Autor Tópico: Nitidez Canon T3i  (Lida 5558 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2018, 10:51:16
Por isso mesmo que usei essa velocidade 1/500. Estou achando que eu ter usado uma abertura de 5 e nao f8 ou menos pode ter sido o causador. Além do ponto de foco estar mal ajustado.

A lente é uma STM do kit

Desculpe minha ignorância, mas o IS seria o estabilizador?

Sim. IS é o estabilizador (IS = Image Stabilizer). Estou aqui aguardando a solução desse caso pois às vezes observo também uma nitidez abaixo do que eu esperava para as configurações usadas aqui na minha 70D...  :snack:
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


wliampegoraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2018, 10:53:05
Sim. IS é o estabilizador (IS = Image Stabilizer). Estou aqui aguardando a solução desse caso pois às vezes observo também uma nitidez abaixo do que eu esperava para as configurações usadas aqui na minha 70D...  :snack:

Vamos até o fim neste caso, eu vou comunicando dos resultados.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2018, 11:10:06
IS é o estabilizador, tem uma chavinha para ligar e desligar ao lado da lente.

Com IS desligado é possível fazer fotos nitidas em 55mm em até 1/80 se tiver a mão estável. Eu usaria 1/125 só para garantir.

Com relação ao foco, não foque no rosto e recomponha, isso muda o plano de foco (para aberturas muito grandes, mas vale a dica). Em f8 você pode focar no centro da imagem mesmo, na barriga da moça, que estará tudo em foco


wliampegoraro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2018, 11:12:50
IS é o estabilizador, tem uma chavinha para ligar e desligar ao lado da lente.

Com IS desligado é possível fazer fotos nitidas em 55mm em até 1/80 se tiver a mão estável. Eu usaria 1/125 só para garantir.

Com relação ao foco, não foque no rosto e recomponha, isso muda o plano de foco (para aberturas muito grandes, mas vale a dica). Em f8 você pode focar no centro da imagem mesmo, na barriga da moça, que estará tudo em foco

Pois era isso que eu fazia, focava o centro da foto mas com uma abertura de f5. Estou achando que esse é o problema.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2018, 12:26:53
- Teste ao ar livre e com sol.
- Verifique se o modo AF não está em AI Servo, que é para tema em movimento, e utilize o modo One Shot, que é para objeto estático, quando for o caso.
- Use no mínimo 1/125 e regule a abertura de acordo com a velocidade selecionada, acompanhando sempre fotômetro a exposição correta.
- Posicione o ponto de foco na parte que deseja melhor nitidez.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2018, 16:30:13
Tenho quase certeza de que é um erro de foco...

Veja alguns detalhes nas suas configurações:
Foco em ONE SHOT
Escolha o ponto de foco mais próximo do olho da modelo. Tente reenquadrar o mínimo possível.
Use uma abertura mínima de 5.6 pra 1 modelo, 7.1 se forem mais pessoas.
Aperte o botão de uma só vez. Não dando muito tempo entre o foco e o disparo.
Duvido que você trema o suficiente pra fazer tremer em 1/500. E parece mesmo que o foco bateu na altura da barriga da modelo.

Pra garantir. Faça o teste com tripé. E ainda teste o foco no manual (no Live View com zoom, saca?) e no AF (desligue o estabilizador e use o timer 2s pra disparo). Use um alvo fixo, não um modelo pra isso.
Se no tripé a câmera ainda errar o AF, sinto te informar que há um problema no AF entre a câmera e a lente. Nem sempre é um defeito, porém a T3i não possui microajuste de foco. E se for isso, você terá que aceitar ou trocar de lente.

A 70D acho que tem, se não me engano, viu aanogueira?!
« Última modificação: 28 de Novembro de 2018, 16:36:00 por nandoespinosa »


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2018, 20:55:43
Tenho quase certeza de que é um erro de foco...

Veja alguns detalhes nas suas configurações:
Foco em ONE SHOT
Escolha o ponto de foco mais próximo do olho da modelo. Tente reenquadrar o mínimo possível.
Use uma abertura mínima de 5.6 pra 1 modelo, 7.1 se forem mais pessoas.
Aperte o botão de uma só vez. Não dando muito tempo entre o foco e o disparo.
Duvido que você trema o suficiente pra fazer tremer em 1/500. E parece mesmo que o foco bateu na altura da barriga da modelo.

Pra garantir. Faça o teste com tripé. E ainda teste o foco no manual (no Live View com zoom, saca?) e no AF (desligue o estabilizador e use o timer 2s pra disparo). Use um alvo fixo, não um modelo pra isso.
Se no tripé a câmera ainda errar o AF, sinto te informar que há um problema no AF entre a câmera e a lente. Nem sempre é um defeito, porém a T3i não possui microajuste de foco. E se for isso, você terá que aceitar ou trocar de lente.

A 70D acho que tem, se não me engano, viu aanogueira?!
Já conferi o micro ajuste. Aqui o problema é mesmo atrás da câmera... rs. Só estou acompanhando para ver onde posso estar errando. Admito que as vezes arrisco velocidades um pouco abaixo do mínimo razoável e já estou corrigindo isto. Agora, com seu post exatamente, estou me perguntando se não tenho demorado demais entre travar o foco e disparar. Vou me atentar para isto. Também tenho que melhorar a técnica de segurar a câmera para segurar com mais firmeza. Também já tenho tentado corrigir isso. Aos poucos a gente aprende...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 29 de Novembro de 2018, 07:44:59
Já conferi o micro ajuste. Aqui o problema é mesmo atrás da câmera... rs. Só estou acompanhando para ver onde posso estar errando. Admito que as vezes arrisco velocidades um pouco abaixo do mínimo razoável e já estou corrigindo isto. Agora, com seu post exatamente, estou me perguntando se não tenho demorado demais entre travar o foco e disparar. Vou me atentar para isto. Também tenho que melhorar a técnica de segurar a câmera para segurar com mais firmeza. Também já tenho tentado corrigir isso. Aos poucos a gente aprende...

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Considere a velocidade mínima igual a DF da lente ou um pouco mais se não tiver mão firme, no caso de APS multiplique a DF por 1.6 por causa do fatos de crop. Isso é um numero que tem que se ter na cabeça :ok:
Esse numero muda se a lente tem IS, já que geralmente ele aguenta até uns 3-4 pontos a menos, nesse caso vale mais o teste que qualquer coisa.

A questão de segurar, vejo muita gente fazendo errado, sem suporte correto para a câmera principalmente por costume de usar câmeras menores ou celular. O ideal é usar a palma da mão esquerda para apoiar a câmera e deixar os dedos para segurar a lente (e mover o zoom/foco/abertura caso precise). A mão direita também segura a câmera com firmeza, só deixando o indicador e o polegar livres para mexer nos botões, e (vou quotar ensinamento de disparo de armas rsrs) não se puxa botão, se aperta, já vi gente mexendo a câmera inteira para disparar e é só apertar a pontinha do indicador.
Ahh ambos os braços ficam apoiados no corpo em posição horizontal e pelo menos o esquerdo em posição vertical ;)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2018, 08:13:17
Eu começo a prender a respiração em 1/80. E tento cuidar pra disparar entre um batimento cardíaco e outro.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2018, 08:38:32
Eu começo a prender a respiração em 1/80. E tento cuidar pra disparar entre um batimento cardíaco e outro.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Você é um sniper do BOPE...  :D


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 29 de Novembro de 2018, 09:06:07
Você é um sniper do BOPE...  :D
Só neurótico mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #26 Online: 29 de Novembro de 2018, 09:11:19
Só uma dica que aprendi no exército.
A técnica de segurar a respiração funciona melhor depois de você soltar o ar, e não enquanto você segura o ar nos pulmões como muita gente acredita.

Soltem o ar e segurem. :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 29 de Novembro de 2018, 10:00:33
Por isso mesmo que usei essa velocidade 1/500. Estou achando que eu ter usado uma abertura de 5 e nao f8 ou menos pode ter sido o causador. Além do ponto de foco estar mal ajustado.

A lente é uma STM do kit

Desculpe minha ignorância, mas o IS seria o estabilizador?

Sim , IS é o estabilizador de imagem das lentes da Canon. Cada fabricante dá o nome diferente para a mesma função (exemplo: Nikon VR, Sigma OS, Tamron VC, Canon IS) ... mas é tudo a mesma coisa rs .


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #28 Online: 29 de Novembro de 2018, 11:44:28
Sim. IS é o estabilizador (IS = Image Stabilizer).

IS é o estabilizador, tem uma chavinha para ligar e desligar ao lado da lente.

Sim , IS é o estabilizador de imagem das lentes da Canon

Só pra reforçar, sim o IS é o estabilizador!!

Mas alguém no apoio??

 :D


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Novembro de 2018, 11:46:09
Só uma dica que aprendi no exército.
A técnica de segurar a respiração funciona melhor depois de você soltar o ar, e não enquanto você segura o ar nos pulmões como muita gente acredita.

Soltem o ar e segurem. :ok:

Lembro disso no exército também. Após terminar de expirar, dispare. Mas se ficar prendendo a respiração muito tempo, esperando focar, aí já era. É logo no final da expiração.

Só neurótico mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Desconfiei...  :hysterical:
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM