Autor Tópico: Ângulos diferente para fotografia de calçados.  (Lida 3716 vezes)

abhner salomao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Todo conhecimento é pouco.
Online: 22 de Outubro de 2018, 11:40:49
Bom dia.

Pessoal, hoje um cliente me enviou algumas fotos de referencia que ele gostaria que eu fizesse parecido para ele, são fotos de calçados
achei as fotos interessante por ser diferente do comum. A questão é que eu fiquei me questionando como ele fez as fotos, se ele fotografou os pés separados e depois fez colagem no  no photoshop ou se ele
usou algo como um fio de nylon ou uma fita adesiva, ou simplesmente fez a foto normal e girou ela no PS para ficar diferente. Sou leigo ainda na área  ainda tenho uma certa dificuldade para fazer uma analise da imagem haha ainda mais uma engenharia reversa haha.

Não sei se posso está fazendo isso mas vou compartilhar as fotos que meu cliente me enviou, caso esteja quebrando alguma regra do fórum me perdoem.

https://drive.google.com/open?id=1a2NgKxeAAXTcLZIQYszNC_MedF9j35iq

https://drive.google.com/open?id=14Lwy3RhC5yNYTd6QBu1B0OABOh64jb_U

https://drive.google.com/open?id=1gWkf0rtpnQQ4mxO8u8IxytKB_SBwr0YK

https://drive.google.com/open?id=1i_OC2-tX0QGcvQ-Kx5uww9WG1WoWVLK0


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2018, 12:13:15
É montagem Abner, na maioria das fotos existem 2 pisos, ou melhor vc vê cada pé do calçado apoiado no chão em 2 posições diferentes. Veja foto abaixo com dois apoios perpendiculares. Se fosse fazer algo parecido em uma única foto precisaria de dois apoios perpendiculares (um canto com fundo branco), e depois tratamento para modificar o fundo. Mais adiante, penso que que se a foto abaixo tivesse sido em uma única vez, a luz seria diferente.

De qq maneira, é uma montagem "preocupada" com a veracidade das sombras, lembrando que vc pode criar, ampliar e/ou apagar sombras com qq programa profissional de tratamento de fotos.

« Última modificação: 22 de Outubro de 2018, 12:14:33 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2018, 14:13:14

Sem desmerecer a opinião do Lindsay , acho que NÃO é montagem , dá para se fazer muito facilmente com aqueles mini studio de fotografia

( ... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-988597022-photo-box-pop-foto-still-fotografia-de-produtos-caixa-studio-  ... )

alguns tem abertura na parte superior , basta fazer uma base por baixo do fundo infinito que acompanha o produto , para encaixar os sapatos .

Fiz um trabalho recente para uma cliente muito especial .... ( minha neta   :hysterical:  ) e tirei a ideia justamente do ML . Com um pouco de imaginação e paciencia , as bonecas da neta até voaram nas fotos . Muito simples , rapido e muito facil tambem .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2018, 14:30:58
Sem desmerecer a opinião do Lindsay , acho que NÃO é montagem , dá para se fazer muito facilmente com aqueles mini studio de fotografia

( ... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-988597022-photo-box-pop-foto-still-fotografia-de-produtos-caixa-studio-  ... )

alguns tem abertura na parte superior , basta fazer uma base por baixo do fundo infinito que acompanha o produto , para encaixar os sapatos .

Fiz um trabalho recente para uma cliente muito especial .... ( minha neta   :hysterical:  ) e tirei a ideia justamente do ML . Com um pouco de imaginação e paciencia , as bonecas da neta até voaram nas fotos . Muito simples , rápido e muito fácil também.
Prezado amigo, não desmereceu não, afinal estamos aqui pensando e discutindo possibilidades técnicas.

Mas não sei se vc viu tudo mesmo e analisou, trago mais um exemplo aqui, mas tbm sem querer desmerecer sua opinião, veja:



Veja, o pé de sapato que está acima e a direita tem uma sombra projetada logo abaixo do bico (parte frontal do sapato), isso me faz crer que ele está apoiado em um plano. Mas... eis que logo atrás dele aparece o outro pé transpassando o o mesmo plano que o outro está apoiado... é como mágica... ou seja uma situação meio que impossível de acontecer sem montagem e tratamento das fotos... Pra mim é muito claramente ma montagem...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2018, 14:31:55 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


abhner salomao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Todo conhecimento é pouco.
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2018, 08:13:35
Prezado amigo, não desmereceu não, afinal estamos aqui pensando e discutindo possibilidades técnicas.

Mas não sei se vc viu tudo mesmo e analisou, trago mais um exemplo aqui, mas tbm sem querer desmerecer sua opinião, veja:



Veja, o pé de sapato que está acima e a direita tem uma sombra projetada logo abaixo do bico (parte frontal do sapato), isso me faz crer que ele está apoiado em um plano. Mas... eis que logo atrás dele aparece o outro pé transpassando o o mesmo plano que o outro está apoiado... é como mágica... ou seja uma situação meio que impossível de acontecer sem montagem e tratamento das fotos... Pra mim é muito claramente ma montagem...


Lindsay, é exatamente nessa questão da sombra que começou a me dar um nó na cabeça haha... Por que eu olhava a sombra do calçado e não fazia sentido, até mesmo girei a foto um pouco para deixar ela alinhada e a sombra continuava estranha, foi onde comecei a questionar a possibilidade de uma montagem no photoshop.
 Depois que eu conversei com meu cliente ele confirmou com um Design que realmente é uma montagem.

Agora a questão é planejar como fazer algo parecido, alguma dica para deixar o trabalho mais pratico  ? na hora do click mantenho sempre os mesmo ângulos da luz, só mudo o angulo do calçado ?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2018, 10:55:36
Abhner, eu já fotografei algumas coleções de sapatos, não sei o tamanho do seu trabalho, mas normalmente é um trabalho tranquilo, principalmente se forem sapatos masculinos. Se tiver sandália feminina (e bolsas) fica mais complicado porque tem que deixar alças e tiras no formato e posição correta pra foto ficar bonita.

Bom pega um fundo infinito branco fosco, sobre uma mesa, eu usaria flash pela qualidade da luz, mas pode ser lua continua tbm, se for led tem que ser de boa qualidade, porque o problemas dos leds comuns baratinhos que se tem por ai é o IRC (índice de reprodução de cores), é facinho vc alterar a cor de um sapato usando um led vagabundo, depois da uma trabalheira pra acertar.

Se o sapato tem brilho, precisa cuidar tbm dos reflexos, se vc não tem uma cabana é fácil fazer usando um tecido usado em forro de roupas chamado ripstop branco, que vc acha em casa de tecidos, ou outro parecido, que seja branco e meio transparente para passar a luz. O flash fica do lado de fora.

Defina as posições que vai trabalhar os sapatos e arrume suportes que possam ficar escondidos atrás do calçado, porque os sapatos vão ficar meio que "voando" em posições que é difícil dele parar em pé sozinho, vc pode fazer suportes de arame que é um material fino e resistente, de acrílico branco ou translucido, ou qq outro material que for mais fácil pra vc. Pode até mesmo usar fio de nylon e pendurar o calçado suportes, pessoalmente não gosto muito do fio de nylon porque é difícil parar o calçado que fica balançando.

Fita crepe ajuda a prender o sapato no suporte, e sai fácil. Se vc colar durex na lateral do sapato seu cliente vai ficar puto porque corre risco de estragar o couro.

Marca com um lápis no próprio fundo a posição que vai ficar o sapato, risca mesmo o fundo, tipo com uma lapiseira 0,5mm depois é fácil retirar essa marcação no tratamento. Da mesma forma prende o suporte no fundo pra não sair de posição. Observe que será vários suportes e marcações para varias posições.

Faça uma planilha associando do código de produto do sapato com a numeração das fotos, se deixar isso pra depois pode ser que fique enrolado, e obviamente que o cliente vai querer que vc entregue as fotos como nome e modelo, para coisa ficar meio mastigada pois ele precisa se encontrar.

A câmera tbm em um tripé fixo, com lente fixa, foco ajustado desliga o IS, disparador remoto, se possível tethering, profundidade de campo maior porque vc quer nitidez em todo o calçado, e pronto, produção em série, tira um e coloca outro.

Não sei o prazo que vc tem, mas já vou lembrando que esse serviço pode ser cansativo, se vc vai fotografar na empresa do cliente, é bom porque evita o transporte, nota fiscal etc... então quanto mais preciso os suportes que vc fizer, mais fácil será depois, pensa bem no suporte antes de iniciar, veja os modelos de sapatos, faça alguns testes, estuda direitinho tudo pra não sofrer depois.

Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


abhner salomao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Todo conhecimento é pouco.
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2018, 11:23:11
Abhner, eu já fotografei algumas coleções de sapatos, não sei o tamanho do seu trabalho, mas normalmente é um trabalho tranquilo, principalmente se forem sapatos masculinos. Se tiver sandália feminina (e bolsas) fica mais complicado porque tem que deixar alças e tiras no formato e posição correta pra foto ficar bonita.

Bom pega um fundo infinito branco fosco, sobre uma mesa, eu usaria flash pela qualidade da luz, mas pode ser lua continua tbm, se for led tem que ser de boa qualidade, porque o problemas dos leds comuns baratinhos que se tem por ai é o IRC (índice de reprodução de cores), é facinho vc alterar a cor de um sapato usando um led vagabundo, depois da uma trabalheira pra acertar.

Se o sapato tem brilho, precisa cuidar tbm dos reflexos, se vc não tem uma cabana é fácil fazer usando um tecido usado em forro de roupas chamado ripstop branco, que vc acha em casa de tecidos, ou outro parecido, que seja branco e meio transparente para passar a luz. O flash fica do lado de fora.

Defina as posições que vai trabalhar os sapatos e arrume suportes que possam ficar escondidos atrás do calçado, porque os sapatos vão ficar meio que "voando" em posições que é difícil dele parar em pé sozinho, vc pode fazer suportes de arame que é um material fino e resistente, de acrílico branco ou translucido, ou qq outro material que for mais fácil pra vc. Pode até mesmo usar fio de nylon e pendurar o calçado suportes, pessoalmente não gosto muito do fio de nylon porque é difícil parar o calçado que fica balançando.

Fita crepe ajuda a prender o sapato no suporte, e sai fácil. Se vc colar durex na lateral do sapato seu cliente vai ficar puto porque corre risco de estragar o couro.

Marca com um lápis no próprio fundo a posição que vai ficar o sapato, risca mesmo o fundo, tipo com uma lapiseira 0,5mm depois é fácil retirar essa marcação no tratamento. Da mesma forma prende o suporte no fundo pra não sair de posição. Observe que será vários suportes e marcações para varias posições.

Faça uma planilha associando do código de produto do sapato com a numeração das fotos, se deixar isso pra depois pode ser que fique enrolado, e obviamente que o cliente vai querer que vc entregue as fotos como nome e modelo, para coisa ficar meio mastigada pois ele precisa se encontrar.

A câmera tbm em um tripé fixo, com lente fixa, foco ajustado desliga o IS, disparador remoto, se possível tethering, profundidade de campo maior porque vc quer nitidez em todo o calçado, e pronto, produção em série, tira um e coloca outro.

Não sei o prazo que vc tem, mas já vou lembrando que esse serviço pode ser cansativo, se vc vai fotografar na empresa do cliente, é bom porque evita o transporte, nota fiscal etc... então quanto mais preciso os suportes que vc fizer, mais fácil será depois, pensa bem no suporte antes de iniciar, veja os modelos de sapatos, faça alguns testes, estuda direitinho tudo pra não sofrer depois.

Abs

Perfeito!
Não teria como ser melhor suas dicas, basicamente você me entregou um tutorial haha... vai me ajudar bastante pois se não fosse pelas suas dicas eu mesmo ia deixar passar alguns detalhes despercebido.

Obrigado, assim que eu tiver as fotos em mãos eu compartilho aqui pra ter um feedback profissional.