Autor Tópico: Luminar da Skylum: alguém usa? Qual a opinião?  (Lida 6691 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2018, 10:46:09
Baixei ontem, Windows 10, Core i7, 8gb de RAM, SSD.

Na criação de bibliotecas ficou travado um tempão em 0%, achei estranho, fechei e abriu novamente.

Biblioteca lenta mesmo, não cheguei a usar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2018, 11:00:37
Eu instalei ontem o Luminar 3. No meu note ele até abre em todas tentativas,  mas ta horrível a navegação da biblioteca de imagens,  travando toda hora.

Enfim, se eu fosse fotógrafo  profissional,  não usaria o Luminar,  pelo menos como ferramenta principal.  A promoção de 49 dólares que peguei na vdd foi pra lá de bem pago pra falar vdd.

Confesso que queria mesmo uma promoção do DxO Photolab ...rs. Curti ele demais  durante o trial de 30 dias.



É por aí mesmo. O Luminar não está amadurecido o suficiente para ser encarado como algo profissional.

Para quem usa sensor Bayer, o melhor continua sendo disparado o DxO.
Para quem usa Fuji, recomendo o Capture One Express for Fuji, gratuito e bem funcional, apesar de eu detestar os catálogos dele.
Como complemento para ambos, o Affinity Photo.





dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #17 Online: 29 de Dezembro de 2018, 16:16:20
Saiu hj uma atualização pro Luminar 3, que diz resolver mais de 40bugs e crashes , entre outras correções. 

Vou baixar aqui pra ver se quem sabe o Luminar 3 pode se considerar  a ser uma ferramenta usável....


Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2019, 11:45:23


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2019, 19:59:12
E aí? Alguém que conseguiu testar já conseguiu formar opinião sobre o software?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2019, 08:02:34
Ainda tá bem bugado e lerdo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2019, 16:48:04
E aí? Alguém que conseguiu testar já conseguiu formar opinião sobre o software?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Depende para qual câmera e do seu orçamento.

Se você quiser um conversor raw simples mas relativamente capaz e barato, ele serve. Se precisar de alguma coisa para complementar, ele encara vários plugins feitos para Lightroom, como a Nik Collection (antiga, gratuita), Noiseware  e outros, embora eu ache que plugin muitas vezes não seja prático.

Para Fuji, como já disse antes, vale pela grana. Deixei de usar o C1 for Fuji, não vi diferença no resultado final que justifique aturar as aporrinhações do C1 nem muito menos o preço da versão paga. 

Corrigiram vários bugs nele, mas ainda tem duas coisas que me irritam demais: Não tem ajuste direto de histograma e o navegador de arquivos dele não mostra os nomes dos arquivos nas miniaturas  :eek:

No estado atual, acabo tendo que usar 2 programas no caso da FUji, o Luminar para coisas simples e o Silkypix Pro8E (tem versão OEM gratuita dele para Fuji).

No caso Bayer (meu caso, Panasonic, Pentax, Canon) é DxO sem nem pensar.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2019, 16:50:08 por AFShalders »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #22 Online: 27 de Abril de 2019, 00:58:24
Pessoal, como tinha dito um tempo atrás , o Luminar 3 estava sem condições de uso no meu computador. Eu já tava perdendo a paciência com o suporte deles, apesar que eles até estavam solícitos em me ajudar, mas depois mais algumas atualizações posteriores do Luminar 3 que foram  lançadas recentemente e de eu reinstalar do zero o driver da minha placa de vídeo como o suporte deles pediram pra mim fazer, finalmente Luminar 3 ficou uma ferramenta utilizável pra mim.

Com isso até posso dar algumas opiniões do que to achando , finalmente:

Apesar de ser bem voltado pra uso de presets, tem  todas opções "manuais" de tratamento cor, luminosidade, nitidez como qualquer outro programa. E no geral fico bem satisfeito com resultado dele. Acho muito  bem pensada a filosofia de considerar cada item do tratamento da foto (nitidez , contraste, saturação, hsl, dehaze, clarity...) como filtros , que vc vai adicionando no menu de edição "sob demanda" o que vc quer usar na foto em questão.

A navegação na biblioteca pra escolher photos pra editar , achei meia pesada , mas ainda menos pesado que Lightroom CC mas mais pesado que o photolab

O processamento do RAW é muito bom mas não tanto quanto Photolab (pra minhas cameras , claro .  não tenho mais lightroom , mas pela minha memória é equivalente - photolab tenho versão demo que expirou, que cria uma marca d'agua bizarra que inutiliza a foto caso  exportar, mas ainda é permitido abrir e usar ele , e cada vez que abro ele pra brincar , comparar , me coça a mão pra comprar a licença, hehe )

Eu não sei se é pq não aprendi usar direito, mas o sharpening dele não acho tão bom, . No photolab, quando usava o lightroom e também no raw therapee, o sharpening acho  resultados mais satisfatórios (tenho que admitir que nesse quesito o raw therapee tem muito potencial)

E o Luminar virou um "beberrão contumaz" de memória ram. Uma exportaçao de um unico jpeg notei no gerenciador de recursos do windows que chega ter consumo de pico de 7GB de RAM! Quando testei o lightroom CC fiquei abismado com consumo de memoria , mas o Luminar seguiu o mesmo caminho.

Mas enfim , pelo que paguei da licença ele , acho que vale muito a pena. E ainda a Skylum foi "gente boa" de permitir quem tinha comprado o luminar 2018 no ano passado (meu caso) ter direito ao upgrade pro Luminar 3. Tudo bem que de depois de quase 4 meses que o Luminar 3 começou a funcionar de verdade no meu computador, mas pra mim com uso amador, ta valendo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 27 de Abril de 2019, 13:12:28
Sharpening e redução de ruido são coisas complicadas, pois a qualidade do resultado depende não somente do algoritmo usado quanto do tipo de imagem em si.

Por isso que não curto programas que simplesmente tem um comando simples. Mesmo o uso do USM com três parâmetros (raio,quantidade e limiar) não resolve todas as situações. Na verdade tem muita experimentação nisso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 27 de Abril de 2019, 14:41:26
Uso o Capture One quase 100% do tempo agora, ele é sem dúvida o melhor se você usa Fuji, mas como paguei pelo Luminar um tempo atrás, resolvi atualizar e de fato está legalzinho agora.

Sobre sharpen, no Luminar não é só um slider,  são vários controles que influenciam na nitidez, incluindo aí Microestrutura e Melhorador de Detalhes.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 27 de Abril de 2019, 15:35:55
Uso o Capture One quase 100% do tempo agora, ele é sem dúvida o melhor se você usa Fuji, mas como paguei pelo Luminar um tempo atrás, resolvi atualizar e de fato está legalzinho agora.

Sobre sharpen, no Luminar não é só um slider,  são vários controles que influenciam na nitidez, incluindo aí Microestrutura e Melhorador de Detalhes.

Sim, o que eu quis dizer é que a turma que usa só o sharpen de controle unico não consegue os melhores resultados. No RT por exemplo, tem dias coisas que acho sensacionais, o ajuste seletivo de contraste baseado nos detalhes e nas frequencias. Dá uma baita diferença. O melhorador de detalhes do Luminar faz isso parcialmente, mas sem maiores controles.

Para Fuji, continuo com o SP8, acho bem melhor que o C1. Mas isso é pessoal, vai depender muito de como a pessoa gostar de trabalhar. O sharpen do C1 não tem controle sobre o peso a ser aplicado de acordo com o nivel de detalhe presente na foto, nisso o SP8 é melhor. O Iridient tem um bom controle mas a interface dele é tão tosca que me irrita a ponto de não querer usar. E o SP8 é leeeeeeeeerdo pra car$@$@# !