Autor Tópico: JPEG OU RAW  (Lida 5471 vezes)

VENUTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
  • Que nossos esforços desafiem as impossibilidades.
Online: 22 de Novembro de 2018, 09:10:44
OLÁ

O que é melhor para se configurar minha câmera:

JPG OU RAW?
Principalmente em eventos?
Marcelo Venuto


letilins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2018, 11:46:55
OLÁ

O que é melhor para se configurar minha câmera:

JPG OU RAW?
Principalmente em eventos?


Sempre fotografar em RAW...


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2018, 13:12:24
Ajoelha e ora para purificar a mente ou vai meditar pra pra tirar pensamentos não frutíferos

RAW


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2018, 13:16:10
RAw se você souber o que fazer.

Raw + jpg se não souber.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2018, 18:09:39
 RAW se você gosta, sabe e tem tempo para fazer pós-produção.

 JPEG se você deseja simplesmente clicar e compartilhar.

Grande e forte abraço.


roberto souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2018, 11:45:58
raw
Nikon D610 D7000 / D90 /NIKON 17-55 2.8mm / 50mm 1.8 / SB900 YUNGNOU685


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2018, 12:27:04
RAW
JPG é indicado pra quem tem, como prioridade absoluta, a entrega quase imediata do material.

Raw + jpg se não souber.
:shock: :ponder:
De que forma o JPG salva quem não sabe o que faz, Vange?  :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2018, 12:53:06
No caso seria não saber revelar o raw.
Já vi muita gente desesperada em abrir um cr2.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2018, 22:41:54
Esse assunto é antigo e se vc procurar vai encontrar varios tópicos sobre o assunto por aqui.

Sendo um pouco mais explicativo a diferença é que o JPG é um arquivo editado por parâmetros pré programados no computador de sua câmera, ou seja um JPG ja foi RAW um dia.

O RAW é o negativo digital que alguém precisa editar e exportar para se transformar em uma foto no padrão JPG ou qq outro formato. O RAW é repleto de informações, e a edição manual por um "fotografo artesão" poderá melhorar e muuuito a qualidade da foto.

Se vc não está nem ai para toda essa trabalheira, e gosta do JPG que sai de sua câmera, vai fundo, não há problema algum em fotografar JPG.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2018, 10:31:56
RAW. Alternativamente, RAW+JPEG.

Em 2009 comprei minha primeira DSLR: uma D90, nos EUA. As primeiras fotos eu não sabia o que fazer, então configurei para RAW + JPEG. Na viagem ainda, uns dias depois, li um artigo do Ken Rockwell dizendo que raw é bobagem, profissionais trabalham em jpeg e não editam as fotos. Acreditei e passei a usar apenas jpeg.

Como eu vinha da analógica, as fotos ficaram bem passáveis, pois eu tomava bastante cuidado com exposição e etc.

Entretanto, hoje me arrependo AMARGAMENTE de não poder editar as fotos dessa viagem. As melhores fotos estão apenas em jpeg, e não posso mexer quase nada nelas.

Então, até vc aprender a editar o Raw, vá usando os dois. Depois que vc pegar a manha, vai naturalmente abandonar o jpeg.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2018, 10:35:29 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2019, 23:21:19
RAW. Alternativamente, RAW+JPEG.

Em 2009 comprei minha primeira DSLR: uma D90, nos EUA. As primeiras fotos eu não sabia o que fazer, então configurei para RAW + JPEG. Na viagem ainda, uns dias depois, li um artigo do Ken Rockwell dizendo que raw é bobagem, profissionais trabalham em jpeg e não editam as fotos. Acreditei e passei a usar apenas jpeg.

Como eu vinha da analógica, as fotos ficaram bem passáveis, pois eu tomava bastante cuidado com exposição e etc.

Entretanto, hoje me arrependo AMARGAMENTE de não poder editar as fotos dessa viagem. As melhores fotos estão apenas em jpeg, e não posso mexer quase nada nelas.

Então, até vc aprender a editar o Raw, vá usando os dois. Depois que vc pegar a manha, vai naturalmente abandonar o jpeg.

Não dá usar photoshop para editar jpeg?


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2019, 23:24:27
OLÁ

O que é melhor para se configurar minha câmera:

JPG OU RAW?
Principalmente em eventos?

Se ainda não usa lightroom mas pretende utilizar o programa no futuro, recomendo raw+jpeg, para tratar o jpeg em editores mais simples e tratar o raw futuramente.
O problema é o espaço enorme que essa configuração utilizará de seu computador.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2019, 02:20:09
Não dá usar photoshop para editar jpeg?
Dá e muita gente faz.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2019, 02:22:04
Eu particularmente tirando fotografia de paisagem só uso jpeg da câmera, tenho alguns perfis programados nela e uso o que me agrada, tenho um também um pouco "flat" que uso para colorir depois.

Um exemplo abaixo:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2019, 09:00:24
Não dá usar photoshop para editar jpeg?

Que dá, dá, a única coisa que você tem que observar é que a cada vez que você salva um JPEG ele perde qualidade pois é feita a re-compressão das informações e o formato JPEG não é losess. Um arquivo ZIP ou RAR é considerado "loseless" (sem perda) pq quando você descompacta ele as informações estão la igualzinhas a quando você compactou. Isso não acontece no caso do JPEG.

MAAAAAS, na prática, na prática, se você editar algumas poucas vezes você não perceberá diferenças visíveis.

Outro detalhe a ser observado é que o JPEG não carrega tantas informações quanto o RAW. Você não consegue recuperar, por exemplo, muita informação das áreas de sombra.