Fui fotografar o presidente de uma grande rede de farmácias. Um retrato corporativo porque ele tinha entrado no cargo aquele mês e precisava de fotos para release. Quando cheguei na sede, antes de começar a montar o "estúdio" encontrei com ele e em uma breve conversa veio a pergunta "vai usar qual lente para as fotos?". Respondi e com isso descobri que ele gosta muito de fotografia e tem bastante equipamento. Me perguntou algumas coisas, trocamos ideias sobre locais para fotografar, fotos de viagens, etc.
Não vejo a pergunta com relação ao equipamento como ruim ou entrave. Pode ser curiosidade, desinformação ou apenas uma formalidade para que não chegue alguém com uma compacta fazendo besteira. Todo questionamento de cliente tem um objetivo e às vezes pode até ser uma forma de ele testar a sua receptividade. Eu já acostumei em ouvir "qual a câmera que você usa?", "especifique no pedido de compra os equipamentos" mas a pior de todas é quando você está trabalhando, faz AQUELA foto incrível e o cliente fala "ah, mas também com essa câmera...". Para mim é pior. O resto pode ter um monte de fatores, inclusive compliance e equiparação de orçamento