Autor Tópico: JPEG OU RAW  (Lida 5469 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Janeiro de 2019, 09:04:18
Para pessoas que fazem evento a informação abaixo não interessa tanto pois depois que entregou as fotos tem pouco compromisso. Mas para hobbistas isso talvez seja interessante.

Uma vantagem do RAW é que ele pode ser melhor aproveitado pela evolução dos softwares de tratamento. O que um Lightroom ou Photoshop conseguiam fazer em questão de tratamento de ruídos, trazer informação de áreas estouradas ou áreas de sombra, etc, hoje em dia é muito mais avançado do que anos atrás.

Se você pegar um RAW que fez lá em 2009 e for tratá-lo hoje com certeza o JPEG/PNG final ficará melhor do que naquela época.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 12 de Janeiro de 2019, 09:21:35
Mesmo para hobbistas a vida é muito curta para ficar retratando as fotos.  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Janeiro de 2019, 09:51:38
Mesmo para hobbistas a vida é muito curta para ficar retratando as fotos.  :D

ahahaha, verdade  :D  :D


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 12 de Janeiro de 2019, 18:38:41
A resposta é: Depende.
Se quer agilidade e fotos para usar direto da câmera, JPG.
Se quer ter flexibilidade para trabalhar a imagem, garantir as cores da forma que você quer, assim como os tratamentos que mais te interessam, RAW.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2019, 00:58:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #19 Online: 12 de Janeiro de 2019, 21:59:46
Não entendi onde isso chegou, não faz sentido nenhum o q a maioria disse.. Veja, os editores de raw nativos e mesmo os de terceiros abrem e exibem as fotos como o jpg e com os padrões de cores, contraste, brilho, etc, etc..., configurados na cam ou do aplicativo. Olha elas, estão boas? Manda salvar como jpg todas, sem estresse e rápido e prático. Agora, se nessas fotos q vc fez teve uma muito boa q deu M ou vc quer dar um tratamento caprichado, tá o RAW ali a sua disposição. Mais uma uma: dizer q pode se editar um jpg e besteira, pois vc pofe editar até cáca de vaca., Mas editar cáca de vaca cistuma ter serios problemas. NO RAW vc faz COISAS IMPORTANTÍSSIMAS Q vc NUNCA irá conseguir fazer com o jpg. Dito isso tudo: Não faz nenhum sentido nos dias d hoje ter ums dslr e fotografar em jpg. Quem disser qualquer outra coisa, me desculpe, melhor se dedicar a fazer bolinhas de sabão...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 13 de Janeiro de 2019, 11:42:33
Não entendi onde isso chegou, não faz sentido nenhum o q a maioria disse.. Veja, os editores de raw nativos e mesmo os de terceiros abrem e exibem as fotos como o jpg e com os padrões de cores, contraste, brilho, etc, etc..., configurados na cam ou do aplicativo. Olha elas, estão boas? Manda salvar como jpg todas, sem estresse e rápido e prático. Agora, se nessas fotos q vc fez teve uma muito boa q deu M ou vc quer dar um tratamento caprichado, tá o RAW ali a sua disposição. Mais uma uma: dizer q pode se editar um jpg e besteira, pois vc pofe editar até cáca de vaca., Mas editar cáca de vaca cistuma ter serios problemas. NO RAW vc faz COISAS IMPORTANTÍSSIMAS Q vc NUNCA irá conseguir fazer com o jpg. Dito isso tudo: Não faz nenhum sentido nos dias d hoje ter ums dslr e fotografar em jpg. Quem disser qualquer outra coisa, me desculpe, melhor se dedicar a fazer bolinhas de sabão...

Você não falou nada de diferente do que já foi dito no tópico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2019, 13:41:07
Não entendi onde isso chegou, não faz sentido nenhum o q a maioria disse.. Veja, os editores de raw nativos e mesmo os de terceiros abrem e exibem as fotos como o jpg e com os padrões de cores, contraste, brilho, etc, etc..., configurados na cam ou do aplicativo. Olha elas, estão boas? Manda salvar como jpg todas, sem estresse e rápido e prático. Agora, se nessas fotos q vc fez teve uma muito boa q deu M ou vc quer dar um tratamento caprichado, tá o RAW ali a sua disposição. Mais uma uma: dizer q pode se editar um jpg e besteira, pois vc pofe editar até cáca de vaca., Mas editar cáca de vaca cistuma ter serios problemas. NO RAW vc faz COISAS IMPORTANTÍSSIMAS Q vc NUNCA irá conseguir fazer com o jpg. Dito isso tudo: Não faz nenhum sentido nos dias d hoje ter ums dslr e fotografar em jpg. Quem disser qualquer outra coisa, me desculpe, melhor se dedicar a fazer bolinhas de sabão...
:ponder: :ponder: :ponder:
Imagina um repórter fotográfico que foi o primeiro a chegar num "acontecimento" e ao invés de transferir a foto rapidamente pro celular e enviar pra redação, tem que ir pra casa tratar a foto pra enviar!? Ou então andar com o notebook a tira-colo...  :doh:
Ou então um fotógrafo que trabalha SOMENTE em estúdio com ótima qualidade de luz, faz fotos o dia inteiro (altíssimo volume), vai usar RAW pra quê? Se a exposição e cores já saem prontas no click.

Como a maioria disse: quem não tem urgência, usa RAW. Quem tem, JPG.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, 13:43:04 por nandoespinosa »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2019, 23:25:36
:ponder: :ponder: :ponder:
Imagina um repórter fotográfico que foi o primeiro a chegar num "acontecimento" e ao invés de transferir a foto rapidamente pro celular e enviar pra redação, tem que ir pra casa tratar a foto pra enviar!? Ou então andar com o notebook a tira-colo...  :doh:
Ou então um fotógrafo que trabalha SOMENTE em estúdio com ótima qualidade de luz, faz fotos o dia inteiro (altíssimo volume), vai usar RAW pra quê? Se a exposição e cores já saem prontas no click.

Como a maioria disse: quem não tem urgência, usa RAW. Quem tem, JPG.

Colega, não concordo totalmente com sua ideia

Repórter fotográfico tem que enviar rápido, ainda mais se for uma exclusiva

Usando o seu exemplo do estúdio, o cara tira trocentas fotos em jpg e uma delas, uminha só,algum doido resolve que quer colocar numa galeria para venda ou numa grande exposição. Se for uma modelo com uma maquiagem mais diferente pode dar banding, sem falar em cor, etc e bye chance

Agora se o imediato é necessário/obrigatório ou o fotógrafo tem certeza que sua foto vai ser um nada eterno pode ser jpg

Eu, que as melhores fotos são com a tampa da lente NA LENTE, uso raw.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 14 de Janeiro de 2019, 23:36:37
Colega, não concordo totalmente com sua ideia

Repórter fotográfico tem que enviar rápido, ainda mais se for uma exclusiva

Usando o seu exemplo do estúdio, o cara tira trocentas fotos em jpg e uma delas, uminha só,algum doido resolve que quer colocar numa galeria para venda ou numa grande exposição. Se for uma modelo com uma maquiagem mais diferente pode dar banding, sem falar em cor, etc e bye chance

Agora se o imediato é necessário/obrigatório ou o fotógrafo tem certeza que sua foto vai ser um nada eterno pode ser jpg

Eu, que as melhores fotos são com a tampa da lente NA LENTE, uso raw.
Meu exemplo ficou meio no ar... Mas a ideia é que, se tu tem uma luz e cores muito bem controladas, e trabalha com um equipamento de ponta... Não tem necessidade de usar RAW.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2019, 00:15:43
Colega, não concordo totalmente com sua ideia

Repórter fotográfico tem que enviar rápido, ainda mais se for uma exclusiva

Usando o seu exemplo do estúdio, o cara tira trocentas fotos em jpg e uma delas, uminha só,algum doido resolve que quer colocar numa galeria para venda ou numa grande exposição. Se for uma modelo com uma maquiagem mais diferente pode dar banding, sem falar em cor, etc e bye chance

Agora se o imediato é necessário/obrigatório ou o fotógrafo tem certeza que sua foto vai ser um nada eterno pode ser jpg

Eu, que as melhores fotos são com a tampa da lente NA LENTE, uso raw.

https://www.slrlounge.com/an-effective-way-to-remove-banding-thats-not-adding-noise/

resumo.
jpg de 8 bits -> trata a imagem -> acontece banding -> converter para 16 bits -> achata as camadas -> exporta sem banding.

Eu fico com o RAW mas é fácil viver sem ele.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #25 Online: 15 de Janeiro de 2019, 01:03:11
 :ponder:

https://www.slrlounge.com/an-effective-way-to-remove-banding-thats-not-adding-noise/

Deve ajudar, mas o galhudo colocou um detalhe lá no canto que se ficar mais ou menos, fucker

O que passa pela minha cabeça é que emoldurar uma grande obra, certificar, etc o que  não é barato. Se o fotógrafo colocar o seu na reta e confiar nesta conversão de 8 pra 16 e achatar, senta a bota e corre pro abraço.

Sem dúvida que a grande maioria das fotos não vão chegar a lugar algum, sem ofensas. Se fizer uma amostragem qualitativa de qualquer seguimento de profissional/profissão,  aqui no caso é fotografo, vão ter os pregos (eu), os medianos (grande maioria) e os excepcionais, tecnicamente falando.

Hoje eu tenho certeza que eu sobrevivo no meu ramo de atividade, mas não estou nada contente nesta situação e estou sempre galgando um degrauzinho a mais de conhecimento e desenvolvimento, mas o que importa é ser feliz  :ok:

É só ver como foto de formatura é tratada um nascô danado e uma grande maioria fica feliz

Nem considero o banding um defeito, só uma característica do 8 bits, assim como jogamos um monte de cor quando optamos pelo jpg que eventualmente pode fazer falta, mas pelo que vejo, bem eventualmente

O que fica claro que a limitação de trabalhar em raw ou jpg é custo e a agilidade de envio, como o jornalista

Abraçoo




Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2019, 12:45:37
Se o cara PRECISA da disponibilidade imediata da foto para alguma coisa, faz em raw+jpg. Mas o colega pediu conselho. Meu conselho: NÃO ABRA MÃO DO RAW. Pode não ser hoje nem amanhã, mas vai chegar o dia que vc vai precisar dele e, se não fez, não vai ter.

Quanto à velocidade: eu até tenho câmeras que descarregam jpg direto no celular, mas NÃO USO esse recurso: gasta bateria, come memória e banda de internet do celular e NUNCA houve a ocasião em que essa disponibilidade fez diferença. Se vc precisar, beleza, vá lá, use. Mas eu recomendo que MANTENHA O RAW. O raw é a grande vantagem por fotografar com câmera ao invés de celular. Vc poder fazer a foto e deixar pra resolver questões de luminosidade ou balanço de branco mais tarde, em casa, quando tiver tempo, é melhor do que ficar se debatendo com regulagens e perder a foto.

Dá pra fazer as fotos só em jpg? Dá. Fica bom? fica. Mas vai ter aquele momento em que vc erra um pouco na exposição e não tem como corrigir depois. E aí? vai fazer o quê? Até mesmo em eventos pode entrar uma luz de fundo imprevista que estraga sua exposição. O raw é uma garantia a mais pra vc ter boas fotos.

Como eu disse, fiz todas as fotos da viagem em jpg e me arrependi. Tivesse continuado como comecei, em raw+jpg, isso não teria acontecido. Melhor fazer e não precisar do que precisar e não ter.

Os colegas que discordam, espero que nunca precisem. Mas Murphy diz que pra alguma coisa dar errado é só questão de tempo...
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


RogerCarbel

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2019, 09:09:10
Qdo eu fotografo aniversário infantil sem álbum, apenas entregar as fotos no DVD, uso RAW+JPG. Ja uso um pré ajuste de WB, D-Lighting e redução de ruído em isos altos nos arquivos JPG, alem de tentar tirar as fotos com a maior precisão de exposição possível. E são esses arquivos q entrego para o cliente. As fotos em RAW nesse caso é tipo um backup... se alguma das fotos JPG ficou sub ou superexposta, eu tenho alí o arquivo crú pra tentar corrigir.
Agora, em casamentos, em que preciso fazer o tratamento e diagramação do album, aí fotografo só em RAW.
Nikon D7200 x2
Sigma 18-35mm f/1.8 DC ART - Nikkor 50mm f/1.8d - Nikkor 85mm f/1.8g - Rokinon 8mm f/3.5 Fisheye - Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Macro OS HSM - Nikkor AF 70-300mm F/4-5.6g
SB-700 x2 - SB-600 - YN-568EX