Autor Tópico: Ensaio sensual - Arte ou pretexto?  (Lida 5104 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2019, 18:34:32
      A maioria da nudez, envolve quase que exclusivamente  o interesse na mulher como objeto, em sua maioria com uma percepcao estetica para um publico masculino.  Aconselho nunca dirigir ousadamente demais uma mulher introvertida, mais critica. Respeite a natureza da pessoa. Eu acho que algumas coisas podem no minimo...  Queimar a carreira do fotografo. 
 



 




 


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2019, 09:31:01
      A maioria da nudez, envolve quase que exclusivamente  o interesse na mulher como objeto, em sua maioria com uma percepcao estetica para um publico masculino.  Aconselho nunca dirigir ousadamente demais uma mulher introvertida, mais critica. Respeite a natureza da pessoa. Eu acho que algumas coisas podem no minimo...  Queimar a carreira do fotografo. 
Oba.. Até que enfim chegou uma polêmica no tópico  :shock: :D

Sério que você não enxerga a enorme carga machista no teu texto? "envolve quase que exclusivamente  o interesse na mulher como objeto, em sua maioria com uma percepcao estetica para um publico masculino"... Oi? Estamos aqui falando que a base do ensaio é o DESEJO DA MULHER em ser fotografada... Você acha mesmo que as mulheres querem ser fotografadas pra que os "homens apreciem"? Eu acho que não. Acho que a maioria tem como objetivo um resgate ou uma reafirmação de sua feminilidade, e até de sua sensualidade pra si mesma.

"nunca dirigir ousadamente demais uma mulher introvertida" - Nunca dirigir uma mulher introvertida... Veja o que os caras que trabalham há tempo já com isso estão falando, amigo... Mulher que não quer CLARAMENTE fazer o ensaio, nem deve entrar na sala. Qualquer coisa fora disso tá, no mínimo, na direção errada de um trabalho profissional..

Deixo aqui registrado que minha oposição e meu debate é direcionado às ideias que expuseste, só isso.. Acho fantástico que as tenhas escrito.
Debate, discussão é isso mesmo. Ideias opostas colocadas na mesa para que ambos os lados possam ser contrapostos.
 :fight: :fight: :fight:  :ok:


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:34:32
Nando,  voce nao entendeu, estou falando que grande parte da procura comercial tem uma visao voltada ao publico masculino. Nao estou dizendo que eu concordo ou discordo. Estou dizendo o que vejo como realidade.

De modo diferente é o ensaio para a cliente, onde o objetivo é em primeiro lugar a cliente se admirar. O olhar dela.

Dizer que o ser humano nao esta sujeito a imperfeicoes, me parece um descuido. Como vc mesmo antes apontou um fotografo que teve problemas.... Vejo que ele subestimou algumas questoes. E vi Uma conversa muito parecida aqui falando em intimidade, arte e tal.

Mulheres sao intimas entre si, se abracam, dizem que se amam. Homem, Fotografo profissional nao tem intimidade no trabalho com a cliente.

Este caminho é perigoso, e facil de criar confusao, e e dificil de se explicar. Ate porque a sociedade é machista.

Quantos fotografos fotografam nao so mulheres, mas homens nus? 

Nao diga que sexualidade nao existe. 

Acho que todos somos humanos e ter consciencia disto Honestamente consigo é importante. Para lidar com os outros, outras.

Enfim... Acho que agora comuniquei melhor.
 













« Última modificação: 07 de Janeiro de 2019, 12:44:09 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2019, 13:29:30
Existem limites na direcao.

Primeiro lugar... Uma atriz profissional consegue ser uma personagem de um director de arte, consegue se desvincular.

Direcao para quem nao é atriz, modelo, é mais complicado.

Eu vi em um ensaio com roupas, um amigo dirigindo uma amiga, ele Criou uma cena com um pouco de irreverencia na expessao dela.. Depois da cena ela nao gostou, se achou vulgar.

Acho que a direcao nao pode ser conflito.








C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2019, 15:19:28
[...]
Nao diga que sexualidade nao existe. 

Acho que todos somos humanos e ter consciencia disto Honestamente consigo é importante. Para lidar com os outros, outras.

Enfim... Acho que agora comuniquei melhor.

Eu ainda nao tenho certeza do que vc quer dizer com "ser honesto consigo mesmo".

A modelo sabe que sou hetero e solteiro, sabe que eu fotografo mulheres pq eu aprecio o corpo feminino, sabe que eu acho o corpo dela atraente (o que nao eh sempre o caso sinceramente) mesmo ela sendo casada, eu como fotografo sei que a modelo sabe de tudo isso. Todos sabemos que gostamos de fotografar e apreciar coisas que achomos belo e atraente. E mesmo quando aparece alguem que ao meu olhar nao eh belo e nem atraente, eu vou buscar fazer com que na foto se torne belo e atraente para o meu olhar, ate mesmo por ser esse o motivo de haver mulheres querendo posar para fotos. No final da contas, o que importa eh que haja respeito de ambas as partes um pelo outro. O mesmo respeito que vc da a uma pessoa que te acha atraente mas vc nao tem nenhum interesse nela (ate mesmo isso nao significa que a pessoa va querer algo com vc tambem). Isso se chama maturidade. Se nao houver tal respeito/maturidade nao ha espaco para que ambos possam trabalhar juntos. E o fato da modelo saber que seu corpo, gestos e expresoes sao atraentes e apreciaveis eh o que da uma maior auto estima e confianca a ela poder trabalhar.

Nao ha espaco para tal tipo de trabalho para quem fizer disso um tabu. Eu ate mesmo acredito que esses que fazem disso um tabu nao sao pessoas confiaveis, usando o tabu para esconder seus verdadeiros sentimentos imaturos e consequentemente intencoes abusivas (que mentes imaturas constumam ter).






Nando,  voce nao entendeu, estou falando que grande parte da procura comercial tem uma visao voltada ao publico masculino. Nao estou dizendo que eu concordo ou discordo. Estou dizendo o que vejo como realidade.

De modo diferente é o ensaio para a cliente, onde o objetivo é em primeiro lugar a cliente se admirar. O olhar dela. 
No mundo comercial fotografos minimamente profissionais vao se utilizar de modelo profissionais agenciadas, em que vc nao vai encontrar modelos introvertidas mas sim experientes.

Quando se tem assistente, o fotografo profissinal elimina qualquer forma de "mal entendido" mandando o assistente "ajeitar o acessorio" na modelo. E mesmo o assistente sendo homem, ele esta ali apenas seguindo ordens profissionais e a modelo sabe disso, sabe que o assistente foi mandado pq fotografo ve necessario para o resultado do trabalho. Quando nao se tem assistente o fotografo que ve a modelo com dificuldade em ajeitar qualquer acessorio em seu corpo, pergunta antes se ele pode ajudar. A modelo se desconfiada das intencoes pode recusar, se confia no profissionalismo do fotografo ela nao vai se importar e nem por isso deve ser interpretado que haja intimidade.







Dizer que o ser humano nao esta sujeito a imperfeicoes, me parece um descuido. Como vc mesmo antes apontou um fotografo que teve problemas.... Vejo que ele subestimou algumas questoes. E vi Uma conversa muito parecida aqui falando em intimidade, arte e tal.

Mulheres sao intimas entre si, se abracam, dizem que se amam. Homem, Fotografo profissional nao tem intimidade no trabalho com a cliente.

Este caminho é perigoso, e facil de criar confusao, e e dificil de se explicar. Ate porque a sociedade é machista. 

Ao meu ver, quando o fotografo esta totalmente focado no trabalho fotografico (exposicao de luz, contraste entre pele e segundo plano, potencia do flash, angulo de luz, enquadramento, composicao corporal, narrativa, expressao corporal, angulo, sweet spot, inspiracao para aperfeicoamento de uma foto ou para fazer as fotos seguntes, etc) acaba nao havendo muito espaco e atencao para "intimidades". E de certa forma com modelo eh a mesma coisa, quando ela esta concentrada em sua composicao corporal, proporcao corporal, movimentos, expressoes, etc.

Quando a modelo tira a roupa no instante que eu falo que vou fazer um teste de luz, tal ato de tirar a roupa nao eh visto como forma de intimidade nem pela modelo e nem por mim. Eh visto como profissionalismo de quem sabe que a pele reflete luz de maneira diferente do que o tecido que ela esta usando. Logo, se as fotos sao nuas o teste de luz com a modelo nua ajuda no resultado de fotometria mais acurado.

A mesma coisa quando a modelo  flerta com a camera e o fotografo manda elogios de motivacao a modelo. Nao eh intimidade mas sim ambos sabendo que o olhar, o flerte na foto tera um resultado acima do que um o olhar de quem esta meramente posando passivamente.

Quando tal respeito eh demonstrado e reconhecido, eh quando ambos conseguem fazer o melhor trabalho, sem preocupacao com "segundas intencoes" ou "julgamento" um do outro, pq ambos sabem que o que esta sendo feito eh pelo trabalho.





Quantos fotografos fotografam nao so mulheres, mas homens nus?

Sao poucos, mas o motivo de ser tao pouco nao eh por falta de fotografos interessados. Homens sao mais avessoas a posarem para sessao de fotos mesmo vestidos. Quase todos os casais que fotografei foi pq a mulher arrastou o homem.

Homem nu eh pior ainda, o homem hetero eh avesso em ficar fazendo poses nu para outro fotografo, ele sente como se estivesse fazendo algo afeminado. E muitos homens modelos sao aproximoados por fotografos homosexuais oportunistas. Por todos esses motivos, nao eh facil achar homens dispostos a posar para fotos de qualquer fotografo.

Do ponto de vista do fotografo, a maioria dos homens que aceitam posar para fotos ficam querendo mostrar seus penis, como se a foto fosse sobre o penis do cara, e assim muitos fotografos ficam reciosos quando um homem aparece interessado em posar nu.

Alem de tudo isso, o fato do orgao sexual masculino ser para fora, tem suas limitacoes e distracoes. Como o orgao sexual feminino eh para dentro, eh mais facil de fotografar mulher nua com mais riqueza de poses sem expor ou distrair o expectador com sua parte mais intima.

Eu acho muito mais facil e mais versatil criar uma leque de poses com uma mulher de corpo padrao magro, do que um corpo de um homem. Corpo masculono que acabam ficante mais atraente em fotos sao corpos malhados, musculosos que exubere a masculinidade do modelo. Mesmo assim, eh menos versatil em poses do que o corpo feminino. Com o corpo feminino vc cria muito mais, ha mais riquezas de acessorios e temas sem que coloque a sexualidade da modelo em questao. Com homem isso eh bem mais limitado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2019, 17:13:49
       Croix, a discussao aqui se deu em cima da vulnerabilidade apresentada pelo autor do topico, um fotografo que esta tendo um trabalho bacana, mas com uma fala equivocada. Nao foi com voce. Nos ja conversamos antes, voce demonstrou sempre seriedade em suas colocacoes, quase sempre com uma perspectiva artistica. Algum tempo atras, aconteceram algumas denuncias. Entao, eu achei bom discutir com ele para que nao entrasse em uma roubada.
     
      Respondendo a sua questao, ser honesto consigo mesmo. E saber o quanto de valor, e como voce da para o que voce quer fazer da vida.Saber de seus pontos fortes e fracos. E procurar uma turma que tenha a mesma sintonia. 

     Eu nao acredito que o ser humano nao seja vulneravel, e se voce nao teve problemas Croix, que bom!Alguns perdem a carreira.   
 

   
 


               









 




 



 

       
 
 



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2019, 15:36:29
       Croix, a discussao aqui se deu em cima da vulnerabilidade apresentada pelo autor do topico, um fotografo que esta tendo um trabalho bacana, mas com uma fala equivocada. Nao foi com voce. Nos ja conversamos antes, voce demonstrou sempre seriedade em suas colocacoes, quase sempre com uma perspectiva artistica. Algum tempo atras, aconteceram algumas denuncias. Entao, eu achei bom discutir com ele para que nao entrasse em uma roubada.
     
      Respondendo a sua questao, ser honesto consigo mesmo. E saber o quanto de valor, e como voce da para o que voce quer fazer da vida.Saber de seus pontos fortes e fracos. E procurar uma turma que tenha a mesma sintonia. 

     Eu nao acredito que o ser humano nao seja vulneravel, e se voce nao teve problemas Croix, que bom!Alguns perdem a carreira.   


Eu sinceramente nao vejo nada de errado no que o OP disse. Ele diz que "É uma experiência única participar de algo tão íntimo e significativo na vida de uma pessoa" e ele esta certo. O intimo que ele se refere aqui claramente significa "privado" e "pessoal". Em geral, fotografar clientes despidos eh isso mesmo, costuma ser algo privado e intimo para a pessoa.
E ele tambem esta certo quando diz que eh uma experiencia unica. Nao eh como fotografar uma paisagem ou fazer um retrato de alguem vestido. Trabalhar com o corpo nu alheio eh uma experiencia unica.
E em seguida ele ainda diz que "Ética é o mínimo que se exige".

Entao eu nao vejo razao alguma para a bandeira que vc tem levantado.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2019, 18:33:32
    Croix, eu ja dei minha opiniao, Para quem esta fala me soa adequada.
Se eu fotografasse nu (nao fotografo)  delegaria esta funcao para uma assistente mulher. Me soa mais profissional.

     Mas compreendo que, talvez para voce dificulte o resultado, pois vejo em vc ambicoes artisticas.  Croix, me desculpe, mas tenho um desafio enorme, sei que voce gosta muito de debater, acho bacana, mas acharia cansativo eu insistir neste topico, espero que o autor do topico encontre respostas.
Boa sorte.  :snack: