A explicação do Croix é perfeita.. Porém... O desfoque do fundo é diretamente proporcional à abertura.
Quanto maior abertura, maior o desfoque e vice-versa. Além disso, muitos outros fatores influenciam na profundidade de campo (DoF) como o Lucas citou.
Então, em f/11 ou mesmo em f/7.1, se o fundo estiver muito próximo das pessoas, ele terá um leve desfoque, talvez quase imperceptível.
Para grupos de muitas pessoas, o que pode fazer é usar DF maiores. Te afastando do plano de foco, e afastando as pessoas do fundo. Assim consegues controlar melhor a tamanho da zona que estará em foco, e ainda ter um desfoque maior do fundo.
Tem um app para Android que chama DoFCalc.. Ele é bem interessante pra estudar isso.
No primeiro paragrafo eu pensei que vc estava falando de "Disfoque" como sinonimo de profundidade de campo.
Eu diria de outro jeito. Que quanto menor a abertura (maior numero do F/stop), maior a profundidade de campo. Por isso eu sugeri F11, pq nessa abertura em uma lente 50mm, vc tem um espaco de aproximadamente 4.50 metros em foco (o que da e sobra para uma foto em grupo sair com todos em foco).
O desfoque (aintensidade do que esta fora de foco) eh o mesmo em qualquer abertura. O que influencia a intencidade do que esta fora de foco eh a distancia. Quanto mais distante da profundidade de campo, mais intensa sera a area fora de foco.
Ou seja, se em uma foto em grupo a pessoa no fundo (mais distante dalente) estiver a 6 metros de distancia (por exemplo), basta ajustar o limite da profundidade de campo proximo de 6 metros. Talvez 6.50 metros ou 7 metros.
Ja se o fundo for uma parede que esta a 8 ou 9 metros, como eh uma distancia curta da profundidade de campo (area em foco), a intencidade do desfoque sera baixa mas estara desfocado. Quanto mais distante a parede da area de foco, mais intenso sera o efeito de desfoque.
Vou usar uma foto minha como exemplo:
Veja queo apoio de mao do banco, atras da modelo, ja esta fora de foco. Mas como esta proximo da area de foco, a intecidade do desfoque eh baixo. Ja o lado esquerdo da entrada na parede, esta um pouco mais distante e consequentemente mais desfocado. O lado direito mais distante ainda e por isso mais desfocado, etc...
Mudar a abertura da lente nao vai mudar nada esse efeito de disfoque, desde que a area de limite da profundidade de campo seja sempre o mesmo.
Mas digamos que eu me aproxime da modelo. Por exemplo, se a lente nesse primeira foto estava ha 5 metros 5 metros de distancia da modelo, e eu me aproximar da modelo tendo elaagora ha 2 ou 3 metros de distancia. Eu terei que redizir a distancia da profundidade de campo tambem. E ao fazer isso, sem alterar a abertura da lente e sem mover a modelo, eu estou distanciando a profundidade de campo do segundo plano, e por conta do aumento dessa distancia, o segundo plano ganha maior efeito de desfoque:
Veja que o braco atras da modelo ja esta fora de foco, se minha visao nao esta me enganando. Mas tudo a frente esta em foco.
Me corrija se eu estiver errado, mas penso que o efeito mao mudaria em nada se eu mudasse a abertura, desde que o limite da divisao da profundidade de campo e defoque seja mantida no mesmo lugar. O maximo que poderia acontecer eh aumentar a abertura para algo f2.8 ou mais (essafoto eh medio formato), estreitando tanto o a profundidade de campo (area em foco) a ponto da borda do vestido ou braco dianteiro tambem aparecer fora de foco, ficando so o rosto em foco.
Mas o limite de divisao de foque e desfoque atras da modelo se mantendo o mesmo, o desfoque no fundo tera o mesmo efeito rm qualquer abertura.
Agora voltando a primeira foto. A vantagem de focar manualmente esta no fato de eu poder fotografar a f22 e escolher onde sera o limite da profundidade de campo. Posso colocar esse limite logo atras da modelo e deixar todo o fundo fora de foco, ou pode distanciar esse limite da modelo e deixar a cadeira toda em foco e a parede fora de foco. Ou posso distanciar ainda mais esse limite e fotografar a modelo, cadeira e parede em foco e o fundo atras da parede fora de foco. E tudo que estiver na frente desse limite da profundidade de campo em f22, estara em foco, se nao tiver nada demasiadamente proximo da lente na foto. No foco automatico, ter tal controle eh bem mais dificil, em boa parte dos casos impossivel.