Autor Tópico: O fim das cameras DSLR  (Lida 36420 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 14 de Dezembro de 2018, 18:39:00
Vamos!

Fim das DSLR

Di Torres: 2020
Linsay:
Rombauer: 4961
Ernesto:
...

Acho que o "fim" das DSLR será em 2030 (pelo menos) mas os modelos ficarão escassos em termos de disponibilidade e lançamento a partir de 2025.
Quem vai encerrar primeiro as DLSR será a Canon. A Nikon será a última a parar de fabricar.

Calma lá, estou analisando como foi o final das câmeras de filme 35mm, aliás teve gente que disse um dia que a fabricação das câmeras de filme não ia acabar, porem os grandes fabricantes já pararam linhas de produção em escala.

Pensando só em 35mm dos grandes fabricantes, e deixando de lado MF de Pentax, Mamiya, Hassel, e os fabricantes cult como Leica, etc... não sei se a Leica ja parou completamente câmeras de filme)

A Nikon parou em 2009, continuou apenas a produção da flagship F6 até 2018 (não sei se a Nikon ainda produz a F6)
https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Nikon_film_SLR_cameras

A Canon parou em 2007, continuou a flagship EOS 1V até 2018, pelo que sei essa parou mesmo, mas ainda se encontra nas lojas (sobrando muito caro).
https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Canon_EOS_film_cameras

A Minolta parou tudo em 2006, acho que a Sony não continuou nada.
https://en.wikipedia.org/wiki/Template:Minolta_Dynax/Maxxum_SLR_film_cameras

Pentax 35mm / Olympus etc... tbm já pararam faz tempo.
https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Camera_templates

Ou seja, os grandes pararam a produção dos modelos mais simples até prossumer 10 anos antes do final do modelo flagship. Pode ser que com as digitais seja a mesma coisa, que fique para o final apenas um modelo flagship muito caro super pró.

O que vcs querem considerar como data final, a parada do ultimo de todos os modelos, ou a parada de produção de todos os modelos antes desse ultimo flagship final???
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2018, 18:40:07 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Dezembro de 2018, 19:29:07
A Nikon (Cosina) ainda faz a FM10 se não me falha a memória.

A Voigtlander (Cosina) até esse ano ainda tinha Bessa R4M (pena que não consegui uma) pra compra nova na BH Photo.

A Leica segue fazendo câmera analogica.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #32 Online: 14 de Dezembro de 2018, 19:36:43
O que vcs querem considerar como data final, a parada do ultimo de todos os modelos, ou a parada de produção de todos os modelos antes desse ultimo flagship final???

Acho que a questão é quando será lançado o último lançamento DSLR pelas marcas.
A produção pode continuar, mas acho que a pesquisa é em relação ao último novo lançamento.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Dezembro de 2018, 19:54:29
Acho que a questão é quando será lançado o último lançamento DSLR pelas marcas.
A produção pode continuar, mas acho que a pesquisa é em relação ao último novo lançamento.

Quando encerrarem a produção de câmeras com espelho, ué.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #34 Online: 14 de Dezembro de 2018, 21:11:08
Quando encerrarem a produção de câmeras com espelho, ué.

Bah, vou errar feio então.
Pensei que era sobre a produção de novos modelos, que é o que marca o fim de um sistema.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Dezembro de 2018, 21:26:19
Bom eu acho que em 2025 param de lançar modelos e interrompem a produção de modelos APS-C e FF até o nível prossumer.
Segue apenas um modelo top profissional que será produzida até 2030.

No final da próxima década os EVFs, os estabilizadores IBIS, o autofoco, e a nova geração de objetivas com os mounts ML modernos será tão impressionante que não justificará mais um investimento em DSLR.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Dezembro de 2018, 14:29:33
Bah, vou errar feio então.
Pensei que era sobre a produção de novos modelos, que é o que marca o fim de um sistema.

Nosso sistema permite que vc atualize sua previsão.

E as punições pra quem errar serão brandas.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Dezembro de 2018, 08:23:17
estamos em 2019... (pra mim 2018 já foi tarde...) daqui 1 ano já é 2020... vocês acham mesmo que a DSLR vai acabar em 1 ano? serio isso? ou tá num nível de zoeira além da minha compreensão?

Anúncio quase que certo da D760 vir ano que vem...
Rumores da D6....
Rumores da D860 pra 2021...

aí já tem 3 câmeras só da Nikon pra 2021 (falando apenas da linha pro).

fico curioso pra saber talvez da linha de entrada D3XXX e D5XXX e talvez a D7XXX se virá alguma coisa por aí.

mas 2020 encerrar os lançamentos DLSR  :ponder:

EDIT: enquanto os números da CIPA que o Ernesto apresenta todos os meses não mudarem o mercado vai continuar do mesmo jeito. Competindo...

Tomara que venham bons lançamentos da DSLR e ML... bons lançamentos da Nikon e Fuji que são meus amores  :wub:.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2018, 08:25:09 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #38 Online: 17 de Dezembro de 2018, 09:16:08
estamos em 2019... (pra mim 2018 já foi tarde...) daqui 1 ano já é 2020... vocês acham mesmo que a DSLR vai acabar em 1 ano? serio isso? ou tá num nível de zoeira além da minha compreensão?

Anúncio quase que certo da D760 vir ano que vem...
Rumores da D6....
Rumores da D860 pra 2021...

aí já tem 3 câmeras só da Nikon pra 2021 (falando apenas da linha pro).

fico curioso pra saber talvez da linha de entrada D3XXX e D5XXX e talvez a D7XXX se virá alguma coisa por aí.

mas 2020 encerrar os lançamentos DLSR  :ponder:

EDIT: enquanto os números da CIPA que o Ernesto apresenta todos os meses não mudarem o mercado vai continuar do mesmo jeito. Competindo...

Tomara que venham bons lançamentos da DSLR e ML... bons lançamentos da Nikon e Fuji que são meus amores  :wub:.

Eu acho que Nikon vai demorar mais pra pular do barco, tanto que apostei que a Canon que vai pular do barco já em 2020.

Já apareceram rumores de que a Canon desistiu do projeto da próxima 5Ds DSLR.

E a Canon tem um histórico de fazer suas mudanças de mount bem rápido. Todos achavam que ela continuaria com o filme por um bom tempo, já que a topo de linha do FD havia sido atualizada logo antes do lançamento da linha EOS digital e o arsenal de 134 lentes dela parecia ser insuperável. Em 5 anos o EF já tinha um arsenal de lentes respeitável e mais interessante, e o FD já estava confirmado como um sistema finalizado, recebendo apenas mais uma câmera de entrada com boas vendas depois do lançamento do EF, por isso apostei que vai ter uma 90D e talvez algumas Rebels até 2020, fechando o ciclo com algumas câmeras de entrada que vendem bem.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2018, 09:25:09 por Di Torres »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #39 Online: 17 de Dezembro de 2018, 10:10:13
Adeus DSLRs :hysterical:
https://fstoppers.com/film/canon-finally-closes-door-film-cameras-253622


Povo muito neurótico e com medo de mudanças, do diferente. Tá parecendo o mesmo mimimi do pessoal de filme de quando surgiram as digitais profissionais, hoje tem gente que usa filme profissionalmente? tem, mas a grande maioria dos mimizeiros migraram pra digital também :ok:
Detalhe que a questão ML/DSLR nem é sobre formatos diferentes, é tudo digital, tudo mesma porcaria, tudo fabricado pela Sony :hysterical:
Deixa rolar, ninguém vai perder nada se as câmeras tiverem mais tecnologia... Quanto mais opções no mercado melhor para nós.


DSLRs serão fabricadas por mais uns 15 anos no mínimo, isso se não inventarem uma ML/DSLR híbrida (que a Canon já andou estudando um tempo atras). Talvez não lancem muitos modelos novos além do que já existe hoje (mais uma ou duas gerações?), mas para o que isso importa? O que uma 5DIV faz que uma 5DIII ou 5DII não? Tirando quem tem GAS ou quem é retardadISO, comprar um equipamento novo não faz muito sentido, as melhorias que as fabricantes anunciam são só para brilhar os olhos dessas pessoas e ganhar dinheiro em cima delas ;)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 17 de Dezembro de 2018, 10:18:27
É forçar a barra assumir que DSLR só vai morrer quando lançar a ultima camera com espelho.

O filme "morreu" sem que parassem de fazer filme.

DSLR vai morrer do mesmo jeito, vai virar camera de nicho assim como o filme.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 17 de Dezembro de 2018, 10:40:19
Sim concordo com tudo isso mas aí vem a pergunta...

DSLR já morreu? vai morrer em 2020?

a minha resposta pra isso é duvido, até mesmo pq ainda existem melhorias consideráveis a serem feitas na maioria das linhas ML.

Ainda considero que vai uns bons 6 a 8 anos para bater o primeiro prego no caixão...

esse tópico tá prometendo boa discussão hein...  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #42 Online: 17 de Dezembro de 2018, 10:43:11
E a Canon tem um histórico de fazer suas mudanças de mount bem rápido. Todos achavam que ela continuaria com o filme por um bom tempo, já que a topo de linha do FD havia...

Todos achavam que ela continuaria com o FD* por um bom tempo.
Corrigindo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Dezembro de 2018, 11:56:17
Sim concordo com tudo isso mas aí vem a pergunta...

DSLR já morreu? vai morrer em 2020?

a minha resposta pra isso é duvido, até mesmo pq ainda existem melhorias consideráveis a serem feitas na maioria das linhas ML.

Ainda considero que vai uns bons 6 a 8 anos para bater o primeiro prego no caixão...

esse tópico tá prometendo boa discussão hein...  :snack:
2020 já é o ano depois que o ano que vem, muito perto... 2030 é um bom numero.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 17 de Dezembro de 2018, 11:58:48
Fotografar já vendo a exposição no viewfinder, ter 5mil pontos de foco e as demais usabilidades eletrônicas, velocidade e possibilidades de miniaturização que as ML permitem é o que vai matar as DSLR.
Conhecimento importa mais que equipamento.