Autor Tópico: Smartphones estão prejudicando o mercado de câmeras?  (Lida 21542 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 21 de Novembro de 2018, 07:31:12

É sério mesmo que você acredita nisso que você escreveu ??? :shock:


Ele tem razão. Tirando uma pequena queda em 2017, o público só aumenta desde 2009.



Fonte: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/informe_distribuicao_2017.pdf


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 22 de Novembro de 2018, 07:06:21
Eu nao disse que os seriados foram encurtados, e nem disso que foram encurtado por causa das pessoas. Eu disse que a preferencia por seriados esta por ser mais curto. E sim, as pessoas assistem series seguidas, com cada epsodio terminando e tendo sua conclusao em menos de 1h. Novo epsodio, novo trama. E eu nao sei se nunca antes as salas de cinema estiveram tao cheias, mas sala de cinema eh outro contexto.

Ja a sua conclusao eh exatamente o que causa a menor capacidade de atencao, as diferentes formas de opcoes e atracoes para nossas atencoes, em que uma pessoa que ja esteja de saco cheio de um filme nao espera para ver ate o fim, nao espera para ver a conclusao, ela logo deixa de ver o filme e vai fazer procurar algo que ache mais interessante na intermet. Ja com os seriados, quanto mais curto mais as pessoas se disponibilizam para ver ate o final, pq nao tem que esperar muito para ver se gostam da conclusao ou nao. E assim podem continuar assistindo um atras do outro sabendo que podem parar a cada 20min, 30min, ou 50min. vendo cada episodio ate o fim.

A absoluta maioria das séries hoje não é de uma história por episódio, principalmente as que citei que o Netflix solta de uma só vez. E Netflix é parâmetro pois  "domina" o mercado hoje.

Desculpa, mas dizer que a pessoa não tem foco pq não espera para ver se o fim é interessante me parece que você quer arrumar motivo para criticar de qualquer jeito a forma como as pessoas consomem produtos artísticos hoje em dia. As pessoas não são tão burras e superficiais como você quer que acreditemos. Se a trama não for boa o suficiente para segurar o espectador para ver a conclusão no final, não é culpa deste a perda do interesse.

Produtores de conteúdo, sejam estes cineastas ou fotógrafos, não são pessoas iluminadas que jamais erram e só produzem peças de qualidade.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 22 de Novembro de 2018, 09:49:38
Interessante como esse tópico acabou se desdobrando em muitos outros assuntos.

Será que todos eles estão relacionados mesmo??

Se estão, seriam todos causais: Os smartphones causaram essas mudanças?

Ou seriam os smartphones  "parte do mesmo sintoma"?



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 22 de Novembro de 2018, 11:47:07
A absoluta maioria das séries hoje não é de uma história por episódio, principalmente as que citei que o Netflix solta de uma só vez. E Netflix é parâmetro pois  "domina" o mercado hoje.

Desculpa, mas dizer que a pessoa não tem foco pq não espera para ver se o fim é interessante me parece que você quer arrumar motivo para criticar de qualquer jeito a forma como as pessoas consomem produtos artísticos hoje em dia. As pessoas não são tão burras e superficiais como você quer que acreditemos. Se a trama não for boa o suficiente para segurar o espectador para ver a conclusão no final, não é culpa deste a perda do interesse.

Produtores de conteúdo, sejam estes cineastas ou fotógrafos, não são pessoas iluminadas que jamais erram e só produzem peças de qualidade.
Nas escolas as pessoas tem uma aula apos a outra e mesmo assim pq vc acha que limitam o tempo de cada aula ou fazem recesos entre palestras?

Olha, se eu parasse de ver um filme ou ler um livro a cada passagem em que eu consideraria sem interesse no momento, seriam rarissimos os filmes e livros que eu terminaria.

Se vc nao esta disposto a conversar e rejeita a entender o que eu escrevo tudo bem. Mas saiba que nao eh opiniao minha como tambem nao estou tentando justificar qualquer suposto julgamento meu, mas sim dados conhecidos e aboradado por ai:

http://time.com/3858309/attention-spans-goldfish/
https://www.reasonwhy.es/sites/default/files/microsoft-attention-report-reasonwhy.es_.pdf
https://www.wyzowl.com/human-attention-span/
https://medium.com/talking-event-tech/the-ever-shortening-attention-span-are-attendees-affected-9d93f528a05f
https://www.huffingtonpost.com/entry/as-attention-spans-get-shorter-content-gets-shorter_us_5a57ae42e4b00a8c909f7f1e?guccounter=1

Claro que tambem ha posicoes que dizem que nao ha de fato qualquer efeito no encurtamento da atencao das pessoas por causa da tecnologia. Mas isso nao justifica ficar com paranoia achando que eu estou inventando coisa para justificar suposto preconceito qualquer que vc aponta em mim:

Busting the attention span myth
https://www.bbc.com/news/health-38896790




Interessante como esse tópico acabou se desdobrando em muitos outros assuntos.

Será que todos eles estão relacionados mesmo??

Se estão, seriam todos causais: Os smartphones causaram essas mudanças?

Ou seriam os smartphones  "parte do mesmo sintoma"?

Eu penso que nao existe assunto isolado de outros assuntos. Na verdade, penso que a maior compreensao de qualquer assunto depende de outros assuntos relacionados, as vezes diretamente e as vezes indiretamente.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2018, 11:55:51 por C R O I X »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #34 Online: 22 de Novembro de 2018, 16:56:22
Mercado é coisa dinâmica. O de smartphones cresceu muito, o de câmeras mirrou, natural.

Aparelhos que o smartphone tornou obsoletos:

  • câmera fotográfica
  • MP3/Walkman
  • câmera de vídeo
  • gravador de audio
  • palmtop
  • videogame portátil
  • GPS

Claro, ainda existem grupos de usuários que preferem equipamentos dedicados para essas funções em vez de smartphones, mas viraram nichos restritos. Para a grande massa, tudo isso aí já era.

além da contribuição do Márcio, mais algumas funções que os smartfones oferecem:

- Bússola
- Rádio FM / AM
- Dicionário (pai google)
- relógio de pulso

 :D

Agora falando sério..
respondendo a pergunta do tópico:
SIM, acredito que faz sentido a curva crescente dos celulares e decrescente das câmeras.
Isso porque, conforme site Olhar Digitar "Com o aumento considerável do preço dos smartphones, o ciclo de substituição para novos modelos também aumentou. Como consequência disso, espera-se uma queda de 1,3% na remessa de smartphones em 2018. Isso significaria que, pela primeira vez desde o lançamento dos primeiros dispositivos do gênero, o mercado irá encolher ano após ano."


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #35 Online: 22 de Novembro de 2018, 18:06:59
Vale lembrar que "esse aumento considerável de preços" é um reflexo da economia brasileira e não do preço internacional do produto (que teve aumento gradual com o desenvolvimento de maior  tamanho e recursos). O maior aumento foi a nossa mudança cambial

Os brasileiros trocavam mais  de celular porque o dolar ficou de 2010 a 2010 entre 1,7 e 1,9.


O mercado tb vai reduzir porque ninguém consegue enganar todo mundo todo o tempo e muitas das funções que o celular faz, são mal exercidas



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Essa "redução" de 1,3% só aconteceu porque o poder aquisitivo diminuiu. Não fosse isso, teríamos certamente um alta significativa.


Mayolisa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #36 Online: 26 de Novembro de 2018, 10:42:49
Recentemente discuti com um colega e ele decidiu por comprar um smartphone ao invés de uma câmera, justo pra não ter que estudar o domínio da máquina e da técnica de fotografar. O aparelho custou mais caro que uma DSLR de entrada e ele sequer parou pra pensar isso. Pra essas pessoas o que conta é a facilidade de tirar e expor a foto (compartilhar). Por outro lado não se cria memória afetiva destas fotos fáceis, simplesmente apaga e faz outra por cima. As pessoas não sabem mais onde revelar fotos também e sim, existem laboratórios espalhados e filmes ainda são fabricados.

Várias pessoas não tem consciência de dar 4000 pilas num celular, não sabem que uma câmera custa menos e faz mais possibilidades e melhor. Existe um analfabetismo em torno de tantos megapixels que um aparelho registra fotos, onde não se sabe interpretar o juízo de valor quando se fala em megapixels ou na real capacidade do equipamento.

É o preço dessas mudanças culturais, mas por outro lado há pessoas que ainda se interessam nos antigos métodos. Há a facilidade de ingressar em cursos de fotografia, onde tem quem use celular, pode-se ingressar em grupos de fotógrafos e assim desenvolver uma noção de que nem tudo se limita ao celular.

No grupo de trilhas que participo, de oitenta pessoas três tem câmera. Postei algumas fotos comparando câmera com celular, relatei custos pra trazer um pouco de noção.

Tinha entrado nesse tópico pra expor algo parecido. Uma colega minha gastou R$4000,00 em um iPhone, e justificou dizendo que havia comprado apenas por causa da câmera. APENAS. Outra colega comentou que, entre um celular de 4000 e uma câmera de 2800, compraria o celular.
Decidi ficar quieta e não comentar. As pessoas enxergam as câmeras como algo impossível de se manusear. 


coquete

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #37 Online: 26 de Novembro de 2018, 14:55:28
Sim, o Smartphones estão prejudicando o mercado de câmaras porque a medida que os Smartphones vão evoluindo as pessoas vão preferindo a câmaras do telemóvel ao invés de comprar outra câmara   


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 26 de Novembro de 2018, 15:39:43
Tinha entrado nesse tópico pra expor algo parecido. Uma colega minha gastou R$4000,00 em um iPhone, e justificou dizendo que havia comprado apenas por causa da câmera. APENAS. Outra colega comentou que, entre um celular de 4000 e uma câmera de 2800, compraria o celular.
Decidi ficar quieta e não comentar. As pessoas enxergam as câmeras como algo impossível de se manusear.
E tb não querem estudar/aprender

Antigamente criticavam (com razão) os idosos que não queriam entender de aparelhos de DVDs, VHS...

Hoje os mais jovens entraram na mesma onda de não querer aprender nada



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Sim, o Smartphones estão prejudicando o mercado de câmaras porque a medida que os Smartphones vão evoluindo as pessoas vão preferindo a câmaras do telemóvel ao invés de comprar outra câmara

Eu vou falar para a Pris que vcs andam falando mal dela so pq ela prefere o celular.  :assobi:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133254.0.html


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 26 de Novembro de 2018, 17:50:51
Câmeras hoje vendem muito menos do que já venderam. Menos vendas (e fragmentadas entre muitos fabricantes) leva a menos dinheiro para pesquisa e desenvolvimento. O que leva a menos inovação. Que leva a menos vendas. Enquanto os smartphones evoluem, as câmeras tendem a ter mais dificuldade em acompanhar.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 26 de Novembro de 2018, 20:05:10
concordo...eles dormiram de 1994 até 2010...agora já era


a roda já gira para trás



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Realmente, se formos pensar, o que de fato as câmeras trouxeram de novo nos últimos anos? Alguns números a mais de megapixels, velocidade de disparo, ISO um pouco melhor. Alguns detalhes que não mudam realmente as fotografias e não justificam upgrades.

Por outro lado, os celulares avançam porque, ainda que tenham hardware limitado, conseguem resolver com software as suas limitações. HDR, desfoque por software... Para nossos olhos treinados, percebemos a diferença, mas para 99% das pessoas ela não é significativa. E aí faz mais sentido mesmo comprar um celular do que uma câmera.

Uma vez um amigo que é dono de uma escola de fotografia disse: "a maior parte dos alunos procura um curso porque quer saber como desfocar o fundo; com os celulares fazendo isso, não precisarão mais aprender". E esse também era o motivo pelo qual muitos compravam câmeras, para ter aquele aspecto de foto profissional. Com os celulares sendo capazes de fazer isso, 99% das pessoas vão ficar com eles. O 1% restante é o nicho das aplicações que realmente só as câmeras conseguem fazer com uma diferença tão grande que o celular não compete (talvez fotografar um objeto no escuro a 100m de distância para ampliar num poster).


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #41 Online: 27 de Novembro de 2018, 03:30:36
Simples: quem prefere fotografar com smartphones que fotografe. Quem prefere com câmeras dedicadas que assim o faça. Aí fica todo mundo feliz.

Só observo que celulares com câmera boa mesmo custam mais caro do que uma DLSR de entrada. Então não há muita invenção da roda aí.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #42 Online: 27 de Novembro de 2018, 04:13:07
Câmeras hoje vendem muito menos do que já venderam. Menos vendas (e fragmentadas entre muitos fabricantes) leva a menos dinheiro para pesquisa e desenvolvimento. O que leva a menos inovação. Que leva a menos vendas. Enquanto os smartphones evoluem, as câmeras tendem a ter mais dificuldade em acompanhar.

Isso aí tá dificil de engolir. Quer dizer que as câmeras dedicadas estão com dificuldade de acompanhar os smartphones na area da fotografia? O que eles tem de mais? Até mesmo o foco por touchscreem dos smartphones algumas cameras ja incorporaram. E como sabe isso está longe de ser o melhor modo de focagem. Há muitos métodos mais sofisticados que uma dlsr/mirrorless oferece. E esse é um ponto que evoluiu bastante nos últimos anos. Exemplo: A minha 5d Mark II já velhinha tem nove pontos de focagem enquanto as cameras mais novas tem mais de 100 pontos. Tem sensor de rosto, de olho. Cara sério mesmo que voce acha que o mercado de cameras profissionais/prossumer está paradão enquanto as cameras de celulares estão evoluindo rumo ao céu? É um erro também achar que são areas que evoluem em separado. Há uma integração forte. Se bobear a apple e a samsung compram os sensores da sony, a mesma sony que desenvolve sensores para a suas mirrorless fantásticas em iso alto, e que venderá sua tecnologia para outros fabricantes inclusive de smartphones.

Nem tanto ao céu nem tanto a terra. Há milhares de boas fotos sendo tiradas por celulares todos os dias. A tecnologia evoluiu muito. Mas em relação a dslr/mirrorless a única vantagem realmente que vejo é a possibilidade quase instantânea de compartilhas fotos, publicar nas redes sociais, aplicando filtros legais. Isso não é pouca coisa. Mudou a forma como nos comunicamos através da fotografia.Talvez aí sim esteja a vantagem que uma dslr não consegue superar: a instantaneidade do compartilhamento.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2018, 04:20:20 por Bantunes »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Novembro de 2018, 12:30:41
Isso aí tá dificil de engolir. Quer dizer que as câmeras dedicadas estão com dificuldade de acompanhar os smartphones na area da fotografia? O que eles tem de mais? Até mesmo o foco por touchscreem dos smartphones algumas cameras ja incorporaram. E como sabe isso está longe de ser o melhor modo de focagem. Há muitos métodos mais sofisticados que uma dlsr/mirrorless oferece. E esse é um ponto que evoluiu bastante nos últimos anos. Exemplo: A minha 5d Mark II já velhinha tem nove pontos de focagem enquanto as cameras mais novas tem mais de 100 pontos. Tem sensor de rosto, de olho. Cara sério mesmo que voce acha que o mercado de cameras profissionais/prossumer está paradão enquanto as cameras de celulares estão evoluindo rumo ao céu? É um erro também achar que são areas que evoluem em separado. Há uma integração forte. Se bobear a apple e a samsung compram os sensores da sony, a mesma sony que desenvolve sensores para a suas mirrorless fantásticas em iso alto, e que venderá sua tecnologia para outros fabricantes inclusive de smartphones.

Nem tanto ao céu nem tanto a terra. Há milhares de boas fotos sendo tiradas por celulares todos os dias. A tecnologia evoluiu muito. Mas em relação a dslr/mirrorless a única vantagem realmente que vejo é a possibilidade quase instantânea de compartilhas fotos, publicar nas redes sociais, aplicando filtros legais. Isso não é pouca coisa. Mudou a forma como nos comunicamos através da fotografia.Talvez aí sim esteja a vantagem que uma dslr não consegue superar: a instantaneidade do compartilhamento.
Não é somente isso, o fato de estar sempre com você é um motivador a tirar fotos, sejam elas boas ou ruins.

Pra mim ao menos o advento das câmeras de celulares só reforça que devemos cada cez mais focar no estudo da fotografia e menos nos equipamentos, está mais do que provado o que é passageiro e o que não é nessa história toda.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 28 de Novembro de 2018, 09:59:51
Concordo que as pessoas não querem aprender a manusear. Acham que é chato, perda de tempo, não enxergam a capacidade do equipamento, não querem ler conteúdo técnico - não querem aprender a aplicação daquele conteúdo. Por outro lado também tem o status de dizer que tem um celular de marca. Junta com o fato de ser um semi-analfabeto endividado. É uma cabeça sem noção das possibilidades, só vai na manada, tipo o vizinho tem um Land Rover, eu tenho que ter também. Ou se compram Gol porque eu vou comprar Renault/Citroën/Peugeot ? E eu sou "inguimnoranti",  num sei falar esse troço e a culpa é do PêTê !! Porque ele "falhou" no "sistema de educação".

« Última modificação: 28 de Novembro de 2018, 10:05:43 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro