Outro dia, vi um video de um professor de ortopedia da USP, comentando sobre as mudanças no comportamento dos médicos atuais, da tal "geração Y".
Um dos pontos comentados por ele, que achei muito interessante, era sobre a mudança do VALOR DA RETENÇÂO do CONHECIMENTO, que existia nas gerações anteriores e nas atuais.
A idéia geral era a de que, como a aquisição do conhecimento pelas gerações anteriores era "penosa" (vinha de livros, era necessário buscar em bibliotecas, a propria busca por artigos e revistas especializadas era complicada e lenta), o fato de conseguir GUARDAR esse conhecimento adquirido possuia um valor intrinsico.
Mas, para as gerações que já cresceram com as "facilidades" dos sistemas de busca pela internet, o conhecimento (na verdade, a informação) está ACESSIVEL FACILMENTE. Assim, não faz sentido, para a geração "Y", a retenção do conhecimento. É algo SEM VALOR.
Esse discurso sempre existiu. Na primeira vez que eu o ouvi, décadas atrás, uma amiga mais experiente me disse: "Não, cai nele"... Mas eu acreditei no discurso e eu desprezei o conselho.
Esse discurso é feito para novos contratados, no mínimo desde que eu comecei a trabalhar, há décadas atrás.
Esse discurso é uma técnica de administração de empresas.

Eu fui assim. Todos jovens ingênuos são assim.

No meu primeiro contrato, ensinei todos os novatos. Três anos depois, os amigos do chefe ganhavam mais que eu e eu quase fui demitido
Bronqueado, decidi mudar e, no meu segundo contrato, eu ensinei todo mundo. Dois anos depois, ficaram com os novatos (que ganhavam 1/3 do meu salário e nem eram registrados) e eu fui demitido
No meu terceiro contrato, eu ensinei todo mundo mas, decidi mudar de área por causa de uma bronca que levei e considerei injusta...Fui a outra área e quase fui demitido,
pq descobri que todos tinham, pelo menos 20 anos de casa e ninguém me ensinava e nem ensinava ninguém. Eu aprendi a aprender sozinho.
Nesses contratos, aprendi com a vida, vendo os sonegadores de informação de todos os contratos anteriores, subirem e crescerem feito cometas. Sem falar das moças que cresciam através de favores sexuais. Perdi até minha fé, irmão... demorou 15 anos...resisti bastante mas a perdi.
De coração, não entra nessa desse discurso. Aprende com a vida,.o mais rápido que você conseguir. Antes que ela te ensine na marra 
Sent from my Hasselblad using Tapatalk