Autor Tópico: Montar Desktop ou Notebook?  (Lida 3470 vezes)

Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 19 de Novembro de 2018, 03:52:08
Boa noite queridos.
Estou sem desktop para editar meus videos e fotos, e meu note está pedindo as contas também.
Enfim, preciso comprar ou um desk novo ou um note.
O uso seria para editar fotos e videos dos meus equipamentos:
GoproHero5 Black
Iphone8
Canon SL2
Penso em gastar até 4mil, alguém poderia me ajudar? :D


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2018, 09:02:35
Com 4 mil até monta um PC bem razoável já um notebook não garanto :ponder:
Pra eu tratar fotos montei um PC básico mais parrudinho...gastei R$2600 sendo que já tinha um monte de peças, fonte, HDs, monitor. Prá vídeo é preciso bastante memória e no mínimo um Ryzen 5 (linha AMD é melhor custo benefício). Não entendo muito da coisa, muito menos dos novos lançamentos. Mas montar PC barato é um desafio nos dias atuais. :assobi:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2018, 12:36:11
O primeiro grande problema para montar um PC hoje é o valor do dólar que faz tudo muito caro atualmente. Eu pessoalmente não gosto de laptop, tela ruim e pequena, armazenamento limitado, fica preso ao sftw do fabricante que normalmente é mais pesado que uma instalação limpa do Windows. Tem tbm que passo horas seguidas editando fotos e vídeos, alguns trabalhos aqui que demoram dias, um desktop com monitor grande, teclado confortável é algo muuuuito melhor pra mim.

Acho que com 4 mil reais da pra montar uma PC bacana sim.

Ano passado eu comecei a montar um equipamento novo, o raciocínio é que teria que ser um equipamento competente para os próximos 6 ou 7 anos, no mínimo esse tempo; o equipamento anterior que eu tinha durou mais ou menos esse período tbm.

Vc pode montar um PC basico agora e se sentir necessidade no futuro vai incrementando com algumas peças.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2018, 13:25:48
Com 4 mil eu iria de desktop, com certeza. Dá para montar um micro razoável, com uma placa de vídeo dedicada de entrada. Depois, mais para frente você pode adicionar m2, mais RAM, trocar a placa de vídeo por uma mais avançada, etc. Importante investir em uma fonte de energia boa, 80 plus e com watts de sobra para futuros upgrades.grande parte da instabilidade e travamentos de computadores montados reside na baixa qualidade da fonte.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2018, 13:32:29
Com 4 mil eu iria de desktop, com certeza. Dá para montar um micro razoável, com uma placa de vídeo dedicada de entrada. Depois, mais para frente você pode adicionar m2, mais RAM, trocar a placa de vídeo por uma mais avançada, etc. Importante investir em uma fonte de energia boa, 80 plus e com watts de sobra para futuros upgrades.grande parte da instabilidade e travamentos de computadores montados reside na baixa qualidade da fonte.
O primeiro grande problema para montar um PC hoje é o valor do dólar que faz tudo muito caro atualmente. Eu pessoalmente não gosto de laptop, tela ruim e pequena, armazenamento limitado, fica preso ao sftw do fabricante que normalmente é mais pesado que uma instalação limpa do Windows. Tem tbm que passo horas seguidas editando fotos e vídeos, alguns trabalhos aqui que demoram dias, um desktop com monitor grande, teclado confortável é algo muuuuito melhor pra mim.

Acho que com 4 mil reais da pra montar uma PC bacana sim.

Ano passado eu comecei a montar um equipamento novo, o raciocínio é que teria que ser um equipamento competente para os próximos 6 ou 7 anos, no mínimo esse tempo; o equipamento anterior que eu tinha durou mais ou menos esse período tbm.

Vc pode montar um PC basico agora e se sentir necessidade no futuro vai incrementando com algumas peças.

Com 4 mil até monta um PC bem razoável já um notebook não garanto :ponder:
Pra eu tratar fotos montei um PC básico mais parrudinho...gastei R$2600 sendo que já tinha um monte de peças, fonte, HDs, monitor. Prá vídeo é preciso bastante memória e no mínimo um Ryzen 5 (linha AMD é melhor custo benefício). Não entendo muito da coisa, muito menos dos novos lançamentos. Mas montar PC barato é um desafio nos dias atuais. :assobi:
Então, eu tive um desk e durou 5 anos, mas agora ele está horrível para as tecnologias atuais. Vídeos 1080p120fps ele não dá conta de renderizar e fica desligando ou reiniciando durante o processo. Monitor, gabinete, fonte, teclado e mouse eu já possuo. O que me falta seria MOBO, VGA, CPU e RAM.
Pensei em:
B450
RX580-8GB ou 1060-6gb
Ryzen 7 2700 ou 1800x
2x8gb 2600mhz
Isso estaria bom? Sobre CPU e VGA quais vocês me aconselham? Cuda e opencll quem leva a vantagem em premiere pro e Vegas?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2018, 13:55:05
Cuda e opencll quem leva a vantagem em premiere pro e Vegas?
Recomendo placas Cuda, que vc vai tirar mais vantagem no processamento da edição. Open CL é mais lento no Premiere.

Procure no Youtube, tem vários vídeos demonstrando, com os caras exportando vídeos e comparando o tempo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2018, 13:57:40
Pensei em:
B450
RX580-8GB ou 1060-6gb
Ryzen 7 2700 ou 1800x
2x8gb 2600mhz
Cara, isso é equipamento TOP pra joguinho, não precisa de tudo isso ai não... ainda mais se vc estiver pensando somente em edição de vídeo e fotos. Vc consegue comprar isso + um monitor bom com R$ 4K??? acho difícil...

Mas se sua praia é jogar na crista da onda, ai sim, tudo bem...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2018, 14:25:41
Cara, isso é equipamento TOP pra joguinho, não precisa de tudo isso ai não... ainda mais se vc estiver pensando somente em edição de vídeo e fotos. Vc consegue comprar isso + um monitor bom com R$ 4K??? acho difícil...

Mas se sua praia é jogar na crista da onda, ai sim, tudo bem...
"joguinho" foi engraçado kkkk eu já tenho monitor, teclado etc. Enfim penso em ficar com o PC por um bom tempo então acredito ser um "investimento" gastar um pouco mais agora já que vou ter que comprar de qualquer jeito. Olhei videos no YT sobre Cuda VS open e é muito divergente, uns dizem que um leva vantagem no VEGAS outro no premiere e no fim é tudo segundos de diferença...só queria ter certeza pois o preço é praticamente o mesmo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2018, 15:01:14
"joguinho" foi engraçado kkkk eu já tenho monitor, teclado etc. Enfim penso em ficar com o PC por um bom tempo então acredito ser um "investimento" gastar um pouco mais agora já que vou ter que comprar de qualquer jeito. Olhei videos no YT sobre Cuda VS open e é muito divergente, uns dizem que um leva vantagem no VEGAS outro no premiere e no fim é tudo segundos de diferença...só queria ter certeza pois o preço é praticamente o mesmo.
No Premiere é Cuda... e a diferença não é pequena não... mas não uso o Vegas, não conheço, se vc usa e a RX é melhor já esta respondido.

Se um dia puder experimentar, experimente, um computador limpo para edição, sem o montre de tralhas de SFTW da vida moderna... é du cacete... muito bom!!!

Se vc já tem monitor então fica mais fácil montar um PC mesmo. Tempos atrás, qd montei a minha, escolhi aqui uma CPU de baixo consumo 65w (R7 1070), e a placa de vídeo de menor consumo tbm, acabei pegando uma 1050Ti, com isso foram 120w a menos na fonte de energia, menos barulho, menos calor e menor consumo de energia, mas veja, essa coisa do consumo é só uma questão particular minha.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2018, 15:02:24 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2018, 18:52:44
Acredito que colocando um R5 vá economizar uns R$300 paus e não perde tanto rendimento assim.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mastering

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2018, 19:17:36
No Premiere é Cuda... e a diferença não é pequena não... mas não uso o Vegas, não conheço, se vc usa e a RX é melhor já esta respondido.

Se um dia puder experimentar, experimente, um computador limpo para edição, sem o montre de tralhas de SFTW da vida moderna... é du cacete... muito bom!!!

Se vc já tem monitor então fica mais fácil montar um PC mesmo. Tempos atrás, qd montei a minha, escolhi aqui uma CPU de baixo consumo 65w (R7 1070), e a placa de vídeo de menor consumo tbm, acabei pegando uma 1050Ti, com isso foram 120w a menos na fonte de energia, menos barulho, menos calor e menor consumo de energia, mas veja, essa coisa do consumo é só uma questão particular minha.

Acredito que colocando um R5 vá economizar uns R$300 paus e não perde tanto rendimento assim.

MUITO OBRIGADO!! :clap: :clap:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2018, 19:36:19
Mastering, se vc quiser a gente vai trocando ideias, detalhando, montando e colocando preços aqui, acho esse assunto é útil para toda galera do fórum.
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2018, 09:10:38
Pra te uma ideia eu montei um kit com pouca grana
MOBO TUF B350M Plus Gaming da Asus
Ryzen 3 2200G
8Gb RAM DDR4 2400
SSD 240gb
Tudo isso com 2.100,00 a 5 meses.

Agora o último upgrade foi uma VGA R7 260X usada de 2gb por R$350
e uma fonte 80 plus (a antiga tava travando o LR). Na troca saiu por R$200.

Comprei a placa mãe pensando em no futuro por um R7, mas o R3 ficou tão bom pro meu uso que até nem penso mais, por isso comentei de por um R5. Acho que pro teu uso pode ser o suficiente.
Só colocaria hoje 16Gb (mais 8Gb), mas os preços das RAMs estão valendo ouro.

Ta rodando LR, PS e Ai de boas. Até pra se divertir dá, rodou Battlefield 1 sossegado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2018, 11:18:39
Vou mostrar aqui a maquina que comecei a montar em dez do ano passado, rodei com ela alguns meses com algumas peças usadas, e terminei a configuração este ano, quando coloquei uma nova placa de vídeo + um HD.

MB Asus ATX Prime B350-PLUS AM4   dez/17    R$ 557,00
AMD Ryzen 7 1700 (c/ cooler Wraith Spire)   dez/17    R$ 908,00
32GB DDR4 Crucial Ballistix Sport LT 2400Mhz (4x 8GB)    dez/17    R$ 2.200,00
SSD Kingston KC1000 NVMe PCIe M.2 480GB   dez/17    R$ 1.200,00
SSD Samsung 750 EVO 500 GB (reaproveitado)   dez/17    R$ 700,00
HD Seagate BarraCuda 2TB (ST2000DM006)   dez/17    R$ 330,00
HD Seagate BarraCuda 4TB (ST4000DM004)   nov/18    R$ 560,00
Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze   dez/17    R$ 347,00
Case Sharkoon Silent Black - AI7000   dez/17    R$ 322,00
EVGA NVIDIA GeForce GTX 1050 TI 4GB GDDR5   nov/18    R$ 965,00


Total do equipamento.........................     R$ 8.204,00

A base do equipamento é essa; provavelmente em 2020 ou 2021 vou colocar um novo processador mais moderno com desempenho e valor custo benéfico que existir na época, e assim poder passar pelos próximos 7 ou 8 anos com essa maquina.

A maquina antiga que era um Phenom X6 1090T comprado em 2011 ficou de bkp em minha sala agora como HomeTheater PC.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2018, 11:27:13 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2018, 11:25:15
Pra te uma ideia eu montei um kit com pouca grana
MOBO TUF B350M Plus Gaming da Asus
Ryzen 3 2200G
8Gb RAM DDR4 2400
SSD 240gb
Tudo isso com 2.100,00 a 5 meses.

Agora o último upgrade foi uma VGA R7 260X usada de 2gb por R$350
e uma fonte 80 plus (a antiga tava travando o LR). Na troca saiu por R$200.

Comprei a placa mãe pensando em no futuro por um R7, mas o R3 ficou tão bom pro meu uso que até nem penso mais, por isso comentei de por um R5. Acho que pro teu uso pode ser o suficiente.
Só colocaria hoje 16Gb (mais 8Gb), mas os preços das RAMs estão valendo ouro.

Ta rodando LR, PS e Ai de boas. Até pra se divertir dá, rodou Battlefield 1 sossegado.
Cara essa sua maquininha é show, to quase montando uma parecida aqui pra mim, ficaria de bkp no quarto de minhas filhas.
Conhecimento importa mais que equipamento.