Autor Tópico: CANON 6D ERRO DE CARTÃO MESMO SEM CARTÃO  (Lida 5733 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:05:57
Há um tempo atrás, li que não é recomendado ficar tirando e colocando cartão de memória, exatamente para evitar problemas no slot. Melhor ou usar o wi-fi para transferir a foto, ou ligar a câmera no computador via cabo.
Desde então, tiro o cartão de memória o mínimo possível, só mesmo quando necessário. E não apago mais fotos (a não ser que seja necessário apagar algumas), já formato direto cartão dentro da câmera.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2018, 12:06:31 por Helena Bsb »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:09:29
Há um tempo atrás, li que não é recomendado ficar tirando e colocando cartão de memória, exatamente para evitar problemas no slot. Melhor ou usar o wi-fi para transferir a foto, ou ligar a câmera no computador via cabo.
Desde então, tiro o cartão de memória o mínimo possível, só mesmo quando necessário. E não apago mais fotos (a não ser que seja necessário apagar algumas), já formato direto cartão dentro da câmera.

A recomendação faz sentido mas o uso pratico profissional é quase zero.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:12:15
A recomendação faz sentido mas o uso pratico profissional é quase zero.

Mas será que diante da iminência de acontecer algo mais sério com a câmera por conta de uma ação repetitiva não recomendada, não dá pra tentar abandonar um pouquinho da praticidade pra aumentar a vida útil do equipamento, que já é algo caro?
É uma pergunta mesmo, como não faço qualquer trabalho que necessite ficar tirando cartão de memória toda hora do slot, não sei se tem como agir de forma a evitar isso. Por isso, o questionamento.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2018, 12:13:02 por Helena Bsb »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:26:17
Há um tempo atrás, li que não é recomendado ficar tirando e colocando cartão de memória, exatamente para evitar problemas no slot. Melhor ou usar o wi-fi para transferir a foto, ou ligar a câmera no computador via cabo.
Desde então, tiro o cartão de memória o mínimo possível, só mesmo quando necessário. E não apago mais fotos (a não ser que seja necessário apagar algumas), já formato direto cartão dentro da câmera.
Pois é, mas várias câmeras não tem Wifi e muitas das q tem transferem somente jpg.

Então acho que não dá para justificar o uso dessa forma. Faz parte do uso normal da câmera trocar cartões e o mecanismo tem que aguentar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Canon 5D MK III - Sony A7III


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:32:41
Pois é, mas várias câmeras não tem Wifi e muitas das q tem transferem somente jpg.

Então acho que não dá para justificar o uso dessa forma. Faz parte do uso normal da câmera trocar cartões e o mecanismo tem que aguentar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Mas e o cabo de transferência de fotos?
Repetindo, só estou curiosa pra conhecer melhor esse uso da câmera que exige que se tire tanto o cartão do slot. É que isso não faz parte da minha realidade mesmo.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2018, 12:34:14 por Helena Bsb »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:41:52
Mas e o cabo de transferência de fotos?
Repetindo, só estou curiosa pra conhecer melhor esse uso da câmera que exige que se tire tanto o cartão do slot. É que isso não faz parte da minha realidade mesmo.
Isso se estiveres perto de um PC, daí sim talvez seja factível.

Para vida selvagem, por exemplo, que tem muitos disparos e sequência, os cartões enchem rápido e não se tem acesso a notebooks perto. Aí eu carrego um estojo para cartões sd e cf que é a prova de água e vou trocando conforme necessário.

Realmente depende das circunstâncias, mas em geral em viagens eu não levo notebook.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Canon 5D MK III - Sony A7III


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 03 de Dezembro de 2018, 12:43:21
Isso se estiveres perto de um PC, daí sim talvez seja factível.

Para vida selvagem, por exemplo, que tem muitos disparos e sequência, os cartões enchem rápido e não se tem acesso a notebooks perto. Aí eu carrego um estojo para cartões sd e cf que é a prova de água e vou trocando conforme necessário.

Realmente depende das circunstâncias, mas em geral em viagens eu não levo notebook.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Opa, agradeço, rdmello 76.  :ok: :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 03 de Dezembro de 2018, 13:45:54
Mas será que diante da iminência de acontecer algo mais sério com a câmera por conta de uma ação repetitiva não recomendada, não dá pra tentar abandonar um pouquinho da praticidade pra aumentar a vida útil do equipamento, que já é algo caro?
É uma pergunta mesmo, como não faço qualquer trabalho que necessite ficar tirando cartão de memória toda hora do slot, não sei se tem como agir de forma a evitar isso. Por isso, o questionamento.

Sinceramente, estamos falando numa frequência absurda de tirar e colocar o cartão.
Obturador e até o botão dele vão fadigar antes que se consiga desgastar o slot do cartão.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #23 Online: 03 de Dezembro de 2018, 14:34:04
Sinceramente, estamos falando numa frequência absurda de tirar e colocar o cartão.
Obturador e até o botão dele vão fadigar antes que se consiga desgastar o slot do cartão.

Concordo. Talvez a forma de aplicação de força na hora de tirar o cartão possa ser a causa de desgaste. Por que se se aplica a força de forma completamente perpendicular à câmera, o cartão mal faz contato interno com os componentes. Mas creio que todo mundo, como eu, já fez o movimento de tirar o cartão forçando um pouco contra a parede interna do slot. Talvez num movimento desse pode ocorrer algum tipo de desgaste prematuro ou dano.
Canon 5D MK III - Sony A7III


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 03 de Dezembro de 2018, 15:40:06
É um problema no slot SD.

Tenho antigas D90, D7000 que estão com esse erro fazem anos e sempre usei normal.
A D7000 troquei o slot e depois de um tempo voltou...

Se não se importar deixa quieto.