Autor Tópico: Conjunto para fotografar aquários!  (Lida 1179 vezes)

samuelmatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 10 de Dezembro de 2018, 14:27:05
Boa tarde!

Sou aquarista, mais especificamente de camarões, minúsculos (com no máximo 3 cm), tenho efetuados fotos com o celular (que também não é grande coisa) e acho que o resultado poderia ser melhor.

Os camarões ficam praticamente imóveis por boa parte do tempo, mexem apenas as patas buscando comida.

Não sei se o vidro do aquário deve ser levado em conta para a escolha do conjunto!

Gostaria de adquirir uma câmera e uma lente macro, não tenho experiência com fotografia, o que recomendam?

Quanto a câmera pensei na EOS Rebel T6 EF-S 18-55 f/3.5-5.6 III da Canon... quanto a lente que estou muito em dúvida, as lentes que vi custam muito caro 3/4k, encontrei algumas mais baratas, como a Canon Ef 50mm F/1.8 Stm e a Sigma 70-300mm F4-5.6 Dg Macro!


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2018, 14:44:20
Boa tarde!

Sou aquarista, mais especificamente de camarões, minúsculos (com no máximo 3 cm), tenho efetuados fotos com o celular (que também não é grande coisa) e acho que o resultado poderia ser melhor.

Os camarões ficam praticamente imóveis por boa parte do tempo, mexem apenas as patas buscando comida.

Não sei se o vidro do aquário deve ser levado em conta para a escolha do conjunto!

Gostaria de adquirir uma câmera e uma lente macro, não tenho experiência com fotografia, o que recomendam?

Quanto a câmera pensei na EOS Rebel T6 EF-S 18-55 f/3.5-5.6 III da Canon... quanto a lente que estou muito em dúvida, as lentes que vi custam muito caro 3/4k, encontrei algumas mais baratas, como a Canon Ef 50mm F/1.8 Stm e a Sigma 70-300mm F4-5.6 Dg Macro!

E ai Samuel, beleza

Sobre as lentes que citou, a única que vai servir aí, é só a EF 50mm f/1.8 STM, as outras são muito escuras.
Uma EF 100mm f/2.8 USM  Macro também ajudaria bastante.

Sobre a camera, dependendo do seu conhecimento, dá conta do recado.

Eu fotografei aquários a uns anos atrás, e utilizava 7D e uma 50mm 1.8, e até que dava resultados satisfatórios.

Com a 50mm f/1.8
https://www.flickr.com/photos/douglasfernando/5405827101/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/douglasfernando/5405828863/in/dateposted-public/

Com a sigma 150mm f/2.8 Macro...... https://www.flickr.com/photos/douglasfernando/6265000936/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/douglasfernando/6264983954/in/dateposted-public/


Fotógrafo e birdwatching


samuelmatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2018, 14:59:10
Douglas, eu estava lendo também sobre inverter a lente com um anel inversor, acha viável?

Se não for, estou tendente a optar por uma EF 50mm f/1.8 STM!

Obrigado!


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2018, 16:19:10
Existem também a Canon-EF-50mm-f-2.5-Compact-Macro-Lens e Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM Lens que podem lhe servir.


Abs
M Rezende


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2018, 09:13:11
A 50mm 1.8 STM não é macro! :ok:
Existe uma 50mm macro, mas não é esse modelo que citou (é a 2.5 se não me engano)

Pelo tamanho do que você vai fotografar procure uma lente com magnificação 1:1 pelo menos. Tubos extensores podem ser interessantes para obter magnificação maior ainda. Acredito que a 100mm macro é a melhor opção para você.

Para macro (assim como qualquer tipo de fotografia) a iluminação é muito importante, então dê uma estudada no que você vai precisar de acordo com o resultado que te agrade mais (ringflash, conjuntos de flash, etc). Tripé pode ser muito útil também!


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2018, 09:25:48
Lente macro não ajuda em fotos de aquário, só quando o assunto estiver encostado no vidro que você está olhando.

Pegue a 50mm 1.8, que é barato e boa, que vai dar fotos incriveis.

Essa 150mm sigma macro que usei, o peixe estava a uns 40cm do vidro que eu estava olhando ele.
Fotógrafo e birdwatching


samuelmatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2018, 09:56:19
Bom dia!

Eu não expliquei direito, diferente das fotos convencionais de aquário, em que os peixes ficam afastados do vidro, os camarões, na maior parte das vezes estarão próximos ao vidro, que é onde os alimento.

A câmera vai estar sempre bem próxima ao vidro, os aquários são pequenos (40cm de largura, 30cm de altura e 40cm de profundidade).

Os aquários possuem uma luminária em cima, e é totalmente fechado, a luz incide apenas no aquário, não espalha no ambiente. Nas fotos que fiz com o celular, notei que tinha melhor resultado com o aquário iluminado e o quarto onde eles ficam escuro!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2018, 10:20:13
Se o aquário já é iluminado então não tem necessidade de iluminação extra mesmo a não ser que você queira algo mais elaborado, mas tripé considero essencial, ainda mais que você disse que ele fica praticamente imóvel

Outra coisa que esqueci, você pode pegar um filtro polarizador de qualidade para evitar reflexos no vidro em situações que não tem possibilidade de apagar a luz.

Pelo tamanho do camarão que você citou tem que ser lente macro, esqueça a 50mm STM ou você terá um bichinho pequenino na imagem final. De uma olhada na lente que comentei, a 100mm tem uma distancia de foco de 24cm do objeto quando em magnificação 1:1, isso é essencial pra não espantar o bicho quando for fotografar (não sei se os seus espantam muito rs).


samuelmatheus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2018, 13:56:40
Se o aquário já é iluminado então não tem necessidade de iluminação extra mesmo a não ser que você queira algo mais elaborado, mas tripé considero essencial, ainda mais que você disse que ele fica praticamente imóvel

Outra coisa que esqueci, você pode pegar um filtro polarizador de qualidade para evitar reflexos no vidro em situações que não tem possibilidade de apagar a luz.

Pelo tamanho do camarão que você citou tem que ser lente macro, esqueça a 50mm STM ou você terá um bichinho pequenino na imagem final. De uma olhada na lente que comentei, a 100mm tem uma distancia de foco de 24cm do objeto quando em magnificação 1:1, isso é essencial pra não espantar o bicho quando for fotografar (não sei se os seus espantam muito rs).

Os camarões são muito tranquilos, eles praticamente ignoram a câmera, eles continuam parados, ou se movendo lentamente.

Outra dúvida, onde estou comprando a câmera, além da lente Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 III que já vem com a câmera, vou “ganhar” uma segunda lente:

1) Canon EF-S 24mm f/2.8 STM,
2) Canon EF 50mm f/1.8 STM ou
3) Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III.

Nenhuma dessas 3 lentes é específica para fotos macro, mas alguma delas pode ser usada para Macro, ou é besteira?



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2018, 16:14:27
Essa lente que está vindo é uma versão antiga e não muito boa da 18-55mm, se possível pegue a STM que é muito melhor.

Eu pediria desconto já que essas lentes valem por volta de 500 reais cada e usuária o dinheiro para inteirar a 100mm macro