Autor Tópico: Flash fora da câmera em casamentos  (Lida 6916 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 17 de Dezembro de 2018, 23:21:26

Esse acessório mesmo que eu disse para usar

No caso deste desenho, pq não colocar ele no ponto azul rebatendo na parede circular? Seria o mais prático para o resultado que você quer (amarelo rebatido na parede circular), não deve ter vazamento de luz e será a mesma do ponto amarelo se colocar com um zoom proporcional :ok:


Uma foto aberta mostrando onde ficou o flash.
Queria ele ao lado direito do Cristo para o flash não aparecer em alguns ângulos.


Foto do segundo fotografo mostrando o tripé, quando os noivos ficam em pé é quase impossível não aparecer.
Eu estou abaixado do outro lado pegando o rosto da noiva.


Resultado da iluminação com o flash fora da camera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2018, 23:26:09
É muito difícil pra você, comprar Flash Nikon e usar na propria câmera ?



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

É difícil porque uso Canon.
Mas fico grato com uma dica de como fazer essa luz mais de contra com o flash em cima da câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Dezembro de 2018, 06:30:41
Olha Vangeslimm, o resultado da luz nao esta ruin. Eu considero muito positivo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 18 de Dezembro de 2018, 07:57:43
Olha Vangeslimm, o resultado da luz nao esta ruin. Eu considero muito positivo.

2x... só acho que é uma parafernália grande demais, as fotos ficam ótimas mas tem riscos de alguém derrumar, do padre reclamar, e principalmente dos clientes reclamarem...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2018, 08:43:29
Acredito que a melhor solução para esse caso seria ter um assistente para mover o flash.
O que você pode tentar é colocar o flash mais baixo, praticamente no chão, escondido


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 18 de Dezembro de 2018, 08:50:39
Acredito que a melhor solução para esse caso seria ter um assistente para mover o flash.
O que você pode tentar é colocar o flash mais baixo, praticamente no chão, escondido

2x...

sem contar que do jeito que está, esquece alguém poder filmar, vai poluir a filmagem.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2018, 08:50:57 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2018, 09:29:13
Acredito que a melhor solução para esse caso seria ter um assistente para mover o flash.
O que você pode tentar é colocar o flash mais baixo, praticamente no chão, escondido

Boa ideia.

É uma godox AD200:


Vou precisar do tripe para deixar ele em pé e direcionar o flash, mas com o snoot funcionaria sem problemas.

Sexta vou numa igreja aqui do bairro fazer uns testes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2018, 09:30:17
Olha Vangeslimm, o resultado da luz nao esta ruin. Eu considero muito positivo.

Valeu, é uma luz que tenho gostado muito, por isso a briga em colocar o tripe rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #23 Online: 18 de Dezembro de 2018, 10:35:23
Boa ideia.

É uma godox AD200:


Vou precisar do tripe para deixar ele em pé e direcionar o flash, mas com o snoot funcionaria sem problemas.

Sexta vou numa igreja aqui do bairro fazer uns testes.
Um pouquinho fora do assunto, mas o que tem a dizer sobre o AD200? Tenho sentindo vontade de 1, apesar de R$ 1800,00 ser um pouco fora da minha realidade fotográfica (CxB pessoal). Mesmo sendo "mini" é essa eficiência toda em potência, reciclagem e qualidade de luz? (Achei a imagem meio exagerada ao dizer que equivale a 3 speedlights)

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


afdavid

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 18 de Dezembro de 2018, 10:43:56
Achei que a luz ficou bem legal, também!

E acrescento que esse tipo de tópico é bem maneiro e útil, porque dá pra extrair bastante informação legal de vocês que trabalham com fotografia.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Dezembro de 2018, 10:50:57
Valeu, é uma luz que tenho gostado muito, por isso a briga em colocar o tripe rsrsrs

 :ok:  Eu nunca trabalhei com casamentos, entao eu nao posso ir muito alem. Sucesso.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Dezembro de 2018, 11:46:53
Esse ano comecei a arriscar flash fora da câmera durante a cerimonia do casamento.
O resultado foi satisfatório e sem volta.

Bem vindo ao time!!  :D :D
Luara e Luiz - 0349 by Mike Castro, no Flickr


O grande desafio que tenho é achar um lugar para o flash quando os noivos estão no altar.
A maioria das igrejas católicas daqui, o altar bem mais estreito que a nave e não permitem que coloquem nada em cima do altar, o que ficaria feio esteticamente.
O resultado é que não consigo colocar o flash a 45 graus no noivos, a luz fica praticamente lateral, o que dificultar fazer um contra sem que o tripe apareça na foto.

No ultimo casamento tentei fazer um flash fora da camera rebatido.
Coloquei o tripé mais atras dos noivos, apontando para o fundo do altar, a ideia era que a luz voltasse rebatida dessa parede pegando os noivos de frente.
Mas não tenho um modificador adequado, improvisei um snoot mas a luz ainda vazava nas costas do noivos.

Algum do colegas fazendo casamento tem uma sugestão sobre o posicionamento da luz nesse caso?

Amigo, eu gosto usar flash fora da câmera, mas aprecio a luz dura, sendo jogada direto no casal/debutante/etc.
Gosto do efeito que dá, e não me incomodo com sombras.

O melhor conselho que posso te dar: Leve um assistente.

Tripé ajuda, mas há um problema: imagine que o tripé com flash fique à direita da igreja, do lado do noivo.
Se você for para a esquerda, do lado da noiva, vai ter inúmeras fotos lindas, com aquele recorte maravilhoso que eu adoro.
Se você for para o lado direito, do noivo, vai ficar aquela luzona chapada, forte, feia, como se o flash estivesse direto em cima da máquina. Por isso, eu sempre oriento meu assistente a ficar do lado oposto que eu estiver. Se eu vou pra um lado, ele já vaza pro outro.

No caso específico daquelas igrejas que têm a cupula pequenina e redonda, complica, e complica com força, rsrsrsrs.
Você fez o certo em tentar rebater na parede, mas isso cria aquela bola de luz indesejada que você mencionou.

Uma gambiarra que meu assistente sempre faz, é inclinar a manopla laaaá na frente, no meio do altar, rsrsrs.

Os padres proíbem a gente de pisar, mas se o flash estiver no ar, ele não pode falar nada. (Palavra de quem já tretou com padre no meio do casamento.)

20181218_113257 by Mike Castro, no Flickr
Não repare no desenho infantil, rsrsrsrs.

O padre parou o que tava fazendo, olhou pro assistente, e meteu um: "VAMOS PARAR COM ESSE SHOW AÍ?"

Aí, eu que tava do outro lado, respondi: "SUA MARIA-SACRISTIA DISSE QUE A GENTE NÃO PODE ENCOSTAR NO ALTAR E NEM NOS DEGRAUS. NÃO ESTAMOS ENCOSTANDO. SIGA FAZENDO SEU TRABALHO AÍ E EU FAÇO O MEU AQUI."
Eu cheguei a comprar uma manopla específica, mas era muito curta. Desmontei um tripé que tinha sobrando, e deixo ele só para isso.







vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 18 de Dezembro de 2018, 12:32:13
@Mike

Então, eu usei ele rebatido na parede justamente pensando nas fotos em que eu estaria no mesmo lado do flash.
E saíram legais, como se fosse flash rebatido em cima da câmera.
Ela dura realmente não ficaria legal desse jeito.

Vou fazer uns teste com assistente, mas nessa igreja que postei, o assistente sairia na foto sempre quando o casal ficasse em pé.
Eu teria que colocar a camera num mono pé e fazer como você falou com a luz. :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 18 de Dezembro de 2018, 12:41:19
Um pouquinho fora do assunto, mas o que tem a dizer sobre o AD200? Tenho sentindo vontade de 1, apesar de R$ 1800,00 ser um pouco fora da minha realidade fotográfica (CxB pessoal). Mesmo sendo "mini" é essa eficiência toda em potência, reciclagem e qualidade de luz? (Achei a imagem meio exagerada ao dizer que equivale a 3 speedlights)

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Preço do naka, né?
Eu paguei 800,00 importando ano passado.

Não tem exagero não, ele equivale a 3 flashs mesmo.
Comprei ele por causa disso, para usar em ensaios em externa contra o sol.
Lembre que triplicar a quantidade de flashs não triplica o ganho em f-stops.
Se 01 flash dar f/8.
Precisa de 02 para dar f/11.
E 04 para dar f/16.

Eu acho o ecossistema godox o melhor da atualidade.
No casamento eu estava com 02 cameras.
Uma com o radio Xt-1.
E a outra com um flash godox tt685 que funciona como transmissor e se comunica com o AD200.
Ou seja, com essa segunda camera eu tinha 03 opções de iluminação: só o Ad 200 no tripé, só o tt685 rebatido ou disparar os 2 juntos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Dezembro de 2018, 22:12:02
Tópico muito bom.

Já usei de inúmeras maneiras o flash, mas essa questão do altar apenas uma vez o padre chiou.

Normalmente desfilo kkkk
Não perco foto pq deles  :hysterical: