Autor Tópico: Canon EOS R - Vale arriscar uma troca?  (Lida 9069 vezes)

jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Online: 11 de Novembro de 2018, 20:58:25
Bem, nunca fui muito fã de ML, inclusive já bati muita boca aqui no fórum por causa disso, mas vendo a EOS R e o investimento no novo mount que a Canon está fazendo, confesso que bateu uma vontade de arriscar uma troca.

Atualmente tenho a 5D MK IV, que por sinal é uma EXCELENTE câmera, e um bom set de lentes, incluindo: Canon 24-70mm 2.8L II, Canon 70-200mm 2.8L II IS, Canon  16-35mm 4L e Sigma 85mm 1.4 ART. A princípio poderia utilizar todas as lentes com o adaptador, mas se realmente decidir por migrar aos poucos também trocaria as lentes. Hoje faço principalmente retratos e paisagem, o grande ganho a princípio seria pra paisagem, com um pouco de diminuição de peso dos equipamentos, o que ajudaria nas trilhas, e um sensor ligeiramente melhor que o da MK IV, pelo que vi nos reviews.

E a pergunta que não quer calar é:

E aí, será que vale a pena todo o trabalho de troca de um set tão grande? Será que terei benefícios reais com o mundo ML e a EOS R? O que acham?

Grande abraço!
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2018, 22:23:36
Na minha opinião, não vale a pena, apesar da ergonomia e do AF excepcional (não testei em campo, mas pra ter uma base, muito mais rápido que a Panasonic G5, 85 e a OMD m1 mark II no mesmo ambiente e achei mais rápido que as DSLRs 5D mk4, 6D mk2, 80D e D500), eu esperaria os dois próximos lançamentos de ML da Canon, pra decidir se vale a pena, ambas devem vir acima da R (equivalente a5D mk4 e a 1DX mk2) e mesmo assim só trocaria  se a ML conseguir fazer 15 ou mais fps, sinal que o AF, realmente está equivalente ou superior aos das DSLRs da própria marca.

Boa sorte na decisão!
« Última modificação: 11 de Novembro de 2018, 22:26:37 por Marcio WH »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2018, 22:34:27
Bem, nunca fui muito fã de ML, inclusive já bati muita boca aqui no fórum por causa disso, mas vendo a EOS R e o investimento no novo mount que a Canon está fazendo, confesso que bateu uma vontade de arriscar uma troca.

Atualmente tenho a 5D MK IV, que por sinal é uma EXCELENTE câmera, e um bom set de lentes, incluindo: Canon 24-70mm 2.8L II, Canon 70-200mm 2.8L II IS, Canon  16-35mm 4L e Sigma 85mm 1.4 ART. A princípio poderia utilizar todas as lentes com o adaptador, mas se realmente decidir por migrar aos poucos também trocaria as lentes. Hoje faço principalmente retratos e paisagem, o grande ganho a princípio seria pra paisagem, com um pouco de diminuição de peso dos equipamentos, o que ajudaria nas trilhas, e um sensor ligeiramente melhor que o da MK IV, pelo que vi nos reviews.

E a pergunta que não quer calar é:

E aí, será que vale a pena todo o trabalho de troca de um set tão grande? Será que terei benefícios reais com o mundo ML e a EOS R? O que acham?

Grande abraço!

Você tem um set de equipamento que 20% dos fotógrafos possuem. A Canon R ainda é muito nova no mercado e o processador dela é uma versão melhorada da 5D Mark 4, só que sem o espelho. Obviamente que a EOS R deve ser uma câmera sensacional.

Mas eu acho que o ganho prático para seu trabalho não seria tão significativo, a não ser a questão do peso. Mas fora isso, não vejo motivo para troca já, você poderia esperar uns 2 anos pra ver se o formato ML Fullframe realmente vai vingar e matar as DSLR.

Lembrando que a Youngnuo anunciou o lançamento de uma Mirrorless com sensor Micro 4-3 com sistema Android; 4K para vídeos; e com um mount 100% compatível com a linha EF da Canon: ou seja estamos perto de haver uma fusão de peso entre câmeras Mirrorless e celulares. Postei aqui no fórum, ninguém comentou, mas eu acho uma tendência irreversível. Por isso, eu ainda acho que o momento é esperar pelo menos 2 anos, antes de decidir se vale a pena continuar ou migrar para a FF Mirrorless.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2018, 09:17:03
Bem, nunca fui muito fã de ML, inclusive já bati muita boca aqui no fórum por causa disso, mas vendo a EOS R e o investimento no novo mount que a Canon está fazendo, confesso que bateu uma vontade de arriscar uma troca.

Atualmente tenho a 5D MK IV, que por sinal é uma EXCELENTE câmera, e um bom set de lentes, incluindo: Canon 24-70mm 2.8L II, Canon 70-200mm 2.8L II IS, Canon  16-35mm 4L e Sigma 85mm 1.4 ART. A princípio poderia utilizar todas as lentes com o adaptador, mas se realmente decidir por migrar aos poucos também trocaria as lentes. Hoje faço principalmente retratos e paisagem, o grande ganho a princípio seria pra paisagem, com um pouco de diminuição de peso dos equipamentos, o que ajudaria nas trilhas, e um sensor ligeiramente melhor que o da MK IV, pelo que vi nos reviews.

E a pergunta que não quer calar é:

E aí, será que vale a pena todo o trabalho de troca de um set tão grande? Será que terei benefícios reais com o mundo ML e a EOS R? O que acham?

Grande abraço!

Eu creio que a tua câmera é melhor que a EOS R. A diferença de peso também não fica tão grande assim. Nesse final de semana saí para fotografar com a a7III + 70-200mm IS f.2.8 + adaptador. Te confesso que nesse formado, a diferença de peso para a 5d3 + 70-200mm IS f.2.8 é de 200-250 gramas, talvez.

A seleção de lentes da baioneta RF ainda é pequena, mas pelo andar da carruagem, os vidros serão tão pesados quanto os da linha L antiga.

Com relação a benefícios práticos na forma de fotografar, acho que não existem ainda, talvez a capacidade de foco em pouca luminosidade da EOS R de dê alguma vantagem. Mas a velocidade de AF ainda é maior na 5D.
Canon 5D MK III - Sony A7III


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2018, 14:24:37
Se você curte fotografia, a R mudará o que na sua fotografia ?


Se, por outro lado, melhorar a fotografia não é o seu objetivo, e você curte tecnologias emergentes, é interessante...




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Então, acho que realmente não será uma grande evolução na minha fotografia em si.

Na minha opinião, não vale a pena, apesar da ergonomia e do AF excepcional (não testei em campo, mas pra ter uma base, muito mais rápido que a Panasonic G5, 85 e a OMD m1 mark II no mesmo ambiente e achei mais rápido que as DSLRs 5D mk4, 6D mk2, 80D e D500), eu esperaria os dois próximos lançamentos de ML da Canon, pra decidir se vale a pena, ambas devem vir acima da R (equivalente a5D mk4 e a 1DX mk2) e mesmo assim só trocaria  se a ML conseguir fazer 15 ou mais fps, sinal que o AF, realmente está equivalente ou superior aos das DSLRs da própria marca.

Boa sorte na decisão!


Entendi, a questão de FPS pra mim é bem irrelevante, o tipo de fotografia que faço não me exige isso, uma das coisas que eu gostaria de experimentar no mundo ML é justamente o AF, principalmente os pontos de foco espalhados por todo sensor, sei que hj é possível fazer isso com live view nas DSLRs, mas eu não curto fazer ensaio com live view, não acho nada funcional. e as ML tem algumas funções interessantes nesse sentido.

Você tem um set de equipamento que 20% dos fotógrafos possuem. A Canon R ainda é muito nova no mercado e o processador dela é uma versão melhorada da 5D Mark 4, só que sem o espelho. Obviamente que a EOS R deve ser uma câmera sensacional.

Mas eu acho que o ganho prático para seu trabalho não seria tão significativo, a não ser a questão do peso. Mas fora isso, não vejo motivo para troca já, você poderia esperar uns 2 anos pra ver se o formato ML Fullframe realmente vai vingar e matar as DSLR.

Lembrando que a Youngnuo anunciou o lançamento de uma Mirrorless com sensor Micro 4-3 com sistema Android; 4K para vídeos; e com um mount 100% compatível com a linha EF da Canon: ou seja estamos perto de haver uma fusão de peso entre câmeras Mirrorless e celulares. Postei aqui no fórum, ninguém comentou, mas eu acho uma tendência irreversível. Por isso, eu ainda acho que o momento é esperar pelo menos 2 anos, antes de decidir se vale a pena continuar ou migrar para a FF Mirrorless.

Talvez seja uma boa estratégia, ver se a Canon realmente vai investir nesse novo mount e etc..., a Canon é complicada nesse sentido, e muito lenta em seus lançamentos.

Eu creio que a tua câmera é melhor que a EOS R. A diferença de peso também não fica tão grande assim. Nesse final de semana saí para fotografar com a a7III + 70-200mm IS f.2.8 + adaptador. Te confesso que nesse formado, a diferença de peso para a 5d3 + 70-200mm IS f.2.8 é de 200-250 gramas, talvez.

A seleção de lentes da baioneta RF ainda é pequena, mas pelo andar da carruagem, os vidros serão tão pesados quanto os da linha L antiga.

Com relação a benefícios práticos na forma de fotografar, acho que não existem ainda, talvez a capacidade de foco em pouca luminosidade da EOS R de dê alguma vantagem. Mas a velocidade de AF ainda é maior na 5D.

Pois é, por isso que se for mudar eu realmente investiria em trocar as lentes tmb o quanto antes, mas corro o risco de não lançarem muitas lentes, ou de serem lentes com peso bem próximo do que já tem hoje.

Enfim, vendo esses comentários, mais uma vez me desmotiva tentar uma mudança pro mundo ML, sempre que eu cogito, paro exatamente nesses pontos levantados por vocês. Mas confesso que vendo os reviews realmente fiquei empolgado com a EOS R.
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2018, 14:32:14
Eu acho que é uma câmera empolgante. Não por ela em si, mas pelas possibilidades que traz. Se não tivesse comprado uma Sony, certamente teria ido de EOS R.

A tua situação é que é mais complicada pois tens uma câmera com basicamente o mesmo sensor da EOS R e que tem um número de vantagens que é difícil de bater pela ML da Canon. Creio que agora é um momento de paciência para quem tem as câmeras mais top de linha da Canon. Os próximos lançamentos é que possivelmente vão abranger três nichos de mercado importantes: uma FF de baixo custo, com sensor da 6DII ou variação dele, uma FF de alta resolução e uma esportiva, que provavelmente será APS-C.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2018, 14:36:32
Acho que vale a pena experimentar sim, pela quantidade e valores já investidos em equipamentos que vc tem, pega logo um corpo EOS R e seja feliz. Se não gostar e não ver vantagem, depois vende.
Possivelmente vc vai vender a 5D4 enquanto ela ainda vale algum coisa. Se for deixar pra fazer isso daqui a 3 anos, tenho a impressão que a 5D4 estará bem desvalorizada.
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2018, 15:17:37
Acho que vale a pena experimentar sim, pela quantidade e valores já investidos em equipamentos que vc tem, pega logo um corpo EOS R e seja feliz. Se não gostar e não ver vantagem, depois vende.
Possivelmente vc vai vender a 5D4 enquanto ela ainda vale algum coisa. Se for deixar pra fazer isso daqui a 3 anos, tenho a impressão que a 5D4 estará bem desvalorizada.

Lindsay =  >:D.

 :D
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2018, 15:29:16
Conhecimento importa mais que equipamento.


jrmauricio

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 298
  • Sexo: Masculino
  • Portrait & Landscape Photographer
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2018, 16:06:47
Acho que vale a pena experimentar sim, pela quantidade e valores já investidos em equipamentos que vc tem, pega logo um corpo EOS R e seja feliz. Se não gostar e não ver vantagem, depois vende.
Possivelmente vc vai vender a 5D4 enquanto ela ainda vale algum coisa. Se for deixar pra fazer isso daqui a 3 anos, tenho a impressão que a 5D4 estará bem desvalorizada.

 :ponder:

Tirando o lado diabinho, realmente faz sentido, eu realmente decidindo trocar, seria muito mais vantagem vender a MK iV agora e pegar um valor maior por ela, do que esperar ela perder valor...  :ponder: :ponder: :ponder:
Canon 5D MK IV
Lentes: Canon 24-70mm F2.8L II, Canon 70-200mm F2.8L II IS , Sigma 85mm F1.4 DG HSM Art e Canon 16-35mm F4L IS USM

Godox AD600BM, GODOX X1C, YN 600EX-RT, YN-E3-RT


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2018, 16:17:19
:ponder:

Tirando o lado diabinho, realmente faz sentido, eu realmente decidindo trocar, seria muito mais vantagem vender a MK iV agora e pegar um valor maior por ela, do que esperar ela perder valor...  :ponder: :ponder: :ponder:

É, se for fazer a transição, não teria sentido manter duas câmeras com especificações tão próximas uma da outra.

A vantagem seria que, pelo conjunto das análises até agora, as lentes adaptadas funcionam muito bem na baioneta nova. Dá tempo para esperar e economizar para comprar as lentes novas que forem mais interessantes.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2018, 16:27:30
Acho que os dois principais pontos são:

Com a EOS R você tem um sistema de foco mais robusto, com detecção de rostos e olhos, o que pode deixar seu workflow melhor, já que trabalha bastante com retratos.

Com a 5DIV você tem slot duplo de cartão, o que pode te garantir uma maior segurança.

Fora isso, as duas são praticamente a mesma câmera. A EOS R tem algumas features a mais aqui e ali, mas eu acho que o que realmente pesa são esses dois pontos.

Coloca isso na balança junto com a possibilidade da Canon seguir como cargo chefe nas ML, com lentes unicas e tambem lentes chegando primeiro, e veja se vale a pena.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2018, 16:30:38 por Di Torres »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2018, 16:41:04
Acho que os dois principais pontos são:

Com a EOS R você tem um sistema de foco mais robusto, com detecção de rostos e olhos, o que pode deixar seu workflow melhor, já que trabalha bastante com retratos.

Com a 5DIV você tem slot duplo de cartão, o que pode te garantir uma maior segurança.

Fora isso, as duas são praticamente a mesma câmera. A EOS R tem algumas features a mais aqui e ali, mas eu acho que o que realmente pesa são esses dois pontos.

Coloca isso na balança junto com a possibilidade da Canon seguir como cargo chefe nas ML, com lentes unicas e tambem lentes chegando primeiro, e veja se vale a pena.

Uma coisa que seria interessante ver é como vai ficar aquele update que iria dar mais opções de Eye AF e Af contínuo no modo silencioso.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2018, 19:02:35
Conseguem me corrigir, visando apenas a tecnologia TOP da Canon, em qual das aplicações acima a R seria TOP, para quem curte tecnologia TOP, em 2018, e sem cartomantes ?  :ponder:  :snack:

Todas as categorias que você colocou a 5DIV ou a 80D também são as mesmas da EOS R.
EOS R é a 5D ML.

Ou seja, qualquer pessoa que considera 80D, 6DII ou 5DIV ferramentas que atendem seus trabalhos, a EOS R também vai atender.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2018, 19:04:51 por Di Torres »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2018, 19:06:12
Bem, ninguém em sã consciência compra equipamento fotográfico achando que não terá uma desvalorização rápida. A cada poucos meses sai uma coisa nova e o equipamento que você comprou desvaloriza. Não tem isso de não perder dinheiro.

Se a pessoa tem grana e curiosidade, não vejo por que não experimentar. O que não deve fazer é dar um passo menor do que a perna e depois ter que ficar um ano a base de água e pão com ovo.

Se vai melhorar a sua fotografia ou não, isso é muito relativo e só você mesmo pode saber. O fato mesmo é que não é necessário um equipamento top para produzir boas imagens, vide o Rui Pará com as suas fantásticas macros, que dá uma surra em muito profissional com equipamento de 10K dólares por aí.

Mas se você está a fim, por que não ?