Autor Tópico: Filtro close-up com defeito?  (Lida 946 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 18 de Janeiro de 2007, 19:31:05
Olá pessoal.

Comprei um kit close-up +1 +2 +4 Hoya single-coated de 55 mm. Estava testando ele no dia que chegou, anteontem, mas não fui muito a fundo. Porém posso dizer que não estava satisfeito com o grau de ampliação dele.

Hoje fui testar mais a fundo, e percebi uma coisa estranhíssima: aparentemente o filtro que deveria ser +4 é +2! Ou seja, tenho dois filtros +2 e um +1.

Ao colocar na câmera, a distância de foco deles é exatamente igual, enquanto o +1 é claramente pior.

Se olhar através dos dois, também é a mesma coisa, percebe-se o mesmo efeito.

E está escrito claramente +4 na lateral do filtro.

Achei muito estranho isso, alguém já passou por algo parecido? Será que veio errado mesmo ou eu estou viajando?

Detalhe: eu já usei um filtro +4 de verdade, e ele permite aproximar muito mais que um +2. Com esse em 420 mm eu tenho praticamente a mesma aproximação da câmera em wide, ou seja, praticamente posso jogar o filtro fora e tirar as fotos em wide mesmo.

Se eu achasse um único filtro +4 para vender eu compraria, porém a única loja em que achei filtros Hoya (Consigo) tem TODAS as medidas menos 55 mm.

E devolver esse não compensa, veio dos EUA, o frete acabaria saindo quase o preço de um filtro novo, sem contar o transtorno.

Se alguém tiver alguma dica agradeço.

Abraço,

Ricardo.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2007, 10:20:18
Ricardo dioptria é uma coisa meio complicada, não segue uma proporção linear, mas de qualquer forma, se estiver exatamente igual mesmo visualmente é porque alguma coisa pode estar errada sim.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2007, 10:22:49 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.