Autor Tópico: Smartphones estão prejudicando o mercado de câmeras?  (Lida 21545 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2018, 16:49:26
Isso é um efeito bem interessante que está acontecendo.
Eu acho incrível, e acho que será exatamente essa mudança de comportamento que irá desencadear a maior metamorfose dos sistemas de ensino já vista pela humanidade.

Essa é a primeira geração que saber perguntar tem mais valor do que saber responder.
E, filosoficamente falando, o poder de uma pergunta realmente vale mais do que uma resposta.
É através de perguntas que evoluímos, não de respostas.

O que nao seria problema nenhum, se nao fosse o fato de termos a tendencia de nao questionarmos nada e nos satisfazer-mos com qualquer correlacao que de uma compreencao simplista de uma resposta rapida. Quem quer ler e entender um livro ou um pensamento, ou mesmo um filme ou video mais longo, quando se pode ter a sensacao de aprender tudo em conteudo descontextualizados espalhados pela internet em trechos minusculos.

Ate seriados estao ficando mais popular pq as pessoas ja nao tem mais atencao para ver um filme de mais de 1h.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2018, 16:50:26 por C R O I X »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2018, 17:02:07
O que nao seria problema nenhum, se nao fosse o fato de termos a tendencia de nao questionarmos nada e nos satisfazer-mos com qualquer correlacao que de uma compreencao simplista de uma resposta rapida. Quem quer ler e entender um livro ou um pensamento, ou mesmo um filme ou video mais longo, quando se pode ter a sensacao de aprender tudo em conteudo descontextualizados espalhados pela internet em trechos minusculos.

Ate seriados estao ficando mais popular pq as pessoas ja nao tem mais atencao para ver um filme de mais de 1h.

Isso sempre existiu, de diversas formas.

Já houve um tempo em que afirmar que a terra é plana e que o sol gira em torno dela era praticamente uma unanimidade.
O que nos fez mudar essa "resposta" foi justamente novas perguntas.
Perguntas nos guiam para a verdade.

Um episódio interessante que presenciei:

Um professor estava dando uma aula sobre ciência para uma turma do ensino fundamental, falando sobre como o ambiente espacial é diferente do da terra.
Citando diversos exemplos para mostrar como o ambiente espacial pode ser hostil.
Uma criança, levantou a mão e perguntou se no espaço ela também teria cáries. Se lá as cáries conseguiriam crescer.
Isso é uma pergunta que ainda não se tem uma resposta. Eu até pesquisei para ver se achava algum estudo que poderia se correlacionar e não encontrei.
E olha só o que um estudo baseado nessa pergunta poderia trazer pra gente... observar como esse organismo se comporta no ambiente espacial poderia nos trazer respostas incríveis, inclusive sobre novas formas para combater as cáries aqui no nosso planeta.

Os benefícios de uma geração condicionada a fazer perguntas e não apenas a gravar respostas são inimagináveis.

Eu estou realmente encantado com os tempos em que estamos vivendo.
A cada dia que passa eu fico mais impressionado com o quão marcante está sendo e ainda será essa era da internet para a história da humanidade.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2018, 17:17:45
Assunto do tópico:

Smartphones estão prejudicando o mercado de câmeras?
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2018, 18:16:58
Isso sempre existiu, de diversas formas.

Já houve um tempo em que afirmar que a terra é plana e que o sol gira em torno dela era praticamente uma unanimidade.
O que nos fez mudar essa "resposta" foi justamente novas perguntas.
Perguntas nos guiam para a verdade.

Um episódio interessante que presenciei:

Um professor estava dando uma aula sobre ciência para uma turma do ensino fundamental, falando sobre como o ambiente espacial é diferente do da terra.
Citando diversos exemplos para mostrar como o ambiente espacial pode ser hostil.
Uma criança, levantou a mão e perguntou se no espaço ela também teria cáries. Se lá as cáries conseguiriam crescer.
Isso é uma pergunta que ainda não se tem uma resposta. Eu até pesquisei para ver se achava algum estudo que poderia se correlacionar e não encontrei.
E olha só o que um estudo baseado nessa pergunta poderia trazer pra gente... observar como esse organismo se comporta no ambiente espacial poderia nos trazer respostas incríveis, inclusive sobre novas formas para combater as cáries aqui no nosso planeta.

Os benefícios de uma geração condicionada a fazer perguntas e não apenas a gravar respostas são inimagináveis.

Eu estou realmente encantado com os tempos em que estamos vivendo.
A cada dia que passa eu fico mais impressionado com o quão marcante está sendo e ainda será essa era da internet para a história da humanidade.

Eh por isso que eu disse que temos a tendencia. Eh natural que quando nos aconstumamos com uma informacao tida como geral, nao questionar-mos. Todos nos fazemos isso ao ponto de fazermos coisas que nao gostamos acreditando que gostamos, por nunca questionar.

Caso esteja interessado: https://books.google.de/books?id=7riAWTUY5CoC&pg=PT17&lpg=PT17&dq=My+mother,+phineas,+morality,+and+feelings&source=bl&ots=0InP8KNAVh&sig=ZaW7tw1NAieMMHr9IKc7xLY7QZw&hl=en&sa=X&ved=2ahUKEwjXhr_6oeHeAhVH_qQKHb2BBkAQ6AEwAHoECAkQAQ#v=onepage&q=My%20mother%2C%20phineas%2C%20morality%2C%20and%20feelings&f=false


A epoca que vc descreve foi da dominacao e restricao do conhecimento pela igreja catolica que tinha o dominio ditatorial do ensino. Desde a grecia antiga ja se sabia que a terra era redonda e que ela girava em torno do sol. Ou mesmo antes disso por outros povos talvez.

Mas em relacao a atencao, conteudo e midias tal como a internet, eu recomendo a leitura do livro: Amusing Ourselves to Death por Neil Postman. Ele aborda sobre o desenvolvimento das tecnologias e velocidade de informacao, assim como desenvolvimento das telas e consequentemente dalinguagem delas.

Em suma, o que muita pessoa pensa ser informacao hoje em dia eh na verdade mero entretenimento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2018, 18:18:48
Assunto do tópico:

Smartphones estão prejudicando o mercado de câmeras?

Olha ai Di Torres e Marcelo Sakamoto, se comportem que ja estao te dando bronca.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2018, 18:20:38 por C R O I X »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2018, 18:22:03
Esse discurso sempre existiu. Na primeira vez que eu o ouvi, décadas atrás, uma amiga mais experiente me disse: "Não, cai nele"... Mas eu acreditei no discurso e eu desprezei o conselho.

Esse discurso é feito para novos contratados, no mínimo desde que eu comecei a trabalhar, há décadas atrás.

Esse discurso é uma técnica de administração de empresas. :ok:

Eu fui assim. Todos jovens ingênuos são assim.  :(




No meu primeiro contrato, ensinei todos os novatos. Três anos depois, os amigos do chefe ganhavam mais que eu e eu quase fui demitido

Bronqueado, decidi mudar e, no meu segundo contrato, eu ensinei todo mundo. Dois anos depois, ficaram com os novatos (que ganhavam 1/3 do meu salário e nem eram registrados) e eu fui demitido

No meu terceiro contrato, eu ensinei todo mundo mas, decidi mudar de área por causa de uma bronca que levei e considerei injusta...Fui a outra área e quase fui demitido, pq descobri que todos tinham, pelo menos 20 anos de casa e ninguém me ensinava e nem ensinava ninguém. Eu aprendi a aprender sozinho.

Nesses contratos, aprendi com a vida, vendo os sonegadores de informação de todos os contratos anteriores, subirem e crescerem feito cometas. Sem falar das moças que cresciam através de favores sexuais. Perdi até minha fé, irmão... demorou 15 anos...resisti bastante mas a perdi.

De coração, não entra nessa desse discurso. Aprende com a vida,.o mais rápido que você conseguir. Antes que ela te ensine na marra  :(



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Fico pensando aqui: será que o Ernesto leu o que o Marcelo escreveu???
Depois pensei: Será que o Ernest entendeu o que o Marcelo disse???

Depois depois pensei: Será que o Lindsay ..........................
Conhecimento importa mais que equipamento.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2018, 11:06:03

Ate seriados estao ficando mais popular pq as pessoas ja nao tem mais atencao para ver um filme de mais de 1h.

Nesse ponto discordo pois o interesse por seriados se dá justamente pelo fato da história poder se desenvolver mais, afinal, cada temporada são mais de 10 horas (alguns mais de 20).

Eu, mesmo sendo "velho" (> 40 anos), não gosto mais de filmes pois parece tudo corrido e feito de qq jeito para conseguir caber em uma hora e meia de filme.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2018, 11:44:46
Estava navegando hoje e me deparei com essa matéria que traz uma pesquisa onde 76% das pessoas acreditam que os smartphones estão prejudicando o mercado de câmeras. O que vocês acham?

https://pplware.sapo.pt/gadgets/76-acha-que-os-smartphones-tem-prejudicado-o-mercado-das-camaras-fotograficas/

Fiz uma postagem aqui que no fórum que, infelizmente, ninguém leu ou comentou.

A Youngnuo está fazendo uma câmera Mirrorless com sensor Micro 4-3; com câmera própria, sistema Android,gravador de vídeo 4K e encaixe para as lentes EF da Canon.

Ou seja, a Youngnuo está, de certo modo, inovando o mercado ao fazer a fusão perfeita de cãmeras com suporte a objetivas profissionais e mesclando isso com atividades de um smartphone. Creio que essa fusão seja, com o tempo, inevitável.

Sobre o mercado amador de fotografia, o smarthphone substituiu as câmeras portáteis como a Sony Cybershot, por exemplo. Se você analisar as vendas entre 2008 a 2010, o mercado vendeu muitas dessas câmeras. O número de câmeras profissionais (diga-se DSLR e Mirrorless) ficou estabilizado, mas as vendas das portáteis despencaram por causa do celular.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2018, 12:01:59
Croix,

sua descrição é coerente, as pessoas estão preocupadas com o status. Teoricamente um aparelho que custa menos de 25% faz o que o outro de 100% faz. E aí pergunto porque não foi comprado o que custa menos e faz a mesma coisa ? Resposta: é o status de dizer que tem, de provar aos outros que fez "assim assado".

Voltando ao tema do tópico.
Os smartphones não só ocupam espaço no mercado de câmeras, como isso é a reflexão do comportamento de uma sociedade, reflexão de dimensões culturais, onde as pessoas pensam ser moderno ter um aparelho que cabe no bolso e se deixam cair em uma bolha. Eu só vim adquirir uma câmera aos 33 anos, de forma incipiente, sem estudar foto e funcionamento da máquina. Há três anos estando "verde" comprei uma DSLR e estou estudando recuperar uma outra antiga SLR do meu pai. Naquele hiato eu dormi no ponto, tinha internet, via fotos pela net...
Na compra da DSLR ainda tento entender quais as limitações da linha Rebel pois a comprei perdido de informações acerca do modelo. Assim mesmo estou me contentando com a compra e procurando aprender com o erro.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2018, 12:05:12
Cheferson,

adquirimos uma câmera shot da Nikon Coolpix que é bem ruim, uma porcaria, a imagem sai tremida. Por vezes tinha de tirar foto no celular pra poder usar no  trabalho. Hoje está aposentada esta câmera.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2018, 12:10:29
Nesse ponto discordo pois o interesse por seriados se dá justamente pelo fato da história poder se desenvolver mais, afinal, cada temporada são mais de 10 horas (alguns mais de 20).

Eu, mesmo sendo "velho" (> 40 anos), não gosto mais de filmes pois parece tudo corrido e feito de qq jeito para conseguir caber em uma hora e meia de filme.

Mas essas +40 horas sao divididas em trechos de 15 a 1h dependendo do seriado e nao seguidos. Igual em uma escola que vc frequentou por muitos anos mas as aulas eram divididas por trechos com intervalos. Antes as aulas tinham 1h mas hoje a atencao das pessoas na aula nao vao alem de 40min. Tem um trecho em um livro que citei por ai, em que conta que os debates politicos (nos EUA) seculos atras duravam horas e com tempo de pausa para o almoco, e cidade toda ia e assistia do inico ao fim. Hoje isso seria inimaginavel.

O ponto eh que eh que hoje em dia, tanto para o cinema quanto em uma sala de aula, a capacidade de concentracao das pessoas diminuiu, com as pessoas preferindo filmes e seriados com trechos mais curtos, ou mesmo aulas, pq apos um tempo elas ja perdem a atencao, paciencia e interesse.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2018, 16:06:53
Cheferson,

adquirimos uma câmera shot da Nikon Coolpix que é bem ruim, uma porcaria, a imagem sai tremida. Por vezes tinha de tirar foto no celular pra poder usar no  trabalho. Hoje está aposentada esta câmera.

É o que eu disse: as câmeras de celular substituiram essas compactas de bolso como as Nikon Coolpix ou Sony Cybershot. Alguns celulares até tem qualidade de câmeras superzoom, mas nenhuma delas chega aos pés de uma DSLR. Agora pesquise na NET sobre a Mirrorless da Youngnuo: os chineses estão fundindo a qualidade das DSLR com a possibilidade de uso das lentes EF da Canon. Não sei se fará sucesso, mas é a idéia perfeita. Você sai pra tirar fotos, chama o Uber atráves da sua câmera. Tirou as fotos, já edita no aplicativo da própria Mirrorless. Vai passar foto pra algum cliente: já passa direto para o Whatsapp ou Redes Sociais, tudo num único aparelho.

Achei muito engraçado que essa notícia quase não foi comentada aqui no fórum, mas paremos pra pensar: a médio e longo prazo as Mirrorless tendem a tomar o lugar das DSLR e tende a acontecer uma fusão entre Mirrorless e celulares com sistema Android. A Youngnuo, por incrível que pareça, já deu o primeiro passo pra isso. Se vai vingar no mercado ou não é outra história, mas é isso.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Novembro de 2018, 23:14:43
Mas essas +40 horas sao divididas em trechos de 15 a 1h dependendo do seriado e nao seguidos. Igual em uma escola que vc frequentou por muitos anos mas as aulas eram divididas por trechos com intervalos. Antes as aulas tinham 1h mas hoje a atencao das pessoas na aula nao vao alem de 40min. Tem um trecho em um livro que citei por ai, em que conta que os debates politicos (nos EUA) seculos atras duravam horas e com tempo de pausa para o almoco, e cidade toda ia e assistia do inico ao fim. Hoje isso seria inimaginavel.

O ponto eh que eh que hoje em dia, tanto para o cinema quanto em uma sala de aula, a capacidade de concentracao das pessoas diminuiu, com as pessoas preferindo filmes e seriados com trechos mais curtos, ou mesmo aulas, pq apos um tempo elas ja perdem a atencao, paciencia e interesse.

Os seriados não são curtos pq as pessoas não se concentram, eles sempre foram de 40 a 60 minutos, isso durante décadas já. É pura questão mercadológica.
Se as pessoas não se concentrassem não haveria tanta gente assistindo séries por horas seguidas (maratonas) quando está atrasada ou mesmo no caso das séries da Netflix que ela solta tudo de uma vez. E a grande maioria dessas séries são para público 'milenial".

Além disso, nunca antes as salas de cinema estiveram tão cheias, e vários filmes tem saído com grande duração.

O que acontece hoje em dia é que as pessoas valorizam um pouco mais o seu tempo. Antigamente mesmo que o filme fosse uma porcaria a pessoa continuava a assistir já que não tinha outra coisa para fazer. Hoje, se o treco não for do seu agrado o cara troca por outro canal ou vai para a internet ver outra coisa.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #28 Online: 21 de Novembro de 2018, 00:20:28
Eu concordo que para amador tem que simplificar porque, hoje, ele tem como fotografar sem precisar estudar fotógrafia.


Mas meu Galaxy Note 8 (que tem uma das melhores cameras em baixa luz do mercado)  tb dá foto tremida...em todo evento de restaurante à noite...(se eu não me cuidar). E eu já tive iPhone 7 Plus e 6s Plus e são piores. Ou seja, a atenção sempre é necessária, em eventos, à noite.

Minha opinião:
A câmera é feita para quem entende de foto. Se ela tremeu, a culpa é o usuário

O celular é feito para quem não entende de foto. Se ele tremeu a culpa é do projeto.





Sent from my Hasselblad using Tapatalk

O fato da imagem sair tremida se deve a velocidade do obturador e a falta de técnica para se segurar câmera, celular e em baixa luz não tem celular ou câmera que não trema kkkkk

De qualquer forma acho interessante essa tentativa de fusão de câmeras. Analisando por exemplo essa câmera, um usuário amador poderá adquirir uma lente da Canon e usá-la numa Mirrorless com Android que é uma mistura de câmera avançada com celular. Isso abriria um leque extraordinário de possiblidades já que câmeras de celular ainda são muito limitadas, em vários aspectos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 21 de Novembro de 2018, 06:57:46
Os seriados não são curtos pq as pessoas não se concentram, eles sempre foram de 40 a 60 minutos, isso durante décadas já. É pura questão mercadológica.
Se as pessoas não se concentrassem não haveria tanta gente assistindo séries por horas seguidas (maratonas) quando está atrasada ou mesmo no caso das séries da Netflix que ela solta tudo de uma vez. E a grande maioria dessas séries são para público 'milenial".

Além disso, nunca antes as salas de cinema estiveram tão cheias, e vários filmes tem saído com grande duração.

O que acontece hoje em dia é que as pessoas valorizam um pouco mais o seu tempo. Antigamente mesmo que o filme fosse uma porcaria a pessoa continuava a assistir já que não tinha outra coisa para fazer. Hoje, se o treco não for do seu agrado o cara troca por outro canal ou vai para a internet ver outra coisa.

Eu nao disse que os seriados foram encurtados, e nem disso que foram encurtado por causa das pessoas. Eu disse que a preferencia por seriados esta por ser mais curto. E sim, as pessoas assistem series seguidas, com cada epsodio terminando e tendo sua conclusao em menos de 1h. Novo epsodio, novo trama. E eu nao sei se nunca antes as salas de cinema estiveram tao cheias, mas sala de cinema eh outro contexto.

Ja a sua conclusao eh exatamente o que causa a menor capacidade de atencao, as diferentes formas de opcoes e atracoes para nossas atencoes, em que uma pessoa que ja esteja de saco cheio de um filme nao espera para ver ate o fim, nao espera para ver a conclusao, ela logo deixa de ver o filme e vai fazer procurar algo que ache mais interessante na intermet. Ja com os seriados, quanto mais curto mais as pessoas se disponibilizam para ver ate o final, pq nao tem que esperar muito para ver se gostam da conclusao ou nao. E assim podem continuar assistindo um atras do outro sabendo que podem parar a cada 20min, 30min, ou 50min. vendo cada episodio ate o fim.