Autor Tópico: Foto de um grupo de pessoas com o fundo desfocado  (Lida 3996 vezes)

Analusjc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 28 de Novembro de 2018, 19:21:21
Boa noite! Estou iniciando nesse mundo e estou tendo dificuldades em fazer fotos de 3, 4 ou um grupo de pessoas onde saiam todas focadas e o fundo desfocado. Sei da questão do ponto central do foco que é mais preciso, e que se as pessoas estão em planos um pouquinho diferentes ja saem de foco. Mas como vcs fazem para tirar a foto? Em um evento na dá pra pedir para que as pessoas fiquem no mesmo plano rs. Nesse dia usei uma 50mm em f3,5 e minha camera e uma 6d. Queria desfocar o fundo que era feio e acabou que varias pessoas sairam fora de foco   :shock:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2018, 20:34:56
Se as pessoas não estiverem no mesmo plano, é bem improvável que você consiga.
Se elas estiverem em planos diferentes você vai ter que aumentar a profundidade de campo para focar todas e consequentemente vai deixar tudo, inclusive o background, mais nítidos.

A única solução viável nesse caso seria aumentar a profundidade de campo para focar todo mundo e desfocar o background na pós produção.
Tu pode inclusive tirar uma segunda foto completamente desfocada para ajudar a montar depois na pós.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2018, 08:00:17
Antes de mais nada você precisa estudar um pouquinho a teoria da profundidade de campo ;)

Tendo em mente que depende do sensor, da lente, da abertura, da distancia para a pessoa e do circulo de confusão, você pode começar a entender suas necessidades no momento do disparo, fechando um pouco a lente, se afastando do grupo, mudando a lente, e por aí vai :ok:


Analusjc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2018, 10:06:11
Obrigada gente, as demais tirei em f5.6 e melhorou muito nas o fundo nao desfocou. Vou tentar melhorar na pós. Com certeza preciso estudar mais, tenho visto muotos vídeos sobre o assunto. Vcs tem algum youtuber top pra indicar? Valeu pela atenção!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2018, 11:45:37
Procure bons livros, Youtube tem muita asneira ;)

Uma série que recomendo para iniciar é "From snapshots to great shots", principalmente os composition e exposure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2018, 13:51:55
Obrigada gente, as demais tirei em f5.6 e melhorou muito nas o fundo nao desfocou. Vou tentar melhorar na pós. Com certeza preciso estudar mais, tenho visto muotos vídeos sobre o assunto. Vcs tem algum youtuber top pra indicar? Valeu pela atenção!

A galera aqui manda estudar pq tem preguica de responder.

Se a sua lente tiver a regua com numero da distancia em metros e o numero da abertura dalente, vc pode desfocar o fundo em qualquer abertura de lente, vendo ou estipulando qual eh a distancia da pessoa mais longe dalente nesse grupo.

Entao digamos que vc fotografe em f/11 um grupo de pessoas. A pessoa mais no fundo (mais distante da lente) esta ha aproximadamente 6 metros de distancia da lente. Entao vc regula o anel de distancia (foco) da lente, colocando o numero "6 metros" proximo do numero f11 (do lado de dentro do foco).

Em resumo, qualquer distancia marcada na lente que estiver alem do f11 estara fora de foco, e qualquer distancia mais proxima que estiver ate o limite do F/11 estata dentro de foco.

O mesmo vale para a distancia minima.

No exemplo dessa foto que eu achei na internet:

Nesse exemplo o F/11 esta paralelo a mais ou menos a 2 metros. entao tudo que estiver mais distante de 2 metros estara fora de foco, e tudo que estiver mais proximo de 2 metros estara dentro de foco.

Ou para ser mais completo, tudo que estiver entre 1.40 metros e 2 metros (aproximadamente), estara dentro de foco, e tudo que estiver mais distante de 2 metros ou mais proximo de 1.40 metros, estara fora de foco.

Em lentes 50mm, vc consegue perfeitamente colocar uma distancia entre 1.5 metros e 6 metros fotografando em f11. O que da e sobra para fotos em grupo e desfocar o fundo.

As lentes que mostram todas as escalas full stop de abertura sao melhores para isso. A lente desse exemplo da imagem so mostra a escala de 2 aberturas  Mas mesmo assim, se for igual a sua lente ja da para usar e saber desfocar o fundo nessas duas aberturas.

Outro exemplo com escala a partir de F3.5
« Última modificação: 29 de Novembro de 2018, 13:55:59 por C R O I X »


Analusjc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2018, 14:04:46
Ow querido, obrigada msm pela ajuda! Entao nesse caso eu usaria o foco manual certo?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2018, 14:06:22
Ow querido, obrigada msm pela ajuda! Entao nesse caso eu usaria o foco manual certo?

Exato.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2018, 14:44:52
A explicação do Croix é perfeita.. Porém... O desfoque do fundo é diretamente proporcional à abertura.
Quanto maior abertura, maior o desfoque e vice-versa. Além disso, muitos outros fatores influenciam na profundidade de campo (DoF) como o Lucas citou.

Então, em f/11 ou mesmo em f/7.1, se o fundo estiver muito próximo das pessoas, ele terá um leve desfoque, talvez quase imperceptível.

Para grupos de muitas pessoas, o que pode fazer é usar DF maiores. Te afastando do plano de foco, e afastando as pessoas do fundo. Assim consegues controlar melhor a tamanho da zona que estará em foco, e ainda ter um desfoque maior do fundo.

Tem um app para Android que chama DoFCalc.. Ele é bem interessante pra estudar isso.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2018, 14:46:28 por nandoespinosa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2018, 19:35:14
A explicação do Croix é perfeita.. Porém... O desfoque do fundo é diretamente proporcional à abertura.
Quanto maior abertura, maior o desfoque e vice-versa. Além disso, muitos outros fatores influenciam na profundidade de campo (DoF) como o Lucas citou.

Então, em f/11 ou mesmo em f/7.1, se o fundo estiver muito próximo das pessoas, ele terá um leve desfoque, talvez quase imperceptível.

Para grupos de muitas pessoas, o que pode fazer é usar DF maiores. Te afastando do plano de foco, e afastando as pessoas do fundo. Assim consegues controlar melhor a tamanho da zona que estará em foco, e ainda ter um desfoque maior do fundo.

Tem um app para Android que chama DoFCalc.. Ele é bem interessante pra estudar isso.

No primeiro paragrafo eu pensei que vc estava falando de "Disfoque" como sinonimo de profundidade de campo.

Eu diria de outro jeito. Que quanto menor a abertura (maior numero do F/stop), maior a profundidade de campo. Por isso eu sugeri F11, pq nessa abertura em uma lente 50mm, vc tem um espaco de aproximadamente 4.50 metros em foco (o que da e sobra para uma foto em grupo sair com todos em foco).

O desfoque (aintensidade do que esta fora de foco) eh o mesmo em qualquer abertura. O que influencia a intencidade do que esta fora de foco eh a distancia. Quanto mais distante da profundidade de campo, mais intensa sera a area fora de foco.

Ou seja, se em uma foto em grupo a pessoa no fundo (mais distante dalente) estiver a 6 metros de distancia (por exemplo), basta ajustar o limite da profundidade de campo proximo de 6 metros. Talvez 6.50 metros ou 7 metros.

Ja se o fundo for uma parede que esta a 8 ou 9 metros, como eh uma distancia curta da profundidade de campo (area em foco), a intencidade do desfoque sera baixa mas estara desfocado. Quanto mais distante a parede da area de foco, mais intenso sera o efeito de desfoque.

Vou usar uma foto minha como exemplo:


Veja queo apoio de mao do banco, atras da modelo, ja esta fora de foco. Mas como esta proximo da area de foco, a intecidade do desfoque eh baixo. Ja o lado esquerdo da entrada na parede, esta um pouco mais distante e consequentemente mais desfocado. O lado direito mais distante ainda e por isso mais desfocado, etc...

Mudar a abertura da lente nao vai mudar nada esse efeito de disfoque, desde que a area de limite da profundidade de campo seja sempre o mesmo.

Mas digamos que eu me aproxime da modelo. Por exemplo, se a lente nesse primeira foto estava ha 5 metros 5 metros de distancia da modelo, e eu me aproximar da modelo tendo elaagora ha 2 ou 3 metros de distancia. Eu terei que redizir a distancia da profundidade de campo tambem. E ao fazer isso, sem alterar a abertura da lente e sem mover a modelo, eu estou distanciando a profundidade de campo do segundo plano, e por conta do aumento dessa distancia, o segundo plano ganha maior efeito de desfoque:



Veja que o braco atras da modelo ja esta fora de foco, se minha visao nao esta me enganando. Mas tudo a frente esta em foco.

Me corrija se eu estiver errado, mas penso que o efeito mao mudaria em nada se eu mudasse a abertura, desde que o limite da divisao da profundidade de campo e defoque seja mantida no mesmo lugar. O maximo que poderia acontecer eh aumentar a abertura para algo f2.8 ou mais (essafoto eh medio formato), estreitando tanto o a profundidade de campo (area em foco) a ponto da borda do vestido ou braco dianteiro tambem aparecer fora de foco, ficando so o rosto em foco.
Mas o limite de divisao de foque e desfoque atras da modelo se mantendo o mesmo, o desfoque no fundo tera o mesmo efeito rm qualquer abertura.


Agora voltando a primeira foto. A vantagem de focar manualmente esta no fato de eu poder fotografar a f22 e escolher onde sera o limite da profundidade de campo. Posso colocar esse limite logo atras da modelo e deixar todo o fundo fora de foco, ou pode distanciar esse limite da modelo e deixar a cadeira toda em foco e a parede fora de foco. Ou posso distanciar ainda mais esse limite e fotografar a modelo, cadeira e parede em foco e o fundo atras da parede fora de foco. E tudo que estiver na frente desse limite da profundidade de campo em f22, estara em foco, se nao tiver nada demasiadamente proximo da lente na foto. No foco automatico, ter tal controle eh bem mais dificil, em boa parte dos casos impossivel.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2018, 19:49:06 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2018, 19:58:25
Um detalhe que esqueci demencionar, eh que quanto mais distante vc estiver do sujeito, maior sera a distancia focal. Por exemplo, na minha camera 35mm com lente 45mm. Em f2.8, fotografando um objeto a distancia de 1m50cm, a distancia focal eh de aproximadamente 20cm (area em foco). Ja na mesma abertura f2.8. Fotografando alguem ha uma distancia de 6 metros da lente, a distancia focal (area em foco) eh de 5 ou 6 metros.

Ou seja, ao me aproximar da modelo nas fotos que usei como exemplo, mesmo mantendo a mesma abertura a distancia focal (area em foco) tambem diminui, pq estou trazendo o foco mais proximo a lente.

E ao trazer a area em foco mais proximo a lente, vc esta distanciando tal area em foco fo fundo, deixando o fundo com um efeito de desfoque maior.

Entao eh o que o nandoespinosa falou de forma mais detalhada. Sendo que ele sugeriu uma distancia maior do sujeito e uma abertura menor. A distancia maior amenta a area em foco (DOF - distancia focal), e distanciando o fundo dessa area em foco, o fundo tem maior efeito de desfoque.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2018, 20:07:32 por C R O I X »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2018, 21:00:42
... (DOF - distancia focal), e distanciando o fundo dessa area em foco, o fundo tem maior efeito de desfoque.


DOF não é distância focal , é Depth Of Field = Profundidade de Campo


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2018, 05:11:28

DOF não é distância focal , é Depth Of Field = Profundidade de Campo

Vc esta completamente certo. Eu quis dizer profundidade de campo toda vez que escrevi "distancia focal" (pena que nao da para corrigir mais). Troquei a palavrasem pensar com calor do momento da escrita. Mas penso que pelo contexto da para entender.

Tentei ser didatico mas acho que isso vai causar confusao em muita gente.  :D



Mas agora lendo de novo eu percebi que eu disse uma besteira. Eu disse que ao me aproximas da modelo e mover a profundidade de campo mais proximo da lente, eu estaria distanciando a profundidade de campo do segundo plano, o que nao eh verdade.

De certa forma, apesar de nao alterar o f/stop da lente, ao mover a profundidade de campo para proximo da lente, tal area em foco diminui e a intensidade do desfoque aumenta. Entao parece que o nandoespinosa tinha razao. No no sentido da abertura da lente influenciar na intencidade do desfoque em si, mas sim a proporcao da profundidade de campo.
Me corrijam se eu estiver errado ou se deixei escapar algo.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2018, 05:26:45 por C R O I X »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2018, 12:44:47
Eu confesso que não entendi tudo que tu escreveu, Croix.. Me confundi todo com a terminologia..  :assobi: :doh:

Mas acho que não é bem assim:
A vantagem de focar manualmente esta no fato de eu poder fotografar a f22 e escolher onde sera o limite da profundidade de campo.

Claro que alterando a DF e a distância do objeto em foco, poderemos obter a DoF "que quisermos".
Mas as vezes ela é tão dependente da abertura, que limita o tal desfoque.
Vejamos.
Aproveitando o uso do DofCalc que eu falei (não sei a precisão dele - nunca testei), cheguei aos seguintes valores:

Com uma câmera Canon FF e uma lente 50mm e com o foco em 10 cm temos:
Abertura f/1.8 - DoF = 0,021cm
Abertura f/ 11 - DoF = 0,136 cm

Abertura f/1.8 e foco em 1m - DoF = 4,064 cm
Abertura f/ 11 e foco em 1m - DoF = 26,23 cm

Abertura f/1.8 e foco em 10m - DoF = 445,7 cm
Abertura f/ 11 e foco em 10m - DoF = infinito ??? :ponder:

Enfim... Dá pra ver que algumas aberturas aumentam tanto a DoF que dificulta qualquer desfoque, embora ele ainda seja possível.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2018, 12:45:43 por nandoespinosa »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2018, 14:12:50
Eu confesso que não entendi tudo que tu escreveu, Croix.. Me confundi todo com a terminologia..  :assobi: :doh:

Mas acho que não é bem assim:
Claro que alterando a DF e a distância do objeto em foco, poderemos obter a DoF "que quisermos".
Mas as vezes ela é tão dependente da abertura, que limita o tal desfoque.
Vejamos.
Aproveitando o uso do DofCalc que eu falei (não sei a precisão dele - nunca testei), cheguei aos seguintes valores:

Com uma câmera Canon FF e uma lente 50mm e com o foco em 10 cm temos:
Abertura f/1.8 - DoF = 0,021cm
Abertura f/ 11 - DoF = 0,136 cm

Abertura f/1.8 e foco em 1m - DoF = 4,064 cm
Abertura f/ 11 e foco em 1m - DoF = 26,23 cm

Abertura f/1.8 e foco em 10m - DoF = 445,7 cm
Abertura f/ 11 e foco em 10m - DoF = infinito ??? :ponder:

Enfim... Dá pra ver que algumas aberturas aumentam tanto a DoF que dificulta qualquer desfoque, embora ele ainda seja possível.

O que eu falei e exemplifiquei, foi que usando o foco manual, vc pode criar desfoque com essa mesma lente e essa mesma camera ate mesmo em f22 com o tema a 10m de distancia.

Essa tabela te da um resultado do que o foco automatico faria. E o que o foto automatico faz eh colocar o sujeto a ser fotografado no centro da profundidade de campo, e por isso fica dificil desfocar o fundo com foco automatico.

Mas com foco manual vc pode colocar a pessoa fotografada em qualquer area do DOF e nao necessariamente no centro. E pode assim deixar o segundo plano fora de foco, mesmo em f22.

« Última modificação: 30 de Novembro de 2018, 14:17:46 por C R O I X »