Autor Tópico: Notebook: Configuração mínima para edição de vídeos  (Lida 4684 vezes)

taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Novembro de 2018, 17:35:27
Salve familia!
Black friday chegando e a tentação para dar um up nos equipo é grande. Bom, comecei a fazer uns trampos de fotografia de surf a pouco tempo, mas o objetivo mesmo é chegar nas edições de vídeo. To fazendo a caminhada a passos lentos devido aos altos custos de investimento e to pensando num notebook pra começar a brincadeira, pra isso gostaria de uma ajudinha dos mais experientes com a sugestões básicas de configurações (como processador, placa de vídeo, mínimo de memória, monitor IPS, essas coisas)

Os fatos são:
- Eu sei que um desktop seria melhor e mais barato, porém preciso muito dessa mobilidade por vários motivos.
- Como estou começando, os trabalhos seriam básicos, vídeos de 1 a 4 minutos, em qualidades não tão altas. o suficiente para instagram, facebook e youtube. acredito que algo como 1080HD me atenderia perfeitamente.
- o maldito orçamento limitado entre R$2.500 - R$3.300

sei que to bem longe do ideal, mas é só pra começar a aprender as técnicas mesmo.
desde já, agradeço a disponibilidade!
fotografia de surf - @taboshots


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2018, 18:58:36
Praticamente com qq notebook/laptop atualmente vc consegue editar bem qq vídeo Full HD, corei i3 e acima, e os Ryzen 3 e acima.

De resto seria interessante que seja no mínimo 8Gb de memória, e SSD.

Com qq tela LCD de laptop moderno vc tbm consegue editar os vídeos, porem uma tela full HD e o maior tamanho que vc conseguir comprar seria desejável pq os programas de edição tem janelas complexas com varias informações.
Se vc está no plano economia, deixe de lado o monitor externo para comprar mais HW no próprio laptop. Um HD externo para bkp tbm é desejável, deixando assim o SSD do note livre para os projetos em andamento.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2018, 19:01:17 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2018, 10:57:28
Com qq tela LCD de laptop moderno vc tbm consegue editar os vídeos, porem uma tela full HD e o maior tamanho que vc conseguir comprar seria desejável pq os programas de edição tem janelas complexas com varias informações.

Se não for IPS, esquece.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2018, 11:25:42
Se não for IPS, esquece.
Seria melhor, mas com essa grana comprar tudo isso junto acho que vai ser difícil...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2018, 14:44:03
Cara, qualquer Intel HD Graphics já serve. R$3.300 é mais que suficiente pra conseguir um note bacana na praça.
Não acho que 8gb de RAM seja o mínimo aceitável. Daí pra cima é melhor, lógico, porém menos que isso já é suficiente também.
IPS? Cara, cada um com sua opinião, eu por exemplo não vejo como isso pode ter tanta relevância nesse caso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2018, 21:47:04
IPS? Cara, cada um com sua opinião, eu por exemplo não vejo como isso pode ter tanta relevância nesse caso.

Se você trabalha com cor a sério fica complicado porque a aparencia da imagem sofre alterações drásticas dependendo do angulo de visão em relação ao monitor. Nenhuma tela não IPS que conheço pega calibração de cores decentemente.

Se ele vai ou não conseguir comprar um notebook com tela IPS pelo preço que ele quer, isso é outra estória.

Como você mesmo disse, cada um com a sua opinião. Para mim, monitor TN não serve para fotografia nem video.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2018, 21:48:18 por AFShalders »


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2018, 14:30:23
Se ele vai ou não conseguir comprar um notebook com tela IPS pelo preço que ele quer, isso é outra estória.
Discordo. O orçamento disponível é um dos fatores mais importantes a se considerar no caso do autor.
Como ele mesmo disse, está começando, os trabalhos seriam básicos, e o intuito é de começar a se familiarizar com as técnicas.
Garanto que muitos aqui sabem das vantagens de usar um display desses em determinados trabalhos envolvendo imagens, porém IPS ou nada é um argumento um tanto extremo nesse caso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2018, 15:31:57
Discordo. O orçamento disponível é um dos fatores mais importantes a se considerar no caso do autor.
Como ele mesmo disse, está começando, os trabalhos seriam básicos, e o intuito é de começar a se familiarizar com as técnicas.
Garanto que muitos aqui sabem das vantagens de usar um display desses em determinados trabalhos envolvendo imagens, porém IPS ou nada é um argumento um tanto extremo nesse caso.

Só que o cara vai ficar doido com a calibração de tons e cores, já vi esse filme umas mil vezes, exatamente no contexto que ele citou. O cara gasta uma grana com um note com um LCD horrendo e depois rapidamente quer passar adiante para comprar outro, o que o faz perder dinheiro e tempo.

Uma solução é comprar um monitor externo depois, mas não sei se isso é adequado para ele.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2018, 15:33:24 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2018, 15:36:59
No resto, concordo 100%, qualquer i5 com 8 megas e GPU Intel HD serve perfeitamente no caso.


taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2018, 22:08:49
Obrigado Lindsay, AFShalders e Papai! todas as respostas foram muito válidas, também percebi a importância da tela IPS. talvez realmente nao seja o momento de comprar um com IPS, justamente por causa da grana, mas ficarei atento para que no primeiro monitor a se investir, após esse notebook, será um IPS.
Vocês trabalham com edições de vídeos? sem fugir muito do assunto do tópico, mas recomendam alguma escola virtual? to pensando em começar na OZI, o que acham?
fotografia de surf - @taboshots


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2018, 22:36:49
Não entendo de vídeo, então deixo para os experts do fórum.

Mas te digo o seguinte. Nenhum dos meus computadores, somando casa e trabalho, são sofisticados. Pelo menos não os que uso pessoalmente como estação de trabalho para desenvolvimento e para fotografia, que para mim é um hobby muito sério.

O mais poderoso aqui é um imac de 2011 de 2.7 Ghz, core i5. Dá e sobra para absolutamente todas as minhas necessidades relativas a fotografia. Hoje em dia qualquer notebook i5 ou i7 de 2500 reais é mais poderoso. Rodo DxO, RawTherapee, Affinity Photo, Capture One e outros sem engasgos nem o menor problema, e a placa de vídeo dele é pré histórica, uma Radeon HD 6770M de 512M de memória. Consigo trabalhar perfeitamente, sem nenhum engasgo e arrisco até a editar um ou outro video em 4K usando o iMovie da Apple. O que realmente faz uma diferença imensa no meu caso é realmente um bom monitor.

Mas isso é algo que você pode adicionar ao seu notebook depois na forma de um monitor externo.

Recentemente comprei um Acer i7 com 8 de memória e uma GPU Nvidia sei lá qual com 2G de memória e Tela Full HD por R$2700. Boa máquina mas não consigo trabalhar com fotografia nela, mesmo tendo calibrado o monitor com um X-Rite i1 Display. Realmente só plugando um monitor externo, mas feito isso, funciona a contento.

Depois nos conte o resultado.  :ok:


taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2018, 22:48:47
Não entendo de vídeo, então deixo para os experts do fórum.

Mas te digo o seguinte. Nenhum dos meus computadores, somando casa e trabalho, são sofisticados. Pelo menos não os que uso pessoalmente como estação de trabalho para desenvolvimento e para fotografia, que para mim é um hobby muito sério.


Legal amigo, gosto de opiniões sensatas, como as que eu encontrei aqui.  as vezes os mais experientes falam que é impossível trabalhar com um equipamento básico, tanto quanto maquinas e lentes como computadores. Mas é possível fazer bons trabalhos com equipamentos mais simples.
No momento to pesquisando uns preços de notebook com IPS, se ficar fora do orçamento, vai ficar pra depois. até pq o computador terá outras utilidades.
Conto sim, mas em outro tópico eu tava pegando opiniões sobre uma lente nova e agora eu tenho que decidir em qual eu invisto primeiro, a lente ou o notebook! to tentando pensar em qual me trará mais retorno, mas sinceramente to bem na dúvida.
Quando for a vez do notebook, voltarei aqui com certeza. Muito obrigado
« Última modificação: 18 de Novembro de 2018, 22:50:11 por taboshots »
fotografia de surf - @taboshots


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2018, 01:04:52
Jamais vou desmerecer qualquer método didático sem um motivo óbvio, acho que quanto mais instrução melhor. Apenas acho que dependendo, você pode se virar por conta própria buscando conteúdo na web.
Cada tipo de trabalho tem suas sacadas, desde edição basica de cenas até inserção de postFx. Muitos truques não estão de bobeira em qualquer tutorial, mas eu recomendaria não ter medo de buscar informação gratuita, principalmente se o orçamento tá curto.
Sua percepção e gosto pelo universo em questão(no caso surf+video) também conta muito a seu favor. Sempre que possível, coloque-se dos dois lados da bancada.


Boa sorte na jornada irmão!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2018, 02:04:56
Obrigado Lindsay, AFShalders e Papai! todas as respostas foram muito válidas, também percebi a importância da tela IPS. talvez realmente nao seja o momento de comprar um com IPS, justamente por causa da grana, mas ficarei atento para que no primeiro monitor a se investir, após esse notebook, será um IPS.
Vocês trabalham com edições de vídeos? sem fugir muito do assunto do tópico, mas recomendam alguma escola virtual? to pensando em começar na OZI, o que acham?
Eu comecei a trabalhar mesmo editando vídeos em 2003, a versão do Premiere era tão antiga que nem me lembro mais (acho que era versão 6.0 ou 6.5). Comecei dando cabeçada sozinho, aprendi o básico na raça, na época pesquisava em livros, alguns tutoriais e dicas de amigos. Só depois que fui fazer cursos, estudar mesmo.

É importante sim fazer um curso, não conheço essa escola que vc citou ai. Mas hoje tem bastante coisa on-line, e não custa tão caro assim. Fazer um curso economiza bastante tempo em pesquisa e tempo de aprendizagem, além do que é um programa bem complexo, tem coisas ali que se vc não entender o que é nem vai conseguir pilotar o programa direito.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2018, 02:07:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


taboshots

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2018, 16:54:30
Mais uma vez, obrigado!! o mercado profissional ta muito difícil, a fotografia me abriu uma porta e descobri uma paixão, to unindo as duas (surf e fotografia/filmagens) e vou apostar nisso no próximo ano. Eu volto pra falar dos resultados! Abraço
fotografia de surf - @taboshots