Autor Tópico: 28-70 f2.8L ou 35 f2 USM  (Lida 2591 vezes)

GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Online: 05 de Novembro de 2018, 12:54:42
Olá pessoal!!

 :ponder:
Estive namorando uma 35mm f2, o último modelo, com IS.
Os principais motivos seriam a distância focal de 35 e desempenho de foco e ótico, outros fatores também me agradaram, como o peso, estabilizador e até a qualidade do corpo dela...

Porém vi uma 28-70, a antecessora da 24-70, acredito, com o preço próximo.
Sei que é uma lente antiga, vi até mensagens antigas aqui no próprio fórum de pessoas dizendo que preferem ela à 24-70 (versão 1), vi também alguns reviews sobre cada uma, mas são isolados.

Alguém já utilizou as 2 e pode me dizer o que achou, se tem alguma diferença entre elas que vá influenciar diretamente?

minha necessidade, pra fotos:
* Velocidade e precisão de foco, tanto em one-shot quanto servo.
* Boa qualidade ótica, se tiver pouca aberr. cr. nas bordas eu não me importo.

Obrigado!!
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2018, 13:33:06
Eu iria de 35mm IS USM por questão de gosto pessoal, creio que com 35mm em eventos da pra fazer 90% das fotos.

Eu tive a oportunidade de testar a 35mm f/2,  versão antiga, apesar do foco barulhento ele é rápido, imagino que a USM seja uma bala. E se a antiga já entrega uma qualidade de imagem bem decente acredito que a IS USM vá suprir essa qualidade brincando.

Eu já estou acostumado com os 30mm que tenho. Então no começo me senti um pouco apertadinho com a 35mm, mas isso é questão de adaptação logo passou a sensação. Pelo estilo que curto fotografar, bem perto da ação eu ficaria na dúvida entre a 35 2 IS e a 28 2.8 IS.
Já que eu fotografo com a 30mm minha assistente acabou ficando com a 35mm pra uso dela. É legal fotografar com 35mm. é uma questão de se adaptar a usar uma lente apenas o evento todo.

Ah estou falando de FF. Não sei se é seu caso.

A questão pessoal tbm inclui que não tenho curtido muito zoom, é peso extra pra nada. Assim como prefiro lentes que não sejam top (leia-se L/Art) pelo fato de serem mais compactas, tirando o caso da minha 45mm que me surpreendi com o tamanho. Como não uso ela o evento inteiro ela não pesa tanto. Diferente de uma 35 L ou da 35 Art que são grandes e pesadas.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2018, 13:37:09 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2018, 14:26:30
Eu tenho a 24-70 f/2.8 L e a 35 f/2 IS. A 28-70 bem mais antiga, dizem, é tão boa quanto a 24-70, mas como é uma lente muito velha, pode ser um problema o estado de conservação dela.
Eu gosto das duas, cada uma tem vida própria, uma não substitui a outra, recomendo ambas. Mas vou tentar ajudar na sua escolha.

A 35 f/2 IS modelo novo é bem superior ao 35mm modelo antigo. A nova é sensacional, em todos os aspectos, peso, tamanho, resolução, cores, velocidade de foco, etc.... no geral vc pode fazer tudo com a 35mm fixa. Embora possa ser mais útil em algumas situações, a 28-70 é um trambolhão, enorme e pesado.

Vai de 35mm f/2 IS, principalmente pq vc já saiu do pensamento zoom e está acostumado com fixas, tenho certeza que ao ver o resultado na tela do seu computador, vai adorar as fotos dela!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2018, 12:52:03
Eu iria de 35mm IS USM por questão de gosto pessoal, creio que com 35mm em eventos da pra fazer 90% das fotos.

Eu tive a oportunidade de testar a 35mm f/2,  versão antiga, apesar do foco barulhento ele é rápido, imagino que a USM seja uma bala. E se a antiga já entrega uma qualidade de imagem bem decente acredito que a IS USM vá suprir essa qualidade brincando.

Eu já estou acostumado com os 30mm que tenho. Então no começo me senti um pouco apertadinho com a 35mm, mas isso é questão de adaptação logo passou a sensação. Pelo estilo que curto fotografar, bem perto da ação eu ficaria na dúvida entre a 35 2 IS e a 28 2.8 IS.
Já que eu fotografo com a 30mm minha assistente acabou ficando com a 35mm pra uso dela. É legal fotografar com 35mm. é uma questão de se adaptar a usar uma lente apenas o evento todo.

Ah estou falando de FF. Não sei se é seu caso.

A questão pessoal tbm inclui que não tenho curtido muito zoom, é peso extra pra nada. Assim como prefiro lentes que não sejam top (leia-se L/Art) pelo fato de serem mais compactas, tirando o caso da minha 45mm que me surpreendi com o tamanho. Como não uso ela o evento inteiro ela não pesa tanto. Diferente de uma 35 L ou da 35 Art que são grandes e pesadas.

Então, eu to usando FF na maioria dos casos e gosto até da 50mm mas queria aquele espacinho a mais, por isso pensei na 35 msm. Então sobre o campo de visão eu acredito que ficarei satisfeito =D
Com a 28 eu acho que já abriria demais, sentiria mta diferença na maioria das fotos  :ponder:

Bom saber então, vi mtas analises msm falando da qualidade da 35... e a 28-70 como é antiga pouco se fala, e é até meio chato de encontrar uma.

Sobre o peso eu não ligava mto, mas to ligando agora!  8-)
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2018, 12:56:46
Eu tenho a 24-70 f/2.8 L e a 35 f/2 IS. A 28-70 bem mais antiga, dizem, é tão boa quanto a 24-70, mas como é uma lente muito velha, pode ser um problema o estado de conservação dela.
Eu gosto das duas, cada uma tem vida própria, uma não substitui a outra, recomendo ambas. Mas vou tentar ajudar na sua escolha.

A 35 f/2 IS modelo novo é bem superior ao 35mm modelo antigo. A nova é sensacional, em todos os aspectos, peso, tamanho, resolução, cores, velocidade de foco, etc.... no geral vc pode fazer tudo com a 35mm fixa. Embora possa ser mais útil em algumas situações, a 28-70 é um trambolhão, enorme e pesado.

Vai de 35mm f/2 IS, principalmente pq vc já saiu do pensamento zoom e está acostumado com fixas, tenho certeza que ao ver o resultado na tela do seu computador, vai adorar as fotos dela!!!

Sobre o tempo da lente, realmente é até visível que já está com um desgaste nas que eu vi. O funcionamento está ok, mas acredito que o flat já esteja na sobrevida, as borrachas ressecadas, coisas que são naturais com o tempo msm...

Ah, sobre as qualidades dela, eu não ligava mto pra cor até um tempo atrás, mas vi que isso faz diferença depois que comprei a 70-200!

O peso, como respondi pro Pablo, hj é um fator importante pra mim!
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2018, 13:05:00
Obrigado Lindsay e Pablo pelas respostas!! Tava tendendo e ficarei de 35mm msm!

Meu kit atual é: 17-40 f4L, 50 1.8 STM e 70-200 f4L
A 70-200 é a que eu menos uso, questão de espaço msm, mas gosto mto!
a 17-40 eu uso praticamente só em 17 quando preciso fazer foto muito aberta (parece um tok, mas quando uso lente zoom costumo ficar sempre no mínimo e máximo das dist focais  :shock:), e a 50 1.8 eu fico quase o tempo todo...

Eu tô gostando mais de fixas atualmente, me sinto mais desafiado ao ter que me movimentar mais sem ficar mexendo apenas com o zoom e também percebi que a qualidade ótica é no geral um pouco melhor! (fora o peso)

Vou esperar agora essa black fraude e ver se melhoram um pouco os preços, já tenho noção durante o ano como q estavam.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2018, 13:05:50 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2018, 13:23:56
Hehe, mesmo quando pego lente zoom sempre dou aquele passo a frente ou atras, esqueço do anel. Faz tempo que não tenho mais zoom no kit.

Uma pena não termos uma 18mm fixa no set da Canon. Podia ser uma pancake igual a fuji. Tem a EF 20mm 2.8 mas é cara demais. e a 24 STm já fecha o ângulo além da conta.

Quando tinha minha 40D e a 18-55 era quase sempre em 18mm que eu usava. É um ângulo parecido aos meus 30mm hoje no FF
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2018, 12:22:58
rsrsrs pois é! Eu tenho a mania de usar sempre no máximo e mínimo, só percebo depois, é involuntário msm!
Eu tive a 24 STM, aquela pancake, usava até bem... vendi depois de comprar uma Sigma 17-70, puta lente!
Mas usava a Sigma mto em 17 e 70, como disse, deve ser um tipo de tok... rsrs

As fixas da Sigma me chamam mto a atenção, 35 1.4, 50 1.4, 24, 30... só que são mto caras!
Vou ver esse fim de mês se consigo um bom preço na 35 f2!
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2018, 12:53:45
rsrsrs pois é! Eu tenho a mania de usar sempre no máximo e mínimo, só percebo depois, é involuntário msm!
Eu tive a 24 STM, aquela pancake, usava até bem... vendi depois de comprar uma Sigma 17-70, puta lente!
Mas usava a Sigma mto em 17 e 70, como disse, deve ser um tipo de tok... rsrs

As fixas da Sigma me chamam mto a atenção, 35 1.4, 50 1.4, 24, 30... só que são mto caras!
Vou ver esse fim de mês se consigo um bom preço na 35 f2!

Te faço um preço bom na minha 30mm 1.4 Art hehe :assobi:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2018, 12:07:10
Te faço um preço bom na minha 30mm 1.4 Art hehe :assobi:

 :D :D
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2018, 12:20:09
Pra mim a vantagem de zoom não está em você não precisar ficar andando pra la e pra ca, mas sim no controle de distorção de perspectiva.

Tem cenas que ficam melhor em 50mm, outras em 24mm, outras em 70mm, etc.
Eu fico andando pra la e pra cá, mesmo com zoom, pois a distância do assunto pode modificar muito a cena. E, muitas vezes, a distância ideal para um enquadramento está num número quebrado, 47mm, 66mm, 36mm... Essa é a maior vantagem do zoom na minha opinião... O controle total da distorção de perspectiva. Você pode escolher a distância ideal e fazer o enquadramento de acordo, em uma girada na lente.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, 12:25:08 por Di Torres »


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2018, 23:44:43
Pra mim a vantagem de zoom não está em você não precisar ficar andando pra la e pra ca, mas sim no controle de distorção de perspectiva.

Tem cenas que ficam melhor em 50mm, outras em 24mm, outras em 70mm, etc.
Eu fico andando pra la e pra cá, mesmo com zoom, pois a distância do assunto pode modificar muito a cena. E, muitas vezes, a distância ideal para um enquadramento está num número quebrado, 47mm, 66mm, 36mm... Essa é a maior vantagem do zoom na minha opinião... O controle total da distorção de perspectiva. Você pode escolher a distância ideal e fazer o enquadramento de acordo, em uma girada na lente.

É verdade!

Porém eu percebi em alguns trabalhos anteriores que estava variando muito a distância focal usando lentes zoom, dava uma sensação de "bagunça"...  :ponder:

Já em um dos últimos trabalhos que fiz fiquei muito com uma fixa, isso evitou de eu alternar o ângulo de visão na lente toda hora, qdo precisava de mais espaço eu ia um pouco pra trás, aí no conjunto da obra me deu uma sensação de homogeneidade, sacou?

Mas o lance de zoom que você disse, principalmente sobre os números quebrados, faz todo sentido... eu gostava mais de zoom antigamente, mas o gosto foi se alterando, é que nem o papo pedal x pedaleira... rsrs
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2018, 23:56:03
É verdade!

Porém eu percebi em alguns trabalhos anteriores que estava variando muito a distância focal usando lentes zoom, dava uma sensação de "bagunça"...  :ponder:

Já em um dos últimos trabalhos que fiz fiquei muito com uma fixa, isso evitou de eu alternar o ângulo de visão na lente toda hora, qdo precisava de mais espaço eu ia um pouco pra trás, aí no conjunto da obra me deu uma sensação de homogeneidade, sacou?

Mas o lance de zoom que você disse, principalmente sobre os números quebrados, faz todo sentido... eu gostava mais de zoom antigamente, mas o gosto foi se alterando, é que nem o papo pedal x pedaleira... rsrs
Mas é isso mesmo, usar só uma ou duas fixas em um trabalho, tem um lance de estética que o fotografo acaba imprimindo em suas fotos, vai ficando uma marca, e eu acho isso muuito legal.
Já fiz alguns trabalhos quase tudo com a 35mm, além de eventos teve até fotos de arquitetura, fica show!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2018, 12:49:38
Mas é isso mesmo, usar só uma ou duas fixas em um trabalho, tem um lance de estética que o fotografo acaba imprimindo em suas fotos, vai ficando uma marca, e eu acho isso muuito legal.
Já fiz alguns trabalhos quase tudo com a 35mm, além de eventos teve até fotos de arquitetura, fica show!!!

Isso, cria uma identidade, junto com alguns outros fatores também.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2019, 16:05:11
Pessoal, uma análise meio atrasada...

Comprei a 35mm IS no final do ano passado porém veio com problemas, o diafragma às vezes não obedecia e dava erros de comunicação com o corpo. Devolvi, recebi o $ de volta e tudo bem...
Depois comprei outra nesse ano e veio td ok.

Consegui fazer um teste na prática na semana passada, pq testar em casa só com objetos não dá uma referência bacana...

Todas as características que ouvi de vcs e de análises pela internet conferem, mas têm 2 coisas q me chamaram mais a atenção:

O foco é realmente muito rápido, mais do que eu esperava. Em festa infantil eu pude fazer uma "prova de fogo".
As cores captadas são muito agradáveis, pra pós já ajuda muito.
A nitidez em abertura máxima é muito aceitável e o desfoque é suave.
[edit] não testei ao extremo o IS, mas consegui fazer retratos com 1/40 sem tremer nada.

Obrigado novamente pelas opiniões, pra mim foi uma ótima compra. Recomendo!

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 16:06:30 por GRAUBY »
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto