Autor Tópico: Lente para Panasonic Lumix DMC-G7  (Lida 2558 vezes)

playerum

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 13 de Dezembro de 2018, 12:45:50
Olá pessoal!

Estou quase comprando a câmera Panasonic Lumix DMC-G7, optei por este modelo após ver vários vídeos e ler vários reviews.

Este mundo é novo para mim e estou com dúvidas quanto ao tipo de lente, vamos lá:

1. Como pesquiso qual lente comprar? Qualquer lente para micro 4/3 vai funcionar na G7?
2. Posso usar lentes da Canon através de adaptadores?
3. Vi o termo "super-teleobjetivas" sendo usado, alguém pode indicar um modelo especifico deste tipo?




Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2018, 13:05:43
Olá pessoal!

Estou quase comprando a câmera Panasonic Lumix DMC-G7, optei por este modelo após ver vários vídeos e ler vários reviews.

Este mundo é novo para mim e estou com dúvidas quanto ao tipo de lente, vamos lá:

1. Como pesquiso qual lente comprar? Qualquer lente para micro 4/3 vai funcionar na G7?
2. Posso usar lentes da Canon através de adaptadores?
3. Vi o termo "super-teleobjetivas" sendo usado, alguém pode indicar um modelo especifico deste tipo?

1-sim, qualquer lente do sistema serve.
2-acho que sim. Não tenho certeza, mas acredito que sim.
3-tem a 100-300mm da Panasonic e a 75-300mm da Olympus, e a 100-400 da Panasonic. O fator crop do sistema é 2x, então as duas primeiras lentes serão 600mm equivalentes, e a Panasonic, 800mm equivalente.

Aqui um site em que constam todas as lentes disponíveis para o sistema. Não é pouca coisa!
https://www.four-thirds.org/en/microft/lense.html
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2018, 13:08:49 por Helena Bsb »


playerum

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2018, 15:36:05
Obrigado!
Agora é esperar chegar!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2018, 08:19:05
Sobre adaptar lentes Canon: as Canon EF são as piores lentes para adaptar por serem totalmente eletrônicas. Aí você têm duas opções:
- Usar um adaptador simples, sem contatos eletrônicos: você não consegue alterar a abertura da lente, foco manual somente se a lente permitir (se for fly-by-wire não vai ser possível), e a estabilização da lente não vai funcionar.
- Usar um adaptador com contatos eletrônicos: aí essas funções passam a funcionar, mas a lista de lentes compatíveis varia de acordo com o fabricante do adaptador.

Lentes Canon EF manuais (como as da Rokinon) funcionam sem problemas com adaptadores simples.

A vantagem do mount EF é que quase todos os outros mounts podem ser adaptados nele através de um adaptador adicional, então você pode comprar adaptadores / speedboosters EF->m4/3, e comprar adaptadores simples mount X->EF,  com custo e volume menor (foi o caminho que tomei).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


playerum

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2018, 08:30:15
Legal! Obrigado!

Comprei a G7!
To pensando em comprar esta lente Olympus M.ZUIKO ED 40-150mm f/4-5.6R Black alguém conhece?
Custa € 105,00, pelos preços que vi achei até em conta.
Ou tem lente mais barata?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2018, 09:39:01
Dizem que é um bom custo x benefício. Eu ainda não consegui bons resultados com ela. Mas acho que o problema é mais eu do que a lente em si, rs. Minhas tentativas de fotografar a lua com ela foram bem frustradas... muita dificuldade com o foco. Muita. Não sei se pode ter a ver com a lente, ou se é um monte de coisa junta que levou a esse probleminha. O fato é que preciso fazer novos testes, mas agora, morando numa quitinete e sem um quintal, acabo ficando receosa de sair com a câmera por aí, pra fazer esses testes.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2018, 09:39:59 por Helena Bsb »


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2018, 10:06:51
Legal! Obrigado!

Comprei a G7!
To pensando em comprar esta lente Olympus M.ZUIKO ED 40-150mm f/4-5.6R Black alguém conhece?
Custa € 105,00, pelos preços que vi achei até em conta.
Ou tem lente mais barata?

As cameras da Olympus contam com estabilização no sensor, então as lentes dessa marca não possuem estabilização (em geral, pois hoje algumas teles PRO já têm). As cameras mais novas da Panasonic possuem estabilização no sensor, mas não é o caso da G7. Então eu consideraria a Panasonic 45-150, que também é uma lente em conta e o OIS vai ajudar bastante, principalmente em vídeo. Todas as lentes Pana mais longas (30mm em diante) têm estabilização.

A lente é esta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1012173256-lente-panasonic-lumix-45-150-f4-56-m43-micro-four-thirds-_JM

  vimeo     flickr     insta


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2018, 10:07:33
Ah sim, essa é uma consideração bem interessante a se fazer.


playerum

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2018, 10:28:10
As cameras da Olympus contam com estabilização no sensor, então as lentes dessa marca não possuem estabilização (em geral, pois hoje algumas teles PRO já têm). As cameras mais novas da Panasonic possuem estabilização no sensor, mas não é o caso da G7. Então eu consideraria a Panasonic 45-150, que também é uma lente em conta e o OIS vai ajudar bastante, principalmente em vídeo. Todas as lentes Pana mais longas (30mm em diante) têm estabilização.

A lente é esta: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1012173256-lente-panasonic-lumix-45-150-f4-56-m43-micro-four-thirds-_JM

Muito bom!
Grato pela dica!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2018, 13:36:56
Legal! Obrigado!

Comprei a G7!
To pensando em comprar esta lente Olympus M.ZUIKO ED 40-150mm f/4-5.6R Black alguém conhece?
Custa € 105,00, pelos preços que vi achei até em conta.
Ou tem lente mais barata?


Eu conheço, tenho essa e a versão da Panasonic também. São muito boas para fotografia em luz "normal". A nitidez surpreende.

O problema é que as Olympus, como já mencionaram, não tem estabilizador, e a G7 também não. Se fosse para usar na Panasonic GX85 ou na GX7 tudo bem, pois elas tem IBIS. No seu caso a Panasonic com OIS é a escolha mais sensata.



romasport13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2019, 18:02:49
Eu comprei agora, há 2 meses atrás, duas 45-150mm e duas 25mm f1.7 (uma de cada para mim e as outras para minha esposa) para complementar a lente principal (12-35mm) na minha GX8. Gostei bastante! Já tive a Olympus 40-150mm e foi uma excelente experiência, mas a falta de estabilização, principalmente para vídeo, como já mencionado pelo pessoal, faz falta. Recomendo a 45-150mm!

Deu até pena de colocar as das minha esposa pra vender, sem nunca ter usado... mais uma pessoa que se convenceu a usar apenas celular para fotografia... :no: