Autor Tópico: O fim das cameras DSLR  (Lida 36675 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #105 Online: 20 de Dezembro de 2018, 22:50:56
Falo de outra coisa. Iluminação de jóias com fresnéis pontuais, por exemplo. Não testei todas, mas a XT2 faz uma lambança. O que o EVF mostra não é o que estamos vendo e não é o que sai na foto.

Point&Shoot noturno ela faz muito bem.

Me diga uma coisa, como fica no LCD da DSLR e da própria ML?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #106 Online: 20 de Dezembro de 2018, 23:03:57
Falo de outra coisa. Iluminação de jóias com fresnéis pontuais, por exemplo. Não testei todas, mas a XT2 faz uma lambança. O que o EVF mostra não é o que estamos vendo e não é o que sai na foto.

Point&Shoot noturno ela faz muito bem.

Uma dúvida.
Como exatamente é o seu workflow com DSLR nessa situação.
Você vai ajustando as luzes e checando pelo OVF?

Pergunto pois sempre achei que se usava monitores nesse tipo de situação pra não ficar um vai e vem.
Ou eu não entendi do que você está falando?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 20 de Dezembro de 2018, 23:41:51
Me diga uma coisa, como fica no LCD da DSLR e da própria ML?

Depois que a foto é feita, ambos ficam iguais.
No preview pelo LCD, ambos ficam toscos.
Na DSLR, posso usar o OVF para enxergar o que realmente está acontecendo.

Mas pelo que estou vendo, minha fotografia é completamente diferente da maioria aqui. Não fotografo book em parque, famílias felizes, etc.

Devo ser um dos poucos que ainda dá valor para OVF.

Então, provavelmente vou ficar desamparado quando o fim chegar.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 20 de Dezembro de 2018, 23:44:12
Aceito doação de peso de papel.  :hysterical:

Olha, não fosse pela belíssima 80mm macro que ganhei de presente da minha esposa, eu te mandava. Mas a objetiva é tão boa que dá gosto de usar a XT2.

Só quero deixar claro que gosto muito da XT2, gosto muito de mirrorless. Só fico triste com a previsão de não termos mais a opção de DSLR no futuro.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 20 de Dezembro de 2018, 23:47:46
O mundo do futuro se resume a ubers, bicicletas e mochilas, esse lance de fotografar jóias vai morrer



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Talvez este seja o ponto chave, Ernesto. Minha fotografia está morrendo.
É tudo banco de imagem, 3D e photoshop.
Então, sinceramente, quem vai se interessar pela opinião de um fotógrafo de estúdio de still e produtos?
Ninguém mesmo.
Se o equipamento é bom pra casamento e book, então será o padrão da indústria.
Pensando assim, DSLR vai morrer mesmo.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2018, 23:48:45 por Claudio Rombauer »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 21 de Dezembro de 2018, 08:58:53
Como o Shalders disse a alguns dias atrás... o problema de um EVF é que ele não é calibrado, se fosse seria um problema a menos, e acredito que a tecnologia vai avançar muito ainda nessa questão pra representar a realidade, causar menos atrasos.

Vejo que a maioria dos EVFs atualmente são iguais aos monitores LCDs da primeira geração, muito bons mas saturavam a imagem e distorciam a realidade. Agora a coisa está bem melhor. E Daqui 10 anos vai ficar melhor ainda.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #111 Online: 21 de Dezembro de 2018, 09:08:32
Como o Shalders disse a alguns dias atrás... o problema de um EVF é que ele não é calibrado, se fosse seria um problema a menos, e acredito que a tecnologia vai avançar muito ainda nessa questão pra representar a realidade, causar menos atrasos.

Vejo que a maioria dos EVFs atualmente são iguais aos monitores LCDs da primeira geração, muito bons mas saturavam a imagem e distorciam a realidade. Agora a coisa está bem melhor. E Daqui 10 anos vai ficar melhor ainda.

A questão é que quando aparecem pessoas como eu dizendo que a tecnologia ainda é ruim, elas são apedrejadas por fãboys enlouquecidos.
Mas depois, quando a tecnologia melhora absurdamente, eles não admitem que precisava melhorar mesmo.
O fãboy sempre acha que o equipamento dele é perfeito.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2018, 09:09:14 por Claudio Rombauer »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 21 de Dezembro de 2018, 09:53:55
A questão é que quando aparecem pessoas como eu dizendo que a tecnologia ainda é ruim, elas são apedrejadas por fãboys enlouquecidos.
Mas depois, quando a tecnologia melhora absurdamente, eles não admitem que precisava melhorar mesmo.
O fãboy sempre acha que o equipamento dele é perfeito.

sei bem como é isso...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 21 de Dezembro de 2018, 10:25:55
sei bem como é isso...

Passei por isso quando era músico profissional.

Na década de 90 a discussão era de que o "contrabaixo ativo", aquele que usa um circuito eletrônico dentro, com parâmetros e regulagens mirabolantes, aposetaria definitivamente os arcaicos baixos passivos.

Eu remei contra a maré e mantive meu fender Jazz Bass e meu Fender PBass. Eles desvalorizaram nesta época. Aproveitei pra comprar mais uns 5 fenders a preço de banana. Ninguém queria. Compre, entre outros, um Fender Precision 74 por 800 reais. O cara riu de mim quando fechou negócio, ele comprou um Washburn ativo que não vale mais que 1000 reais hoje. O Precision 74 vale uns 18 mil.

Como eu previ e fui ridicularizado, a teoria que os baixos ativos iriam aposentar os passivos era mentirosa.

Hoje se vc pesquisar por aí, vai ver em pleno 2018 mais gente usando baixos passivos do que ativos, por mais incrível que pareça, afinal, cadê a tecnologia? O passivo é um pedaço de madeira com uma elétrica totalmente rudimentar.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2018, 10:27:06 por Claudio Rombauer »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #114 Online: 21 de Dezembro de 2018, 11:34:43
São 02 lados da mesma moeda, temos tambem os fanboys que não aceitam mudança pelo simples comodismo.
Ai o equipamento que usam hoje sempre vai ser melhor que qualquer tecnologia inventada nos próximos mil anos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
é
Resposta #115 Online: 21 de Dezembro de 2018, 12:01:38
São 02 lados da mesma moeda, temos tambem os fanboys que não aceitam mudança pelo simples comodismo.
Ai o equipamento que usam hoje sempre vai ser melhor que qualquer tecnologia inventada nos próximos mil anos.

Eu sempre experimento as novidades.
Tanto que estou na quarta mirrorless.
Já tive EM5, EM1, XT1 e XT2.
Fiquei 6 meses com uma A7R2 também.

Jamais diria que é uma tecnologia que não veio pra ficar.
Apenas manifesto meu desejo pela manutenção das DSLR enquanto eu viver, como uma opção, sem impor isso pra ninguém.
O problema é que, se as DSLR acabam, eu serei obrigado a usar apenas mirrorless, é o que me deixa triste.

Quando lançaram as TVs 3D, me disseram que o futuro caminharia pra isso. Eu detesto cinema 3D. Detesto fotografia 3D. Acho que estas coisas tem que ser 2D. É a magia da fotografia, ser em duas dimensões. Sorte que eles estavam errados.

Então, quando falam que o fim das DSLR está bem próximo, torço para que a previsão esteja errada.

Não sou fãboy (talvez só da Fender). Tenho 2 iMacs, um deles Pro, e não sou nada fã da Apple, são meras ferramentas de trabalho. Assim como minha câmera, que escolhi dentre tantas, por achar que é a melhor pra mim.

E estamos falando de trabalho. A gente se acostuma com um workflow, uma maneira confortável e produtiva de obter resultados. Aí vem a "evolução" e nos dá outras opções, mas tira algumas. Veja a evolução dos softwares, em cada upgrade eles mudam várias coisas pra pior, achando que estão melhorando.

Algumas coisas eu gosto muito na minha câmera, alguns detalhes bem simples, mas que me deixam confortável. A base do chassi de metal pesado com reforço na conexão com o plate é uma delas. A câmera simplesmente parece soldar no tripé de coluna do estúdio. O conector USB com parafusos é outra, fantástico. Nunca vi isso em outra câmera. O suporte nativo a tethering é outra que não abro mão. Gosto do shutter eletromagnético. Nada disso tem na minha XT2, é uma câmera pra outra finalidade, nem melhor nem pior. 
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2018, 12:08:14 por Claudio Rombauer »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #116 Online: 21 de Dezembro de 2018, 14:22:42
Essas comparações com mercados deixa minha imaginação aflorada.

No meu caso, estou vendo as câmeras de filme como os LPs, as DSLRs como o CD e as MLs são o streaming.

Hoje LPs tem mais mercado que CDs, pois tem o charme vintage, o charme da nostalgia.

Ao meu ver vai acontecer a mesma coisa nas câmeras. MLs vão chegar num nível de conveniência e usabilidade que simplesmente não vai fazer mais sentido usar DSLRs, até chegar o ponto que as câmeras de filme ultrapassem o mercado de DSLRs, pelo fator nostalgia vintage que as DSLRs não irão possuir por serem digitais, parecidas com MLs e mais atuais.

 8-)


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #117 Online: 21 de Dezembro de 2018, 14:59:38
Eu até os 30,apostava só nas coisas novas

Comprei MiniDisc (que mataria o CD)
SuperAudioCD (que desta vez mataria o CD)

quase comprei o HD-DVD (que todas revistas diziam que mataria o Blu-ray)

e teria tido Betamax se eu tivesse grana na época (que matariam o VHS)

E por vezes quase comprei o LD (que seguramente mataria o VHS)


Todos padrões superiores ao CD e ao VHS superpopulares no Japão


Todos sumiram

E aí ?

Hoje o CD está sumindo do mundo devido ao streaming e um dos poucos lugares do mundo em que ele ainda é popular é no japão.
Eai?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #118 Online: 21 de Dezembro de 2018, 15:34:10
Hoje o CD está sumindo do mundo devido ao streaming e um dos poucos lugares do mundo em que ele ainda é popular é no japão.
Eai?

Isso é um fato, assim como existe a possibilidade de um dia não existirem mais DSLRs.
Eu não duvido que isso um dia aconteça. Só sinto tristeza.

Apenas me posiciono de duas formas:

1) acho que vai demorar mais do que estão dizendo aqui (alguns falam em dois anos até a última câmera DSLR ser produzida).
2) sinto tristeza, pois, mesmo tendo testado varias ML, ainda tenho preferência pessoal pelas DSLR. Ou talvez a minha DSLR seja tão superior à minha XT2 (que muita gente elogia), que eu esteja fazendo um julgamento equivocado.

Da mesma forma, acho que o streaming destruiu a forma como se consumia música. Música virou algo diferente, imediato, descartável. Não tem mais arte gráfica, encarte, e em média a qualidade de áudio é medíocre. Pouquíssimas pessoas tem um equipamento de qualidade e consome streaming sem perdas, eu só conheço eu mesmo.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 21 de Dezembro de 2018, 15:38:44
Sö espero que a Canon avise que vai parar de fabricar as DSLR, assim dá tempo de correr em comprar umas 4 lacradas.