Autor Tópico: Financiamento p Aquisição de Equipamento  (Lida 13731 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 21 de Abril de 2005, 17:38:22
Alguns podem achar que é sacanagem ou brincadeira, na verdade o que vou expor aqui é só resultado de alguns Jack Daniels e alguns bêbados numa mesa de bar. Você contribuiria para ajudar outro amigo de fórum a adquirir p. ex. sua "tão sonhada" DSLR?!

Conversando com alguns amigos, ontem, comentei algo que ocorre com mt freqüência nos Estados Unidos, algum maluco coloca uma página na Internet dizendo que precisa de determinado bem, mas por falta de grana não pode adquiri-lo no momento, e solicita uma contribuição simbólica dos visitantes, algo como U$1, impressionante como conseguem rapidamente atingir o resultado de arrecadar o necessário p a compra do bem desejado.

A conversa a evoluiu para um ponto que tentavamos imaginar um sistema (mas tentando evitar as famigeradas pirâmides) que fosse viável para a aquisição de equiapamentos.., mas a bebedeira impediu a operacionalização de qualquer idéia mais séria. Eu por ter sido o primeiro a trazer o assunto a tona, assumindo inclusive os riscos que isso implica, rs, seria o primeiro. Digamos só por hipótese que o fórum tenha num dado momento 10.000 usuários, se apenas 1000 contribuissem com R$3 em uma conta-poupança com extrato público, eu teria uma DSLR de entrada, entrando outro usuário na fila para a aquisição da sua e assim por diante.

Muita loucura?!
Sugestões?!

Caso a idéia tome uma proporção séria, já aviso, me sub-rogo como primeiro da fila, risos.
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2005, 17:52:45
Gustavo, entendo o seu aperto...rs

Cara eu to fazendo uma grana pra comprar a minha DSLR de uma maneira meio inusitada, mas tá dando certo.

Eu to montando um livro com poesias e fotos, então to vendendo camisetas com as fotos e poemas aplicados via transfer em camisetas.

E na boa, j[á juntei uma parte da grana que eu precisava.

Quero uma Pentax ist Ds que custa pelo que vi uns 3500,00, desse valor, já tenho mais que um terço. só que faço o seguinte, toda a grana que ganho vai pra uma poupança, na qual só vou mexer quando tiver a grana toda e o meu investimento fica no custo das camisetas.... que é relativamente baixo.

Cara funciona...rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2005, 18:04:09
Tenho um amigo nos states q conseguiu comprar uma bicicleta assim ... mas era pra meio de locomoção mesmo ... tirando o fato dele ser brasileiro, conseguiu em menos de 2 meses e bike ...

eu ajudaria sim ... até pq eu tb cairia nessa fila ... to sonhando com uma cam faz tempo .. mas não tenho condiçoes de juntar e nem renda fixa pra guardar alguem dinheiro ...

eu apoio a ideia ... e ja me colocaria no proximo da fila ...
« Última modificação: 21 de Abril de 2005, 18:04:59 por Matheus »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2005, 18:11:03
Pra funcionar teria que ser num esquema de consórcio.... fchar com algum logista um valor e tantas câmeras por mês e tal, ai a gente vai pagando aos poucos e recebendo.

Em empresa funciona, virtualmente não garanto.... como faríamos pra ver quem tá pagando? se for algo bem controlado, eu tb topo...rs
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2005, 18:47:31
Na verdade pensei uma contribuição tão pqna que não teria nada certo com relação a lojistas, sim uma conta-poupança com extrato público para manter a transparência, p. ex. eu que me satisfaria com uma D50 (penso que R$3000), bastariam 1000 doações de R$3, isso n faria falta p ninguém, e eu me amarraria em contribuir com o próximo da lista já, a questão dos lojistas é inviável, penso, já que no Brasil essas câmeras custam R$8000, a menos que vinculassemos alguém como o Hennemann que tem loja. Por outro lado se pudesse ser operacionalizado poderia dar ao fórum uma dimensão legal tbm!

 
« Última modificação: 21 de Abril de 2005, 18:50:03 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


kkmachado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
    • http://www.flickr.com/photos/machado
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2005, 19:18:59
Ótima idéia! Eu também participaria.

Isso sem dúvida daria muita visibilidade ao fórum. É uma boa oportunidade de negócio.

Guss, você tinha que proteger essa idéia. Já pensou se alguém do Mercado Livre entra aqui e lê isso??? Fica facinho para eles implementarem isso, e ainda ganham uma grana em cima.


 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2005, 19:31:32
KK, esse tipo de coisa não pode ser patenteado, já que idéias ou métodos não são passíveis de registro ou patente, de qualquer forma não deixa de ser interessante ver o que dá para fazer por esse lado. Se o pessoal do fórum demonstrar curtir a idéia como tem mostrado, talvez eu crie uma conta-poupança p isso, e quem quiser contribui, vou pensar melhor sobre como implementar isso de modo q possa ser passado a pessoa seguinte q quiser entrar na brincadeira.
Nikon/Panasonic Gear


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2005, 23:18:48
sei lá, sempre rola a desconfiança..

vamos supor que 1000 usuários comecem a contribuir. Os 1000 terão direito de receber esse valor para comprar máquina ou equipamento. Mas será que quem já recebeu vai continuar pagando até o fim da fila?

outra, como seria definida a ordem? O correto seria sorteio e não eu porque sou o dono da bola etc...

sei lá, isso é bem complicado, ainda mais na internet, onde as pessoas somem muito facilmente...


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2005, 23:32:25
Gustavo hehe já tive uma idéia dessas a 1 ano a tras mas pra outra coisa. O problema é que recebi só 5 reais, chegou a ser um fiasco. É como muitos falaram, pode dar uma briga e etc, afinal tdos vão entrar na fila pedindo e etc, mas por outro lado, já que vc é o 1º a dar essa idéia pq n arrisca começar sozinho? Pode ser que vc n consiga nem metade, mas se conseguir algo, já é grande coisa.
N sei pq o Brasileiro tem tanto medo de gastar míseros 3 reais que n compra nem uma cerveja dentro de uma boate direito.
Guto arrisca tenta a ideia :P quem sabe o maximo que pode acontecer é vc ganhar uns pila ou n ganhar nada hehe :P pelo menos n sai no prejuíso.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2005, 23:57:42
Guto, é bem isso. Um bom exemplo é o que o Pablo falou agora. Desconfiança de que, eu não estou propondo uma corrente (inclusive deixei isso claro no início), a idéia foi financiar um equipamento com doações (que não fariam falta p ninguém) na maior cara-de-pau mesmo, e por tabela quem tivesse mais cara-de-pau ainda entraria depois e tentaria o mesmo.

E sugeri: até seria interessante bolar um sistema que financiasse para o maior número de usários possíveis, mas evidente que se 1000 financiassem, 1000 não teriam câmeras, não temos usuários suficientes p isso.

De qualquer forma já se revela algo q um amigo me disse ontem, brasileiro é fd, R$3 o cara dá para flanelinha, paga 1/2 dose do whisky que falei no início, é 1/3 de uma revista Veja, enfim, quase nada.

Uma vez vi um cara (arrumado até) em Floripa gritando na sinaleira - Passaí Passaí deixa R$1 e ajuda o brother a ir p Califa!! Hauhauhua!!

Alguém quer ajudar o amigo a ter sua sonhada D50?!
« Última modificação: 22 de Abril de 2005, 00:31:48 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2005, 00:09:01
Eu estou vendendo meu consórcio para poder comprar meu equipamento. Minha unica poupança forçada, minhas unicas economias até hoje. Esse consórcio é fruto do meu trabalho, em 3 anos! Paguei 30 prestações de 60 ao total.

Vejo assim, pedir contribuição, e alguém ajudar, é legal e tal. Mas eu me sentiria extremamente mal em fazer isto. Parece esmola sabe. Sei que é algo nobre, tudo bem. Mas pq não esperar para conseguir com suas próprias mãos? O trabalho, e o fruto dele, dignifica o homem (ou mulher). Olha o valor que teria para vc, conseguir comprar a camera com seu próprio suor! É assim que isso tudo soa para mim. Estou abrindo mão do meu sonho de muleke, ter um carro meu, comprado com meu dinheiro! Tenho metade dele já (modo de dizer). Mas pq não investir isto em algo que va lhe dar um retorno. Imagina a minha situação, investir suas unicas economias na vida (o meu começo de vida, minha, realmente minha) em algo. Você além de dar valor ao equipamento (neste caso a camera e demais acessórios) você da ainda mais do seu sangue, pq quer fazer este INVESTIMENTO ter retorno. Ganhando algo, vc uma hora ou outra se acomoda.
Uma hora ou outra larga mão, pq vc não pode agregar "valor real" ao equipamento que você tem! Muitos podem vir e dizer, "po vc ganhou isso, agora faça por merecer". Mas nada como fazer as coisas por merecer, pq vc merece o esforço todo que teve para conseguir tal coisa. Seja uma camera, um carro, o que for! E não ter que fazer por merecer, pq vc DEVE isso a alguma(s) outra(s) pessoa(s). Deva a vc mesmo! Suas chances de ser bem sucedido são bem maiores.

Well, esta é a minha opinião.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2005, 00:27:51
Acho que você levou para um outro lado, se você leu todo post percebeu que era muito mais uma curiosidade, que se viesse a prática seria antes ainda uma experiência. Acho tbm que é impossível comparar o assunto do tópico com uma esmola (que é indigna), a idéia no mínimo é criativa. Estimula o debate, a conversa, não é para isso que serve um fórum?!

Pior ainda, com esse tipo de argumentação que você fez acima se sujeita a alguém dizer que se por um lado a esmola não é digna, tampouco é o sentimento de auto-piedade que você demonstra ao longo do relato. Se você está feliz com seu esforço, pq o drama? Qd falo "a tão sonhada câmera" é muito antes no sentido de brincadeira que levado a sério.

Até me comovi, pode ficar com o lugar na fila!!
« Última modificação: 22 de Abril de 2005, 00:34:55 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


scuds

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://fotolog.terra.com.br/scuds
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2005, 00:37:45
Citar
Até me comovi, pode ficar com o lugar na fila!!
Não obrigado.

Desculpe se soou errado pra vc, mas para mim meio que foi um desabafo!
E ao mesmo tempo me senti um pouco "ridicularizado" sabe. Para vc ser uma "experiência" despender 3-5 mil reais. Para mim não pode ser uma experiência. Tem de ser uma certeza. Talvez por isto o tom DRAMÁTICO do que escrevi.

Entenda do jeito que vc quiser! Não quero e nem vou fazer parte desta fila.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2005, 00:42:28
Na verdade não soou nem certo ou errado, quem sou eu para criticar quem quer que seja.
Nikon/Panasonic Gear


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2005, 00:54:24
bem, acho que pode ser considerado como esmola sim. O pedinte não pode comprar comida, roupa, remédio etc, então ele pede.

vc não pode comprar a máquina, então...

mas siga em frente, tomara que consiga (mesmo não acreditando)