Autor Tópico: Canon eos SL 2 ou Sony a6000 (indicação para um amigo)  (Lida 2933 vezes)

progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Online: 06 de Dezembro de 2018, 12:29:48
Olá pessoal...beleza?
Um professor que trabalha comigo pediu uma indicação de uma câmera para uso em passeios, fotos de família, etc.
Dentro dos valores que ele me indicou, fazendo uma busca agora cedo com ele, deparei com duas opções:
Canon eos SL 2 (2017) com lente do kit e Sony a6000 (2014) com lente do kit! Valor médio R$ 2.500.
Qual você indicaria e porque?
Muito obrigado pela ajuda!!
Abraços  :ok: :ok: :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2018, 12:42:56
Eu iria de Canon por uma questão bem simples: a facilidade de se comprar lentes complementares. Pode ser que com o tempo, esse professor sinta necessidade de ter novas lentes. As da Sony, além de bem mais difíceis de achar, são mais caras. Canon tem por aí a torto e a direito, nova, de segunda mão...
Tenho uma SL2 e é uma fofura. Bem pequena. Uso com uma "pancake" 24mm. Um conjuntinho pequeno (mas não tão pequeno a ponto de caber em bolso) e leve.
Dizem que o sistema Dual Pixel de foco da Canon também é sensacional. Ainda não senti na pele, tem menos de 1 mês que comprei minha SL2.

Outra coisa que também adoooro na Canon, é o visor LCD totalmente articulado, atende até quem é fã de "selfie". Tem touch screen também, eu demorei a entender que isso era bom, só fui entender depois de ter câmera com essa função no LCD. Em Live View, vc pode bater a foto tocando no visor LCD. Uso muito esse recurso na minha Olympus Pen, que é uma mirrorless. Melhor do que ficar selecionando ponto a ponto de foco em botão, pra depois bater a foto. Com esse recurso de clicar no LCD e bater a foto, vc só olha, escolhe onde quer o foco e toca ali. Pode não ter função pra muita gente, mas eu gosto bastante desse recurso, rsrs.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, 12:51:05 por Helena Bsb »


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2018, 13:32:24
Eu iria de Canon por uma questão bem simples: a facilidade de se comprar lentes complementares.

Olá Helena...obrigado pela resposta!
Eu uso canon e tenho um sony mirrorless e apenas uma lente, a que veio no kit!
A SL2 não conheço mas pelos reviews é uma câmera enxuta e excelente!
Valeu  :ok: :ok: :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2018, 13:44:23
Ainda não tenho experiência pra falar, mas escolhi a SL2 por tudo que li a respeito. E acho que não vou me arrepender. Nesse caso do seu professor, só a questão da disponibilidade de lentes, pra mim já é fator decisivo para a escolha da Canon. O resto que acompanha, é bônus.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, 13:53:13 por Helena Bsb »


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2018, 13:45:13
Seria importante saber qual o perfil desse seu amigo professor. Se não se interessar definitivamente em seguir na fotografia para além desta viagem, porque não uma compacta?
Se não é fotógrafo e não faz questão de um viewfinder eu colocaria nas opções também a M100 da Canon. Comprei uma recentemente e é diversão na certa. A falta do viewfinder não me incomoda tanto pois eu a uso nas situações em que usaria o celular, que não o tem também, naturalmente.
Comparando com a SL2, que também considerei antes da compra, o custo é um pouco menor. O LCD não é tão móvel quanto da SL2 mas, por outro lado, a quantidade de pontos de foco é maior. E é bem mais portátil. O inconveniente é a durabilidade da bateria (não sei se pior ou melhor que na SL2). Acabei comprando uma bateria reserva. Caso o seu amigo vá querer comprar mais lentes futuramente a SL2 é uma boa pedida pois lentes EF-M são mais caras e há bem menos opções, apesar de se poder comprar um adaptador e usar as outras lentes para DSLR. Outra vantagem que vi na M100 é a interface muito amigável para quem não tem muita experiência com fotografia. A facilidade de transferir fotos para o celular, a existência de vários filtros e efeitos, o fato de fazer upload para redes sociais... após a configuração inicial tudo flui muito facilmente. Isso é perfumaria para quem já fotografa como hobbie mas para viagem pode ser uma boa pedida.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2018, 13:56:22
Seria importante saber qual o perfil desse seu amigo professor. Se não se interessar definitivamente em seguir na fotografia para além desta viagem, porque não uma compacta?
Se não é fotógrafo e não faz questão de um viewfinder eu colocaria nas opções também a M100 da Canon. Comprei uma recentemente e é diversão na certa. A falta do viewfinder não me incomoda tanto pois eu a uso nas situações em que usaria o celular, que não o tem também, naturalmente.
Comparando com a SL2, que também considerei antes da compra, o custo é um pouco menor. O LCD não é tão móvel quanto da SL2 mas, por outro lado, a quantidade de pontos de foco é maior. E é bem mais portátil. O inconveniente é a durabilidade da bateria (não sei se pior ou melhor que na SL2). Acabei comprando uma bateria reserva. Caso o seu amigo vá querer comprar mais lentes futuramente a SL2 é uma boa pedida pois lentes EF-M são mais caras e há bem menos opções, apesar de se poder comprar um adaptador e usar as outras lentes para DSLR. Outra vantagem que vi na M100 é a interface muito amigável para quem não tem muita experiência com fotografia. A facilidade de transferir fotos para o celular, a existência de vários filtros e efeitos, o fato de fazer upload para redes sociais... após a configuração inicial tudo flui muito facilmente. Isso é perfumaria para quem já fotografa como hobbie mas para viagem pode ser uma boa pedida.

Eu pensei em compacta também, mas uma compacta BOA hoje está mais cara do que uma reflex de entrada como a SL2.
Se bem que fui olhar uma Lumix LX100  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: na B&H, e tá 597 dólares, 2 dólares a menos do que a SL2 com lente do kit. Nem considero a LX100 uma compacta, pra mim é uma mirrorless m4/3 de lente fixa. Mas tem um tamanho compacto.
Uma LX100 seria uma opção e tanto. Eu mesma sou louca por uma, rsrs. Lente excelente com uma distância focal na minha opinião mais interessante do que uma 18-55 numa reflex, vídeo bom, excelentes recursos e tamanho compacto.
Mas tem que ver mesmo qual a intenção do interessado na câmera. Se ele fizer questão de lente intercambiável ou de sensor APS-C, a LX100 sai do páreo. O problema da LX100 também é que não se encontra aqui. Tem que comprar no exterior. Já a SL2, dá pra comprar por um preço justo no site da canon com todas as vantagens como garantia e parcelamento. E a vantagem também de ampliar a gama de distância focal adquirindo novas lentes.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, 14:07:52 por Helena Bsb »


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2018, 14:15:09
Eu pensei em compacta também, mas uma compacta BOA hoje está mais cara do que uma reflex de entrada como a SL2.
Se bem que fui olhar uma Lumix LX100  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: na B&H, e tá 597 dólares, 2 dólares a menos do que a SL2 com lente do kit. Nem considero a LX100 uma compacta, pra mim é uma mirrorless m4/3 de lente fixa. Mas tem um tamanho compacto.
Uma LX100 seria uma opção e tanto. Eu mesma sou louca por uma, rsrs. Lente excelente com uma distância focal na minha opinião mais interessante do que uma 18-55 numa reflex, vídeo bom, excelentes recursos e tamanho compacto.
Mas tem que ver mesmo qual a intenção do interessado na câmera. Se ele fizer questão de lente intercambiável ou de sensor APS-C, a LX100 sai do páreo. O problema da LX100 também é que não se encontra aqui. Tem que comprar no exterior. Já a SL2, dá pra comprar por um preço justo no site da canon com todas as vantagens como garantia e parcelamento. E a vantagem também de ampliar a gama de distância focal adquirindo novas lentes.
Esse problema também levei em consideração ao comprar a M100: uma compacta boa é mais cara. E não teria como, eventualmente, usar uma lente melhorzinha na minha segunda câmera. Então, fui de M100, que é tão portátil quanto uma compacta.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2018, 14:33:51
Concordo com o amigo.
A M100 pode ser uma boa realmente.
Vai atender seu professor tão bem quanto a SL2 na minha opinião, e por ser mais portátil pode incentivá-lo a usá-la mais.

E é mais barata, você acha ela por R$2000 em 12x sem juros com a lente do kit.
E ela pode ter acesso as lentes EF e EF-S pelo adaptador.

A maior desvantagem é que ela não tem hotshoe para flash. Mas acho que esse não seria um ponto negativo pra ele, pelo menos por agora.

Também pretendo pegar uma pra ser minha câmera de lazer. É incrível pensar que eles colocaram o sensor da 80D nesse corpo extremamente compacto.
A melhor câmera da Canon para lazer e viagens na minha opinião, principalmente quando combinada com a lente EF-M 22mm f/2.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2018, 14:34:45 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2018, 14:46:21
Uma comparação da M100 + EF-M 22mm f/2 contra a SL2 + EF-S 24mm f/2.8.



progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2018, 15:54:18
Seria importante saber qual o perfil desse seu amigo professor. Se não se interessar definitivamente em seguir na fotografia para além desta viagem

Olá Nogueira...tudo beleza  :ok: :ok:
Obrigado pela sua opinião!
Não...ele não teria esse perfil! Se bem que o Fabiano tem um filho de 18 anos!! Vai saber, né?
Fiquei de segunda feira sentarmos para analisar um pouco mais em cima dessas importantes análises!
Valeu  :clap: :clap:


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2018, 15:56:14
Concordo com o amigo.
A M100 pode ser uma boa realmente.
Vai atender seu professor tão bem quanto a SL2 na minha opinião, e por ser mais portátil pode incentivá-lo a usá-la mais.

Obrigado Di Torres pela opinião!
Creio que no momento, a sapata de flash não teria a menor importância!
Abraços  :ok: :ok:


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2018, 15:57:40
dá pra comprar por um preço justo no site da canon com todas as vantagens como garantia e parcelamento. E a vantagem também de ampliar a gama de distância focal adquirindo novas lentes.

Olá Helena...essa é uma grande vantagem!!

 :ok: :ok: :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2018, 16:35:11
Pela praticidade, qualidade e tamanho: SL2.


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2018, 16:45:59
Pela praticidade, qualidade e tamanho: SL2.

Ele vai ficar feliz em ler tantas opiniões!!
Obrigado  :ok: :ok: :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 06 de Dezembro de 2018, 16:49:39
Que interessante, essa M100. Tô por fora mesmo... nem conhecia, rsrs. É sem dúvida uma ótima aquisição!