Autor Tópico: Monitor 4k para edição de fotos  (Lida 30499 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #90 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 11:27:15
E TV não calibra com calibrador externo normalmente não?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #91 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 12:01:58
E TV não calibra com calibrador externo normalmente não?

Minhas TVs não têm controle individual de R, G e B. Sem isso, meu calibrador nem começa a calibrar.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #92 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 12:24:25
Minhas TVs não têm controle individual de R, G e B. Sem isso, meu calibrador nem começa a calibrar.



Eu calibro a tela do meu notebook sem esses controles rgb.
Pensei que TV fosse igual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #93 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 12:39:17
Eu calibro a tela do meu notebook sem esses controles rgb.
Pensei que TV fosse igual.

Calibra. Mas aqui, o DisplayCal já avisa que a calibração não vai ficar boa porque a cor não está neutra o suficiente.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 13:31:39
Pois é.
Tv é para lazer e monitor é para trabalho/jogos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #95 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 14:09:53
Calibra. Mas aqui, o DisplayCal já avisa que a calibração não vai ficar boa porque a cor não está neutra o suficiente.

Ah, mas com certeza é melhor do que deixar sem calibrar rsrs
Vale para uma emergência.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #96 Online: 24 de Fevereiro de 2023, 13:29:02
Pessoal,

Finalmente cheguei uma decisão e ja comprei um monitor novo, segui a sugestão do @Lindsay, e adquiri o Pichau Perseus Pro!! Eu estava na duvida dele, ou o Samsung U28R550 ou o LG 27UL500. Esse LG ultimamente diminuiu a quantidade de lojas vendendo ele e o preço subiu está na casa de R$ 2100 a vista em pix , boleto e parcelado ainda mais que isso. O Samsung tem bastante oferta e o preço a vista acha sem dificuldade por menos de 2mil mas o preço a prazo sempre fica mais de 2k. Mas eu "virei a internet de cabeça pra baixo e chacoalhei " e não achei nenhum lugar que mostre com uso de calibrador (e não via palpite subjetivo) sobre o espaço de cor desse monitor e a precisão e no site da Samsung BR tem um bocado de reclamação dele.

Enfim, aí escolhi o Pichau, que mesmo não sendo 4k, mas esses dias achei ele por R$ 1650 na Amazon e nesse valor podendo parcelar em 10 vezes. Quando ele chegar aqui eu posto minhas impressões dele, o resultado da calibragem. se bem que tem um review dele do canal Avmakers que fizeram teste com calibrador e cara mostrou que o Pichau cumpre o que promete nesse quesito. ah, e pra mim um monitor com a base com regulagem de altura vai ser importante. Eu sinceramente não sei se o Pichau tem PIP/PBP (depois confirmo), mas a vdd que com meu Philips falecido tem mas nunca usei pra valer, sempre preferi comutar imagem entre note do meu trabalho e o  desktop do que dividir a tela.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2023, 13:35:37 por dlgoes »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #97 Online: 28 de Fevereiro de 2023, 18:05:14
Já chegou o Perseus aqui em casa.

Considerações iniciais:

- Uma das primeiras coisas que eu fiz depois de ligar ele, foi fazer a calibração e ver qual é o espaço de cores dele. Ele cumpre mesmo o que promete! Abaixo o resultado da calibração:



Porém essa calibração foi com o brilho "default" na casa de uns 310 candelas. Quando eu tentei fazer com brilho em 120 cd, baixando o valor do brilho pro zero praticamente não foi suficente pra chegar a 120cd, aí  quando tentei abaixar junto com o contraste e o black level pra luminosidade ficar em 120 cd, aí interfiriu no resultado da calibração (provavelmente mudei algo que não deveria), diminuindo o espaço de cor. Preciso entender como baixar o brilho e outros valores sem interferir nisso.

- Assim como era no Philips, ele tem um botão estilo joystick para todas funções inclusive ligar e desligar. E esse botão achei bem fajuto ainda pior que era o Philips , o movimento dele pra cima ta bem ruinzinho pra acionar.

- Confirmei que ele não tem função de PIP/PBP.


« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2023, 18:06:52 por dlgoes »