Autor Tópico: Monitor 4k para edição de fotos  (Lida 30142 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Novembro de 2018, 19:54:57
Os preços estão caindo, e são vários modelos 4K com suporte para 1 bilhão de cores, de várias marcas.

Os colegas tem alguma sugestão??? Com preço por volta de R$ 1.500 com tamanho abaixo de 30 polegadas???

Por exemplo:
Samsung LED 28" 4K Ultra HD LU28E590DS
https://www.americanas.com.br/produto/125066855/monitor-game-mode-led-28-4k-ultra-hd-lu28e590ds-samsung

Philips LED 28" Ultra HD 4K 288P6LJEB/57 com Auto Falantes Integrados
https://www.americanas.com.br/produto/120072691/monitor-led-28-widescreen-ultra-hd-4k-288p6ljeb-57-com-auto-falantes-integrados-philips
https://www.philips.com.br/c-p/288P6LJEB_57/brilliance-monitor-lcd-ultra-hd-4k
Conhecimento importa mais que equipamento.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2018, 09:24:35
Lindsay,

Conseguiu maiores informações sobre esses monitores, tais como se são calibráveis (não encontrei informações sobre o tipo de painel que usam) e qual espaço de cor cobrem?

Sds,

Carlos


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2018, 10:45:47
Cresci o olho nesse Samsung aí, haha. Se ele for calibrável e tal, seria uma boa opção em questão de Custo x Benefício em comparação a um Dell Ultrasharp, não?

Já esse da Phillips eu vi em algum outro forum uma galera descendo a lenha nele, falando que estão desovando pq não presta e etc...
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 10:46:19 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2018, 12:12:24
Lindsay,

Conseguiu maiores informações sobre esses monitores, tais como se são calibráveis (não encontrei informações sobre o tipo de painel que usam) e qual espaço de cor cobrem?

Sds,

Carlos

Cresci o olho nesse Samsung aí, haha. Se ele for calibrável e tal, seria uma boa opção em questão de Custo x Benefício em comparação a um Dell Ultrasharp, não?

Já esse da Phillips eu vi em algum outro forum uma galera descendo a lenha nele, falando que estão desovando pq não presta e etc...

Bom dia pessoal.

Realmente o preço desses dois monitores é tentador, mas depois de pesquisar, acabei não ficando com nenhum deles.
o Principal motivo de mudar a escolha foi o fato de que ambos não são painéis IPS. Como são painéis TN acaba tendo o problema do ângulo de visibilidade, ou seja tem uma posição correta para ver as cores, se mudar de posição ocorrem alterações.

Além disso descobri que um monitor pequeno 4k (28" é pequeno para 4k), apesar de permitir uma melhor resolução a nível de "DPI" encontrei relatos de que visualmente na pratica não é tanta diferença assim, além do que vai ter que aumentar o tamanho ou escala das fontes e dos ícones, para ficar visualização no padrão normal do Windows.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2018, 15:27:58
Desconfiei quando vi que não dizia ser IPS em nenhum lugar das especificações, queria confirmar mesmo. Valeu!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2018, 17:23:52
Desconfiei quando vi que não dizia ser IPS em nenhum lugar das especificações, queria confirmar mesmo. Valeu!

É então. Parece que quando um monitor é IPS eles fazem questão de enfatizar essa informação. E quanto é TN eles escondem a todo custo  >:(
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2018, 17:40:36
Desconfiei quando vi que não dizia ser IPS em nenhum lugar das especificações, queria confirmar mesmo. Valeu!

É então. Parece que quando um monitor é IPS eles fazem questão de enfatizar essa informação. E quanto é TN eles escondem a todo custo  >:(

Eu fiquei doidão quando vi o preço deles, 4K por menos de $2k   :shock: mas depois....  :eek:
Conhecimento importa mais que equipamento.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2018, 19:09:19
comprar monitor no Brasil é sempre uma tristeza. eu sempre confiro reviews na gringa

o ruim é q a maioria dos monitores recentes tão saindo como gamers. eu msm gostaria de um IPS 27" 1080p num preço convidativo mas nunca acho


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 08:21:04
Edtava atrás d um monitor maior, mas como estou ficando em Minas Gerais por conta de cuidar d meu terreno e construção não poderia comprar o Dell d 27 q custa cerca de 3000 reais. Levei o meu LG d 23 para Minas e estava sem monitor no Rio. Achei um LG IPS d 29 ultra wide. Paguei 1000 reais. Cobre 99% do RGB e calibrado  consegue delta E menor q 2 o q é ótimo. O painel estava confuso d saber se era 6 bits ,+ frc ou 8 bits. Parece q é 6 +frc. O formato da tela ultra wide é excelente para fotos horizontais , é bem largo, muito grande, A altura dele é meio centímetro maior q meu LG IPS d 23 o q é bom.  Sem centilamento. D quebra vem com alto falantes, q estão longe de serem bons, mas q quebram um galhão para coisas normais. Os LGs IPS de 23 atuais da LG são muito bons monitores para fotografia se levarmos em conta q custam cerca de 650 reais. Esse q comprei achei melhor q meu de 23. Não esperem o milagre de um Dell 2716 com painel premiun, mas vejam : o Dell vc paga 3 mil e este LG vc consegue por 1000 , compra 3 monitores e vc vai conseguir editar suas fotos com muito boa margem d segurança apenas estando bem ajustado via olhômetro e tarjet  q é o q eu faço. Não perco mais tempo e dinheiro com calibradores caros e suas complicações. No mundo real dos minilabs, q são todos RGB , não tenho inconsistência dignas d nota, ja deixo meu monitor ajustado para RGB usado no mercado. Saídas maiores em CYMK, aqui no Rio tem com eles já ajustados para o padrão dos minilabas q usam.   Se alguém quiser um monitor honesto,  bem grande e barato pode fazer a festa neste LG 29 pol uw :  29wk600.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 08:33:16 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 16:13:21
Edtava atrás d um monitor maior, mas como estou ficando em Minas Gerais por conta de cuidar d meu terreno e construção não poderia comprar o Dell d 27 q custa cerca de 3000 reais. Levei o meu LG d 23 para Minas e estava sem monitor no Rio. Achei um LG IPS d 29 ultra wide. Paguei 1000 reais. Cobre 99% do RGB e calibrado  consegue delta E menor q 2 o q é ótimo. O painel estava confuso d saber se era 6 bits ,+ frc ou 8 bits. Parece q é 6 +frc. O formato da tela ultra wide é excelente para fotos horizontais , é bem largo, muito grande, A altura dele é meio centímetro maior q meu LG IPS d 23 o q é bom.  Sem centilamento. D quebra vem com alto falantes, q estão longe de serem bons, mas q quebram um galhão para coisas normais. Os LGs IPS de 23 atuais da LG são muito bons monitores para fotografia se levarmos em conta q custam cerca de 650 reais. Esse q comprei achei melhor q meu de 23. Não esperem o milagre de um Dell 2716 com painel premiun, mas vejam : o Dell vc paga 3 mil e este LG vc consegue por 1000 , compra 3 monitores e vc vai conseguir editar suas fotos com muito boa margem d segurança apenas estando bem ajustado via olhômetro e tarjet  q é o q eu faço. Não perco mais tempo e dinheiro com calibradores caros e suas complicações. No mundo real dos minilabs, q são todos RGB , não tenho inconsistência dignas d nota, ja deixo meu monitor ajustado para RGB usado no mercado. Saídas maiores em CYMK, aqui no Rio tem com eles já ajustados para o padrão dos minilabas q usam.   Se alguém quiser um monitor honesto,  bem grande e barato pode fazer a festa neste LG 29 pol uw :  29wk600.
Bom, eu não consegui comprar um bom monitor 4K devido a minha disponibilidade de investimento, e voltei meu pensamento em busca de custo beneficio. Pesquisei todos os modelos 29 ultrawide da LG que estavam no mercado no ano passado, tem uns 4 ou 5 modelos nas lojas, e acabei comprando mesmo esse monitor LG 29WK600 Ultrawide 21:9, que na época era o ultimo modelo lançado pela LG, não sei se hoje existe algo mais novo.

Eu usava 2 monitores DELL FHD de 24" lado a lado, e isso me ocupava um espaço enorme na mesa, e agora com esse ultrawide ficou bem mais confortável. Paguei nele algo por volta de R$ 1.200,00 (antes do natal).

Eu calibrei ele quando chegou, e, pra ficar da maneira que gosto de usar (gamma e luminancia). Ele ficou melhor calibrado do que com as regulagens padrão que já vem gravadas na memória do monitor.

Estou super satisfeito com ele. Ainda tenho os DELL ultrasharp aqui em outras maquinas, e realmente não consigo perceber diferenças entre eles, mesmíssima coisa.

Eu tbm super recomendo esse monitor.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 16:18:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2019, 17:22:17
Bom, eu não consegui comprar um bom monitor 4K devido a minha disponibilidade de investimento, e voltei meu pensamento em busca de custo beneficio. Pesquisei todos os modelos 29 ultrawide da LG que estavam no mercado no ano passado, tem uns 4 ou 5 modelos nas lojas, e acabei comprando mesmo esse monitor LG 29WK600 Ultrawide 21:9, que na época era o ultimo modelo lançado pela LG, não sei se hoje existe algo mais novo.

Eu usava 2 monitores DELL FHD de 24" lado a lado, e isso me ocupava um espaço enorme na mesa, e agora com esse ultrawide ficou bem mais confortável. Paguei nele algo por volta de R$ 1.200,00 (antes do natal).

Eu calibrei ele quando chegou, e, pra ficar da maneira que gosto de usar (gamma e luminancia). Ele ficou melhor calibrado do que com as regulagens padrão que já vem gravadas na memória do monitor.

Estou super satisfeito com ele. Ainda tenho os DELL ultrasharp aqui em outras maquinas, e realmente não consigo perceber diferenças entre eles, mesmíssima coisa.

Eu tbm super recomendo esse monitor.

Pois é. Estava de olho no Dell 2716 ou 17 q ficam por volta de 2800/2900. Mas como havia dito, estou numa luta com o início em Minas Gerais com o Terreno q comprei e obra q irei começar, cada tostão economizado é muito importante. De repente vi esse modelo da LG e cai nas pesquisas. Os elogios sobre ele são fartos nos fóruns. A maioria surpresa com o q ele entrega custando o q custa. Estou muito satsfeito com ele, muito mesmo. Me atende exatamente no q eu queria: Uma área maior para editar no formato paisagem mas sem ser menor na vertical q meu outro LG IPS de 23 e uns quebrados e ótima qualidade de imagem. Acertei o meu rapidinho para o padrão de impressão e revelação dominante no mercado. Com essa minha calibração olhômetro manual estou virtualmente dentro d q verei impresso. Muito recomendável. Aproveitem!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2019, 17:26:25 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 22:47:49
nunca parei pra analizar esses monitores ultrawide. obg pelas dicas!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2019, 07:01:53
nunca parei pra analizar esses monitores ultrawide. obg pelas dicas!
Só atenção: falamos desse modrlo específico da LG. O de 25 ultrawide é muito pequeno em altura, não é boa escolha ao meu ver. O d 32 deles fica bacana para altura, mas a resolução já começa não ser ideal pelo tamanho da tela bem maior. Esse d 29 fica no melhor dos mundos. Outras marcas??? Esqueça, não tem , salvo os Dells de 27 q custam 3 vezes mais.
« Última modificação: 01 de Março de 2019, 07:03:35 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #13 Online: 01 de Março de 2019, 07:39:42
Só atenção: falamos desse modrlo específico da LG. O de 25 ultrawide é muito pequeno em altura, não é boa escolha ao meu ver. O d 32 deles fica bacana para altura, mas a resolução já começa não ser ideal pelo tamanho da tela bem maior. Esse d 29 fica no melhor dos mundos. Outras marcas??? Esqueça, não tem , salvo os Dells de 27 q custam 3 vezes mais.

vlw pelas dicas colega! ontem msm pesquisei um pouco e devo ficar com o 34" ultrawide. ele tem a mesma altura de um monitor wide de 27". o comprimento horizontal aumenta porém a resolução tb aumenta (de 1920 pra 2500 ou algo parecido com isso), entao acompanha o incremento horizontal. li alguns reviews profissionais reclamando da resolução mas os reviews de usuários reais todos relatam que nao percebem problema com a resolução. q dependendo do uso pode ser otimo visto que os caracteres e simbolos nao ficam tao pequenos na tela. e de vdd? ultimamente to acreditando mais nos reviews de usuarios da amazon do q reviews de sites especializados rs

mas realmente um monitor full HD 27" wide / 34" ultrawide é um certo limite a depender do uso. problema é que um monitor 2k ou 4k já é o dobro do preço rs ontem ele tava com desconto na kalunga a uns $1.850 mas estava indisponivel pra compra, sem estoque. hj fui ver e ja aumentaram o preço rs vou continuar acompanhando e quando chegar em uns $1800, $1.900 eu puxo o gatilho. vlw!

ps. algo que pra mim é super importante: em relação a ergonomia, o monitor de 34" tem ajuste de altura. o de 29" nao tem
« Última modificação: 01 de Março de 2019, 07:52:31 por jeans »


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #14 Online: 01 de Março de 2019, 07:46:57
pra quem tiver interesse e futuramente for visualizar o topico, esse site compara tamanhos de tela:

http://www.displaywars.com/27-inch-16x9-vs-34-inch-21x9

http://www.displaywars.com/23-inch-16x9-vs-29-inch-21x9

coloquei as duas resoluções ultrawide citadas no topico em comparação a suas variantes wide em altura mas da pra fazer todo tipo de comparação alterando os parametros

29" ultrawide é similar em altura a 23" wide
34" ultrawide é similar em altura a 27" wide

boas compras a todos
« Última modificação: 01 de Março de 2019, 07:50:35 por jeans »