Autor Tópico: Dúvida sobre o anel de foco da Canon 50mm 1.4  (Lida 3366 vezes)

PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Dezembro de 2018, 08:13:16
Prezados amigos, bom dia!

Uma dúvida que surgiu com relação ao anel de foco da Canon 50mm 1.4, a dúvida é a seguinte:

Mesmo com a opção de foco automático ligada, é possível girar manualmente o anel do foco mesmo após ter atingido as extremidades? Em algumas lentes, parece que dá uma travada, mas na 50mm 1.4, você consegue continuar girando o anel.

Isso é uma característica da lente ou é um defeito de fabricação?

Agradeço se puderem me ajudar com essa dúvida.

Grande abraço,
Pierre Moreira.





nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2018, 08:23:21
Oi companheiro.
Grande parte das lentes L da Canon têm esse recurso.
Isso permite fazer ajuste do foco manualmente, mesmo após travado o AF.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2018, 08:53:42
Oi companheiro.
Grande parte das lentes L da Canon têm esse recurso.
Isso permite fazer ajuste do foco manualmente, mesmo após travado o AF.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Bom dia Nando!
Sim, a dúvida, seria se mesmo com o foco no extremo (no infinito por exemplo), o anel continuaria rodando sem travar.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2018, 08:56:33
Bom dia Nando!
Sim, a dúvida, seria se mesmo com o foco no extremo (no infinito por exemplo), o anel continuaria rodando sem travar.
A minha também tem esta característica. Continua a rodar, um pouquinho mais duro, mas continua.

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk



PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2018, 08:58:55
A minha também tem esta característica. Continua a rodar, um pouquinho mais duro, mas continua.

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk

Obrigado amigo Hansgruber.

 :ok:


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2018, 09:00:29
Bom dia Nando!
Sim, a dúvida, seria se mesmo com o foco no extremo (no infinito por exemplo), o anel continuaria rodando sem travar.

Sim, é assim mesmo... o anel de foco continua "girando", mas obviamente a lente não "gira" mais pois chegou no limite mínimo/máximo de foco. É uma característica mesmo, coisa das lentes com foco contínuo (não me recordo exatamente o termo usado) em que a qualquer momento mesmo com foco automático ligado vc poder ajustar o foco manualmente sem precisar desativar o foco automático da lente.


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2018, 09:10:49
Sim, é assim mesmo... o anel de foco continua "girando", mas obviamente a lente não "gira" mais pois chegou no limite mínimo/máximo de foco. É uma característica mesmo, coisa das lentes com foco contínuo (não me recordo exatamente o termo usado) em que a qualquer momento mesmo com foco automático ligado vc poder ajustar o foco manualmente sem precisar desativar o foco automático da lente.

Muito obrigado Lopes, grande abraço.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2018, 10:05:08
Uma vez mexi em uma 18-55mm da canon e também era assim. Fiquei surpreso pois a unica lente que tinha usado era minha tamron 17-50 2.8 que travava nos extremos. E não gostei muito de ficar contínuo embora tenha suas vantagens que nunca precisei. Prefiro por enquanto travando para caso se queira fazer uma foto tipo "macro" desfocando ao máximo o fundo, ou quando você quer focar em estrelas então facilita pois você foca no infinito e vem pra mais perto para ajustar (agiliza o foco nas estrelas). Porem, tem mais riscos de quebrar e permite você em uma gravação de vídeo usando foco automático mudar seu plano de foco facilmente (e isso realmente importa muito).
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2018, 10:13:40
Uma vez mexi em uma 18-55mm da canon e também era assim. Fiquei surpreso pois a unica lente que tinha usado era minha tamron 17-50 2.8 que travava nos extremos. E não gostei muito de ficar contínuo embora tenha suas vantagens que nunca precisei. Prefiro por enquanto travando para caso se queira fazer uma foto tipo "macro" desfocando ao máximo o fundo, ou quando você quer focar em estrelas então facilita pois você foca no infinito e vem pra mais perto para ajustar (agiliza o foco nas estrelas). Porem, tem mais riscos de quebrar e permite você em uma gravação de vídeo usando foco automático mudar seu plano de foco facilmente (e isso realmente importa muito).

Lembrando que nenhuma das 02 citadas tem FTM, full time manual focus.
Diferentemente da 50mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2018, 10:17:37
Lembrando que nenhuma das 02 citadas tem FTM, full time manual focus.
Diferentemente da 50mm.
O que significa que o motor da lente pode ser danificado, ao girar o anel de foco durante o modo autofoco. É isso?

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2018, 10:22:41
O que significa que o motor da lente pode ser danificado, ao girar o anel de foco durante o modo autofoco. É isso?

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk
:ok:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2018, 11:24:30
Lembrando que nenhuma das 02 citadas tem FTM, full time manual focus.
Diferentemente da 50mm.

Obrigado pela resposta.


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2018, 11:30:09
Quando comprei a lente, e percebi esta característica, não fiquei sismado, pois possuo outras "24-105mm e 85mm 1,8" com a mesma característica, porém, vendi a lente semana passada e o novo dono, está achando que essa característica é um defeito me enchendo o saco no telefone me acusando de ser desleal na venda.

Fico chateado com essas coisas, pois sou fotógrafo e sei o quanto custa o nosso dinheiro e investimentos que fazemos, que hora acertamos e hora erramos na escolha dos equipamentos.

Vendi a Lente com 3 meses de uso por 850 pratas, pois precisava da grana. Agora o cara que ficar embutindo defeito na lente por talvez não ter se adaptado.

Foi só um desabafo.

Grande abraço a todos.


PIERRE MOREIRA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2018, 11:31:37
Uma vez mexi em uma 18-55mm da canon e também era assim. Fiquei surpreso pois a unica lente que tinha usado era minha tamron 17-50 2.8 que travava nos extremos. E não gostei muito de ficar contínuo embora tenha suas vantagens que nunca precisei. Prefiro por enquanto travando para caso se queira fazer uma foto tipo "macro" desfocando ao máximo o fundo, ou quando você quer focar em estrelas então facilita pois você foca no infinito e vem pra mais perto para ajustar (agiliza o foco nas estrelas). Porem, tem mais riscos de quebrar e permite você em uma gravação de vídeo usando foco automático mudar seu plano de foco facilmente (e isso realmente importa muito).
Obrigado pelo registro.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2018, 07:28:58
Quando comprei a lente, e percebi esta característica, não fiquei sismado, pois possuo outras "24-105mm e 85mm 1,8" com a mesma característica, porém, vendi a lente semana passada e o novo dono, está achando que essa característica é um defeito me enchendo o saco no telefone me acusando de ser desleal na venda.

Fico chateado com essas coisas, pois sou fotógrafo e sei o quanto custa o nosso dinheiro e investimentos que fazemos, que hora acertamos e hora erramos na escolha dos equipamentos.

Vendi a Lente com 3 meses de uso por 850 pratas, pois precisava da grana. Agora o cara que ficar embutindo defeito na lente por talvez não ter se adaptado.

Foi só um desabafo.

Grande abraço a todos.

É o famoso "Fotófago" como diz meu filho de 5 anos. Sabe po*a nenhuma... e nem se da ao trabalho de pesquisar.