Autor Tópico: Guerra das Mirrorless em Esporte: Canon vs Nikon vs Sony vs Fuji  (Lida 8251 vezes)

rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2018, 07:29:16
Não sei se diria imbatível, mas a GH5 combina três características de vídeo que ainda a colocam à frente da concorrência: baixo rolling shutter (parece que a XT3 é boa também), excelente estabilização corpo+lente (na A7iii não é tão eficiente) e é a única que grava C4K 4:2:2 10bit ALL-I 400mbps internamente (a XT3 chega perto). Fora a possibilidade de gravação de áudio profissional direto na camera, a partir de um acessório. Sobra low light e autofoco, onde ela não se destaca tanto… daí é colocar na balança, considerando o uso, o sistema como um todo e as preferências pessoais.

A Panasonic GH5S (variação da GH5 para low light) foi aprovada pela EBU (European Broadcasting Union) para uso em produções e transmissões em HD. E já que o assunto é vídeo, a Blackmagic Pocket 4K também é m4/3 e coloca todas no bolso, por $1300.

https://www.redsharknews.com/production/item/5447-now-you-can-officially-use-your-gh5s-as-a-primary-camera-for-broadcast

E tem coisa bem barata sim, tudo depende do tipo de uso, da adaptação, dá vontade de ter… Fotos sensacionais com m4/3 tem de monte por aí.

Blz, Rinaldo. Para questões de vídeo eu realmente concordo com o que você está dizendo em relação à Panasonic. É o foco da empresa, trocadilho não intencional, a propósito. Mas GH5s custa quase 2300 dólares e é uma câmera altamente especializada. A XT-3 é 800 dólares mais barata, compete no vídeo, e é melhor para fotografia, disparado. Quanto a X-H1, que acho que seria a mais comparável para fins de teste de estabilização do sensor, mas realmente não sei como é a performance.

Eu sei que tem coisa boa e "barata" em m43, também tem coisa "barata" para outros tamanhos de sensores. Também acho que tem muita coisa legal em m43 e as fotos, bem, quase qualquer câmera tira fotos muito boas é algo que não só eu, mas muita gente aqui no fórum repete de vez em quando.

Só que, atualmente, as ML com sensores maiores basicamente anularam as maiores vantagens que as pequenas m43 tinham. O meu ponto de argumento é que hoje, se você for comprar um sistema novo, tem pouca ou nenhuma vantagem em m43. Basicamente as MLs com sensores maiores são melhores em tudo, por preços muito parecidos e produzem imagens melhores (tecnicamente falando, sem entrar no mérito da perícia de cada fotógrafo).
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2018, 07:36:31
Então, ele fez um vídeo sobre esportes, ignorando a versão de esportes da Z (que tem os mesmos Mpix da A9 que foi vencedora) mas colocou a Z de estúdio que tem 45Mpix e resmungou que ela é lenta.  :clap:

Como entendemos que ele não recebe grana...  :ok:

Então ele é um cara que mal pesquisou os modelos antes de testar e usou o modelo errado nos testes  :hysterical: :hysterical: :hysterical:... 

iutubers... baaaahhh  :doh:


 :snack:


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Fui pesquisar e no site na Nikon USA diz que a Z6 só será lançada no mercado dia 30/11. Entrando no site da BH, por exemplo, a Z7 está disponível e a Z6 está como encomenda. Então, não é jabá. A câmera só não existe no mercado ainda.  ;)
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2018, 07:48:06
Precisa pesquisar mais:

Da Nikon Z foram 5 tópicos, totalizando 100 páginas...

Acontece que criavam tópicos sem parar (SÓ O FÁBIO ABRIU TRÊS... :doh: sei lá porque...  :( ), e bagunçou tanto que ninguém sabia onde perguntar e onde responder  :no:

6 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132770.0.html

32 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132519.0.html

26paginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132062.0.html

21 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132232.0.html

15 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132436.0.html



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Verdade, corrijo-me, eu só tinha comparado os dois tópicos semelhantes, o da semana antes do lançamento e o seguinte, já tratando das câmeras. As duas câmeras da Nikon tiveram 100 páginas e a EOS R mais de 115 e a canon não teve um mês de campanha de marketing, não teve hype. Ainda assim, acho que o argumento se sustenta, o pessoal não ficou tão interessado na linha Z.

Normal, dentre essas lançamentos eu achei que o mais interessante foi a XT-3, mas ninguém falou a respeito quase. É o alcance da marca, provavelmente.

Canon 5D MK III - Sony A7III


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2018, 09:00:33
Aguardando ansioso pelo contra ataque  ; :D
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 09:00:48 por Marcio WH »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2018, 09:20:43
Verdade, corrijo-me, eu só tinha comparado os dois tópicos semelhantes, o da semana antes do lançamento e o seguinte, já tratando das câmeras. As duas câmeras da Nikon tiveram 100 páginas e a EOS R mais de 115 e a canon não teve um mês de campanha de marketing, não teve hype. Ainda assim, acho que o argumento se sustenta, o pessoal não ficou tão interessado na linha Z.

Normal, dentre essas lançamentos eu achei que o mais interessante foi a XT-3, mas ninguém falou a respeito quase. É o alcance da marca, provavelmente.

Acredito ser normal o interesse maior na Canon, existem mais usuários dessa marca hehe


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2018, 14:36:16
Precisa pesquisar mais:

Da Nikon Z foram 5 tópicos, totalizando 100 páginas...

Acontece que criavam tópicos sem parar (SÓ O FÁBIO ABRIU TRÊS... :doh: sei lá porque...  :( ), e bagunçou tanto que ninguém sabia onde perguntar e onde responder  :no:

6 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132770.0.html

32 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132519.0.html

26paginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132062.0.html

21 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132232.0.html

15 páginas
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132436.0.html


Sim! Abri 3 tópicos, a saber:

Tópico #1 - https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132062.0.html  (Abri este tópico em 04 de Julho de 2018 para discutirmos os "rumores" sobre as câmeras que a Nikon poderia estar desenvolvendo e especular sobre as prováveis características e recursos que poderiam ter; que soluções a Nikon poderia apresentar etc...);

Tópico #2 - https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132232.0.html (Abri este tópico em 25 de Julho de 2018 por entender que agora já se tratava de informação oficial, portanto não teria um caráter tão especulativo, em relação à quando se tratava apenas de rumores).

Na Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2018, 05:49:54  ao Tópico #2, escrevi a seguinte nota:  "...Já não se trata mais de rumor; por esta razão decidi abrir um novo tópico. A Nikon irá lançar sua linha “mirrorless” e estas novas câmeras estarão equipadas com sensores de 36x24mm.  Isto sem falar do novo “mount” que possibilitará a inclusão de novas tecnologias, antes inviáveis devido às limitações do “F Mount”..."

Tópico #3 - https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,132519.0.html (Lançamento oficial das câmeras tendo o tópico sido aberto em 23 de Agosto de 2018, 02:20:38. A ideia aqui era discutir sobre as especificações dos produtos e também os resultados dos primeiros testes. Aqui não haveria especulações e sim debates sobre resultados publicados).

Aliás, também pensava que tinha deixado isto claro no tópico, pois escrevi o seguinte:  "...Com as Nikon Z6 e Z7 oficialmente anunciadas, faz sentido iniciar um novo post, agora com informações oficiais ;)..."

À época, ninguém reclamou! :no:   Entendi então que os demais foristas (incluindo os moderadores) teriam aceito a proposta; afinal, todos os tópicos seguiram em frente :snack:

Entendo que fiz a exposição de motivos quando abri os tópicos #2 e #3. Quanto ao primeiro, a natureza óbvia do tema dispensa maiores explicações (pelo menos pensava assim até ler o comentário acima...).

Se criei algum transtorno ou confusão no fórum (e aos demais foristas), peço desculpas!

Bom final de semana a todos :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2018, 16:11:55
Sim! Abri 3 tópicos, a saber:

Tópico #1  (...)

Privilégio de quem usa as marcas de maior prestígio. Na sala Olympus/Panasonic/Leica a moderação simplesmente eliminou o tópico que eu tinha criado sobre o lançamento oficial das Panasonic FF e juntou com o tópico dos rumores.

Resultado: quem entra lá nem fica sabendo que as cameras foram oficialmente lançadas, a não ser que vasculhe o tópico dos rumores e ache a página que mostra o lançamento. Eu fiz a reclamação, mas fui solenemente ignorado. Enfim, achei que no mínimo é um jeito estranho de mostrar serviço… mas vai ver que tem premiação por eliminação de tópico.


Só que, atualmente, as ML com sensores maiores basicamente anularam as maiores vantagens que as pequenas m43 tinham. O meu ponto de argumento é que hoje, se você for comprar um sistema novo, tem pouca ou nenhuma vantagem em m43. Basicamente as MLs com sensores maiores são melhores em tudo, por preços muito parecidos e produzem imagens melhores (tecnicamente falando, sem entrar no mérito da perícia de cada fotógrafo).

Acho que muitos aqui já tentaram explicar de mil maneiras diferentes que não existe almoço grátis. Um sensor menor ou maior traz vantagens e desvantagens, bem como a utilização do espelho, para o estágio atual de desenvolvimento. Aqui no Brasil, o m4/3 (mount compartilhado por, no mínimo, 3 marcas e isso é uma grande vantagem) é pouco difundido, e isso atrapalha, mas no resto do mundo já é bastante usado. Cada um deve saber o que é melhor pra si. Só acho que sentenciar um sistema que não se conhece a fundo, ficando só na análise fria das especificações e no uso particular que se faz do equipamento, acaba não contribuindo muito para o debate. Mas entendo e respeito seus pontos de vista, e também o direito de expô-los.  :ok:

« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 16:18:44 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2018, 19:08:12

Bem, aí é melhor você se informar porque você misturou dados de DSLR com ML (para tentar mostrar que o APS-C seria líder no ML...) e observa-se que você não conhece nem as câmeras e nem a influência do M 4/3 no mercado mundial.

O pessoal da sala da Olympus pode te ajudar, abre um tópico lá !  :ok:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Você é quem está comparando tamanho de sensor com tipo de câmera (ML vs DSLR). Se você disser que m43 vende mais em ML, eu acredito, até porque são várias marcas juntas usando um mesmo padrão.

Eu conheço algumas m43, não tenho nada contra acho muito legal. As lentes são absurdamente compactas e isso é uma vantagem sobre os outros sistemas, sem dúvida.

Mas como já discutimos em outros tópicos, ML vende aproximadamente metade do que as DSLRs vendem e dentro das Mls tem uma gama de sensores.

Então quando você diz, do nada, que m43 vende mais que todo mundo, sem delimitar o escopo da comparação, você está claramente errado.

Posta lá nos fóruns da Canon e da Nikon, o pessoal te ensina.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2018, 19:27:44
Acho que muitos aqui já tentaram explicar de mil maneiras diferentes que não existe almoço grátis. Um sensor menor ou maior traz vantagens e desvantagens, bem como a utilização do espelho, para o estágio atual de desenvolvimento. Aqui no Brasil, o m4/3 (mount compartilhado por, no mínimo, 3 marcas e isso é uma grande vantagem) é pouco difundido, e isso atrapalha, mas no resto do mundo já é bastante usado. Cada um deve saber o que é melhor pra si. Só acho que sentenciar um sistema que não se conhece a fundo, ficando só na análise fria das especificações e no uso particular que se faz do equipamento, acaba não contribuindo muito para o debate. Mas entendo e respeito seus pontos de vista, e também o direito de expô-los.  :ok:

Só que eu estava devatando os aspectos técnicos, que é a aboradagem mais objetiva, até porque eu não tenho como testar todas as câmeras do mercado. Para mim é um hobby, que levo bem a sério e que pratico faz muito tempo.

Eu sei que os sistemas m43 e outros compactos ML são bem comuns pelo mundo. Em viagens para o exterior percebi a presença de muitas Mls pequenas, especialmente Fuji e Olympus e da linha M da Canon (não na ordem, porque não fiquei contando).

Não afirmei em nada em sentido contrário que cada um escolhe o que quer, por quanto quiser e quando quiser.

Comecei discutindo os aspectos técnicos só isso. Hoje, acho que tem algumas câmeras, de alguns fabricantes que estão numa posição que é difícil de competir. Se eu fosse indicar para um amigo meu hoje, para iniciar no hobby e quisesse uma câmera compacta com algo mais sofisticado, por exemplo, eu indicaria a Fuji XT-3. A câmera faz quase tudo muito bem. Se fosse profissionalmente, casamentos/eventos, eu indicaria a A7III. FF ML, praticamente imbatível no custo/benefício. Se alguém quisesse uma para viagens de aventura, natureza e qualidade absurda de imagem, eu dia para ir de D850.

Para mim essas são as câmeras que hoje tem mais vantagens que desvantagens. Avaliando só critérios técnicos. Os intangíveis de se utilizar o sistema são outros 500. Você pode achar a 5DIII péssima de utilizar e eu adoro. Ela é grande, tecnicamente ultrapassada, pesa uma tonelada, mas é o meu xodó. E eu tenho câmera em casa que é melhor que ela.

Do ponto de vista prático eu te diria que nenhuma câmera feita nos últimos 3-5 anos vai deixar de te entregar imagens bonitas e de boa qualidade.

Eu sou usuário da Canon tem mais de dez anos. Já usei Samsung, Sony, Nikon e hoje tenho outra Sony. Eu não ligo a mínima para "sistemas" e "marcas".  Se algum dia eu decidir vender tudo de novo e ir para outro sistema, pode acreditar eu não deixaria de considerar m43, não.

Só acho que hoje, as câmeras APS-C estão muito próximas das m43 e são tecnicamente melhores, a tecnolgia para elas parece estar mais a frente. Talvez porque Sony, Fuji e Canon tenham lançado um zilhão de modelos nos últimos dois anos e as fabricantes de m43 não tenham conseguido reagir com a mesma velocidade.
Canon 5D MK III - Sony A7III


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #24 Online: 01 de Novembro de 2018, 15:19:58
Este tópico desmascara totalmente o vídeo do Tony Northrop (especificamente no elogio aos 30fps em @1:00 e nos 20 fps da Sony A9)


Quem quiser aprender precisa ler:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133075.0.html

Após ler o tópico, fica ao leitor a escolha de classificar o Tony como imperito ou cafajeste ao ignorar a Olympus OM-D EM-1 Mk II e elogiar os 30fps da Fuji e 20 fps da Sony A9 sem analisar os impactos do Electronic Shutter em eventos sob luz artificial, seja uma festa infantil, seja uma Copa do Mundo, ginásios de esportes, etc..

Não há outra opção de classificá-lo


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Ele fez um podcast somente sobre a situação das M43 e o porquê de ele mal tocar no assunto. Basicamente ele acha que o sistema está morto e apresenta os motivos do convencimento dele.

Não creio que seja algum tipo de malícia dele, ele só acha que o sistema não é mais relevante.
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 01 de Novembro de 2018, 16:23:41
Oh prai, todo sistema que o Ernesto namora morre  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 01 de Novembro de 2018, 17:21:05
Bem mais em conta? Você está falando de algum modelo específico? Eu não encontrei nenhum kit que valha à pena.

Em tempo, a GH5 é imbatível em que sentido? Em AF acho que podemos concordar que não, na qualidade de vídeo? Tem FF que faz leitura em 6k e reduz para 4k! A Fuji faz 4k 60Fps...


A qualidade do codec é sensacional, fora que em baixa luz não vi nenhuma que chegasse perto.
Full frame para video não traz vantagem alguma se captar em resolução maior e depois der saida em 4k, isso é jogar informação fora apenas.

padrões como 4.5, 4.6, 5, 5.6 e 5.7 não são padrão e na minha opinião estão fadados a morrer. O que vale hoje é o FHD, o 4K e o 8K que ainda está tentando se firmar.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2018, 17:24:05 por AFShalders »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #27 Online: 06 de Novembro de 2018, 19:49:27
Ele fez um podcast somente sobre a situação das M43 e o porquê de ele mal tocar no assunto. Basicamente ele acha que o sistema está morto e apresenta os motivos do convencimento dele.

Não creio que seja algum tipo de malícia dele, ele só acha que o sistema não é mais relevante.
Eu concordo que se M4/3 já era algo um pouco mais restrito agora, com o mercado de FF e as Fujis, M4/3 irá ficar muito mais nicho para fotografia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales