Autor Tópico: Camera iniciante fotos de produtos  (Lida 1914 vezes)

NiLoTKD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Novembro de 2018, 19:06:23
Boa tarde pessoal,

Sou iniciante no mundo da fotografia e gostaria da ajuda de vocês.
Já devem estar cansados de responderem isso, mas gostaria de saber qual equipamento vocês me indicam pra começar a fotografar com foco em produtos.

Ano que vem pretendo começar minha faculdade de gastronomia e junto disso quero me focar em tirar fotos dos produtos, porém, não faço a mínima ideia de por onde começar e o que comprar.

Pelas pesquisas que andei fazendo o ideal seria comprar uma Canon t6i e uma lente, mas não sei se é por ai que devo começar, poderiam me ajudar?

Obrigado!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2018, 23:38:54
Gastronomia e produtos são coisas diferentes, qual dos dois é? Qual orçamento você tem disponível?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2018, 09:51:18
O verdadeiro pulo do gato na fotografia de produtos e comida não está na câmera ou mesmo lente. Está na iluminação.

Pode começar perfeitamente com uma câmera de entrada e a lente do kit (18-55mm) e investir um pouco mais em iluminação. Além da câmera de entrada poderia sugerir

1 tripé
1 flash
1 softbox
1 rebatedor 5x1

Independente do material, o que mais faz diferença é o conhecimento. Recomendo o Canal The Bite Shot (em inglês): https://www.youtube.com/channel/UCsM3clfP0vfMFlnf2tde41A
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


NiLoTKD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2018, 18:06:24
Citar
Gastronomia e produtos são coisas diferentes, qual dos dois é? Qual orçamento você tem disponível?

Me desculpe, acabei misturando os dois. Na verdade é apenas Gastronomia.
Eu tenho como investimento uns 4k.

Obrigado por responder

Citar
O verdadeiro pulo do gato na fotografia de produtos e comida não está na câmera ou mesmo lente. Está na iluminação.

Pode começar perfeitamente com uma câmera de entrada e a lente do kit (18-55mm) e investir um pouco mais em iluminação. Além da câmera de entrada poderia sugerir

1 tripé
1 flash
1 softbox
1 rebatedor 5x1

Independente do material, o que mais faz diferença é o conhecimento. Recomendo o Canal The Bite Shot (em inglês): https://www.youtube.com/channel/UCsM3clfP0vfMFlnf2tde41A

Muito obrigado! Vou seguir o canal


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2018, 19:19:06
O segredo para gastronomia, como já foi dito, é a iluminação. Como você terá um grande controle sobre ela, não há tanta necessidade de uma câmera "top".

Dê uma estudada para a questão de iluminação, qual estilo te agrada mais, e como conseguir esse resultado. A principio eu diria para você comprar no mínimo um softbox grande e um rebatedor, com isso já dá pra fazer uns arranjos legais, com mais um softbox pequeno aí sobe pra outro nível, em questão de qualidade, opções e também de dificuldade. Por isso estudar iluminação é bem importante. (junto com softbox está incluído flash ou tocha, dependendo da sua preferencia, tripés para cada item)

Para a câmera em si um BOM tripé é essencial, muitas vezes você utilizará velocidades baixas para conseguir certos resultados, ou mesmo quando não utilizar o ideal é ter uma estabilidade no enquadramento para você ajustar os detalhes da composição. A câmera pode ser mais simples por agora, para você se habituar a fotografia, uma de entrada nova ou uma melhorzinha mais antiga, as opções são vastas (Canon TXX*, Nikon DXXXX*, Fuji XE, etc, *X=algum numero do modelo).
O mais importante nesse momento será a lente, em um sensor menor como o dos modelos citados eu diria para você ter duas, uma mais aberta para trabalhar a criatividade da composição (Algo por volta dos 24mm), uma mais fechada para dar um foco maior nos pratos com qualidade (50mm ou pouco mais), uma lente do Kit pode te dar a versatilidade das duas, mas não a mesma qualidade (com exceção da 18-55mm da fuji, que é muito boa), então estude bem suas opções de acordo com o seu orçamento :ok: