma, evito a troca de lentes em campo, com a consequente exposição do sensor.

Aproveite a sua Fuji e boas fotos :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2018, 00:29:09
A única exceção, atualmente, é a Canon EOS R. Quando a câmera é desligada, o obturador fecha, cobrindo o sensor

Interessante isso. Não que eu seja preocupado, mas será que a troca de lente conta como uma atuação do obturador?  :ponder:

Sobre problemas com poeira, eu já tive, sim. O raio do grão de poeira se enfiou entre o filtro e o sensor, logo não tive como resolver com limpeza. Acabou que o EVF quebrou e acabei trocando a câmera toda. Achei que tivesse aberto um tópico sobre o assunto, mas pelo jeito não abri.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2018, 15:47:37
Interessante isso. Não que eu seja preocupado, mas será que a troca de lente conta como uma atuação do obturador?  :ponder:

Sobre problemas com poeira, eu já tive, sim. O raio do grão de poeira se enfiou entre o filtro e o sensor, logo não tive como resolver com limpeza. Acabou que o EVF quebrou e acabei trocando a câmera toda. Achei que tivesse aberto um tópico sobre o assunto, mas pelo jeito não abri.

muito, muito bem observado...

a peça mais frágil e a que mais quebra é o obturador mecânico

Ele não foi criado para ser protetor de outras partes

Estão apenas evidenciando mais um problema do ML e contornando de maneira tosca


Lembrando que:

1) Em todas as DSLR, o obturador fica fechado - mesmo com a câmera ligada - só abrindo na hora de captar a imagem;

2) Nas Leica M Series o obturador também fica fechado, de maneira semelhante ao que ocorre nas DSLR.   Assim como nas DSLR, é necessário abrir o obturador para se fazer a limpeza do sensor. Usando a Leica M10  como exemplo, vá para a página 94 (DE - Reinigen) ou 206 (EN - Cleaning) do manual (disponível no sítio da Leica).

Na EOS R, se precisar limpar o sensor, basta ligar a câmera que o obturador abrirá automaticamente!

Finalizando; em todas as câmeras de filme que conheço, o obturador permanece fechado quando a câmera não está sendo utilizada.

Pessoalmente, prefiro uma solução "tosca" a nenhuma solução (como tem sido até o presente).


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2018, 16:05:15


Lembrando que:

1) Em todas as DSLR, o obturador fica fechado - mesmo com a câmera ligada - só abrindo na hora de captar a imagem;


Não precisa defender muito, não. Foi só um comentário.

Nas DSLR, o obturador fica fechado, e quando sebfaz uma foto, ele abre-exposição-fecha.

Nas outras ML, o obturador fica aberto, e na hora da foto ele fecha-abre-exposição-fecha-abre.

Na Canon, parece que há mais um ciclo abre-fecha pra trocar de lente.



Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2018, 16:15:11
Nas DSLR, o obturador fica fechado, e quando sebfaz uma foto, ele abre-exposição-fecha.

Nas outras ML, o obturador fica aberto, e na hora da foto ele fecha-abre-exposição-fecha-abre.

Poxa, pensando assim então a vida util do obturador de uma ML é mais curto, pq ele vai ser acionado o dobro de vezes  :ponder:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2018, 16:38:44

Não precisa defender muito, não. Foi só um comentário.

Nas DSLR, o obturador fica fechado, e quando sebfaz uma foto, ele abre-exposição-fecha.

Nas outras ML, o obturador fica aberto, e na hora da foto ele fecha-abre-exposição-fecha-abre.

Na Canon, parece que há mais um ciclo abre-fecha pra trocar de lente.



Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Não estou defendendo :ok: embora tenha o costume de dar crédito a quem é devido, o que acho que foi o caso da Canon.

Nunca tive/usei câmera da marca. Tive Olympus (filme), Pentax (filme), Nikon (filme e digital) e Fuji (digital).

Só lembrei que obturador fechado tem sido o padrão há décadas!

Quanto ao "ciclo", não considero que seja um pois a câmera fica desligada

Aliás, toda vez que a câmera é desligada o obturador fecha.  Não é só para trocar a lente! 

Entendo que "ciclo" em uma mirrorless seja, obrigatóriamente: fechar o obturador, abri-lo para exposição, fechar novamente e abrir novamente para permitir o Live View, exatamente como você escreveu acima :ok:

Na aviação é exatamente assim! Um "ciclo" envolve uma decolagem, o voo propriamente dito e o pouso.  Alguns componentes de aeronaves, como os trens-de-pouso, por exemplo, têm a sua vida útil e os intervalos de manutenção contados em ciclos (além das horas de serviço).

Lembrando também que ciclos em mirrorless é relativo pois quase todas dispõem de obturadores eletrônicos. Pelo menos, um terço das fotos que fiz nas minhas Fuji foi usando o obturador eletrônico. 

Vlw :ok:
« Última modificação: 24 de Outubro de 2018, 16:49:41 por Fábio Kruschewsky Lemos »


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2018, 17:22:09
Bem, eu já prefiro uma solução eficiente do que uma tosca.

E que solução eficiente seria essa?   Poderia citar uma?

E uma solução tosca dessas é pior que nada, pois é cobrir uma peça frágil com outra também frágil.


Como escrevi acima, nas DSLR e Rangefinders o obturador também cobre o sensor quando a câmera não está captando imagens e ninguém reclamou até agora! 

Nas câmeras de filme (SLR; TLR; Rangefinder etc.) sempre foi assim! 

E aí, o que me diz?


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2018, 21:45:09
Te digo que há um equívoco na análise porque nem o sensor e nem o obturador do DSLR ficam expostos.


Não existe equivoco na análise! Estava me referindo especificamente à EOS-R.  Neste modelo, ao contrário das demais mirrorless, o sensor só fica exposto se a câmera for ligada sem uma lente (ou a tampa do corpo) encaixada nela.

O manual da Canon é bastante claro ao recomendar fazer a troca de lentes coma câmera desligada. Aliás, até onde me lembro, isto vale para qualquer câmera que permita a troca de lentes, a exceção das totalmente mecânicas, claro!

Eu sempre desliguei minhas câmeras antes de trocar lentes, fossem DSLR ou mirrorless.

Em uma DSLR / SLR (Não vamos esquecer das câmeras de filme!) o espelho fica a frente do obturador porém basta levanta-lo e poderemos vê-lo perfeitamente!  Em algumas SLR  antigas  existe uma alavanca (ou um botão giratório / knob) que permite o levantamento do espelho, além de trava-lo na posição "levantado".  Minha Oly OM-1n tinha, na lateral direita da baioneta; as Nikon F e outras câmeras profissionais têm este comando. Com o espelho levantado e travado, não existe diferença entre a EOS-R e qualquer DSLR / SLR.

Também não devemos esquecer que nas atuais DSLR, o espelho tem que ser levantado e o obturador aberto para que se permita o "Live View" e/ou a gravação de vídeo. 

O engraçado aqui é que a DSLR, nestas condições, trabalha exatamente igual a uma mirrorless!  Para que espelho então?

Ao contrário do que alguns podem pensar, em relação à poeira e/ou umidade, o espelho das DSLR não proteje obturador / sensor!  A função do espelho é somente refletir a luz para o pentaprisma / pentamirror da câmera.  Algo que fazia sentido em uma era anterior à eletrônica mas isto é passado...

Uso câmeras digitais desde 2006, quando comprei minha primeira DSLR. Em relação à poeira no sensor, minha experiência com mirrorless tem sido muito mais tranquila do que foi na época em que só usava DSLR, apesar dos sensores expostos.  É muito mais fácil inspecionar um sensor de mirrorless, qualquer problema é facilmente identificado!  Até agora, não tive nenhum... 

Basta seguir as instruções do manual (isto vale para qualquer câmera, de qualquer marca) :D

Vlw :ok:


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2018, 23:59:45

Isso já explicado outras vezes:

A função do espelho não é somente refletir luz ao pentaprisma.

Perdi esta explicação!  Quais seriam as outras funções do espelho?

Ao leigo dizem:
- Atualmente o espelho não serve para nada !
- Ganhe 200gramas e 2,7cm e, com isso, você se cansará menos ao caminhar, caminhará mais tempo e os mochileiros terão mais espaço na mochila.

200 gramas somente?

Quando usava DSLR, tinha o equipamento abaixo (com o peso de cada componente):

Nikon D800: 1.000g (c/ cartões + bateria)
AF Nikkor 50mm f/1.4D: 230g
AF DC-Nikkor 105mm f/2D: 640g
AF Nikkor 180mm f/2.8D IF-ED: 760g
AF-S Zoom-Nikkor 17-35mm f/2.8D IF-ED: 745g
AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED: 745g
PC Micro NIKKOR 85mm f/2.8D: 846g
Micro-Nikkor 55mm f/2.8: 285g

Total: 5.251g


Hoje, tenho o equipamento abaixo (com o peso de cada componente):

Fujifilm X-T20 (2 câmeras): 383g (c/ cartão + bateria)
XF14mmF2.8 R: 235g
FUJINON LENS XF35mmF1.4 R: 187g
FUJINON LENS XF18-55mmF2.8-4 R LM OIS: 310g
XF55-200mmF3.5-4.8 R LM OIS: 580g

Total: 2.078g


Veja a diferença agora: 5.251g - 2.078g= 3.173g

Ao profissional isso significa:
- Tiramos o sistema de Fotometria RGB de centenas de milhares de pixels e trocamos por um conjunto de +- 250 zonas
- Tiramos o sistema de Flash TTL
- Tiramos o sistema de Foco
- Tiramos o sistema de White Balance
- Tiramos o sistema de Shutter Mecânico = Adeus ao Flash Sync (proposta inicial que foi abandonada por alguns fabricantes)
- Todas as lentes serão 2,7cm mais longas e levemente mais pesadas

Em relação à fotometria, posso dizer que todas as Fuji que tive/tenho possuem sistemas que funcionam perfeitamente.  Neste particular, não sinto falta das DSLR que tive.

Não uso flash. Costumo fazer minhas fotos em lugares onde o uso de flash é proibido (museus, etc).  De qualquer forma, minhas Fuji tem flash TTL (mas, confesso, só testei uma vez para ver se funcionava, kkkkk)

Minhas Fuji tem sistema de foco automático.  Pode não ser bom para esportes, como você sempre faz questão de ressaltar.  Só que eu não fotografo esportes; portanto, para as situações que vivencio o sistema de foco tem atendido satisfatoriamente, especialmente nas atuais gerações (X Trans III e IV).

Fotografo em RAW (100% das imagens) e as cores que vão para as minhas fotos são as que escolho durante o pós processamento (gosto, particularmente, de cores "quentes" - 7.200K +) e não as que a Nikon, Fuji, etc escolhem.  De qualquer forma, as Fuji possuem um sistema de WB que consideraria satisfatório caso fotografasse somente em JPEG...

Bônus: (confirmados em vídeos como este: https://youtu.be/V6X-K9jju_0 )
- Foco zoado em sombras
- Foco zoado em baixa luz
- Visor zoado sob Sol Forte
- Visor zoado à noite
- EVF zoado à noite: Em locais com luzes fortes, o EVF nunca exibe corretamente como será a foto final (se depende muito mais do RAW)
- EVF estoura sob luzes fortes à noite
- Em bursts o EVF fica piscando, dificulta seguir um atleta/animais correndo/voando
- LAG no EVF em bursts, onde se perde toda a visão e controle para seguir o atleta/animais pois o EVF está mostrando fotos de vários segundos atrás e não se enxerga nem se o atleta/animal ainda está no visor !!!
- Foco zoado quando o atleta vem na direção do fotógrafo (o vídeo nem chegou a testar isso porque a câmera já falhou no mais simples)
- Câmeras que superaquecem e travam
- Cores zoadas do EVF OLED porque desbotam com o tempo (característica técnica do OLED)
- Cansaço Visual

Não assisti o vídeo e parte das críticas que foram descritas acima estão relacionadas ao uso da câmera para fotografar esportes!  Mais uma vez, para mim não faz diferença, uma vez que não fotografo esportes, vida selvagem etc, etc, etc...

Uso Fuji há mais de 4 anos e nenhuma das câmeras que tive/tenho (X-E2; X-T1 e X-T20) apresentou problemas de superaquecimento e/ou travou. As X-E2 e X-T1, de fato, tinham problemas em cravar o foco nas situações de baixa luz, porém as X-T20 não apresentam este problema. Podem não ser rápidas mas são precisas e, atualmente, foco preciso é o que realmente importa para mim!

Mas concordo em uma coisa. De fato, um EVF  mal regulado pode provocar cansaço visual sim!  Nas Fuji, ajustei o brilho do EVF no modo "AUTO", o qual me permite uma ótima visualização - seja durante o dia, seja à noite ou em lugares fechados - e não provoca cansaço visual!

Quanto à degradação das cores em telas OLED, também nunca experimentei este problema.  Talvez pelo fato de eu substituir minhas câmeras a cada 3 anos, no máximo.  Porém, pode ser que eu veja isto acontecer nas X-T20, uma vez que decidi ficar mais tempo com elas. De qualquer forma, entendo que o problema não afeta as imagens captadas.

- A área de foco de cada PHOTOSENSOR REFLEX se mede em +- 2mm x 1mm (cada um). A área de foco de cada PHOTOSENSOR ML são grupos de pixels entre os photo sensores da imagem E ELES MEDEM apenas alguns MÍCRONS !! Assim como O PHOTOSENSOR muito pequeno usado na captura da IMAGEM (confirmado) perde performance em baixa luz (sensores de alta densidade de pixels), o photosensor do FOCO também perderá !!!

Aqui também concordo contigo!  Não usei outras marcas de mirrorless mas posso dizer que as Fuji  evoluíram bastante neste aspecto. Estão ai os testes da X-T3  para demonstrar isto!

Neste aspecto, também não sinto mais falta das DSLR...  Principalmente pelo fato de que nas mirrorless não existe calibração de foco entre câmera e lente!   Este fator, por sí só, é motivo mais que suficiente para permanecer usando mirrorless.

Vlw :ok: