Autor Tópico: A densidade de pixels e os limites da qualidade  (Lida 4579 vezes)

Lindsay

• Trade Count: (19)
  • Referência
Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2018, 01:21:31
Show !!!

Valeu !

(o problema está na tendência ao infinito em todos os cálculos)

Matemáticos amadores falham ao entender que, na Física, existem muitos limites e pontos de equilíbrio (que não vão ao infinito)

Observe:

Ele coloca altas resoluções em F 1.4, F1.0 e isso não acontece

F1.4 e F1.0 começam a perder resolução assim como F22 (o correto é como uma curva de Gauss e nunca uma reta)

As duas pontas sofrem com perda de resolução. Uma com difração e a outro com um efeito similar

Jamais poderíamos ter uma 5Ds se este cara estivesse certo

Foi a modinha raposa e uvas de 2011 Quando criticaravam as Sony pq ela tinha os imeeeeeensos 24 Mpix e diziam que jamais passaríamos do 16Mpix... (Pq CaNikon era, na maioria, 12-16Mpix)

Resumo Site jabá pago pela CaNikon para segurar a Sony

Se foram essas massivas reportagens de 2009-2011 ou não... Deu certo, a Sony largou o mercado profissional e foi pro MirrorLess

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
que, bla bla bla mi mi mi ta ta ta...
Não entendeu o artigo Ernesto, não entendeu a premissa da resolução das lentes na media do mercado, e não consegue extrapolar o raciocínio.

Vc é daqueles que acredita que uma 5Dsr realmente produz uma foto de 50 megapixels??? Ahhh vá...
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 01:28:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2018, 01:33:21
que, bla bla bla mi mi mi ta ta ta...
Não entendeu o artigo Ernesto, não entendeu a premissa da resolução das lentes na media do mercado, e não consegue extrapolar o raciocínio.

Vc é daqueles que acredita que uma 5Dsr realmente produz uma foto de 50 megapixels??? Ahhh vá...

Sobre a 5Ds:
Confesso que a internet me deixa com dúvidas...

Mas, entre a internet e a Canon, prefiro acreditar na Canon que tem nome, endereço e sobrenome e não nos anônimos escritores de sites

"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Lindsay

• Referência
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2018, 10:24:46
Sobre a 5Ds:

Mas, entre a internet e a Canon, prefiro acreditar na Canon que tem nome, endereço e sobrenome e não nos anônimos escritores de sites

Ok, Ernesto, mas vc sabe que se trata de um binomio: lente & sensor, e que da relação desses dois ai sai uma foto. Vc já procurou saber a resolução real da foto que sai de sua câmera??? Vc já percebeu que tem objetiva com resolução é melhor que outra???

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2018, 11:08:31
Sobre a 5Ds:

Agora você acredita na Canon???
Disse que ela era mentirosa no lançamento da R ao falar do desing das lentes RF!
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:02:37
Agora você acredita na Canon???
Disse que ela era mentirosa no lançamento da R ao falar do desing das lentes RF!

Eu disse e a Sony confirmou em apresentação pública, meses depois  :ok: :ok:

Eu sou foda  :clap: :clap:

Agora ao ler meu texto você vai ver que eu iniciei dizendo que entre a  Canon e um Yutóba eu fico na dúvida mas, com preferência à Canon

Interprete o texto, é mais fácil que passar no ENEM  :D

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 15:08:57 por Ernesto »
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:03:17
Ok, Ernesto, mas vc sabe que se trata de um binomio: lente & sensor, e que da relação desses dois ai sai uma foto. Vc já procurou saber a resolução real da foto que sai de sua câmera??? Vc já percebeu que tem objetiva com resolução é melhor que outra???

Sim, claro !

Fotografo há décadas, patrão !  :D

Abraham Lincoln

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:38:39
 :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Hansgruber

• Membro Ativo
  • Recomendo nunca ler comentários na Internet.
Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:52:47
Em termos práticos, quer dizer que não adianta gastar em uma lente 50mm 1.2 para usar numa câmera de baixo custo, com sensor aps-c, de 16 megapixels ou menos??!

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3

Lindsay

• Referência
Resposta #23 Online: 12 de Dezembro de 2018, 18:42:17
Em termos práticos, quer dizer que não adianta gastar em uma lente 50mm 1.2 para usar numa câmera de baixo custo, com sensor aps-c, de 16 megapixels ou menos??!

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk
Então essa é uma resposta complexa. Eu acho que vale a pena sim, mas o fato é que uma 50mm f/1.2 vai responder não exatamente igual em todas as câmeras.
Além disso, estava falando de resolução, porem a resposta das lentes tem outras coisas que precisam ser analisadas além da resolução como distorção, vinheta, aberração cromática, e a tal da transmissão.
O fato que vem ocorrendo com as lentes de projetos mais antigos, é que elas são limitadas em resolução, (obs.: a maioria, não todas), e assim sendo, vão apresentar um resultado pior em câmeras com super resolução.

Lindsay

• Referência
Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2018, 18:55:31
Vou deixar só de curiosidade aqui, o resultado do teste de varias lentes primes da própria Canon junto da 5Dsr, ordenados por nitidez:

Câmera som sensor de 51 MPixels

obs. 1 - da melhor pra baixo mas só considerando a resolução, ok???
obs. 2 - só lentes fixas, não listei nenhuma Zoom

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 19:07:41 por Lindsay »

Lindsay

• Referência
Resposta #25 Online: 12 de Dezembro de 2018, 19:06:29
Continuando, agora as melhores lentes para a Nikon D810, tbm classificadas pela nitidez:

Câmera som sensor de 36 MPixels

obs. 1 - da melhor pra baixo mas só considerando a resolução, ok???
obs. 2 - só lentes fixas.

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 19:07:58 por Lindsay »

Lindsay

• Referência
Resposta #26 Online: 12 de Dezembro de 2018, 19:09:24
Sim, claro !

Fotografo há décadas, patrão !  :D

Eu sei que vc sabe...

Lindsay

• Referência
Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2018, 11:46:04
Então só pra finalizar o raciocínio a respeito das lentes, observem que para o sensor de 36MPixels Nikon poucas lentes conseguem cegar perto dos 90% da nitidez máxima, mas entre 70 e 90% já se encontra uma razoável quantidade de lentes.

Já no caso do sensor de 51 MPixels, apenas uma lente chega na faixa dos 90% da nitidez, e entre 70 e 90% são poucas. Ainda observando que no Canon, a maioria absoluta das objetivas que estão na faixa dos 60% da nitidez, são projetos de depois de 2010. As únicas objetivas com projetos do século passado que aparecem na lista são as já super consagradas 85mm F1.2L, 135mm f/2L e EF 35mm f/1.4L.

Lembrando que:
obs. 1 - apenas lentes primes, nada de zoom.
obs. 2 - só pegando o gancho da nitidez
obs. 3 - apenas lentes fabricadas pela própria Canon, se for expandir a lista para os 3dy part manufacturers, vai encontras as maravilhosas Zeiss e Sigma da ultima geração.
obs. 4 - o teste DxOMark se não me engano utiliza a base de conhecimento técnico da Imatest, e conclui o resultado da médio das nitidez em todo o espectro de cores.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2018, 11:49:57 por Lindsay »

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 13 de Dezembro de 2018, 11:56:09
Então só pra finalizar o raciocínio a respeito das lentes, observem que para o sensor de 36MPixels Nikon poucas lentes conseguem cegar perto dos 90% da nitidez máxima, mas entre 70 e 90% já se encontra uma razoável quantidade de lentes.

Já no caso do sensor de 51 MPixels, apenas uma lente chega na faixa dos 90% da nitidez, e entre 70 e 90% são poucas. Ainda observando que no Canon, a maioria absoluta das objetivas que estão na faixa dos 60% da nitidez, são projetos de depois de 2010. As únicas objetivas com projetos do século passado que aparecem na lista são as já super consagradas 85mm F1.2L, 135mm f/2L e EF 35mm f/1.4L.

Lembrando que:
obs. 1 - apenas lentes primes, nada de zoom.
obs. 2 - só pegando o gancho da nitidez
obs. 3 - apenas lentes fabricadas pela própria Canon, se for expandir a lista para os 3dy part manufacturers, vai encontras as maravilhosas Zeiss e Sigma da ultima geração.
obs. 4 - o teste DxOMark se não me engano utiliza a base de conhecimento técnico da Imatest, e conclui o resultado da médio das nitidez em todo o espectro de cores.

A 85mm 1.2 tem uma mark II, fiquei na duvida se está a mark I ou a II no gráfico.

Em tempo, tenho 03 lentes dessa lista 24 e 35 IS, e a 50 STM.
Uma pena que a canon não lançou mais lentes USM não L, ainda tem a 28mm dessa família na lista.

Lindsay

• Referência
Resposta #29 Online: 13 de Dezembro de 2018, 12:08:18
A 85mm 1.2 tem uma mark II, fiquei na duvida se está a mark I ou a II no gráfico.

Em tempo, tenho 03 lentes dessa lista 24 e 35 IS, e a 50 STM.
Uma pena que a canon não lançou mais lentes USM não L, ainda tem a 28mm dessa família na lista.

No caso é a 85 antiga mesmo, não sei se ele já testaram a 5DSR com o modelo novo que promete ser melhor.

https://www.dxomark.com/Lenses/Canon/Canon-EF-85mm-F12L-USM-mounted-on-Canon-EOS-5DS-R__1009

Pra mim foi impressionante ver a EF 35 IS baratinha, realmente o resultado que ela consegue nas minhas antigas 5D3 e 6D é muuuuito bom, essa lente deu um UP nas minhas câmeras antiguinhas. Fiquei agora com mais vontade ainda de completar o trio que na Canon lançou em 2012.