Autor Tópico: Sigma 150-600 Contemporary  (Lida 4533 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 05 de Novembro de 2018, 14:22:21
Pessoal, andei lendo algumas postagens antigas aqui no forum sobre essa lente, a maioria de 1 ano atrás.. Então resolvi perguntar pra ver se tem informação nova.

Alguém aqui usa essa lente, Sigma 150-600 versão Contemporary?

Estou vendendo minha Canon 300mm f/4 porque está sendo um problema atualmente. Andei trocando umas lentes e agora não tenho nenhuma entre 70 e 300mm, então tá bem complicado. Muitas vezes carrego ela na mochila e não consigo usar por precisar de distancias menores que 300mm.

A ideia era comprar a Canon 100-400 versão II, mas pesquisando sobre essa Sigma parece que ela em alguns pontos se sai até melhor que a Canon 100-400 em questão de nitidez (pelo menos pelo que entendi da análise do photozone.de - que descobri agora que mudou de nome pra optical limits)

Como tá a questão de foco das Sigma nos corpos Canon hoje? Dá pra encarar legal ou corro risco de me arrepender? Por enquanto usaria ou numa 60D (que não tem ajuste de lente) ou numa 5D II.

Vi que tem também o Sigma Dock que propicia uns ajustes, mas não li muito a respeito ainda. Tem assistência no BR que faça isso pra gente não ter que comprar o produto??

« Última modificação: 05 de Novembro de 2018, 14:25:16 por Luciano.Queiroz »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2018, 14:40:45
Eu tenho essa lente e já levei para algumas viagens.

Te digo de início que o foco é mais lento que a 100-400mm da Canon, qualquer das versões.

Se você usar o Dock dá para ajustar a velocidade de foco, mas perde um pouco em precisão. Com os updates ficou bem melhor. Eu uso a minha numa 5DIII e numa 70D.

De forma geral, as imagens são bem boas, só que ela é pesada, creio que o dobro da 100-400. De forma geral, recomendo a lente.  Quanto à assistência no Brasil, não achei ainda.

Edição: Só para lembrar que ela não é uma lente selada, então se for fazer algo mais aventureiro ou debaixo de chuva, não é recomendável.

« Última modificação: 05 de Novembro de 2018, 14:41:58 por rdmello76 »
Canon 5D MK III - Sony A7III


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2018, 17:17:59
Eu tenho essa lente e já levei para algumas viagens.

Te digo de início que o foco é mais lento que a 100-400mm da Canon, qualquer das versões.

Se você usar o Dock dá para ajustar a velocidade de foco, mas perde um pouco em precisão. Com os updates ficou bem melhor. Eu uso a minha numa 5DIII e numa 70D.

De forma geral, as imagens são bem boas, só que ela é pesada, creio que o dobro da 100-400. De forma geral, recomendo a lente.  Quanto à assistência no Brasil, não achei ainda.

Edição: Só para lembrar que ela não é uma lente selada, então se for fazer algo mais aventureiro ou debaixo de chuva, não é recomendável.



Legal... e que tu achou da nitidez geral dela??

Foco é lento a ponto de dar raiva ou só é um pouco lento?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2018, 17:18:17 por Luciano.Queiroz »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2018, 17:52:45
Hehe. Não dá raiva não. Ela é perceptivelmente mais lenta que as da Canon, mas treinando um pouco dá para pegar a manha da lente e consiguir bastante coisa em foco.

Quanto à nitidez. Eu percebo que a minha tem nitidez de muito boa a excelente entre 300 e 500/550 mm, com a menor abertura possível. Em 600mm a imagem não é tão nítida e tem que fechar para um f8-f10 para conseguir uma melhora, só que tem muita câmera que o AF não funciona assim tão fechada. É algo para se considerar.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2018, 18:15:15
Hehe. Não dá raiva não. Ela é perceptivelmente mais lenta que as da Canon, mas treinando um pouco dá para pegar a manha da lente e consiguir bastante coisa em foco.

Quanto à nitidez. Eu percebo que a minha tem nitidez de muito boa a excelente entre 300 e 500/550 mm, com a menor abertura possível. Em 600mm a imagem não é tão nítida e tem que fechar para um f8-f10 para conseguir uma melhora, só que tem muita câmera que o AF não funciona assim tão fechada. É algo para se considerar.


Legal.. valeu!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2018, 20:23:34
Eu tenho essa lente na D7200 e ontem pude testar na 7D mark II. Na 7D mark II é instantâneo o foco, na D7200 é bom.

A nitidez dela é muito boa, sempre uso em 600mm e 6.3, nada a reclamar.

Outra coisa que notei é que na D7200 ela é mais pesada que na 7D mark II.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2018, 20:25:03 por cfcsosa »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2018, 21:37:10
Eu tenho essa lente na D7200 e ontem pude testar na 7D mark II. Na 7D mark II é instantâneo o foco, na D7200 é bom.

A nitidez dela é muito boa, sempre uso em 600mm e 6.3, nada a reclamar.

Outra coisa que notei é que na D7200 ela é mais pesada que na 7D mark II.

É, o sistema de foco da câmera também faz diferença.

E mesmo em 600mm é completamente usável a foto, mas achei que em distâncias focais menores e toda aberta, ficou melhor.

Em relação ao peso, talvez seja porque o corpo da 7DII seja mais pesado que a D7200. No manual os dois modelos tem peso idêntico.
Canon 5D MK III - Sony A7III


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2018, 06:55:27
Também uso ela em uma D7200 e estou muito satisfeito. Superou minhas expectativas.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2018, 10:49:38
E mesmo em 600mm é completamente usável a foto, mas achei que em distâncias focais menores e toda aberta, ficou melhor.

Em relação ao peso, talvez seja porque o corpo da 7DII seja mais pesado que a D7200. No manual os dois modelos tem peso idêntico.


realmente, em 600mm a abertura melhor dela é f/8.. se deixar em 6.3 (a máxima) vai perder um pouco.. isso segundo o Optical Limits http://www.opticallimits.com/canon_eos_ff/1009-sigma150600f563c?start=1


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2018, 10:50:09
Valeus os comentários LeandroR e cfcsosa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2018, 10:57:13
Fico pensando no uso de uma lente tão longa.

Tive problemas no Pantanal mês passado com 300mm + TC 1.4 por causa do calor e mormaço.. Roubou toda a nitidez de muitas fotos. Algumas chegando a ponto de não servirem pra nada além de instagram. Com 600mm esse efeito só pioraria...


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2018, 13:52:12
Fico pensando no uso de uma lente tão longa.

Tive problemas no Pantanal mês passado com 300mm + TC 1.4 por causa do calor e mormaço.. Roubou toda a nitidez de muitas fotos. Algumas chegando a ponto de não servirem pra nada além de instagram. Com 600mm esse efeito só pioraria...

E isso acontece mesmo. Em lugares muito úmidos e quentes o efeito do calor é bem aparente nas distâncias focais mais longas. Mas tem fotos que só são possíveis com esse alcance (por exemplo, o que eu já enfrentei, reservas ambientais para as quais você não pode desembarcar ou adentrar na mata).

Falando nisso, estou pensando em comprar um TC, que ainda não tenho. O teu é Canon. Recomendas?

 
Canon 5D MK III - Sony A7III


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2018, 14:01:09
E isso acontece mesmo. Em lugares muito úmidos e quentes o efeito do calor é bem aparente nas distâncias focais mais longas. Mas tem fotos que só são possíveis com esse alcance (por exemplo, o que eu já enfrentei, reservas ambientais para as quais você não pode desembarcar ou adentrar na mata).

Falando nisso, estou pensando em comprar um TC, que ainda não tenho. O teu é Canon. Recomendas?

 

Sim... concordo contigo.. tô bem propenso a arriscar nessa lente viu.. Mesmo que perca um pouco de qualidade em 600mm acho que pode ser mais vantagem que cortar uma foto feita com 400 pra chegar no campo visual de 600..

Meu TC é o Kenko 1.4x Teleplus pro 300 .. Faz tempo que tenho ele, comprei no ebay na época que dolar era perto de 2,50.. Gosto bastante dele.

Fiz vários testes dele na minha Canon 300mm f/4 L e não percebi perda significativa na qualidade de imagem. Acho um ótimo custo benefício, cerca de 1/3 do preço do original Canon.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2018, 14:29:51
Sim... concordo contigo.. tô bem propenso a arriscar nessa lente viu.. Mesmo que perca um pouco de qualidade em 600mm acho que pode ser mais vantagem que cortar uma foto feita com 400 pra chegar no campo visual de 600..

Meu TC é o Kenko 1.4x Teleplus pro 300 .. Faz tempo que tenho ele, comprei no ebay na época que dolar era perto de 2,50.. Gosto bastante dele.

Fiz vários testes dele na minha Canon 300mm f/4 L e não percebi perda significativa na qualidade de imagem. Acho um ótimo custo benefício, cerca de 1/3 do preço do original Canon.

Olha, eu recomendo bastante. O único senão da versão "C" é que a vedação dela é mínima, então é preciso ficar ligado aonde vai usar, E, claro, o peso. Fora isso, muito satisfeito. A versatilidade de 150mm a 600mm torna ela bem mais prática do que parece.

Sobre o TC, na BH ele é bem avaliado, mas eu não conhecia ninguém que tivesse um. Bom saber.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2018, 14:55:22
Olha, eu recomendo bastante. O único senão da versão "C" é que a vedação dela é mínima, então é preciso ficar ligado aonde vai usar, E, claro, o peso. Fora isso, muito satisfeito. A versatilidade de 150mm a 600mm torna ela bem mais prática do que parece.

Sobre o TC, na BH ele é bem avaliado, mas eu não conhecia ninguém que tivesse um. Bom saber.

cheguei a fazer um review dele aqui no forum na época.. pena que as fotos não estão no servidor mais.. https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105899.0