Autor Tópico: A densidade de pixels e os limites da qualidade  (Lida 3320 vezes)

Ernesto

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Online: 11 de Dezembro de 2018, 18:03:57
Observando os sensores

temos:

Nikon P1000 (1/2.,3"):
- 6,17 x 4,56, 16Mpix. Densidade: ~568.683 pix/mm2

Olympus OM-D EM-1 Mk II (M 4/3):
- 17,3 x 13, 20Mpix. Densidade: ~88.928 pix/mm2

Nikon D5300 (DX):
- 23,5 x 15,6, 24Mpix. Densidade: ~65.446 pix/mm2

Canon EOS 5D Mark IV (35mm):
- 36 x 24, 30Mpix. Densidade: ~34.722 pix/mm2

Pentax 645z (Vest Pocket 127):
- 44 x 33, 51Mpix. Densidade: 35.124 pix/mm2


Observamos que o limitador de pixels não é a tecnologia de miniaturização e nem a óptica mas, deve ser a quantidade de dados que se processa por segundo...

Se não fosse assim, usando a óptica de uma mera P1000 e a mesma tecnologia de miniaturização da P1000, teríamos Médio Formato Digital com 825 Mpix e 35mm com 491 Mpix !!!

Já notaram isso ?



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Lindsay

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Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2018, 18:27:10
De cara o primeiro limitador quando o pixel do sensor é muito pequeno, é a resolução das lentes. Tem vários os artigos que tratam disso, explicando como esse fenômeno ocorre, envolvendo a resolução da lentes e fenômenos óticos como a difração.
Além disso essa resolução não é linear, ou seja, ela varia de acordo com as cores que se misturam na superfície do sensor. Tem cor que não consegue ser detalhada por um sensor de altíssima densidade.

Depois disso vem a maneira como as cores são registradas, por exemplo uma amostra de 16 bits (comum algumas MF) contem mais tons do que uma de 14bit, e isso acaba aumentando a percepção dos detalhes.
Fotografando com a memória


Lindsay

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Ernesto

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Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2018, 18:34:00
De cara o primeiro limitador quando o pixel do sensor é muito pequeno, é a resolução das lentes. Tem vários os artigos que tratam disso, explicando como esse fenômeno ocorre, envolvendo a resolução da lentes e fenômenos óticos como a difração.
Além disso essa resolução não é linear, ou seja, ela varia de acordo com as cores que se misturam na superfície do sensor. Tem cor que não consegue ser detalhada por um sensor de altíssima densidade.

Depois disso vem a maneira como as cores são registradas, por exemplo uma amostra de 16 bits (comum algumas MF) contem mais tons do que uma de 14bit, e isso acaba aumentando a percepção dos detalhes.


Novamente:

https://luminous-landscape.com/do-sensors-out-resolve-lenses/

A densidade de pixels da P1000,
e
a densidade de luz que passa na óptica da lente da P1000, principalmente a 3000mm

provam que estes sites não entendem:
- nem de sensor (teoria do pixel gordo)
- nem de óptica (teoria do limite maximo de raios de luz que passam por mm2 da lente)



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« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 18:43:15 por Ernesto »


Lindsay

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Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2018, 18:39:12
A P1000 prova que estes sites não sabem o que falam

Num deu nem tempo de vc ler Ernesto, vai lá lê o artigo, só assim vc vai entender...
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Ernesto

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Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2018, 19:03:49
Num deu nem tempo de vc ler Ernesto, vai lá lê o artigo, só assim vc vai entender...

Ótimo artigo: (já explico)

"Consider a 35mm system with a lens at f/11. At best, the maximum resolution you will get is equivalent to 16 MP, even if your camera has 22 or 25 MP. In the case of an APS-C based system the limit goes to 7 MP, and 4 MP considering a Four Thirds format. Stopping down to f/22 the limit of the effective resolution of the 35mm based system goes to 4 MP!"

Escrito em 2011, né ?

Hoje, facilmente refutado pelas Nikon D800, Canon 5Ds, Pentax 645z... e até por uma P1000 !!!!

Ótimo artigo para mostrar como somos enganados pelos escritores sabichões de sites, sempre PhDs em tudo !



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Lindsay

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Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2018, 20:22:23
Ótimo artigo: (já explico)

"Consider a 35mm system with a lens at f/11. At best, the maximum resolution you will get is equivalent to 16 MP, even if your camera has 22 or 25 MP. In the case of an APS-C based system the limit goes to 7 MP, and 4 MP considering a Four Thirds format. Stopping down to f/22 the limit of the effective resolution of the 35mm based system goes to 4 MP!"

Escrito em 2011, né ?

Hoje, facilmente refutado pelas Nikon D800, Canon 5Ds, Pentax 645z... e até por uma P1000 !!!!

Ótimo artigo para mostrar como somos enganados pelos escritores sabichões de sites, sempre PhDs em tudo !



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Caraca meu amigo, tens um problema, vc leu não entendeu... esta fazendo analogias com a data??? Física, ótica e difração não tem data de validade... olha ao menos a tabela onde ele explica o potencial de resolução pelas cores...
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Ernesto

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Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2018, 20:29:20
...Física, ótica e difração não tem data de validade... olha ao menos a tabela onde ele explica o potencial de resolução pelas cores...

Mas o artigo é de um matemático tentando falar de Física. Dá pra perceber pelos cacuetes e erros clássicos que os matematicos, pouco experiêntes em Física, cometem :ok: Ele não é Físico, não.  :no:

Os erros aqui provam isso:



Claro, digo que não é Físico no conceito do mundo fora da internet. Na internet, tenho certeza que ele é Físico, Químico, Biológo, Dentista, Cirurgião-Cardiologista, Advogado, tem uns 9 prêmio Nobel, etc...




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« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 20:38:46 por Ernesto »


Di Torres

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Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2018, 20:39:05
Ernesto não pode ver uma vergonha que já vai correndo passar.


Ernesto

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Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2018, 20:46:28
Ernesto não pode ver uma vergonha que já vai correndo passar.

Aeeeeee

Bem vindo de volta ao Forum  :ok:



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Ernesto

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Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2018, 20:49:04
Este texto gera reflexão:

"Typical DSRL sensors have pixels in the range from 5 to 6.4 microns. For instance, the Pentax K20D has 15.1 million pixels, and a pixel pitch of 4.9 microns. The Olympus cameras based on 10 MP sensors have pixels of 4.7 microns. The Canon 450D has 5.1 micron pixels, but the Canon 1Ds Mark III has pixels of 6.4 microns. The Nikon D300 has pixels of 5.3 microns, and the Nikon D3 8.5 microns. Sony’s new 25 MP sensor of 35mm format has 5.9 micron pixels, and the Alpha 350 has 14.9 millions of 5 micron pixels. Remember you won’t get more resolution when the diameter of the Airy disk is 1.4 to 2 times larger than the pixel pitch."

 :ponder:

Apenas a título informativo e atualizando o texto para 2019, hoje as 1 2/3" tem pixels de 1,75 mícrons (conta aproximada). E já houve cameras de 1,4 mícrons (Nikon P520)




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« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 20:53:14 por Ernesto »


vangelismm

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Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2018, 21:35:31
Num deu nem tempo de vc ler Ernesto, vai lá lê o artigo, só assim vc vai entender...

 :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ernesto

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Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2018, 21:46:52
:hysterical:


 :D :D :D :D :ok:



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eduedmais

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Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2018, 22:01:05
Eu sou mestre em física. Vou dar uma conferida no artigo e comentarei em breve.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Ernesto

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Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2018, 22:17:54
Eu sou mestre em física. Vou dar uma conferida no artigo e comentarei em breve.

Show !!!

Valeu !

(o problema está na tendência ao infinito em todos os cálculos)

Matemáticos amadores falham ao entender que, na Física, existem muitos limites e pontos de equilíbrio (que não vão ao infinito)

Observe:




Ele coloca altas resoluções em F 1.4, F1.0 e isso não acontece

F1.4 e F1.0 começam a perder resolução assim como F22 (o correto é como uma curva de Gauss e nunca uma reta)

As duas pontas sofrem com perda de resolução. Uma com difração e a outro com um efeito similar


Jamais poderíamos ter uma 5Ds se este cara estivesse certo


Foi a modinha raposa e uvas de 2011 Quando criticaravam as Sony pq ela tinha os imeeeeeensos 24 Mpix e diziam que jamais passaríamos do 16Mpix... (Pq CaNikon era, na maioria, 12-16Mpix)

Resumo Site jabá pago pela CaNikon para segurar a Sony


Se foram essas massivas reportagens de 2009-2011 ou não... Deu certo, a Sony largou o mercado profissional e foi pro MirrorLess



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