Autor Tópico: Imagens anestesiam. Poluicao mental.  (Lida 1051 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 17 de Novembro de 2018, 03:25:16
Sofrer eh uma coisa; outra coisa eh viver com a fotografada imagem do sofrimento, ao qual nao necessariamente fortalece a consciencia e a capacidade de ser compassivo. Ela pode tambem corromper. Uma vez que alguem tenha visto tal imagem, tal pessoa entra na via de ver mais, e mais. Imagens transfixam. Imagens anestesiam.
― Susan Sontag, On Photography

A necessidade de ter a realidade confirmada e experiencia realcada por fotografias, eh um consumismo estetico ao qual todos estao hoje viciados. Sociedades industriais tornam seus cidadoes em imagens junkies; eh a mais irresistivel forma de poluicao mental.
― Susan Sontag, On Photography

O que vcs acham dessas duas citacao e comointerpretam elas nos dias de hoje?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2018, 12:47:25
Muitas fotos de pessoas em primeiro Plano. Epoca de Narciso.
Egoismo nas nuvens.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2018, 02:11:15
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2018, 15:31:09
Muitas fotos de pessoas em primeiro Plano. Epoca de Narciso.
Egoismo nas nuvens.

Na verdade eu acho que fotos com pesoas na paisagem, entre um grupo em eventos, etc pior e mais narcisista ainda. Pq a foto da pessoa no primeiro plano eh uma recordacao de qual aparencia ela um dia teve, o que penso ser normal e legal de ter registrado e guardado como recordacao (discartando as fotos de pesoas de primeiro plano que visam mostrar o corpinho no na internet). Ja a foto de pessoas em paisagens, no meio de um evento, ao lado de um bem, eh mais uma forma de propaganda, para que a pessoa possa mostrar erecordar de suas posses e seus acessos, como forma de auto-valorizacao

O curioso eh que as fotos antes da internet e do mundo digital, eram mais "eu um dia esteve aqui", hoje em dia a foto nao eh visando uma recordacao para ser vista no futuro, mas sim visando mais a exposicao pessoal "olha onde eu estou". E depois de tanto ver e publicar suas fotos, vc ja nao as quer mais, e ja vai em busca de novas fotos para mostrar o outrolugar em que se esta agora.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2018, 15:32:37 por C R O I X »