Os seriados não são curtos pq as pessoas não se concentram, eles sempre foram de 40 a 60 minutos, isso durante décadas já. É pura questão mercadológica.
Se as pessoas não se concentrassem não haveria tanta gente assistindo séries por horas seguidas (maratonas) quando está atrasada ou mesmo no caso das séries da Netflix que ela solta tudo de uma vez. E a grande maioria dessas séries são para público 'milenial".
Além disso, nunca antes as salas de cinema estiveram tão cheias, e vários filmes tem saído com grande duração.
O que acontece hoje em dia é que as pessoas valorizam um pouco mais o seu tempo. Antigamente mesmo que o filme fosse uma porcaria a pessoa continuava a assistir já que não tinha outra coisa para fazer. Hoje, se o treco não for do seu agrado o cara troca por outro canal ou vai para a internet ver outra coisa.
Eu nao disse que os seriados foram encurtados, e nem disso que foram encurtado por causa das pessoas. Eu disse que a preferencia por seriados esta por ser mais curto. E sim, as pessoas assistem series seguidas, com cada epsodio terminando e tendo sua conclusao em menos de 1h. Novo epsodio, novo trama. E eu nao sei se nunca antes as salas de cinema estiveram tao cheias, mas sala de cinema eh outro contexto.
Ja a sua conclusao eh exatamente o que causa a menor capacidade de atencao, as diferentes formas de opcoes e atracoes para nossas atencoes, em que uma pessoa que ja esteja de saco cheio de um filme nao espera para ver ate o fim, nao espera para ver a conclusao, ela logo deixa de ver o filme e vai fazer procurar algo que ache mais interessante na intermet. Ja com os seriados, quanto mais curto mais as pessoas se disponibilizam para ver ate o final, pq nao tem que esperar muito para ver se gostam da conclusao ou nao. E assim podem continuar assistindo um atras do outro sabendo que podem parar a cada 20min, 30min, ou 50min. vendo cada episodio ate o fim.