Autor Tópico: Sugestões p/ 1ª Câmera  (Lida 2957 vezes)

Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 17 de Novembro de 2018, 19:36:45
 Não tenho nenhuma experiência com câmeras. Tenho como objetivo aprendizado basico e lazer. Meu orçamento é baixo, vou pegar o melhor que eu conseguir pelo mínimo de dinheiro possível no mercado das pulgas.
 Vou ilustrar o tópico com um orçamento de R$500, podendo variar para mais.

 Consegui uma Finepix S8200 novinha por R$250 e tô apostando nela, mas só vou fechar negócio semana que vem, portanto ainda dá tempo de pesquisar.

 Com essa câmera o máximo que eu consigo fazer para melhorar o pouco que ela tem é diminuir o intervalo entre as opções de ISO disponíveis e aumentar o zoom de 40x para 50x via opções ocultas de debug, o que não faz muita diferença pra mim, a menos que eu queira usar a câmera como luneta.
 Pra piorar, o formato RAW que esse modelo gera(também ativado via menu de debug) não é legível por nenhum software conhecido até o momento, portanto sem RAW nesse caso.

 Não me importa zoom nem estética. O que me importa é qualidade de imagem, presença de EVF e a maior liberdade possível nos controles manuais. O resto é lucro.

 A segunda opção que eu tenho é uma Finepix HS10 por R$400. Não sei se ela me daria alguma vantagem que valesse os R$150 sobre a S8200.

Outras opções:
LZ20: R$300
SX20IS: R$600
SX30IS: R$500
FZ35/FZ100: Em torno de R$500, preciso confirmar.

 Eu tô ciente de que não dá pra fazer milagre com pouca grana, mas gostaria de saber o que valeria mais a pena diante das opções apresentadas.
 Se souberem de alguma com sensor CCD que por ventura possa ser uma opção melhor que essas me digam. No momento tenho dado prioridade a CMOS, mas somente porque uma breve pesquisa me levou a crer que é um sensor que capta uma imagem de melhor qualidade.

Grato pela atenção.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2018, 09:54:00
Não tenho nenhuma experiência com câmeras. Tenho como objetivo aprendizado basico e lazer. Meu orçamento é baixo, vou pegar o melhor que eu conseguir pelo mínimo de dinheiro possível no mercado das pulgas.
 Vou ilustrar o tópico com um orçamento de R$500, podendo variar para mais.

 Consegui uma Finepix S8200 novinha por R$250 e tô apostando nela, mas só vou fechar negócio semana que vem, portanto ainda dá tempo de pesquisar.

 Com essa câmera o máximo que eu consigo fazer para melhorar o pouco que ela tem é diminuir o intervalo entre as opções de ISO disponíveis e aumentar o zoom de 40x para 50x via opções ocultas de debug, o que não faz muita diferença pra mim, a menos que eu queira usar a câmera como luneta.
 Pra piorar, o formato RAW que esse modelo gera(também ativado via menu de debug) não é legível por nenhum software conhecido até o momento, portanto sem RAW nesse caso.

 Não me importa zoom nem estética. O que me importa é qualidade de imagem, presença de EVF e a maior liberdade possível nos controles manuais. O resto é lucro.

 A segunda opção que eu tenho é uma Finepix HS10 por R$400. Não sei se ela me daria alguma vantagem que valesse os R$150 sobre a S8200.

Outras opções:
LZ20: R$300
SX20IS: R$600
SX30IS: R$500
FZ35/FZ100: Em torno de R$500, preciso confirmar.

 Eu tô ciente de que não dá pra fazer milagre com pouca grana, mas gostaria de saber o que valeria mais a pena diante das opções apresentadas.
 Se souberem de alguma com sensor CCD que por ventura possa ser uma opção melhor que essas me digam. No momento tenho dado prioridade a CMOS, mas somente porque uma breve pesquisa me levou a crer que é um sensor que capta uma imagem de melhor qualidade.

Grato pela atenção.



Cara com esse orçamento, porque já não vai logo para uma DSLR.

Com esse dinheiro, você pode comprar uma Canon XTI ou uma D70 da Nikon, já com a lente do kit.

Sobre as superzoom, eu não conheço todas as mencionadas, mas acho que você está muito encantado com as superzoom da Fuji. O sensor e qualidade de cor dessa série de superzoom da Fuji é muito ruim (pro meu gosto particular). A Fuji produz ótimas mirrorless, mas em superzoom a qualidade é baixa.

Prefiro modelos da Nikon, Canon e Sony.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2018, 09:56:47
Se for de Canon, minha dica: esqueça a SX30; câmera ruinzinha. Mas as SX40 ou sX50 são muito boas, considerando para uso amador e aprendizado. São as câmeras mais próximas de uma DSLR.


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2018, 11:43:15
Cara com esse orçamento, porque já não vai logo para uma DSLR.

Com esse dinheiro, você pode comprar uma Canon XTI ou uma D70 da Nikon, já com a lente do kit.
Eu ia justamente questionar, achei uma XTi por R$450 com duas lentes e uma T5 completa por R$800. Fiquei interessado nas duas, e tirando o fator vídeo, vi poucas diferenças que justificassem a diferença de R$350.
 Mesmo assim estou disposto a pegar a mais recente no mercado se for vantagem. Só tenho receio da XTi por ser antiguinha, ainda não sei como examinar 100% na hora da compra.


mas acho que você está muito encantado com as superzoom da Fuji. O sensor e qualidade de cor dessa série de superzoom da Fuji é muito ruim
Pelo contrário, eu até citei que mesmo com umas gambiarras ela não ia evoluir grandes coisas. O que me chamou atenção foi só o preço em relação as outras do mesmo nível que não me trariam nenhuma vantagem relevante na comparação.
 As SX40 e 50 estão difíceis de achar. Favoritei um anúncio de SX40 por R$800, mas nesse caso acho que preciso nem pensar muito pra saber que pelo valor, tanto a XTi quanto a T5 são mais negócio, certo?


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2018, 22:07:55
(Não quero bagunçar a sessão de compactas, mas abrir outro tópico a essa altura não vai ajudar.)

O negócio é que vou ficar com a XTi, só tô esperando o vendedor confirmar. Preço tá bom, ela tem bons recursos e ainda CHDK pra expandir um pouco mais. Aquisição de bateria e CF extras não serão problema.


Teriam alguma dica imprescindível para a hora de conferir o produto em mãos? Algum teste ou verificação de possíveis problemas frequentes conhecidos por fotógrafos experientes que possa passar desapercebido aos olhos de um iniciante?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2018, 23:04:18
(Não quero bagunçar a sessão de compactas, mas abrir outro tópico a essa altura não vai ajudar.)

O negócio é que vou ficar com a XTi, só tô esperando o vendedor confirmar. Preço tá bom, ela tem bons recursos e ainda CHDK pra expandir um pouco mais. Aquisição de bateria e CF extras não serão problema.


Teriam alguma dica imprescindível para a hora de conferir o produto em mãos? Algum teste ou verificação de possíveis problemas frequentes conhecidos por fotógrafos experientes que possa passar desapercebido aos olhos de um iniciante?

Eu tenho a XTI, é uma boa câmera, ela entrega cores e contraste muito bons. Ela tem um ISO bom até 800, e por ser antiga não grava vídeos, ela apenas fotografa. Por esse valor com duas lentes está barato.

Coisas a checar: número de cliques, ver o foco automático funciona, verificar se o visor ótico funciona bem, se a câmera tem amassados ou sinais de queda - nesse caso evite a compra. Número de cliques geralmente a vida útil é de 100.000 cliques, mas já vi XTi com 150.000 cliques, é uma câmera básica mas muito boa pro que se propõe. Já a T5 é uma excelente evolução da T3, que é sucessora da XTi... na ordem XTI  > T3  > T5.

Entre os dois eu iria fácil na T5, dá pra usar ISO mais alto, suporte pra gravar vídeos, modo liveview, etc. Bem melhor, seria uma ótima câmera pra começar.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2018, 23:30:53
Entrando agora na conversa e como tudo se originou em uma compacta superzoom, recentemente comprei uma Fuji X10, e vou te contar, quem procura por algo compacto com qualidade muuuito boa eu não me arrependo nenhum pouco. Com R$900 compra uma. A X20 é legal mas custa bem mais.
Bem melhor que a Nikon P510 do meu irmão (foi a única amadora que experimentei pra comparar).

Eu comecei com uma XTi, boa camera, hoje se encontra uma com a 18-55 por R$500. pra uso amador e aprendizado é ótimo. Gostava da minha. Na mesma média de preços tem a XSi e a T1i, só garimpar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2018, 23:46:27
Coisas a checar: número de cliques, ver o foco automático funciona, verificar se o visor ótico funciona bem, se a câmera tem amassados ou sinais de queda - nesse caso evite a compra. Número de cliques geralmente a vida útil é de 100.000 cliques...
Boa, já me sinto mais tranquilo agora que sei o que verificar, muito obrigado.
Quanto a T5, acho que vou deixar passar dessa vez. A diferença vai pe$ar no momento. A menos que o vendedor da XTi desista ou que eu constate algum problema com ela.


...comprei uma Fuji X10, e vou te contar, quem procura por algo compacto com qualidade muuuito boa eu não me arrependo nenhum pouco. Com R$900 compra uma. Bem melhor que a Nikon P510.

Eu comecei com uma XTi, boa camera, hoje se encontra uma com a 18-55 por R$500. pra uso amador e aprendizado é ótimo. Gostava da minha. Na mesma média de preços tem a XSi e a T1i, só garimpar.
Lí hoje mais cedo o seu tópico a respeito dessa compra. :)


Papai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2018, 21:21:46
Eu tenho a XTI, é uma boa câmera...
Estou com ela na mão cara. Tô muito perdido, cada lugar que eu posiciono a mão aperto um botão sem querer.
Até agora não sei se o foco automático tá funcionando, cheguei a pouco e só fucei aleatoriamente de euforia mesmo, mas acredito que sim, pois quando coloco em full auto tem um lance que foca e desfoca sozinho.
Os cliques também não conferi, não deu nem tempo de ver o procedimento pra checar.


Mas é isso, o fato de não entender nada que tá acontecendo no display e no EVF até me deixou feliz, dá a entender que ela tem uma gama legal de recursos que vão me ajudar na iniciação a fotografia, e eu sinto que o pocesso realmente requer dedicação. Nada contra, mas não é aquela vibe de point and shoot.

Agora é só estudar e treinar. Mais além espero estar postando alguns resultados pelo fórum.


Muito obrigado cheferson, de verdade, ajudou muito mesmo!


Abraço, até mais.