Autor Tópico: Preciso de ajuda (ideias para fotos de idosos).  (Lida 2862 vezes)

Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Dezembro de 2018, 21:59:11
 :(
Amigos, socorro!
Nunca me imaginei fotografando pessoas. Comecei nisso somente para catalogar minha coleção de miniaturas de caminhões Arpra. Acabei gostando e estou aprendendo a clicar pássaros.
Acontece que faço as fotos no meu condomínio que tem muita área verde e acabei conhecendo um casal de idosos que sempre me "cobram" fotos dos pássaros, borboletas e flores.
São vizinhos e ficamos amigos. Ambos estão na faixa dos 80.
Caminham juntos quase todos os dias. Uma gracinha.
Ontem minha esposa me contou que eles comentaram com ela que querem que eu faça umas fotos deles juntos, tipo ensaio mesmo, e só "serve eu". Ela tentou de tudo para que desistissem, pois ela sabe que não é a minha, no entento eles disseram que só ficariam à vontade comigo e "não querem morrer sem fazer este ensaio".
Como podem ver, estou na parede. Eles nem sabem que já sei, pois pediram segredo.
Quando falarem comigo, vou tentar convence-los a contratar um profissional e até tenho um amigo muito bom nisso, mas minha esposa garantiu que eles "não vão desistir de mim".  :(
Vou precisar de fotos com casais idosos em ambiente aberto com muito verde, para me inspirar.  :no:
Tenho uma D7100 + Nikon 300 f:4 + Nikon 50 f:1.8 G + a 18-55 P
Considerando meu set, por favor, postem fotos aqui, com o trabalho de vocês, pois me serão muito úteis.
Certamente vou ter que comprar ao menos um kit de rebatedores, né? :ponder:
 :)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 21:59:43 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2018, 01:49:26
:(
Amigos, socorro!
Nunca me imaginei fotografando pessoas. Comecei nisso somente para catalogar minha coleção de miniaturas de caminhões Arpra. Acabei gostando e estou aprendendo a clicar pássaros.
Acontece que faço as fotos no meu condomínio que tem muita área verde e acabei conhecendo um casal de idosos que sempre me "cobram" fotos dos pássaros, borboletas e flores.
São vizinhos e ficamos amigos. Ambos estão na faixa dos 80.
Caminham juntos quase todos os dias. Uma gracinha.
Ontem minha esposa me contou que eles comentaram com ela que querem que eu faça umas fotos deles juntos, tipo ensaio mesmo, e só "serve eu". Ela tentou de tudo para que desistissem, pois ela sabe que não é a minha, no entento eles disseram que só ficariam à vontade comigo e "não querem morrer sem fazer este ensaio".
Como podem ver, estou na parede. Eles nem sabem que já sei, pois pediram segredo.
Quando falarem comigo, vou tentar convence-los a contratar um profissional e até tenho um amigo muito bom nisso, mas minha esposa garantiu que eles "não vão desistir de mim".  :(
Vou precisar de fotos com casais idosos em ambiente aberto com muito verde, para me inspirar.  :no:
Tenho uma D7100 + Nikon 300 f:4 + Nikon 50 f:1.8 G + a 18-55 P
Considerando meu set, por favor, postem fotos aqui, com o trabalho de vocês, pois me serão muito úteis.
Certamente vou ter que comprar ao menos um kit de rebatedores, né? :ponder:
 :)

Olha. Eu não focaria tanto na questão deles serem idosos, mas sim deles como um CASAL.
Eu me inspiraria em fotos de pre wedding (logicamente sem nenhum tentar pegar o outro no colo), mas focaria neles juntos, em meio a natureza, sorridentes, felizes. Torne a idade deles um detalhe, e foque no companheirismo, amor, cumplicidade, e talvez na hora de montar um álbum ficaria legal você mesclar com as fotos do casamento da época.
Se tiver algo que seja relevante na história deles, que permaneceu, as vezes um carro antigo, ou tentar fechar o ensaio com os filhos, mais netos.
É bem subjetivo, mas a mensagem que eu tentaria passar seria essa: "O Casal"
Googla: "elderly love photoshoot" que já aparecem referências!
Boa sorte, e encara esse trabalho, ele tem muito significado!
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2018, 09:39:04
Você é da cidade de SP ?

Eu posso te ajudar

Oi, Ernesto!
Não, amigo. Sou de São Gonçalo, RJ (brevemente mudando de vez para SJC-SP).
Obrigado meu caro.
 :ok:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2018, 09:43:43
 :ok:
Gostei da dica, Millano.
Sim, agora que tu falou, entendi que talvez eu acabaria exaltando apenas a idade em detrimento do aspecto principal (casal). :doh:
Eles não tem filhos (não que eu saiba). Vou sondar.
Bacana, sobre a mesclagem com possíveis fotos do casamento.
Falei que estão nos 80, mas na verdade estão "chegando lá", pois estão na faixa dos 60/70.
Vou seguir sim, tuas dicas.
Vou aceitar o desafio, pois considero uma honra ser "escolhido" por pessoas tão especiais e em fase tão bacana da vida.
Obrigado.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2018, 09:49:22
Amigos, outra coisa:
Não trabalho com isso e nem penso em faze-lo.
Gosto de clicar natureza e ainda engatinho no ramo.
Não tenho a mínima noção de valor e sequer gostaria de cobrar.
Mas sinto-me "invadindo" a praia de pessoas que trabalham com isso e não estou à vontade com isso (não cobrar).
Eu gostaria muito de não cobrar absolutamente nada, mas temo pela reputação perante os fotógrafos. Isso talvez não seja bem entendido, pois as pessoas não tem o feedback real da situação (eu não fazer esse tipo de trabalho, a amizade com eles, o carinho recíproco, etc...).
Gostaria de saber daqueles que trabalham com isso.
O que acham?
Fica feio aos profissionais, se eu não cobrar?
Como veem essa situação?
 :ponder:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Robson_Ribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2018, 11:00:25
Amigos, outra coisa:
Não trabalho com isso e nem penso em faze-lo.
Gosto de clicar natureza e ainda engatinho no ramo.
Não tenho a mínima noção de valor e sequer gostaria de cobrar.
Mas sinto-me "invadindo" a praia de pessoas que trabalham com isso e não estou à vontade com isso (não cobrar).
Eu gostaria muito de não cobrar absolutamente nada, mas temo pela reputação perante os fotógrafos. Isso talvez não seja bem entendido, pois as pessoas não tem o feedback real da situação (eu não fazer esse tipo de trabalho, a amizade com eles, o carinho recíproco, etc...).
Gostaria de saber daqueles que trabalham com isso.
O que acham?
Fica feio aos profissionais, se eu não cobrar?
Como veem essa situação?
 :ponder:

Não há nenhum problema em não cobrar por um determinado trabalho, grande parte dos fotógrafos faz isso às vezes, principalmente no início da carreira, quando precisam montar um portfólio, ou quando se quer dar de presente para alguém uma sessão de fotos. Não há necessidade de comercializar tudo, mesmo porque existe uma gama de fotógrafos amadores por aí que fotografam só por hobby. Se você sente no coração de não cobrar, vai em frente, só evita criar essa fama. Se ainda assim a consciência pesar, faz um acordo com eles em segredo, Diga que você cobra R$ X,00 para fazer um ensaio, mas que esse é um caso especial e você abriu uma exceção.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2018, 11:07:32 por Robson_Ribeiro »


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2018, 13:00:17
Obrigado por opinar, Robson.
Começo a ficar mais tranquilo.
Não pretendo fazer outro ensaio.
Gosto de clicar pássaros.  :D
Se a maioria não se importar, não cobrarei.
Não quero fazer do meu hobby, ganha pão, pois deixaria de ser hobby.  :no:
Ainda tem a pós, que me cansa e aborrece, mesmo com os pássaros.
Só gosto de me desligar do mundo por umas horas de vez em quando, "caçando" passarinhos (clicando), borboletas e flores.
Que bom que a primeira resposta acerca de não cobrar foi positiva.
Obrigado.  :ok:

Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2018, 13:41:14

Prezado Guaracy  ...
Se eles gostam de voce , ou seja , se tem afinidade contigo , 90% do ensaio estará feito . Vi que voce tem  uma 50mm ( resultados de uma 75mm ) de modos que é a lente ideal para isso . Muita qualidade na otica e uma " proximidade " bem grande com omotivo a ser fotografado . Por outro lado , essa sua 300mm pode ajudar muito , voce poderia dizer que ... vou ali e volto ja ... e de longe tirar bons momentos de contração quando eles estiverem .....  " sozinhos longe de voce "  .... .
Fotos de idosos são bastante diferentes , pois não tem a vitalidade e a pressa dos jovens , é tudo  muito devagar , sei disso pois sou velhinho tambem ....  :hysterical:
Por outro lado , fotos de longe são muito interessantes pois deixam eles muito a vontade .

Boas fotos e um abraço.
Björn 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2018, 19:01:07
BJorn,
Essa dica de usar a 300 e ficar de longe, achei legal.
Eu vinha pensando em deixá-los à vontade e botar a câmera no tripé e ficar com o controle remoto na mão.
Tentar clicar alguns momentos de descontração total.
Vamos ver no que vai dar.
Obrigado pela força.
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2018, 10:28:57
Uma outra dica seria além de fazer as outras orientações, poderias refazer as fotos antigas (algumas) com as mesmas poses, caras e quem sabem local ou cenário. Fica também bonito uma foto tirada pelas costas, de mãos dadas observando o pôr do Sol, um carrinho de pipocas; uma street de uma caminhada numa ruela.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2018, 10:42:30
 :clap:
BJP, obrigado!
Estou anotando e programando experimentar (com a esposa) todas as dicas, antes de efetivamente "partir pro front".
Estou também muito grato a todos, que tem me orientado e apoiado.
Todas as dicas são muito bem vindas e todas serão testadas (posição, nível da câmera, hora da luz, fundos que possam poluir, etc.).
Espero conseguir cumprir a honrosa tarefa.
 :ok:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2018, 07:40:13
https://venturafotos.blogspot.com/2017/12/3-idade-encerramento-16-12-2017.html

Fotografei por 4 anos este grupo da 3ª idade....
Sempre orientei as senhoras, dizendo por exemplo: na hora do click a senhora sorria....
Na hora de escolher eu explico qual foto ficou melhor e porque...
Pequenos melhoramentos na hora a revelação e elas me agradeciam...
Pediam cópias para os netos e filhos...
Consegui um bom relacionamento com elas...
Abraços
Marcelo
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2018, 09:02:43
Obrigado Marcelo.
Essa interação com eles será importante.
No próximo final de semana, provavelmente, estarei com eles, pois saio pelo condomínio clicando pássaros e sempre os encontro caminhando.
Eles são bastantes sorridentes e creio que colher sorriso deles na hora dos cliques será fácil.
Vi as fotos. Lindas. Grupo extremamente simpático.
Abraço.
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2018, 11:26:17
Guaracy, quando fizer essas fotos, mostra pra gente. AGora tô curiosa pra saber como ficarão, rs.
E vai em frente nesse lance de não cobrar. Eu também DETESTO ensaio, não é o tipo de foto que gosto de fazer. Eu tô fazendo foto de parto atualmente, como profissional. Uma vez um amigo me perguntou quanto eu cobraria pra fazer fotos da filha dele. Disse que não fazia esse tipo de foto, que não cobraria nada, mas que esse tipo de foto não era minha praia. Ainda bem que no final das contas, o treco não saiu... várias coisas culminaram para que o "ensaio" não acontecesse, rs. Ufa. Ou então, ele acabou contratando um fotógrafo mesmo e nem publicou as fotos (não fiquei sabendo, pelo menos).
Da próxima vez eu com certeza vou recusar de cara. Realmente não curto esse tipo de trabalho. Vai que mais pra frente eu mude de ideia... mas no momento, realmente não curto. Maaaaaas se eu me visse na sua situação, certamente não cobraria. Falaria que não sou profissional, não faço esse tipo de foto, faria apenas por eles. E se insistissem, eu ia falar que depois que as fotos fossem entregues, se eles realmente gostassem, poderiam me dar a contribuição que quisessem, um valor que eles mesmos definissem. Muitas vezes a pessoa fica meio sem saber o que fazer nessa, sem ter noção de quanto pagar... aí acaba aceitando não pagar, rs. OU se aceitassem a contribuição voluntária, vc estaria no lucro, seja com 50 ou com 500 reais.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2018, 11:26:59 por Helena Bsb »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2018, 15:23:03
Eu também acho que, pelo fato de conhecê-los, já tens meio caminho andado.
Uma ideia é tentar remeter o ensaio ao momento em que eles se conheceram. Onde foi? Quando foi? Como fazê-los voltar àquele tempo?
Se for um ensaio de casal normal, abstrai a questão da idade.
Mas NUNCA tire o olho da câmera.. Não acho boa essa ideia de usar um controle remoto. Mesmo quando estiver conversando com eles, fique com a câmera a postos e com o olho ligado. São em momentos improváveis e geralmente muito rápidos que a espontaneidade aflora e os melhores clicks estão.
Também tô esperando o resultado  :snack:
 :ok: