Autor Tópico: A densidade de pixels e os limites da qualidade  (Lida 3386 vezes)

Lindsay

• Trade Count: (18)
  • Referência
Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2018, 01:21:31
Show !!!

Valeu !

(o problema está na tendência ao infinito em todos os cálculos)

Matemáticos amadores falham ao entender que, na Física, existem muitos limites e pontos de equilíbrio (que não vão ao infinito)

Observe:

Ele coloca altas resoluções em F 1.4, F1.0 e isso não acontece

F1.4 e F1.0 começam a perder resolução assim como F22 (o correto é como uma curva de Gauss e nunca uma reta)

As duas pontas sofrem com perda de resolução. Uma com difração e a outro com um efeito similar

Jamais poderíamos ter uma 5Ds se este cara estivesse certo

Foi a modinha raposa e uvas de 2011 Quando criticaravam as Sony pq ela tinha os imeeeeeensos 24 Mpix e diziam que jamais passaríamos do 16Mpix... (Pq CaNikon era, na maioria, 12-16Mpix)

Resumo Site jabá pago pela CaNikon para segurar a Sony

Se foram essas massivas reportagens de 2009-2011 ou não... Deu certo, a Sony largou o mercado profissional e foi pro MirrorLess

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
que, bla bla bla mi mi mi ta ta ta...
Não entendeu o artigo Ernesto, não entendeu a premissa da resolução das lentes na media do mercado, e não consegue extrapolar o raciocínio.

Vc é daqueles que acredita que uma 5Dsr realmente produz uma foto de 50 megapixels??? Ahhh vá...
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 01:28:44 por Lindsay »
Fotografando com a memória

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2018, 01:33:21
que, bla bla bla mi mi mi ta ta ta...
Não entendeu o artigo Ernesto, não entendeu a premissa da resolução das lentes na media do mercado, e não consegue extrapolar o raciocínio.

Vc é daqueles que acredita que uma 5Dsr realmente produz uma foto de 50 megapixels??? Ahhh vá...

Sobre a 5Ds:
Confesso que a internet me deixa com dúvidas...

Mas, entre a internet e a Canon, prefiro acreditar na Canon que tem nome, endereço e sobrenome e não nos anônimos escritores de sites

Lindsay

• Referência
Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2018, 10:24:46
Sobre a 5Ds:

Mas, entre a internet e a Canon, prefiro acreditar na Canon que tem nome, endereço e sobrenome e não nos anônimos escritores de sites

Ok, Ernesto, mas vc sabe que se trata de um binomio: lente & sensor, e que da relação desses dois ai sai uma foto. Vc já procurou saber a resolução real da foto que sai de sua câmera??? Vc já percebeu que tem objetiva com resolução é melhor que outra???

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 12 de Dezembro de 2018, 11:08:31
Sobre a 5Ds:

Agora você acredita na Canon???
Disse que ela era mentirosa no lançamento da R ao falar do desing das lentes RF!
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #19 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:02:37
Agora você acredita na Canon???
Disse que ela era mentirosa no lançamento da R ao falar do desing das lentes RF!

Eu disse e a Sony confirmou em apresentação pública, meses depois  :ok: :ok:

Eu sou foda  :clap: :clap:

Agora ao ler meu texto você vai ver que eu iniciei dizendo que entre a  Canon e um Yutóba eu fico na dúvida mas, com preferência à Canon

Interprete o texto, é mais fácil que passar no ENEM  :D

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 15:08:57 por Ernesto »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #20 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:03:17
Ok, Ernesto, mas vc sabe que se trata de um binomio: lente & sensor, e que da relação desses dois ai sai uma foto. Vc já procurou saber a resolução real da foto que sai de sua câmera??? Vc já percebeu que tem objetiva com resolução é melhor que outra???

Sim, claro !

Fotografo há décadas, patrão !  :D

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:38:39
 :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Hansgruber

• Freqüentador(a)
  • **
    • My wildest life
Resposta #22 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:52:47
Em termos práticos, quer dizer que não adianta gastar em uma lente 50mm 1.2 para usar numa câmera de baixo custo, com sensor aps-c, de 16 megapixels ou menos??!

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3

Lindsay

• Referência
Resposta #23 Online: 12 de Dezembro de 2018, 18:42:17
Em termos práticos, quer dizer que não adianta gastar em uma lente 50mm 1.2 para usar numa câmera de baixo custo, com sensor aps-c, de 16 megapixels ou menos??!

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk
Então essa é uma resposta complexa. Eu acho que vale a pena sim, mas o fato é que uma 50mm f/1.2 vai responder não exatamente igual em todas as câmeras.
Além disso, estava falando de resolução, porem a resposta das lentes tem outras coisas que precisam ser analisadas além da resolução como distorção, vinheta, aberração cromática, e a tal da transmissão.
O fato que vem ocorrendo com as lentes de projetos mais antigos, é que elas são limitadas em resolução, (obs.: a maioria, não todas), e assim sendo, vão apresentar um resultado pior em câmeras com super resolução.

Lindsay

• Referência
Resposta #24 Online: 12 de Dezembro de 2018, 18:55:31
Vou deixar só de curiosidade aqui, o resultado do teste de varias lentes primes da própria Canon junto da 5Dsr, ordenados por nitidez:

Câmera som sensor de 51 MPixels

obs. 1 - da melhor pra baixo mas só considerando a resolução, ok???
obs. 2 - só lentes fixas, não listei nenhuma Zoom

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 19:07:41 por Lindsay »

Lindsay

• Referência
Resposta #25 Online: 12 de Dezembro de 2018, 19:06:29
Continuando, agora as melhores lentes para a Nikon D810, tbm classificadas pela nitidez:

Câmera som sensor de 36 MPixels

obs. 1 - da melhor pra baixo mas só considerando a resolução, ok???
obs. 2 - só lentes fixas.

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 19:07:58 por Lindsay »

Lindsay

• Referência
Resposta #26 Online: 12 de Dezembro de 2018, 19:09:24
Sim, claro !

Fotografo há décadas, patrão !  :D

Eu sei que vc sabe...

Lindsay

• Referência
Resposta #27 Online: 13 de Dezembro de 2018, 11:46:04
Então só pra finalizar o raciocínio a respeito das lentes, observem que para o sensor de 36MPixels Nikon poucas lentes conseguem cegar perto dos 90% da nitidez máxima, mas entre 70 e 90% já se encontra uma razoável quantidade de lentes.

Já no caso do sensor de 51 MPixels, apenas uma lente chega na faixa dos 90% da nitidez, e entre 70 e 90% são poucas. Ainda observando que no Canon, a maioria absoluta das objetivas que estão na faixa dos 60% da nitidez, são projetos de depois de 2010. As únicas objetivas com projetos do século passado que aparecem na lista são as já super consagradas 85mm F1.2L, 135mm f/2L e EF 35mm f/1.4L.

Lembrando que:
obs. 1 - apenas lentes primes, nada de zoom.
obs. 2 - só pegando o gancho da nitidez
obs. 3 - apenas lentes fabricadas pela própria Canon, se for expandir a lista para os 3dy part manufacturers, vai encontras as maravilhosas Zeiss e Sigma da ultima geração.
obs. 4 - o teste DxOMark se não me engano utiliza a base de conhecimento técnico da Imatest, e conclui o resultado da médio das nitidez em todo o espectro de cores.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2018, 11:49:57 por Lindsay »

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 13 de Dezembro de 2018, 11:56:09
Então só pra finalizar o raciocínio a respeito das lentes, observem que para o sensor de 36MPixels Nikon poucas lentes conseguem cegar perto dos 90% da nitidez máxima, mas entre 70 e 90% já se encontra uma razoável quantidade de lentes.

Já no caso do sensor de 51 MPixels, apenas uma lente chega na faixa dos 90% da nitidez, e entre 70 e 90% são poucas. Ainda observando que no Canon, a maioria absoluta das objetivas que estão na faixa dos 60% da nitidez, são projetos de depois de 2010. As únicas objetivas com projetos do século passado que aparecem na lista são as já super consagradas 85mm F1.2L, 135mm f/2L e EF 35mm f/1.4L.

Lembrando que:
obs. 1 - apenas lentes primes, nada de zoom.
obs. 2 - só pegando o gancho da nitidez
obs. 3 - apenas lentes fabricadas pela própria Canon, se for expandir a lista para os 3dy part manufacturers, vai encontras as maravilhosas Zeiss e Sigma da ultima geração.
obs. 4 - o teste DxOMark se não me engano utiliza a base de conhecimento técnico da Imatest, e conclui o resultado da médio das nitidez em todo o espectro de cores.

A 85mm 1.2 tem uma mark II, fiquei na duvida se está a mark I ou a II no gráfico.

Em tempo, tenho 03 lentes dessa lista 24 e 35 IS, e a 50 STM.
Uma pena que a canon não lançou mais lentes USM não L, ainda tem a 28mm dessa família na lista.

Lindsay

• Referência
Resposta #29 Online: 13 de Dezembro de 2018, 12:08:18
A 85mm 1.2 tem uma mark II, fiquei na duvida se está a mark I ou a II no gráfico.

Em tempo, tenho 03 lentes dessa lista 24 e 35 IS, e a 50 STM.
Uma pena que a canon não lançou mais lentes USM não L, ainda tem a 28mm dessa família na lista.

No caso é a 85 antiga mesmo, não sei se ele já testaram a 5DSR com o modelo novo que promete ser melhor.

https://www.dxomark.com/Lenses/Canon/Canon-EF-85mm-F12L-USM-mounted-on-Canon-EOS-5DS-R__1009

Pra mim foi impressionante ver a EF 35 IS baratinha, realmente o resultado que ela consegue nas minhas antigas 5D3 e 6D é muuuuito bom, essa lente deu um UP nas minhas câmeras antiguinhas. Fiquei agora com mais vontade ainda de completar o trio que na Canon lançou em 2012.