Autor Tópico: Smartphones estão prejudicando o mercado de câmeras?  (Lida 21555 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 28 de Novembro de 2018, 10:44:35
Concordo que as pessoas não querem aprender a manusear. Acham que é chato, perda de tempo, não enxergam a capacidade do equipamento, não querem ler conteúdo técnico - não querem aprender a aplicação daquele conteúdo. Por outro lado também tem o status de dizer que tem um celular de marca. Junta com o fato de ser um semi-analfabeto endividado. É uma cabeça sem noção das possibilidades, só vai na manada, tipo o vizinho tem um Land Rover, eu tenho que ter também. Ou se compram Gol porque eu vou comprar Renault/Citroën/Peugeot ? E eu sou "inguimnoranti",  num sei falar esse troço e a culpa é do PêTê !! Porque ele "falhou" no "sistema de educação".

Acho que essa generalização demonstra muita arrogância. Você está dizendo que só porque a pessoa não tem o mesmo interesse que o seu, ela é uma idiota. Acho isso muito pesado.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #46 Online: 28 de Novembro de 2018, 11:25:21
Não é somente isso, o fato de estar sempre com você é um motivador a tirar fotos, sejam elas boas ou ruins.

Pra mim ao menos o advento das câmeras de celulares só reforça que devemos cada cez mais focar no estudo da fotografia e menos nos equipamentos, está mais do que provado o que é passageiro e o que não é nessa história toda.

Realmente o fato de estar sempre com você é um ponto positivo. Mas relativizemos um pouco essa afirmação devido a péssima autonomia das baterias e muitas vezes a necessidade de compartilhar a energia com outros usos possíveis: gps, uber, telefone. Mas não estou refutando apenas relativizando. Realmente o celular te acompanha como uma carteira. Eu mesmo já aproveitei dessa vantagem.

Uma boa fotografia é uma boa fotografia. Se foi feita com dslr, pinhole ou celular é irrelevante. Aqui mesmo foi postado bons exemplos feitas com celular. Mas isso é diferente de dizer que o equipamento não importa. O bom fotografo é aquele que, dentre outras coisas, conhece bem o seu equipamento: suas qualidades e limitações. E um smartphone tem muitas limitações. Mas um bom fotografo consegue se adaptar a elas e extrair boas fotos. Note que eu falei em se "adaptar". Há certas situações em que o smarphone não dá conta. Aí vai ter que usar outra ferramenta.

Para quem tá começando eu indicaria uma DSLR justamente pela maior versatilidade, nem tanto pela qualidade da imagem (iso alto e resolução)




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Novembro de 2018, 12:07:06
Concordo que as pessoas não querem aprender a manusear. Acham que é chato, perda de tempo, não enxergam a capacidade do equipamento, não querem ler conteúdo técnico - não querem aprender a aplicação daquele conteúdo. Por outro lado também tem o status de dizer que tem um celular de marca. Junta com o fato de ser um semi-analfabeto endividado. É uma cabeça sem noção das possibilidades, só vai na manada, tipo o vizinho tem um Land Rover, eu tenho que ter também. Ou se compram Gol porque eu vou comprar Renault/Citroën/Peugeot ? E eu sou "inguimnoranti",  num sei falar esse troço e a culpa é do PêTê !! Porque ele "falhou" no "sistema de educação".
Não muda nada aqui amigo, todos querem full frame pq alguém gritou que tinha que ser assim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 28 de Novembro de 2018, 12:14:07
Realmente o fato de estar sempre com você é um ponto positivo. Mas relativizemos um pouco essa afirmação devido a péssima autonomia das baterias e muitas vezes a necessidade de compartilhar a energia com outros usos possíveis: gps, uber, telefone. Mas não estou refutando apenas relativizando. Realmente o celular te acompanha como uma carteira. Eu mesmo já aproveitei dessa vantagem.

Uma boa fotografia é uma boa fotografia. Se foi feita com dslr, pinhole ou celular é irrelevante. Aqui mesmo foi postado bons exemplos feitas com celular. Mas isso é diferente de dizer que o equipamento não importa. O bom fotografo é aquele que, dentre outras coisas, conhece bem o seu equipamento: suas qualidades e limitações. E um smartphone tem muitas limitações. Mas um bom fotografo consegue se adaptar a elas e extrair boas fotos. Note que eu falei em se "adaptar". Há certas situações em que o smarphone não dá conta. Aí vai ter que usar outra ferramenta.

Para quem tá começando eu indicaria uma DSLR justamente pela maior versatilidade, nem tanto pela qualidade da imagem (iso alto e resolução)
Justamente aí que reside o problema, nem todo mundo quer carregar uma DSLR por aí, nem todo mundo quer e o pior, às vezes naquela trilha, naquele momento, as pessoas preferem não tirar e configurar a câmera pra fazer uma foto, simples assim.

Imagine você num evento social.

DSLR é uma boa ? Olha que bela limitação, por outro lado já fiz boas fotos com celular, flash do aparelho e um bom e simpled PB.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 28 de Novembro de 2018, 13:55:07
Tb demorô pras empresas de câmeras colocarem Android.

Vai precisar vir uma GoPro do nada e fazer isso ?

A GoPro só cresceu pq eles se recusaram a fazer câmeras práticas a prova d'água.

O mesmo vale para o sucesso da Red em filmagem


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Demorou nada. A Youngnuo vai lançar uma Mirrorless em janeiro com vídeo 4K, lente própria, sensor micro 4/3 e suporte a uso de lentes EF da Canon. Em resumo: posso pedir meu Uber, tirar todas as fotos de uma festa, editar rapidamente num software de edição e subir para meu instagram tudo DENTRO da festa. É um projeto de fusão entre câmeras e celulares, com a adição de se usar as lentes EF da Canon.

Achei muito estranho quase ninguém comentar essa notícia. Mas está ai um movimento de mercado que, se vingar, pode fazer muitos produtores produzirem Mirrorless ou lentes para Canon com esse formato. Além disso, abre-se um leque infinito de possibilidades de fotos e vídeos , com o uso de lentes e uso do Android.

Link da Notícia:
https://www.dpreview.com/news/9964342164/yongnuo-teases-yn450-mirrorless-camera-with-android-4g-connectivity
« Última modificação: 28 de Novembro de 2018, 13:56:20 por cheferson »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #50 Online: 28 de Novembro de 2018, 14:34:27
Não muda nada aqui amigo, todos querem full frame pq alguém gritou que tinha que ser assim.

Pq se vc nao seguir a manada, "eh so para causar polemica".

[...]

Achei muito estranho quase ninguém comentar essa notícia. Mas está ai um movimento de mercado que, se vingar, pode fazer muitos produtores produzirem Mirrorless ou lentes para Canon com esse formato. [...]

Pq o topico eh para se queixar dos celulares. Pare de fugir do assunto.   8-)
« Última modificação: 28 de Novembro de 2018, 14:37:14 por C R O I X »


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #51 Online: 28 de Novembro de 2018, 21:36:50
Acabei de orçar uma limpeza de uma lente L que estava com um principio de fungo. Coisa mínima mas que se negligenciar vira um problemão com o tempo. Orçamento: 520,00 reais. Tem horas que é melhor a vida com celular mesmo.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 29 de Novembro de 2018, 07:19:20
E tem o bônus de não precisar estudar como guardar a lente de forma apropriada...  :ok:

Como falamos, a geração Smartphone não gosta de estudar/aprender nem mesmo como guardar as coisas corretamente...

A gente se preocupa hoje em como guardar fitas cassete corretamente, para que não juntem mofo? Não, porque ninguém mais usa fitas cassete. E ninguém mais usa fita cassete porque surgiram outras alternativas que tem, entre outras vantagens, não precisarmos nos preocupar com a conservação.

Mas é assim desde que o mundo é mundo... Os velhinhos achando que a nova geração está perdida e a nova geração achando que os velhinhos se preocupam com bobagens.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #53 Online: 29 de Novembro de 2018, 13:07:57
Se qualidade realmente fosse tao importante para as pessoas, a fotografia nunca teia saido do grande formato, nunca teria se digitalizado, lentes grandes angulares nunca teriam sido feitas ou mesmo lentes com zoom. Se qualidade fosse importante para as pessoas, o toca fitas e o CD, assim como o sistema de som portatil nunca teria sido feito.

A praticidade sempre veio antes da qualidade. A qualidade que depois tenta se desenvolver em volta da praticidade.

Decadas atras, esse mesmo papo falando de qualidade das fotos de celulares, era dito sobre afotografia com sensores cropados. Decadas antes disso, esse mesmo papo era dito sobre formato 35mm. E antes disso o mesmo papo era dito sobre outros aspectos que hoje eh tido como normal e bem aceito como qualidade.

O importante para as pessoas nao eh qualidade mas sim praticidade. Fotos com pessoas aparecendo distorcidas e predios envergados ja sao feitos ha muito tempo e ninguem se importa.

Toda essa critica falando que Fulano vai ficar com foto ruim e bla, bla, bla, soa mais como um desejo rancoroso pela escolha de equipamento da pessoa. Pq certamente nao eh uma constatacao lucida sobre as prioridades e julgamento de qualidade para as pessoas.

Se a pessoa fotografa com celular, se ela coloca decoracao de natal em Novembro, eh escolha, desejo e problema dela. Lhe de com isso.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2018, 13:17:57 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #54 Online: 29 de Novembro de 2018, 13:26:36
Como se smartphones fossem. conserváveis...  :assobi: Duram 1-2 anos e já estão destruídos...  :hysterical: Nem mercado de usados tem.. viram lixo eletrônico  :doh:

No final das contas, essa discussão não leva a nada, porque ninguém faz o próprio casamento com celular :ok:

Pq ?
Engano seu. Tem pessoas por ai que ja nao contratam fotografos e dao camerasdescartaveis para convidados. Ou mesmo fazem um casamento simples em que os familiares fotografam tudo no celular, sem fotografo.

Pq DSLRs são o topo da tecnologia e quem casa quer o máximo de qualidade que a tecnologia tem. E quem curte tecnologia usa.

Mas entao, o negocio eh sobre qualidade ou technologia? Qualidade nao eh sinonimo de tecnologia. As DSLR podem ser o topo da tecnologia (segundo vc), mas nao eh o topo da qualidade.

E como vc disse muito bem dito. Tecnologia eh para quem custe tecnologia, qualidade eh para quem curte qualidade e praticidade eh para quem curte praticidade. Nao adiante reclamar do cara que curte praticidade por nao querer a melhor tecnologia e nem a melhor qualidade.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 29 de Novembro de 2018, 13:30:55

Pq DSLRs são o topo da tecnologia e quem casa quer o máximo de qualidade que a tecnologia tem. E quem curte tecnologia usa.

Também acho uma pena que elas não funcionem apenas esfregando o dedo...mas tecnologia sempre foi para quem gosta de estudar para usar


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Aqui tomarei a liberdade de discordar do amigo. Sou profissional do ramo de tecnologia, lido com isso há mais de 30 anos, e tenho visão bastante diferente. Para mim tecnologia só é boa quando vem para facilitar a vida das pessoas. Se determinada tecnologia cria problemas que antes dela não existiam, então ela não serve.  :ok:

Grande e forte abraço.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 29 de Novembro de 2018, 14:12:08
Como se smartphones fossem. conserváveis...  :assobi: Duram 1-2 anos e já estão destruídos...  :hysterical: Nem mercado de usados tem.. viram lixo eletrônico  :doh:

No final das contas, essa discussão não leva a nada, porque ninguém faz o próprio casamento com celular :ok:

Pq ?

Pq DSLRs são o topo da tecnologia e quem casa quer o máximo de qualidade que a tecnologia tem. E quem curte tecnologia usa.

Também acho uma pena que elas não funcionem apenas esfregando o dedo...mas tecnologia sempre foi para quem gosta de estudar para usar

Smartphone é para quem prefere portabilidade, fotos na média de qualidade, não faz foto em locais fechados e não se importa com tecnologia TOP
Smartphone é a evolução da antiga câmera "caça-careta" que sempre foi o.modelo de câmeras que mais vendeu




Sent from my Hasselblad using Tapatalk


kkkkkkkkkk, Ernesto, vc está véio....

Papo de véio...

Os mais jovens pensam diferente...
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 29 de Novembro de 2018, 15:41:27
Faço fotos por hobby e envio os links do flickr pra os meus verem. Eles tem computador, mas consideram o fim do mundo abrir um flicker e verem fotos de qualidade, preferem as fotos mandadas pelo zap com falhas na qualidade, não importando se foi evento do dia a dia ou  uma viagem pra longe. Hoje em dia o que reuniu as pessoas um dia, fica difícil de reunir novamente.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 29 de Novembro de 2018, 15:58:11
Fazendo uma relação com outro assunto, um dos primeiros conceitos que aprendi na faculdade de engenharia foi o do estritamente necessário.

Vc chama o pedreiro metido a empreiteiro pra fazer a obra e ele te fala assim, oh doutor, vamos colocar mais ferro na viga pra ela ficar mais forte, e no final das contas vc acaba gastando uma fortuna para fazer algo mais forte e completamente desnecessário para aquela situação. O engenheiro calcula através de normas o estritamente necessário, ele estuda durante anos para esse conceito, o da melhor relação custo beneficio.

Voltando a fotografia, "o melhor" não é um conceito estritamente ligado à qualidade técnica da imagens que o equipamento pode produzir, é bem mais que isso; o celular é muito eficaz e exatamente o necessário para muitas situações.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2018, 15:59:40 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #59 Online: 29 de Novembro de 2018, 18:40:08
Faço fotos por hobby e envio os links do flickr pra os meus verem. Eles tem computador, mas consideram o fim do mundo abrir um flicker e verem fotos de qualidade, preferem as fotos mandadas pelo zap com falhas na qualidade, não importando se foi evento do dia a dia ou  uma viagem pra longe. Hoje em dia o que reuniu as pessoas um dia, fica difícil de reunir novamente.

Pense que ja foi dito o mesmo quando as telas subistituiram as fotos impressas. Antes as pessoas sentavam ao redor das fotos, passando na mao uma das outras. Hoje cada um ve em sua tela.