Autor Tópico: Dúvida autofoco em video  (Lida 3238 vezes)

Rochestermc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 21 de Novembro de 2018, 15:09:07
Boa tarde, pessoal!
Eustou iniciando no ramo de fotografias e me aventurando em uma DSLR.
O motivo do meu post é sobre uma dúvida em relação à minha câmera.
Comprei recentemente uma Nikon D5300 (minha primeira DSLR) e estou com dúvidas sobre o foco automático dela nos vídeos.
Já pesquisei e descobri que ela possui o motor de foco no corpo da câmera e estou usando no momento uma lente AF-S yongnuo 35mm f/2. A minha lente do kit é uma AF-P Nikkor 18-55mm. Porém, com nenhuma das duas lentes, no momento de gravação, eu consigo ter o foco automático sem ter que ficar apertando o botão do shooter. Acredito que se setado o modo AF-F no momento da gravação, ao retirar ou posicionar algo na frente da lente, ela deveria buscar o foco sozinha, constantemente, não? Acontece que só busca o foco no momento em que eu pressiono o shooter em meio estágio. Não sei se isso é normal, se me falta alguma configuração ou se é algum problema no motor de foco da minha câmera. Teria como alguem me esclarecer, por favor?
Desde já agradeço a atenção e peço desculpas se minha dúvida for muito Noob.  :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2018, 18:11:59
Boa tarde, pessoal!
Eustou iniciando no ramo de fotografias e me aventurando em uma DSLR.
O motivo do meu post é sobre uma dúvida em relação à minha câmera.
Comprei recentemente uma Nikon D5300 (minha primeira DSLR) e estou com dúvidas sobre o foco automático dela nos vídeos.
Já pesquisei e descobri que ela possui o motor de foco no corpo da câmera e estou usando no momento uma lente AF-S yongnuo 35mm f/2. A minha lente do kit é uma AF-P Nikkor 18-55mm. Porém, com nenhuma das duas lentes, no momento de gravação, eu consigo ter o foco automático sem ter que ficar apertando o botão do shooter. Acredito que se setado o modo AF-F no momento da gravação, ao retirar ou posicionar algo na frente da lente, ela deveria buscar o foco sozinha, constantemente, não? Acontece que só busca o foco no momento em que eu pressiono o shooter em meio estágio. Não sei se isso é normal, se me falta alguma configuração ou se é algum problema no motor de foco da minha câmera. Teria como alguem me esclarecer, por favor?
Desde já agradeço a atenção e peço desculpas se minha dúvida for muito Noob.  :D

Cara vou ser bem sincero com você: a Nikon faz excelentes câmeras, mas o ponto fraco de todas elas, até da top D850 é o autofoco para vídeos. A Canon e a Sony estão há anos luz em tecnologia de autofoco para vídeos, principalmente a Canon.

Se você quer autofoco rápido, inteligente e preciso para vídeos, vá de Canon. Cito 4 exemplos de modelos da Canon que possuem o Dual Auto Pixel , tecnologia de autofoco para fotos e vídeos, possivelmente um dos melhores do mercado: SL2, 5D Mark4, 80D, 6D Mark II.

Se você usa Nikon, há duas maneiras de se gravar vídeo: usando foco 100% manual e colocando o anel de foco da lente no infinito e-ou fechando o diafragma pra ganhar mais profundidade de campo.

Veja que até na D850, a câmera mais top da Nikon, o autofoco em vídeo ainda é um ponto fraco da marca. Mas na questão foto e qualidade de imagem do sensor e das objetivas a Nikon é indiscutível. Bem ...



Lucaskabello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • É difícil mas é divertido!
    • https://500px.com/lucascorrarizzi
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2020, 00:47:25
Pts..... então não tem remédio para minha Nikon no quesito autofoco/vídeo.
Mas que bela furada.kkkk
A minha é uma d7200......ter que fechar diagrama para obter profundidade de campo a luz do dia até dá pra encarar...mas fora isso..pts.
Magoei

Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk

Nikon D7000 , 17 50mm 2.8 sigma/50 150mm 2.8 sigma/50 5000m sigma/50mm nikkor 1.8
Nikon d3000  18 105mm/55 200mm/ 100 300mm


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2020, 16:15:42
Nikon pra video só os modelos Mirrorless: Z50, Z6, Z7.

Ou no máximo a D780 que com o espelho levantado funciona quase como uma Z6.

Mas sobre a sua dúvida, tem sim como ter foco automático sem apertar o botão, desde modelos mais antigos que a sua. Recomendo ler o manual e ir testando.
« Última modificação: 11 de Maio de 2020, 16:16:50 por Checheel »