Autor Tópico: Duvida basica para iluminar um quarto para filmagem.  (Lida 1839 vezes)

Davi Prata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 31 de Outubro de 2018, 15:06:20
Boa tarde pessoal, poderiam me tirar uma duvida?
Faço a algum tempo vídeos para youtube. Me mudei recentemente e estou montando um quarto para isso. Porém a iluminação no quarto é ruim. Tenho dois softbox mas não considero suficiente. A luz do quarto é fraca e tem uma janela muito pequena.
Para não gastar muito estava pensando na possibilidade de colocar umas 4 lampadas tubulares em quadrado no teto para iluminar o ambiente como um todo e usar as softbox para completar. Estava pesquisando algumas opções com temperatura de cor entre 5000 e 5500k mas ainda não tenho certeza sobre o que fazer.
Vocês tem alguma dica, alguma recomendação? Será que isso pode me ajudar ou esse tipo de lampada não é boa para filmagens? Vi algumas tubulares LED com temperatura de 5000, mas estou perdido.

Obrigado a atenção.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2018, 08:33:03
Use uma lampada para filmagem igual a essa:

Consome 105w e tem iluminacao de 500w com 5500k temperatura. E nao esquenta.


https://www.ebay.com/itm/Spiral-CFL-500W-OUTPUT-from-105w-Light-BULB-E26-base-5500K-T3-FLASHPOINT-FPFB105-/142148718876


Vc pode colocar no soquete no teto do seu quarto, ou comprar um stand como esse e usar a sua softbox:


https://www.fotoimpex.com/lighting/adolight-3-x-with-bulbs-3x-und-fabric-softbox.html


Davi Prata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2018, 18:32:36
Ola Croix! Eu tenho dessas na softbox. Na verdade são um pouco mais fortes, acho que 135w, não lembro exatamente.
Minha preocupação em colocar essas, principalmente mais de uma em um ponto isolado no teto é criar sombras muito fortes. Por isso pensava em tubulares, por distribuírem a luz de forma mais homogenia.
Eu comprei duas tubulares de led para testar. Meu medo é causar algum tipo de problema de frequência na imagem do vídeo, ou mesmo prejudicar muito as cores, já que são 6500k se não me engano. Não são muito fortes, teria que colocar umas 4, talvez até 6 para ter a luz que busco. E pensei em por fim colocar alguma luz mais quente 4000k?, pra compensar um pouco a temperatura de cor.
Mas como pode ver, estou perdido. É complicado fazer um projeto de iluminação sem ter dinheiro pra gastar.

Use uma lampada para filmagem igual a essa:

Consome 105w e tem iluminacao de 500w com 5500k temperatura. E nao esquenta.


https://www.ebay.com/itm/Spiral-CFL-500W-OUTPUT-from-105w-Light-BULB-E26-base-5500K-T3-FLASHPOINT-FPFB105-/142148718876


Vc pode colocar no soquete no teto do seu quarto, ou comprar um stand como esse e usar a sua softbox:


https://www.fotoimpex.com/lighting/adolight-3-x-with-bulbs-3x-und-fabric-softbox.html


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2018, 19:44:58
Ola Croix! Eu tenho dessas na softbox. Na verdade são um pouco mais fortes, acho que 135w, não lembro exatamente.
Minha preocupação em colocar essas, principalmente mais de uma em um ponto isolado no teto é criar sombras muito fortes. Por isso pensava em tubulares, por distribuírem a luz de forma mais homogenia.
Eu comprei duas tubulares de led para testar. Meu medo é causar algum tipo de problema de frequência na imagem do vídeo, ou mesmo prejudicar muito as cores, já que são 6500k se não me engano. Não são muito fortes, teria que colocar umas 4, talvez até 6 para ter a luz que busco. E pensei em por fim colocar alguma luz mais quente 4000k?, pra compensar um pouco a temperatura de cor.
Mas como pode ver, estou perdido. É complicado fazer um projeto de iluminação sem ter dinheiro pra gastar.

Penso que um guarda chuva prateado de 2 metros resolve o seu problema. Quanto mais peoximo, menos sombras:



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2018, 18:28:18
Cara os esquemas mais legais são de dois iluminadores de LED com boa potência. Você coloca cada um de um lado, num ângulo aproximado de +- 45 graus. Os LEDs da Youngnuo são muito bons e tem bom preço.  Esse aqui no Ebay, por exemplo, tem um bom preço:

https://www.ebay.com/itm/NEW-YONGNUO-YN600-Air-3200K-5500K-LED-Camera-Video-Light-AC-Power-Adapter/152632367774?hash=item2389991a9e:g:BQwAAOSwaB5XtAR~:rk:2:pf:0

Se você colocar a iluminação com dois desses e, se necessário, usa softbox de bom tamanho e bem próximo dos LEDs, terá uma iluminação bem bacana em seus vídeos.

Boas filmagens!


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2018, 23:45:54

Apareceu esse vídeo na minha timeline e me lembrei desse tópico.
Pode te dar algumas idéias.

No mais, essa ideia de luzes no teto não é uma boa, assista o vídeo que ele mostra uma solução melhor e mais barata.


Davi Prata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2018, 15:30:36
Obrigado a todos pelas mensagens, vou responder na mesma mensagem para não complicar o tópico.
E também, queria dar um pouco de contexto.
O canal que gravo os vídeos é sobre costura, então, me perdoem minha falta de criatividade, mas acredito que reduz um pouco a margem para luzes mais dramáticas, já que mostrar tudo de forma bem clara é importante.

Essa imagem é do quarto antigo. Tinha uma janela boa e sempre que possível eu aproveitava a luz natural. Infelizmente bastava escurecer um pouco ou entrar uma nuvem e acabava com a qualidade do vídeo. No quarto atual, além de ter apenas uma janela pequena, que entra pouca luz, quero eliminar completamente ela da equação, pra ter o máximo de controle da luz.

Croix, antes de comprar os meus dois softbox atuais eu tinha tentado dois guarda chuvas prateados, e se não me engano tinham a mesma lampada de 135, ou 150w. Porém eu não sentia a iluminação tão boa, e as sombras eram mais definidas. Não me agradou tanto, por isso acabei fazendo a troca. Não lembro o tamanho deles, mas definitivamente não tinham 2 metros. Mas acho que isso poderia ser um problema, o quarto não é muito grande, não sei se sobraria espaço para "manobra". Como você lida com isso?

Cheferson, eu tenho visto muito esses iluminadores LED, realmente tem ótimas opções por preço interessante. Mas me preocupa um pouco a sombra, será que não fica muito forte?
Essa posição que você falou de 45 graus é +- como coloco meus softbox atualmente, sendo em algo em torno de 45 graus e normalmente um com a luz vindo de cima e outro vindo de baixo, pra diminuir sombras e reflexos nos óculos.

Di Torres, assisti o vídeo, tem algumas dicas bem interessantes! O todo eu não posso usar, justamente por precisar ter um ambiente muito bem iluminado, principalmente nos momentos em que filmo os detalhes da costura, mas gostaria de conseguir "definir" um pouco melhor a cena. Com sombra e luz acho que não consigo, mas poderia tentar com luzes com alguma cor diferente.

Muito obrigado a atenção que todos estão dando!